14
set
OTIMIZAÇÃO DE TEMPO E CUSTOS NOS TESTES E NO COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS CBTC, ERTMS, PTC E ATC ATRAVÉS DO EMPREGO DE AMBIENTES DE TESTE BASEADOS EM SIMULAÇÃO
09:40 até 10:20
14/09/16

Sala 1

O teste e comissionamento de sistemas de sinalização é sempre complicado e difícil. A preocupação inalienável com a segurança implica em verificar cada situação possível e seu impacto na segurança e na operacionalidade do sistema. Por mais que cada combinação seja improvável é necessário verificá-la e assegurar que o sistema irá reagir adequadamente a cada um destas situações.

O processo de simulação computacional tem reduzido significativamente o tempo de testes de desenvolvimento, na medida em que permite simular o ambiente de campo – máquinas de chave, circuitos de via, contadores de eixo, balizas, etc. – em laboratório e verificar as reações correspondentes do sistema sob teste.

O CITEF, centro de pesquisa em ferrovias da Universidade Politécnica de Madrid, se especializou no uso de simulações computacionais em todos os campos da engenharia de metros e ferrovias.

Esta apresentação foca em um destes aspectos fundamentais, que é a otimização dos testes e o encurtamento da fase de desenvolvimento através das simulações.

Útil em qualquer situação, esta técnica permite encurtar sobremaneira o tempo de teste em campo, o que ganha uma importância fundamental na substituição de sistemas de sinalização de linhas em funcionamento por sistemas mais modernos.”

AUTOR: Jose Manuel Mera – CITEF

T4-Jose-Manuel-Mera.pdf