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TRENS REGIONAIS E O SISTEMA TMTBOXCARGO PARA O TRANSPORTE DE CARGAS: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS NO COMPARTILHAMENTO DE VIAS.
09:00 até 09:40
14/09/16

Sala 1

Descrição: A locomotiva hibrida possibilita realizar atividades produtivas em regime de just in time (quando realiza movimento) e também atividades em just in case (quando estocam energia em seu banco de baterias), fazendo com que o sistema perceba o ativo produzindo em todos os momentos do transporte. As locomotivas convencionais operam apenas em just in time, permanecendo ociosas por longos períodos onde acumulam despesas operacionais improdutivas. A carregadeira compacta para containers, transita acoplada ao trem e acompanham a demanda de atividades de transferência, gerando flexibilidade para o sistema ao atender demandas sazonais e multiplicam temporariamente a capacidade de um terminal. Esse conceito nos remete a uma capacidade instalada de transbordo que flutua entre os diversos terminais. A rede com pequenos terminais intermodais de baixo custo apresenta características multifuncionais ao realizar as atividades de desvio ferroviário e pátio intermodal. São estruturas minimalistas e lembram desvios convencionais equipados com estruturas auxiliares. O sistema elimina a figura do desvio clássico, opera apenas os terminais de pequenas dimensões cujos pórticos e carregadeiras são eliminados, considerando o transito das carregadeiras entre os terminais. Na primeira fase identificamos os elementos e as características funcionais do sistema TMTboxcargo, foram realizados testes comparativos entre os principais sistemas de cargas e seus elementos. Na primeira etapa analisando o momento da transferência modal seguindo critérios de complexidade dos componentes e intensidade de utilização, onde o crescimento na participação dos componentes aumenta a complexidade e o crescimento na intensidade aumenta a criticidade dos componentes para o funcionamento do sistema. Na segunda etapa analisando a ociosidade dos componentes durante o transporte ferroviário, onde o crescimento da ociosidade denuncia investimentos sem remuneração durante o período analisado. Na segunda fase identificamos a capacidade de integração ao sistema concebido para passageiros, utilizando os seguintes critérios: velocidade, peso por eixo, adaptação operacional, independência energética, emissão de GEE, níveis de ruído e restrição de espaço para implantação de terminais. Os conceitos do sistema TMTboxcargo atestaram uma possível aplicação, apresentando boa compatibilidade e investimentos inferiores aos demais sistemas. A terceira fase simula os sistemas de cargas e passageiros em sinergia, segundo os parâmetros emanados pelos estudos da Secretaria de Transportes Metropolitanos para o trecho São Paulo-Campinas, horizonte 2010-2040. Utilizamos o conceito de Slot ferroviário, sendo que no sistema de passageiros um Slot representa um passageiro e no sistema de cargas um metro cubico representa um Slot. O sistema analisado nos mostra a possibilidade de liberar milhares de Slots das rodovias para o transito de veículos menos nocivos ao pavimento e simultaneamente reduzir o aporte de recursos para investimentos em ociosidade, esses invariavelmente materializados pelo Estado sob as mais diversas formas.

AUTOR: Carlos Alberto Iannoni.

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