fbpx

23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

O transporte, sendo um promotor de acessibilidade, condiciona e é condicionado pelo crescimento das cidades. As ferrovias, na história brasileira, foram grandes contribuintes para a localização de diversas cidades. Com o tempo, a complexidade de atividades associada ao crescimento urbano criou a necessidade de novas formas de transportes e o ciclo, que se iniciou muitas vezes através da ferrovia abarcou demais modos de transporte.

A disposição de uma nova linha de metrô ou trem urbano pode se tornar um novo agente modificador. As alterações no entorno de uma estação, por exemplo, podem promover mudanças na organização das tarefas diárias dos indivíduos ao afetar o modo como eles se locomovem e os locais para onde eles desejam ir. Analogamente, um terminal de cargas, construído ao longo de uma ferrovia, induz a instalação de serviços complementares com a consequente atração de novos habitantes que originam ou ampliam núcleos populacionais em sua adjacência.

Os sistemas de transporte sobre trilhos são, portanto, grandes indutores da ocupação territorial sustentável e do desenvolvimento socioeconômico das cidades e do país. A 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária busca promover discussões de ações e políticas que fomentem a modernização e expansão destes sistemas.

Discutiremos não só a melhoria na oferta de transporte ferroviário de passageiros e de cargas, por meio de políticas públicas que fomentem sua efetiva implementação, mas também a efetiva interação entre esses sistemas e o desenvolvimento urbano e econômico que proporcionam, buscando possibilidades para que os recursos advindos deste novo desenvolvimento sejam revertidos para um novo ciclo de investimento no transporte sobre trilhos.

Assim, promovemos o mote de que seja no âmbito local, com o desenvolvimento das cidades, ou no âmbito nacional, com o aquecimento e alinhamento da economia, a inserção de mais trilhos significa mais desenvolvimento.

Vejo o fôlder da programação completa

Vídeos

Confira todos os Vídeos da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária no Canal da AEAMESP no Youtube!

CANAL AEAMESP-01

Canal AEAMESP

Álbum de Fotos

Confira todas as Fotos em alta resolução da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária no Álbum do Flickr!

https://www.flickr.com/photos/141705917@N06/albums/with/72157685417498922