Conheça Mais e participe!

23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária


O transporte, sendo um promotor de acessibilidade, condiciona e é condicionado pelo crescimento das cidades. As ferrovias, na história brasileira, foram grandes contribuintes para a localização de diversas cidades. Com o tempo, a complexidade de atividades associada ao crescimento urbano criou a necessidade de novas formas de transportes e o ciclo, que se iniciou muitas vezes através da ferrovia abarcou demais modos de transporte.

A disposição de uma nova linha de metrô ou trem urbano pode se tornar um novo agente modificador. As alterações no entorno de uma estação, por exemplo, podem promover...

Continuar Lendo

METROFERR Lounge Experience 2017


Os organizadores da 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA projetaram um espaço, denominado METROFERR Lounge Experience, onde os participantes do congresso poderão interagir com os representantes das empresas fabricantes de equipamentos, fornecedores de peças e serviços que estarão divulgando as mais recentes inovações do mercado metroferroviário.

Conheça mais sobre

Aproximadamente 3.400 participantes


Visitantes de todos os quadrantes do país, especialistas, empresários, autoridades e estudantes.

Os eventos simultâneos atraíram participantes de 11 estados e 29 cidades, além de convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Espanha e Japão. O público do encontro é tradicionalmente constituído de engenheiros, arquitetos, técnicos, executivos, autoridades e agentes públicos, jornalistas, consultores e outros profissionais.


Veja a Programação

Organizadores do evento


Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP.

Fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREAs.


Mais sobre AEAMESP

Agence Française de Développement – AFD

ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias

Alamys – Associação Latino-Americana de Metrôs Subterrâneos

Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER

Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí


Continuar lendo


4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTRILHOS - CBTU

Criadores

O Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, de âmbito nacional foi criado em 2014 por iniciativa da ANPTrilhos e CBTU com o apoio da AEAMESP.

Objetivo

Incentivar a produção técnica e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, reconhecendo e contribuindo para o aprimoramento do transporte no Brasil.


Premiação

São oferecidos três prêmios no valor de R$5.000,00, concedidos ao autor do melhor “artigo técnico” de cada categoria apresentada, conforme seleção final realizada pela Banca Examinadora.

Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos

"O Prêmio é uma oportunidade aos profissionais apresentarem as ações e inovações desenvolvidas para a melhoria do transporte urbano sobre trilhos."

Depoimentos

  • "Entre os dias 19 e 22 de setembro próximo, acontecerá a tradicional 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP. Considerado um dos melhores congressos ferroviários nacionais, com excelente conteúdo técnico, discutirá temas que abrangerão o transporte ferroviário de passageiros e também o de cargas. A ABIFER, como sempre, apoiará o evento e terá participação ativamente na 23ª Semana, em conjunto com todas as entidades e técnicos do setor, que lutam por uma mobilidade melhor e por menores custos logísticos para nosso País."
    Vicente Abate
    Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
  • Para a Alamys, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é um excelente foro para conhecer a realidade dos operadores metroferroviários do Brasil, os seus desafios econômicos, financeiros, técnicos e sociais, e aprender sobre novos projetos e tudo o que movimenta o setor neste minuto. Aliás, é a melhor oportunidade para encontrarmos com os nossos parceiros brasileiros, colegas, especialistas e as autoridades políticas.
    Roland Zamora
    Secretário Geral da Alamys
  • Mais uma Semana de Tecnologia Metroferroviária. Mais uma ocasião para nossa comunidade avançar no desenvolvimento de propostas para um setor de fundamental importância para a vida social e econômica das grandes cidades brasileiras. A Semana, que nasceu voltada aos metroviários de São Paulo, ganhou projeção e consolidou-se como fórum indispensável do país para as questões do transporte coletivo sobre trilhos. É um evento que alia troca de conhecimento com a saudável convivência entre todos os que fazem parte desse universo. Teremos novamente, este ano, a oportunidade de realizar os debates, estudos, análises e experiências, além de fomentar novas tendências e tecnologias. Meus cumprimentos à AEAMESP e um forte abraço aos participantes desta Semana que, em sua 23ª edição, continuará a trilhar o merecido caminho sucesso.
    Paulo Menezes Figueiredo
    Presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ
  • "Para a VLI é uma honra mais uma vez participar da Semana de Tecnologia Metroferroviária. Apresentar os nossos trabalhos é uma grande oportunidade de compartilhar com o mercado as nossas melhores práticas e também conhecer outras referências. Este ano o tema "+Trilhos+Desenvolvimento ", vai exatamente de encontro à nossa crença de transformar a logística do Brasil".
    Paulo Curto
    Gerente Geral do Corredor Centro Leste -VLI
  • A Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP é um importante fórum das inovações tecnológicas e melhores práticas para o setor metroferroviário brasileiro. O tema central proposto este ano, “+Trilhos +Desenvolvimento”, que se refere ao desenvolvimento urbano e econômico causado pela expansão da malha metroferroviária, será enriquecedor para discutir os benefícios econômicos e sociais advindos da implantação de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos e incentivar as ações em prol da mobilidade dos cidadãos brasileiros. Devido à importância deste congresso, a ANPTrilhos, juntamente com a CBTU, premia os melhores trabalhos apresentados na Semana de Tecnologia através do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, que está em sua quarta edição.
    Joubert Flores
    Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)
  • A Semana de Tecnologia Metroferroviária é um importante evento anual para o setor, ocasião em que especialistas, empresários, autoridades, engenheiros, arquitetos, técnicos, executivos, consultores e estudantes de todo o país podem debater e trocar experiências sobre gestão, inovação e parcerias para o crescimento qualificado do transporte sobre trilhos e para melhoria contínua da malha metroviária metropolitana.
    Luis Valença
    Diretor presidente da CCR Metrô Bahia
  • O BNDES reconhece a Semana de Tecnologia Metroferroviária como um dos eventos mais relevantes no setor de mobilidade urbana no Brasil e valoriza a oportunidade tanto de ouvir as demandas quanto de compartilhar com gestores públicos, operadores, fornecedores, técnicos do setor sua posição sobre o tema da mobilidade sobre trilhos.
    Luciene Ferreira Monteiro Machado
    Superintendente da Área de Saneamento e Transporte do BNDES
  • Ao realizar a Semana de Tecnologia Metroferroviária, a AEAMESP traz temas relevantes para a direito ao transporte de qualidade e o desenvolvimento econômico com sustentabilidade das cidades. Os trilhos continuam sendo os eixos estruturadores das grandes metrópoles e a expansão das redes precisam superar os entraves, jurídicos, da crise das empreiteiras, da disponibilidade de recursos que é de interesse de toda a sociedade para o desenvolvimento de nossa sociedade. A diretoria do Instituto MDT-Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos deseja sucesso em mais essa jornada de conhecimento.
    Nazareno Stanislau Affonso
    Diretor Nacional Executivo do Instituto MDT/ diretor do Instituto RUAVIVA
  • Para nós da CBTU, o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU tem como objetivo principal estimular as inúmeras possibilidades de troca de conhecimento sobre o setor metroferroviário e reconhecer os profissionais que muito contribuem para o desenvolvimento desse sistema de transporte. É gratificante ter a Semana de Tecnologia Metroferroviária realizada pela AEAMESP como anfitriã e palco principal da premiação. O evento, além de prestigiar as empresas especializadas, nos dá a oportunidade de manter uma comunicação significativa entre uma seleção de pessoas com as quais nós podemos aprender e trocar experiências sobre as necessidades, novidades e desafios do setor metroferroviário. É a oportunidade de receber um reconhecimento perante toda a representatividade deste setor.
    José Marques de Lima
    Presidente da CBTU
  • Com participação decisiva na mobilidade urbana das grandes cidades brasileiras, o setor metroferroviário vive, pela 23ª vez, sua semana anual de excelência com a reunião, em São Paulo, da nata dos técnicos, pesquisadores, estrategistas e executivos dos trilhos no País. Os temas abordados na Semana de Tecnologia Metroferroviária servirão de referência para quem busca a excelência no setor metroferroviário. Trata-se de uma reunião de alto nível e de suma importância não só para quem atua no setor, mas sobretudo, para administradores públicos ocupados e preocupados com o estudo e o planejamento da mobilidade urbana sobre trilhos, ainda carente de projetos capazes de desenhar um futuro razoavelmente confortável para quem precisa se locomover nos grandes aglomerados urbanos.
    João Gouveia
    Diretor de Operações da SuperVia
  • Em um momento histórico para o setor ferroviário, a reflexão e o diálogo multidisciplinar que marcam a Semana de Tecnologia Ferroviária são elementos mais do que bem-vindos – são necessários e providenciais. Trata-se de uma oportunidade única: um encontro que reúne todos aqueles que, atuando no transporte de carga ou no de passageiros, acreditam que o futuro de nosso país passará inevitavelmente pelos trilhos.
    Gustavo Bambini
    Diretor de Relações Institucionais da MRS
  • A Semana de Tecnologia Metroferroviária presta valiosa contribuição à sociedade e à comunidade técnica na busca de soluções eficazes para a mobilidade urbana nas grandes cidades. É um importante espaço para discutir as tendências de novas tecnologias a serem utilizadas no país, a exemplo do VLT da Baixada Santista, um sistema de transporte pioneiro no Brasil e consolidado nos grandes centros urbanos do mundo.
    Joaquim Lopes
    Diretor presidente da EMTU/SP
  • Os debates sobre expansão dos trilhos são mandatórios para o incremento socioeconômico local, regional e nacional - tanto à logística do agronegócio quanto aos transportes metroferroviários. Diante disso, a Semana de Tecnologia Metroferroviária exerce brilhantemente seu papel. Mas só engenharia não basta, precisamos dar credibilidade e segurança aos investimentos que virão da iniciativa privada, direcionando nossos esforços à consolidação de agências reguladoras de Estado, não de Governo.
    Eduardo Lafraia
    Presidente do Instituto de Engenharia
  • É com imenso prazer que participarei da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O Governo do Estado de São Paulo tem investido fortemente na expansão do transporte sobre trilhos, fundamental para a mobilidade urbana em megalópoles como São Paulo, e a cada edição esse congresso promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô - AEAMESP vem se firmando como um importante espaço de debate sobre novas ferramentas e soluções para aprimorar o setor.
    Clodoaldo Pelissioni
    Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos
  • Entendida como o mais importante evento metroferroviário da América Latina, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é o espaço onde os profissionais debatem e consolidam entendimento sobre os vários campos científicos que afetam nossos sistemas de transportes. Os artigos e debates provocam a reflexão sobre os temas e amplia as fronteiras do pensamento metroferroviário, posicionando a Semana de Tecnologia Metroferroviária no papel central de um projeto de futuro para a mobilidade no século 21.
    Carlos Alberto Iannoni
    Pesquisador Ferroviário
  • As palestras da Semana de Tecnologia Metroferroviária nos dá a oportunidade de conhecer a evolução que a tecnologia metroferroviária desenvolveu, nestes últimos tempos, para permitir a otimização dos nossos serviços em aumentarmos nossa confiabilidade, segurança, regularidade e a imagem destes diante de nossos usuários.
    Ailton Brasiliense Pires
    Presidente da ANTP
fundo parallax

23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
período de 19 a 22 de setembro de 2017




Onde?

No Auditório UNIP, Campus Paraíso.
Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP.

Em parceria com AEAMESP a Universidade Paulista disponibilizou o local do evento.


Quando?

O evento ocorre entre os dias 19 a 22 de setembro de 2017.

Informações sobre inscrições serão divulgadas em breve.


Acompanhe-nos no Facebook


Rua do Paraíso, 67, 2º andar, Paraíso, São Paulo/SP - CEP: 04103-000 (11)3284 0041 (11)3287 4565 (11) 95264 8733 aeamesp@aeamesp.org.br