Personagens humorísticos integram nova etapa da Campanha de Etiqueta Urbana da Trensurb

Um filme com pouco mais de três minutos, com os personagens Zurbinho e Alípio Tchutchukinho, faz parte da sétima etapa da Campanha  de Etiqueta Urbana, da Trensurb.

O site da Trensurb informa que a campanha foi inaugurada em 2011, a partir de sugestões recebidas pela Central de Atendimento ao Usuário da companhia. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral.

Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Essa terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens.

Novas dicas. Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totalizando 12, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação. Em 2015, a quinta fase da campanha trouxe atores que interagiram com os usuários e demonstraram, de forma bem humorada, bons e maus exemplos de comportamento.

A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais. O formato foi mantido na etapa desenvolvida em 2016. Neste ano, para a sétima fase da campanha, além da realização das intervenções, foi desenvolvida uma nova concepção gráfica, contando com material impresso e novas postagens para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.

AS DICAS DA CAMPANHA

É este o conjunto de dicas veiculado pela Campanha:

– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– evite sentar-se no chão;
– respeite os bancos preferenciais;
– use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– retire a mochila das costas;
– ao ler, não invada o espaço alheio;
– jogue o lixo na lixeira;
– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– não fique no trem no desembarque final;
– não ande de skate nas estações.

Deixe um comentário