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EDIÇÃO 351, DE 9 A 18 DE NOVEMBRO DE 2016

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ELEIÇÕES NA AEAMESP

Eleitos a Diretoria e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para dirigir a AEAMESP no triênio 2017/2019

Comunicado emitido na tarde de 18 de novembro de 2016, assinado pelos integrantes da Comissão Eleitoral – Manoel Santiago da Silva Leite, presidente; Airton Bozzo, Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga, Arnaldo Luiz Borges e Percival de Azevedo Silva – informa que foram eleitos a Diretoria e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para dirigir a AEAMESP no triênio 2017/2019, Veja a seguir o texto do comunicado.

Em eleição realizada entre os dias 14 e 18 de novembro de 2016, foram eleitos a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2017/2019. Os resultados da apuração dos votos estão demonstrados nos parágrafos a seguir.

DIRETORIA EXECUTIVA

Para Diretoria Executiva, foi eleita a chapa única denominada Conexão e Modernidade, com a seguinte composição: Pedro Armante Carneiro Machado (presidente), André Mazzucatto (vice-presidente de Administração e Finanças), Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi (vice-presidente de Assuntos Associativos), Dionísio Matrigani de Souza Gutierres (vice-presidente de Atividades Técnicas), Mario de Mieri (1º diretor Tesoureiro), Antonio Fioravanti (2º diretor Tesoureiro), Thais da Silva Ambrosio Garcia Herani (1ª diretora Secretária), Maria Toshiko Yamawaki (2ª diretora Secretária).

CONSELHO DELIBERATIVO

Para o Conselho Deliberativo foram eleitos 12 candidatos, apresentados a seguir, juntamente com o número de votos que cada qual obteve: Iria Aparecida Hissnauer Assef, 130 votos; Plinio Oswaldo Assmann, 127; Ayres Rodrigues Gonçalves, 124; Mara Silvana Siqueira, 119; Fabio Tadeu Alves, 114; Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, 112; Wilson Mitt, 105; Juliana Tiemi Tamanaha, 104; Haydee Svab, 95; Neila Custódio, 93; Odecio Braga de Louredo Filho, 93; Jorge Rachid Sabbag Filho, 88 e Suplentes, sendo: Felipe Copche, Benedito Tadeu de Souza, Alexandre de Freitas Pinto, Italo Biasotto e Sergio Guedelha Coutinho.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos três candidatos, cujos nomes são apresentados a seguir, juntamente com o número de votos que receberam: Antonio Marcio Barros Silva, 131 votos; Agostinho Minicuci, 127, e Antonio Luciano Videira Costa, 97. E Suplentes: Luiz Eduardo Argenton e Rolando José Santoro Netto.


FRENTE PARLAMENTAR METROFERROVIÁRIA

Frente Parlamentar Metroferroviária, da Assembleia Legislativa paulista, terá primeira reunião de trabalho nesta quarta-feira, 23 de novembro

frente-parlamentar-metroferroviariaEstá prevista para a manhã desta quarta-feira, 23 de novembro de 2016, das 10 h às 12 h, a primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A reunião se desenrolará  no Plenário Tiradentes, no primeiro andar do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista, e, segundo informou o coordenador da Frente Parlamentar, deputado João Caramez, servirá para definição das diretrizes e do cronograma dos trabalhos.

Propósito. A Frente Parlamentar, que conta com o apoio e participação da AEAMESp, tem como objetivo remover os entraves para o crescimento do transporte metroferroviário, reforçar a qualidade e a importância de bons projetos e propiciar um fórum de debate de propostas, visando ao estabelecimento de ações que contribuam para a expansão do transporte de passageiros sobre trilhos e a eficiência da mobilidade urbana, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, mas também em outras regiões metropolitanas que integram a chamada Macro Metrópole Paulista.


NOVO MBA DA UNIP

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Transportes da Universidade Paulista (UNIP) anuncia novo MBA

unipPor meio de comunicação enviada a associados da AEAMESP, o coordenador do Curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Transportes da Universidade Paulista (UNIP), professor doutor José Manoel Ferreira Gonçalves, anunciou novo MBA dessa universidade. Veja a seguir a íntegra do texto.

É muito bom entrar em contato direto com você que já atua na área metroferroviária e é associado a AEAMESP- Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô.  Peço sua licença e atenção para oferecer o mais novo MBA da UNIP.

Professor José Manoel Ferreira Gonçalves, coordenador do curso

Professor José Manoel Ferreira Gonçalves, coordenador do curso

Sou o coordenador do curso de pós-graduação em Infraestrutura de transportes que a Universidade oferecerá com a abertura de inscrições no próximo dia 10. O formato deste mais novo MBA é inédito no país e oferecerá oportunidade única de colocação e rendimentos em setor em forte expansão.

O programa, que apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica como prática, foi idealizado inteiramente para capacitar ainda mais os profissionais do setor para um dos mais fascinantes campos de atividade profissional.

Tudo foi pensado para oferecer a oportunidade de ampliar suas possibilidades profissionais num mercado em ampla expansão, oferecendo as alternativas concretas ao desenvolvimento estruturado que tanto o país precisa.

O MBA proposto quer aproximar as diversas áreas da engenharia com outros campos do conhecimento, tais como economia, direito e administração, entre outros, trazendo o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área os elementos fundamentais para a visão panorâmica do setor.

Para que você possa ter uma ideia geral do que preparamos, destacamos as seguintes disciplinas que, entre outras, foram especialmente escolhidas para fazer parte da grade:

• Conceitos Gerais de Transportes Rodoviário, Ferroviário e Hidroviário;

• Avaliação e Gerenciamento de Projetos, Contratações e Governança;

• Transporte Multimodal e Intermodalidade – Conceitos;

• Regulamentação dos Transportes de Cargas e de Passageiros. Políticas Públicas;

• Mobilidade Urbana;

• Logística;

• Matriz de Transportes. Concentração Modal. Consequências Ambientais e Econômicas;

• Implantação de estratégias de desenvolvimento Sustentável de Negócios. Gerenciamento de Riscos de Processos e a Interface com o Agronegócio;

• Legislação e Modelagem de Negócios.

 O curso terá 360 horas, presencial e semipresencial, com investimento em 12 parcelas, ou em até 15 ou 18 parcelas. Com desconto especial de 10% para o associado da AEAMESP.

Local: R. Vergueiro, 1211, 12º andar – em frente ao Centro de Operações do Metrô-SP – ao lado da estação Paraíso.

Estou à disposição para maiores detalhes e informações. Muito obrigado pela atenção, Prof. Dr. José Manoel Ferreira Gonçalves

Mais informações pelos meus e-mails:

josemanoel@sosplaneta.com.br 

josemanoel@ferrofrente.com.br

E também no site da UNIP, a partir do próximo dia 12/11/2016:

www.posunip.com.br


Composição da CPTM. Foto: Divulgação

Composição da CPTM. Foto: Divulgação

NA IMPRENSA

Site da CPTM informa que governador anunciou para 30 de novembro de 2016 o início das atividades do Expresso Linha 10, entre a Capital e o ABC

A matéria, cujo texto é integralmente reproduzido a seguir,  tem por título ‘Governador anuncia novo serviço na CPTM: o Expresso Linha 10’; um subtítulo explica que as viagens entre as estações Santo André, no município de Santo André/SP, e Tamanduateí, na capital paulista, aumentarão oferta de lugares nos horários de pico.

O governador Geraldo Alckmin, em visita ao Centro de Controle de Operações da CPTM, na manhã desta sexta-feira, 18/11, anunciou um novo serviço na Linha 10-Turquesa.“A partir do dia 30 de novembro, a CPTM começa a operar um novo serviço para o ABC. O Expresso Linha 10 é um trem direto que atenderá as estações Santo André-São Caetano e Tamanduateí, em dez minutos”, explicou Alckmin, durante evento que celebrou dez anos de implantação do CCO- Centro de Controle Operacional.

O Expresso Linha 10 beneficiará cerca de 49 mil usuários no trecho mais movimentado desta linha, nos horários de pico. Com apenas uma parada na Estação São Caetano, o serviço atenderá de forma mais rápida o trecho entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, que tem integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô.

O Expresso Linha 10 funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Por dia, estão programadas cerca de 14 viagens diretas entre as três estações, com intervalos médios de 24 minutos entre os trens.

O serviço será realizado por um trem de oito carros, com capacidade para até duas mil pessoas. As composições circularão em via exclusiva entre as estações sem interferir na circulação da Linha 10-Turquesa, que opera entre Brás e Rio Grande da Serra.

No período da manhã, os trens prestarão serviço a partir da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerrando a viagem na Estação Tamanduateí, de onde retornarão vazios para nova viagem expressa.

Já no período da tarde, o serviço será iniciado no sentido contrário, com trens partindo de Tamanduateí para encerrar a viagem na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Veja a matéria em seu endereço original

http://www.cptm.sp.gov.br/noticias/Pages/Governador-anuncia-novo-servi%C3%A7o-na-CPTM-o-Expresso-Linha-10.aspx


DIREITO AO TRANSPORTE

Boletim Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) retrata participação da entidade na Conferência Habitat III

mdt-logoO Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), do qual a AEAMESP é entidade co-fundadora, publicou o seu boletim eletrônico mensal Movimentando, edição de número 124.  Quatro dos temas da edição se referem à participação do Instituto MDT na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Hábitat III, realizada período de 16 a 20 de outubro de 2016, na capital do Equador.
Os textos. Veja na sequência cada um dos temas abordados, com link para o texto em seu endereço original. Texto 1)  Na Conferência Habitat III, em Quito, em fórum social de resistência, Instituto MDT promove oficina Mobilidade Urbana e Habitação – Transporte Urbano: Direito Social; Texto 2) Na Conferência Habitat III, estados membros da ONU subscreveram a Nova Agenda Urbana (NAU); Texto 3) O ‘Dia do Transporte – Quito’ e o lançamento do livro brasileiro ‘Cidade e Movimento – Mobilidades e Interações em Desenvolvimento Urbano ; Texto 4) Relatório Brasileiro para o Habitat III’, com contribuição do Instituto MDT, aponta desafios para a Nova Agenda Urbana, incluindo a mobilidade sustentável; Texto 5)  Com participação do Instituto MDT, programa da TV Câmara debateu questões da mobilidade urbana; Texto 6)  Instituto MDT participou de visita técnica a dependências do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde acontecerá o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS); Texto 7) O Instituto MDT esteve presente na quarta edição do ‘Seminário Internacional Mobilidade e Transportes (IV SIMT).


KART NOTURNO
15º DESAFIO DE KART AEAMESP

Nesta quarta-feira, 23 de novembro, às 21 h, a última prova e definição do campeão do 15º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP

Acontecerá no Kartódromo Seed Land, no bairro do Tatuapé, na cidade de São Paulo, a última etapa do 15º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP. 

A decisão terá uma bateria de 25 minutos, sendo 5 minutos de tomada de tempo (para reconhecimento da pista e definição do grid de largada) e 20 minutos de corrida. Os concorrentes devem chegar ao kartódromo com pelo menos 30 minutos de antecedência.

 CLASSIFICAÇÃO GERAL

Com sete etapas já disputadas, está assim a classificação geral do 15º Desafio de Kart AEAMESP: 1º) Leonardo, 170 pontos; 2º) Sérgio D’Agostinho, 150; 3º) Márcio, 150; 4º) Zizo, 138; 5º) Valter Belapetravicius, 125, e 6º) Carlos Raul, 124.


EM VÍDEO

Vídeo divulgado pela Metrovias resume para o grande público aspectos do serviços de manutenção do metrô de Buenos Aires, Argentina

Um vídeo divulgado pela Metrovias mostras de maneira simplificada a importância dos serviços de manutenção da via permanente em sistemas de metrô.  Acompanhe a seguir.


 

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INOVAÇÃO – TEXTO CORRETO

Em maratona de inovação, o projeto de um complexo canal de comunicação exclusivo para uso em locais com grande fluxo de pessoas, como os metrôs

Na última edição, por razões técnicas, a matéria sob a rubrica ‘Inovação’ teve seu texto truncado. O texto correto é apresentado a seguir.

No dia 29 de outubro, no Espaço Engenho Maker (em dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, na capital paulista), aconteceu a primeira edição da maratona de inovação intitulada ProtoHack Brasil. O dia foi repleto de atividades que contribuíram para que os participantes tirassem suas ideias do papel.

Nesta primeira edição, com 12 horas de atividades e o envolvimento de uma equipe com dez mentores, o ProtoHack contou com 31 participantes, distribuídos por 11 equipes formadas, 77 sessões de ‘mentoria’ e cinco palestras,  incluindo o pré-evento realizado no dia anterior, 28 de outubro.

As cinco equipes finalistas apresentaram projetos bem diversos, no segmento de vestuário, serviço de moradia para geração baby boomer, reparos doméstico, aplicativo financeiro para classe C e distribuição de conteúdos informativos através de “tecnologias de aproximação e geo-localização” dentro do Metrô.

3°Lugar: Equipe InfoVIA. O terceiro lugar ficou com a Equipe InfoVIA, idealizada pelo diretor adjunto de Comunicação e Marketing da AEAMESP, Alberto Galvão Branco. “Com o uso de muita tecnologia, o InfoVIA tem a pretensão de se tornar um complexo canal de comunicação exclusivo dentro de locais com grande fluxo de pessoas, como o Metrô. Seu objetivo é disponibilizar informações de utilidade pública e serviços relevantes à população: como postos de vacinação, creches, campanhas de saúde, além da identificação dos mesmos nos entornos das estações. Pretendemos seguir adiante”, assegurou. Também faz parte da equipe o economista Claudio Gianturco.

 O que é o ProtoHack. O evento, em formato parecido com “hackathons (ou maratonahacker)”, tem 12 horas de mentoria, palestras, networking e desenvolvimento de ideias. Essa maratona de inovação existe para provar que empreendedores sem habilidades para o desenvolvimento de software também podem criar algo surpreendente do zero através do uso de ferramentas de prototipagem. “Contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico no Brasil com o suporte de grandes profissionais que dedicaram seu sábado para compartilhar conteúdo com os participantes é algo que não tem preço. Em breve teremos novidades e informações sobre próximas edições e expansão para novas cidades”, comentou Ricardo Queiroz, diretor regional do ProtoHack.

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