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EDIÇÃO 403, DE 1º A 15 DE FEVEREIRO DE 2018

COOPERAÇÃO

Durante a sessão conjunta do Programa de Inteligência Corporativa (PIC), a partir da esquerda Christian Becker, Silvia Pasini, Jesuíno Júnior, Pedro Machado e Alberto Branco.

AEAMESP e UniMetro fazem sessão conjunta do Programa de Inteligência Corporativa (PIC) sobre o 8º CBCT World Congress, ocorrido em novembro de 2017, em Paris

As exposições foram feitas por Alberto Branco, diretor adjunto de Marketing da AEAMESP e especialista do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô-SP, e por Christian Becker, engenheiro da Gerência de Implantação de Sistemas do Metrô-SP.

Na tarde de 8 de fevereiro de 2018, no Edifício Metro I, Auditório G2, em São Paulo, a AEAMESP e a Universidade Corporativa do Metrô (UniMetro) pela primeira vez realizaram uma sessão conjunta do Programa de Inteligência Corporativa (PIC).

Intitulada SmartMetro and CBTC World Congress – O que de concreto trouxemos na bagagem, a sessão reuniu como palestrantes Alberto Branco, diretor adjunto de Marketing da AEAMESP e especialista do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô-SP, que desenvolveu o tema Tendências relacionadas com a experiência do usuário e ‘MAAS’ – Mobilidade enquanto serviço, e Christian Becker, engenheiro da Gerência de Implantação de Sistemas (GIS), do Metrô-SP, que abordou o tema O controle de tráfego e dos trens do Metrô de São Paulo e do mundo. Uma reflexão sobre o 8º CBCT World Congress.

ALBERTO BRANCO

Alberto Branco comentou pontos do Congresso SmartMetro e  mostrou aspectos de uma visita técnica a uma garagem/oficina  de bairro para trens do metrô, mantida pelo Grupo RATP, organização que desde 1949, opera o transporte público em Paris, responsabilizando-se por 14 linhas de metrô (incluindo duas linhas automáticas), duas linhas de trem expresso regional, sete linhas de VLT e aproximadamente 350 linhas de ônibus.

Ele apresentou fotografias e fez considerações sobre estações e trens do metrô parisiense, destacando a presença marcante da comunicação publicitária e a comunicação de orientação dos passageiros, ambas cada vez mais influenciadas pela emergência dos ‘smartphones’, que requerem a conveniência da oferta de sinal de ‘wi-fi’ e constituem fonte de informação a respeito dos próprios usuários, abrindo espaço para a crescente dinamização e customização dos conteúdos de informação por meio de painéis digitais.

Alberto Branco e Françoise Schein

Em Paris, Alberto Branco também se encontrou com a artista francesa Françoise Schein, autora da obra intitulada Inscrever os Direitos Humanos na Estação Luz do Metrô’,  um trabalho em pintura sobre azulejos feito com a participação de jovens de São Paulo e que tem como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A artista é responsável por obra com o mesmo conceito e que utilizou 400 mil azulejos, instalada na estação Concorde do sistema metroviário parisiense.

Também fez parte da palestra a apresentação de um conjunto fotos e considerações sobre o metrô de Budapeste, capital da Hungria (o segundo metrô em operação em todo o mundo, depois do metrô londrino, e o primeiro a ser eletrificado), e sobre o metrô de Lisboa, Portugal.  

CHRISTIAN BECKER

Um dos pontos apresentados por Christian Becker foi a visita técnica a um canteiro (em La Défense), do projeto EOLE, correspondente à extensão da linha férrea RER E para o oeste de Paris, empreendido pelo Grupo SNCF,  e que compreende um contrato com a Siemens France para a implementação de um novo sistema de controle de trens com tecnologia CBTC (Train Based Communication Control), denominado NExTEO.

Becker também fez um apanhado bem conciso e objetivo de tópicos  debatidos em diferentes sessões do 8º CBCT World Congress, o qual pode ser visto em sua apresentação, acessível por meio de link ao final desta matéria.

Após as exposições, houve uma roda de conversa com moderação do professor Jesuíno Júnior, diretor de pós-graduação lato sensu da Universidade Paulista (UNIP).

Essencialmente, os debates concluíram que o estágio de desenvolvimento dos sistemas metroviários no Brasil, em especial no Metrô-SP, quanto ao domínio de conhecimentos técnicos e tecnológicos e qualificação da operação e manutenção,  equivale e em certos aspectos até supera o que se encontra em sistemas que atendem às principais metrópoles globais.

IMPORTÂNCIA 

O engenheiro e consultor Plínio Assmann, presidente do Metrô-SP nos primeiros anos de implantação e operação do sistema e hoje presidente do Conselho de Administração da São Paulo Transportes (SPTrans) e membro do Conselho Diretor da AEAMESP, elogiou as exposições pela qualidade  e pelo adequado nível de profundidade das informações apresentadas.

CBTC NO METRÔ-SP

Paulo Meca

O diretor de Engenharia e Construções da Companhia do Metropolitano de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, também aplaudiu o resultado do encontro. Antes do início dos trabalhos, ele havia agradecido aos dois expositores por terem tido a iniciativa de compartilhar com seus colegas e com o público interessado aspectos da experiência que tiveram. Ele também agradeceu e parabenizou a AEAMESP e a UniMetro pela organização da sessão.

Meca aproveitou para sumarizar o processo de implantação do CBTC na rede metroferroviária paulistana. “O CBTC já é uma realidade para nós. A primeira linha em que efetivamente o CBTC foi implantado aqui em São Paulo foi a Linha 4 – Amarela, que opera com um sistema driverless. Hoje já temos o CBTC implantado também na Linha 2 -Verde e na Linha 5 – Lilás, além  da Linha 15 – Prata, em monotrilho, que, também opera com sistema driveless”.

CONHECIMENTO DE PONTA

Professor Jesuíno Júnior ressaltou que as informações trazidas pelos eventos especializados da comunidade técnica metroferroviária, como esse promovido pela AEAMESP e pela UniMetro, assim como a Semana de Tecnologia Metroferoviária, da AEAMESP, que UNIP apoia, oferecem informações de relevância para os engenheiros em formação. “A nossa parceria com a AEAMESP baseia-se na busca de conhecimento. Nós entendemos que a AEAMESP é capaz de oferecer conhecimento de ponta e daí nasceu a nossa relação. Estamos abertos também para trabalhar futuramente com a UniMetro”, disse.

PARCERIA ENTRE AEAMESP E UNIMETRO

Silvia Pasini, coordenadora da Universidade Corporativa do Metrô (UniMetro), destacou o fato de o auditório ter ficado quase completamente cheio para a sessão conjunta.

Ela também afirmou: “Esta é a primeira oportunidade de fazer uma sessão do PIC em parceria coma AEAMESP. Qual é a ideia? Tanto a UniMetro como a AEAMESP têm uma preocupação muito grande com a gestão do conhecimento. Tanto isso é verdade que estabelecemos há pouco mais de dois anos um termo de cooperação por meio do qual temos trabalhado essa parceria. Um resultado disso: todo o material que foi produzido desde a primeira edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária hoje está dentro da Companhia do Metrô, acessível na biblioteca”.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, acrescentou: “Já realizamos conjuntamente alguns treinamentos e também desenvolvemos várias ações para a nossa Semana de Tecnologia Metroferroviária. Estamos na Era da Sociedade do Conhecimento, que tem como base o trabalho colaborativo entre indivíduos, profissionais, empresas e instituições e eu me orgulho de dizer que a nossa Associação sempre foi um exemplo desse tipo de postura. O congresso anual que fazemos, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, é um exemplo perfeito de trabalho colaborativo; ela só fica em pé devido ao trabalho de formiguinha que dezenas de pessoas do Metrô de São Paulo e de muitas de outras instituições”.

Semana de Tecnologia, em agosto. Pedro Machado também informou que  a parceria com a Universidade Paulista está garantida. “Nós faremos a Semana de Tecnologia Metroferroviária no período de  21 a 24 de agosto de 2018 no Campus Paraíso da UNIP.

Veja a apresentação de Alberto Branco

Veja a apresentação de Christian Becker

Andre Mazzucatto

André Mazzucatto, vice-presidente da AEAMESP, concorre a vaga de representante dos funcionários no Conselho de Administração do Metrô

No final de janeiro de 2018, o vice-presidente da AEAMESP e funcionário do Metrô, André Mazzucatto, teve sua candidatura homologada para concorrer à vaga de representante dos funcionários, no Conselho de Administração da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. O Conselho Diretor da AEAMESP apoia a sua candidatura. A eleição será por voto direto dos funcionários ativos, por meio de urnas, e acontecerá no período de 7 a 14 de março de 2018.

Corrente para a vitória”. Destacando sua sensibilidade para temas significativos para a AEAMESP, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e Instituto de Engenharia de São Paulo, Mazzucatto disse que gostaria muito de poder contar com a ajuda de todos, não apenas com seus votos, mas, principalmente, na divulgação da candidatura e na constituição de uma “corrente”, visando ao êxito no processo eleitoral.

“Sendo o Metrô uma importante empresa no setor dos transportes públicos de São Paulo, considerado um vetor no segmento pela sua vanguarda e inovação, a mobilidade agradece sua existência e espera que siga sempre forte nessa trajetória de liderança. Meu objetivo é contribuir para isso”, concluiu.

EXPANSÃO

Plataforma da estação Higienópólis-Mackzenzie. Esta e outras fotos da matéria são de Alexandre Carvalho/A2img

AEAMESP parabeniza profissionais do Metrô-SP pela implantação da estação Higienópolis-Mackenzie

Representada por seu presidente, engenheiro Pedro Machado, a AEAMESP participou no dia 23 de janeiro de 2018 da cerimônia de inauguração da Estação Higienópolis-Mackenzie, a oitava da Linha 4 – Amarela do sistema metroviário paulistano. A solenidade teve a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, outras de autoridades e de dirigentes do Metrô-SP e da operadora da linha, o consórcio ViaQuatro.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos associados, Pedro Machado reconheceu e parabenizou o enorme esforço de muitos profissionais do Metrô-SP para que o sonho de implantação de mais essa estação se tornasse realidade. “A concretização de obras de infraestrutura de transporte urbano depende de um trabalho altamente especializado, feito de maneira competente e coordenada por um grande número de profissionais dedicados, que compreendem claramente a importância desse tipo de empreendimento para toda a sociedade. Entre esses profissionais estão os engenheiros e arquitetos da Companhia do Metropolitano de São Paulo. A todos eles, nossos parabéns e o reconhecimento pelo magnífico resultado”.

ESTAÇÃO HIGIENÓPOLIS-MACKENZIE

Estação de número 72 no sistema metroviário de São Paulo, a estação Higienópolis-Mackzenzie deverá receber em média 42 mil pessoas diariamente. A extensão total do Metrô permanece de 80,4 km, já que a nova estação fica no trajeto intermediário entre as estações República e Paulista, ambas em atividade.

A estação dá acesso e beneficia especialmente as pessoas que se dirigem a locais como o Tribunal Regional do Trabalho, Universidade Mackenzie, Centro Universitário Maria Antônia, PUC Campus Consolação, Sesc Consolação, Cemitério da Consolação, entre outros.

O acesso à estação se dá por duas entradas: Mackenzie, na esquina das ruas Consolação e Piauí, e Ouro Preto, no lado oposto da Consolação, quase na esquina com a rua Visconde de Ouro Preto. A profundidade da estação é de 25 metros e, para concluí-la, foi preciso escavar mais de 4 mil m³. A área total construída é de 12 mil m²; há cinco andares entre o mezanino as plataformas.

A estação  é completamente acessível para pessoas com mobilidade reduzida. A unidade conta com elevadores, 26 escadas rolantes e 13 fixas, além de outros equipamentos de acessibilidade, como piso tátil direcional, corrimãos e fita antiderrapante nos degraus das escadas fixas.

Em média, 730 mil passageiros por dia. A Linha 4-Amarela está em operação desde 2010 e transportou no período 1,2 bilhão de pessoas. A extensão é de 8,9 km, entre as estações da Luz e Butantã. Por ela, passam em média 730 mil pessoas por dia útil. Estão em construção, na atual fase de implantação da linha, as estações Oscar Freire, prevista para ser concluída em março deste ano; São Paulo-Morumbi, que deve estar concluída em julho; e Vila Sônia, a última a ser entregue e que deve estar finalizada em novembro de 2019.

EXPANSÃO

Em 28 de fevereiro, palestra no Instituto de Engenharia sobre a  implantação da Linha Linha 13 – Jade pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Palestra a ser realizada no dia 28 de fevereiro, das 8h às 12h, no Instituto de Engenharia de São Paulo (Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120, São Paulo/SP) vai mostrar o processo de implantação da Linha Linha 13 – Jade pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Após o evento, haverá visita técnica ao local das obras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do Instituto de Engenharia.

Clique aqui para outras informações e inscrições

NA IMPRENSA – SÃO PAULO RAILWAY

Até 28 de fevereiro, Museu Barão de Mauá, de Mauá/SP, tem exposição sobre os 150 anos da São Paulo Railway

O jornal Diário do Grande ABC publicou a matéria intitulada Museu celebra 150 anos de ferrovia. O trecho inicial assinala:Em 1867 o Brasil inaugurava aquela que seria a mais importante ferrovia brasileira, a São Paulo Railway, também conhecida como Santos-Jundiaí. E para celebrar seus 150 anos, o Museu Barão de Mauá (Av. Dr. Getúlio Vargas, 276, em Mauá/SP), realiza a exposição 150 Anos Pelos Trilhos da SPR – A Mais Importante Ferrovia Brasileira (1867-2017), que fica em cartaz até 28 de fevereiro”. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.

Veja a matéria publicada no Diário do Grande ABC

Veja a matéria divulgada pelo governo estadual

 METRO EM VÍDEO – DESPEDIDA PARA O RENASCIMENTO

Matéria da TV Gazeta de São Paulo mostra o último trem da frota pioneira do metrô paulistano prestes a sair de circulação para ser reformado

Matéria veiculada em 26 de dezembro de 2017 pelo Jornal da Gazeta, da TV Gazeta de São Paulo, mostra o trem A 35, da frota pioneira do metrô paulistano, prestes a sair de circulação para ser reformado a partir de fevereiro de 2018. Trata-se do único trem ainda não modernizado entre os mais de cinquenta trens colocados em serviço ainda nos anos 1970.

Veja a matéria

METRO EM VÍDEO – NA BAHIA

Campanha da CCR Metrô Bahia e Mood incentiva o uso do metrô da capital baiana

Veja aqui um vídeo da campanha intitulada Bora de Metrô, criada pela agência Mood  para a concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A ideia é estimular maior uso do metrô e dirimir as dúvidas de boa parte da população soteropolitana, que ainda está se acostumando com o novo sistema sobre trilhos em operação na terceira maior metrópole do País.

Veja o vídeo

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