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EDIÇÃO 408, DE 16 A 30 DE ABRIL DE 2018

 METRÔ-SP, 50 ANOS

 AEAMESP APLAUDE OS 50 ANOS DA COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SP 

O presidente do Metrô-SP, Paulo Menezes Figueiredo, faz seu pronunciamento na solenidade comemorativa dos 50 anos da Companhia.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, saudou o 50º aniversário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, transcorrido em 24 de abril de 2018. Naquela data, ele participou, na Estação Sé, de solenidade comemorativa que reuniu o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni; o diretor-presidente do Metrô-SP, Paulo Menezes Figueiredo, e o engenheiro e consultor Plínio Assmann, conselheiro da AEAMESP, que presidiu a Companhia na fase pioneira da implantação, nos anos 1970; o ex-presidente do Metrô-SP, Peter Walker, e o ex-governador Alberto Goldman. Também estiveram presentes os diretores do Metrô-SP Alfredo Falchi Neto,  de Assuntos Corporativos;  Paulo Sérgio Amalfi Meca. de Engenharia e Construções; José Carlos Baptista do Nascimento. de Finanças, e Milton Gioia Júnior, de Operações. Durante a solenidade, havia centenas de pessoas presentes, entre elas vários metroviários e associados da AEAMESP.

Atividades. Em comemoração aos 50 anos de fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo foram programadas diversas atividades, das quais as principais foram desenvolvidas na Estação Sé, que teve a apresentação da Banda dos Seguranças do Metrô e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com um repertório de rock, música popular brasileira e música clássica. Também na Estação Sé houve exibição de réplica de um carro da Frota A – o primeiro da história do Metrô-SP. Houve também apresentação dos novos uniformes dos funcionários e de um bilhete único comemorativo. Ainda dentro da programação, o Coral Martin Luther King se apresentou nas estações Vila Madalena, Clínicas, Trianon-Masp e Brigadeiro, todas situadas na Linha 2-Verde.

Trajetória. A fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo aconteceu em 24 de abril de 1968, pouco mais de três semanas após a erradicação do último bonde na cidade de São Paulo, ocorrida no final de março daquele ano, quando deixou de circular o último carro da linha 101, entre a Praça da Sé, no centro da cidade, e o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, Zona Sul. É uma pena que os dois sistemas não tivessem coexistido; sabemos hoje que seria não apenas oportuno como desejável, algo que a AEAMESP espera que venha a acontecer em futuro relativamente breve.

A primeira viagem de uma composição do Metrô-SP aconteceu em 1972, num segmento da linha Norte-Sul, hoje denominada Linha 1-Azul, entre as estações Jabaquara e Saúde. A operação comercial ocorreria em 14 de setembro de 1974. 

Composição da Linha 15 – Prata

Atualmente o sistema metroviário paulistano conta com seis linhas em operação (Linha 1–Azul, Linha 2–Verde, Linha 3–Vermelha, Linha 4 – Amarela, operada pela ViaQuatro, Linha 5 – Lilás e Linha 15–Prata, esta, em monotrilho), transportando cerca de 4,6 milhões de passageiros por dia. É o sistema sobre trilhos mais carregado do Brasil, com 89,8 km de extensão e 79 estações, sendo nove destas operadas pela ViaQuatro.  Recente documento demonstrativo da Companhia revela que em 2017 foram transportados 1,095 bilhão de passageiros. O sistema está integrado com cerca de 260 quilômetros de vias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Pelo quarto ano, o melhor serviço. Em 29 de abril de 2018, o jornal paulistano Folha de S. Paulo noticiou que, pelo quarto ano seguido, o Metrô-SP foi eleito o melhor serviço de transporte para 53% dos entrevistados pelo Datafolha.  E pela primeira vez o também foi eleito o melhor serviço público, com 9%, empata com o Poupatempo.

O presidente da Companhia, Paulo Menezes Figueiredo, disse ao jornal: “É um sistema que passa confiança. O usuário sabe que vai chegar aonde precisa.”  Ele acrescentou que, além de novas estações a Companhia investiu em infraestrutura e tecnologia. “Depois de um sério problema com filas para a venda de bilhetes no ano passado, passamos a vender o Bilhete Único e compramos 150 máquinas de autoatendimento, que estamos instalando. Até julho, estarão em todas as estações.”, disse.

AS MAIS RECENTES INAUGURAÇÕES 

UM POUCO DA HISTÓRIA EM DOIS MINUTOS

NA IMPRENSA

A supervisora do Centro de Controle Operacional, Renata Yamanaka

Matéria homenageia os cinquentenário do Metrô-SP, ouvindo funcionários que relatam sua trajetória na companhia

Celso Alves, supervisor

O site do Governo do Estado de São Paulo publicou no dia 23 de abril de 2018 a matéria intitulada Metrô de SP: 50 anos de serviços e histórias de colaboradores – Funcionários relatam a evolução na carreira e destacam os sentimentos pelo trabalho na Companhia do Metropolitano. A matéria traz depoimentos da supervisora do Centro de Controle Operacional, Renata Yamanaka, que trabalha no Metrô-SP há dez anos;  o operador de trem José Dias, que trabalha nas composições há 40 anos; Celso Alves, que começou como bilheteiro e hoje supervisiona a estação Vila União, da Linha 15-Prata, e Fernando Ramos, técnico de manutenção especializado, que completa 28 anos de trabalho na Companhia. Também há um depoimento de João Battista Lazarini, de 89 anos, que participou de viagens inaugurais do Metrô-SP em 1974.

Fernando Ramos, técnico de manutenção.

José Dias, operador de trem

Veja a matéria completa

MAIS ANIVERSÁRIO

Performance da banda Calango Brabo

Theo Mizú Music e Calango Brabo fazem a festa dos 26 anos da CPTM

 

Theo Mizú

Theo Mizú Music. Além do líder Theo Mizú, o grupo é formado pelos músicos Arthur Mizutani (baixo), Ramon Reis (bateria) e Luigi Bonocchi (trombone). O quarteto une referências musicais de várias regiões, enaltecendo a música como linguagem universal.  Anote os detalhes de suas apresentações: 2 de maio, quarta-feira, das 16h às 19h Estação Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral). 16 de maio, quarta-feira, das 16h às 19h Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa). 30 de maio, quarta-feira, das 13h às 16h, Estação Pinheiros (Linha 9-Esmeralda)

Banda Calango Brabo. A banda Calango Brabo costuma contagiar o público com a fusão de ritmos regionais brasileiros com rock, gerando uma sonoridade única. É integrada  pelo vocalista e guitarrista Daniel Ruberti, André Gonçalves (Percussão), Morais Felix (Bateria) e Marcelo Ferraz (Baixo). Veja quando serão suas apresentações: 9 de maio, quarta-feira, das 16h às 19h, Estação São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braído (Linha 10-Turquesa). 23 de maio, quarta-feira, das 16h às 19h, Estação Santo André – Prefeito Celso Daniel (Linha 10-Turquesa). 6 de junho, quarta-feira, das 16h às 19h, Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).

A JOVEM EMPRESA COM LINHAS CENTENÁRIAS

Composição da CPTM. Foto: Divulgação

A CPTM foi criada em 28 de maio de 1992 e atende 23 municípios. Coube à CPTM assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo – STU/SP) e pela Ferrovia Paulista S/A – FEPASA. Com isso, herdou um sistema obsoleto, precisando de investimentos maciços. Em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa (antigas A e D) e 11-Coral e 12-Safira (antigas E e F), que pertenciam à CBTU. Em 1996, passou a controlar os serviços da Fepasa e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (antigas B e C). Recentemente, a CPTM inaugurou a primeira linha construída após sua fundação, a Linha 13 – Jade, que conecta o município de Guarulhos e o Aeroporto Internacional com a malha metroferroviária da Região Metropolitana de São Paulo

Em seu primeiro ano de operação, a CPTM registrava apenas 800 mil usuários/dia; ao comemorar 26 anos, consolidada como a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, transporta diariamente 2,8 milhões de passageiros; todos os dias seus trens percorrem cerca de 80 mil km,  em quase 2.750 viagens programadas. Juntas, as sete linhas somam 273 km de extensão, dos quais 136,5 km estão na capital paulista, que também conta com 46 estações do total de 94 estações.

Reveja o livro que conta a história da Companhia

NA IMPRENSA

Diário Oficial paulista mostra novo simulador da operação de trens implantado pela CPTM na Estação Suzano

Matéria publicada pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo mostra que a  CPTM adquiriu mais um simulador da operação de trens, dotado de tecnologia de ponta, para ser usado na formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. Esta unidade ficará na sala técnica da Estação Suzano, na Linha 11-Coral.

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SETOR METROFERROVIÁRIO

Ampliação da malha metroferroviária foi o que garantiu aumento do número de passageiros em 2017, avalia o relatório anual da ANPTrilhos

Foi em razão de ter havido ampliação da malha metroferroviária que o setor conseguiu registrar pequeno aumento no volume de passageiros transportados em 2017 em relação ao ano anterior, conforme avalia o Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018, apresentado em abril de 2018 pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade que representa o setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. O documento apresenta dados dos sistemas urbanos em operação no ano de 2017 e as projeções para 2018, incluindo metrô, trem metropolitano, VLT, monotrilho e aeromóvel.

Crescimento em vez de queda. Um trecho da publicação assinala: “A rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil cresceu 0,4% no volume de passageiros transportados em 2017 e manteve-se próximo ao número do ano anterior, com um total de 2,93 bilhões de passageiros transportados. A obtenção deste resultado foi possível devido às inaugurações de novas linhas e à abertura de estações, o que aumentou a capilaridade dos sistemas e permitiu atingir a movimentação de passageiros em 2017”.

E prossegue em sua avaliação: “Se não se contasse com essa ampliação da rede e a inclusão de novas estações, haveria uma queda de 1,2% na demanda de passageiros. Como pode ser observado na página 10, com o aumento da rede foi possível manter o número de passageiros, mesmo com o arrefecimento da economia e a queda dos empregos formais. O índice nacional de desemprego registrado nos últimos anos é reflexo da redução da atividade econômica no País. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego em 2017 ficou em 12,7%, o maior índice da série histórica do levantamento, iniciado em 2012. Em 2016, essa taxa foi de 11,5%”.

Veja a íntegra do documento

SETOR METROFERROVIÁRIO

Grupos de Trabalhos da Comissão Metroferroviária da ANTP, o GT Manutenção (GPAA) e GT Operação reúnem-se a partir de 9 de maio

Na quarta-feira, 9 de maio de 2018, às 14 horas, em instalações da Companhia do Metropolitano de São Paulo, na capital paulista, acontecerá a solenidade de abertura das reuniões dos Grupos de Trabalhos da Comissão Metroferroviária da ANTP, GT Manutenção (GPAA) e GT Operação.

O Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA) foi constituído em 1999 pelas operadoras metroferroviárias brasileiras tendo como objetivo abordar problemas que promovam ampla discussão técnica das atividades de manutenção, bem como a apresentação de soluções e procedimentos adotados pelas operadoras, buscando a melhoria e modernização dos sistemas de transporte de passageiros.

A pauta das discussões é elaborada por meio de sugestões, previamente encaminhadas pelas operadoras, relacionadas a sistemas de material rodante, via permanente, oficinas de manutenção, energia, telecomunicações, sinalização e controle, centro de controle operacional, bilhetagem automática, edificações operacionais e logística da manutenção.

NA IMPRENSA

Blog MetroCPTM visita o Pátio Guido Caloi

Com logotipo e programação visual novos, o site MetroCPTM, editado por Ricardo Meier, publicou a matéria intitulada Por dentro do Pátio Guido Caloi do Metrô, de autoria do engenheiro e colaborador do site Fernando Galfo. No trecho inicial, o texto assinala: “O blog esteve recentemente numa visita ao Pátio Guido Caloi da Linha5 – Lilás, que abrigará os serviços de manutenção e servirá como estacionamento da maior parte das 34 composições de trens que operarão neste trecho. Com uma área de 102 mil metros quadrados e uma extensão total de 11 km, o pátio faz parte das obras de ampliação do ramal até Chácara Klabin que, conforme última previsão de entrega do governo do estado, será inaugurada em junho próximo”.

Veja a matéria

AEAMESP HOMENAGEOU O DIA DO FERROVIÁRIO

METRÔ EM VÍDEO

David Bowie está no metrô de Nova York

Até 13 de maio de 2018, a instalação intitulada David Bowie Art toma conta da estação Broadway-Lafayette, do metrô  de Nova York. Trata-se de uma homenagem ao cantor, compositor, ator e produtor musical londrino morto em 10 de janeiro de 2016; ele viveu cerca de 20 anos em Nova York, nas imediações da estação que agora o homenageia, e gostava de dizer que o anonimato da Big Apple tornava-o, lá, apenas “mais um David”.

A iniciativa está sendo levada adiante em  colaboração com a atual exposição David Bowie Is do Spotify (serviço de música digital) e do Museu do Brooklyn. A instalação apresenta obras de arte feitas por fãs e réplicas de peças que integram a exposição do Museu do Brooklyn. Também estão à venda cinco diferentes cartões do metrô com ‘personas’ criadas por David Bowie. Para ter uma ideia da exposição, veja abaixo o vídeo Brooklyn’d Episode 16- Visiting the David Bowie Broadway-Lafayette subway station, de Lucien Desar, publicado em 20 de abril de 2018.

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