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EDIÇÃO 423, DE 16 A 31 DE DEZEMBRO DE 2018

Alegria e reencontros na festa de fim de ano 

A festa de confraternização da AEAMESP, realizada na sede da entidade na noite de 13 de dezembro de 2018 teve a aproximadamente  cem participantes, incluindo membros da diretoria, associados, parceiros e amigos.

É importante registrar a presença do presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), engenheiro Olavo Alberto Prates Sachs; do presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, engenheiro Eduardo Lafraia, e do diretor de Engenharia e Construções da Companhia do Metropolitano de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca.

ANO DE REALIZAÇÕES E SUCESSO EM 2019

Em rápidas palavras logo após o tradicional (e sempre descontraído) sorteio de brindes, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado falou algumas poucas palavras, destacando que, como tem sido tradição, o clima do evento estava sendo de alegria e reencontro e desejando a todos boas festas e um ano de 2019 de muita saúde e sucesso na vida pessoal e profissional.

Logo depois, em entrevista, ele disse que mesmo diante de grandes desafios, o ano foi de realizações. Afirmou que no âmbito da AEAMESP,  com o apoio de associados e parceiros, foi possível novamente organizar uma excelente Semana de Tecnologia Metroferroviária e propiciar uma série de diversos outros encontros sobre tecnologia e gestão referentes a temas do setor.

Assinalou que 2018 foi o ano em que se comemorou o cinquentenário da Companhia do Metropolitano de São Paulo, com a ampliação da rede, que se aproximada de 100 quilômetros de extensão, com novas e moderníssimas estações, e a concretização da primeira ferrovia implantada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), fatos que tiveram como fator crucial a participação do corpo técnico dessas duas companhias.

IMAGENS DA FESTA

 

Mônica é mil

Monica Duarte Moreira foi homenageada durante a festa de confraternização de final de ano por ser a associada de número 1000 da AEAMESP. Ela é oficial de manutenção civil, trabalha na Equipe de Inspeção. Foi convidada a participar da Associação pela vice-presidente Bárbara Vicalvi  e pela diretora Thais Herani e se colocou à disposição para ajudar.

A nova associada acompanha a Semana de Tecnologia Metroferroviária e recentemente teve oportunidade de participar do Fórum de Mobilidade, em Brasília. Ela assegura que eventos desse tipo trazem novos conhecimentos técnicos além de permitirem contato com outros profissionais. Parabéns Mônica!

LANÇAMENTO DA PESQUISA O-D

Metrô-SP apresenta resultados da Pesquisa Origem-Destino 2017 da Região Metropolitana de São Paulo

Na manhã de 12 de dezembro de 2018, no auditório do Instituto de Engenharia de São Paulo, na capital paulista, a Companhia do Metropolitano de São Paulo apresentou um conjunto de dados iniciais da Pesquisa Origem Destino 2017 – Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Trata-se da sexta pesquisa decenal do tipo; foram realizadas pesquisas nos anos de 1967, 1977, 1987, 1997, 2007 e em 2017, além de outras duas, com menor amplitude, nos anos de 2002 e 2012. Nesta edição, foram 132 mil domicílios visitados, 32 mil domicílios pesquisados e validados, com 156 mil entrevistados em 11 meses de atividades de campo, detectando as viagens internas à área metropolitana; houve ainda outra etapa, denominada “pesquisa na linha de contorno”, que detectou as viagens externas à RMSP.

ABERTURA DOS TRABALHOS

Ailton Brasiliense, Paulo Menezes Figueiredo, Alberto Epifani e Eduardo Lafraia

A mesa de abertura dos trabalhos reuniu o presidente Metrô-SP Paulo Menezes Figueiredo; o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani; o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, e o presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia.

Luiz Antônio Cortez Ferreira

A apresentação dos dados foi feita pelo arquiteto e urbanista Luiz Antônio Cortez Ferreira, gerente do Metrô-SP. O presidente Pedro Machado e outros membros da Diretoria e do Conselho da AEAMESP acompanharam a apresentação.

Veja arquivo com as 66 lâminas da apresentação

Veja vídeo com toda a apresentação 

PROJEÇÕES SOBRE O METRÔ-SP

Paulo Menezes apresenta a Visão de Futuro do Metrô-SP

No dia 11 de dezembro de 2018, na sede da AEAMESP,  na capital paulista, desenvolveu-se uma Roda de Conversas com o Paulo Menezes Figueiredo, presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, na qual foi apresentada a visão da companhia para o futuro, incluindo seu Plano de gestão corporativa e expansão.

Veja as 19 lâminas da apresentação

PRESENÇA INSTITUCIONAL – I

Dois anos de trabalho da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário – FTRAM

Pedro Machado e João Caramez

O presidente da AEAMESP, Pedro Machado, destaca como uma das mais oportunas realizações do último biênio a criação do âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário – FTRAM, liderada pelo deputado João Caramez e que reúne as mais significativas organizações do setor.

“Ao longo de dois anos, com quinze reuniões, a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário – FTRAM logrou trazer para esclarecimentos e debates os principais temas relacionados com o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros e de cargas no Estado de São Paulo. Nós, da AEAMESP, nos sentimos satisfeitos de poder colaborar com essa importante iniciativa, que foi proposta a pelo deputado Caramez quando da realização da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016. Nossa Associação não apenas apoiou a proposta como tem participado efetivamente dos trabalhos”.
A 15ª Reunião Ordinária da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário – FTRAM, aconteceu na manhã de 17 de dezembro de 2018,Plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa, na capital paulista.
PRESENÇA INSTITUCIONAL – II

Eleita nova direção do Instituto MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos) para o triênio 2019/2021

No dia 17 de dezembro de 2018, no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na cidade de São Paulo, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária do Instituto MDT durante a qual houve a eleição do Conselho Diretor para o mandato compreendido entre o período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2021, e a eleição do Conselho Fiscal para o mandato no mesmo período e a posse de todos os conselheiros eleitos.

Encerrada a Assembleia Geral Extraordinária, o Conselho Diretor, em sua nova composição, reuniu-se e elegeu por aclamação o gestor público  Getulio Vargas de Moura Júnior presidente do Instituto MDT; ele sucederá o engenheiro Emiliano Affonso no cargo. Também por aclamação, foi eleito vice-presidente o trabalhador do setor de transportes aposentado Juarez Bispo Mateus.

Por decisão do Conselho Diretor, foi mantido no cargo de diretor nacional executivo o arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, que, desde 2003, atuou como coordenador nacional do MDT.  Por indicação do diretor nacional executivo e com aprovação do Conselho Diretor, o economista Wesley Ferro Nogueira prosseguirá atuando como secretário executivo do Instituto MDT.

O presidente da AEAMESP, Pedro Machado, encaminhou à nova direção do Instituto MDT votos de êxito em sua gestão.

CONQUISTA

Prêmio para estação do Metrô-SP

NA IMPRENSA – LINHA 19 EM FOCO

Matéria da Rede Noticiando Online mostra que projetos da Linha 19-Celeste do Metrô devem ser licitados em 2019

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) deve licitar no próximo ano, os projetos funcionais da Linha 19-Celeste. O futuro ramal irá ligar Guarulhos até Campo Belo, na Zona Sul da capital paulista.

O novo ramal deve atender uma demanda diária de pouco mais de 1 milhão de passageiros, com 26 estações e 26 km de extensão. A estimativa é de que o percurso em toda linha seja realizado em 43 minutos.

Mapa mostra como deve ser a futura Linha 19-Celeste do Metrô (Foto: Divulgação)

O mapa acima mostra o nome de algumas paradas desconhecidas do público, em linhas que já existem. Como exemplo, podemos citar a estação “Praça da Bandeira” na Linha 3-Vermelha, ela na realidade é a estação Anhangabaú. Os nomes diferem, por se tratar de um projeto antigo, entretanto, com os novos estudos e projetos a serem desenvolvidos, esses nomes devem ser alterados.

A linha vai atender uma demanda entre as cidade de Guarulhos e São Paulo, que hoje é feita por ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), por transporte individual (carro ou moto) e pela reprimida Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que pouco facilita o deslocamento dos moradores da região.

O projeto deve sofrer alterações no traçado, após a avaliação dos projetos conforme forem aparecendo os seus resultados.

O Metrô pretende investir R$ 50 milhões para o projeto básico e R$ 700 mil para o projeto funcional. O investimento total na nova linha de metrô tem um custo estimado de pouco mais de R$ 23 bilhões.

O orçamento de 2019 foi aprovado nesta madrugada, e caberá ao Metrô fazer as contratações até o final do próximo ano, entretanto, vale destacar que o orçamento ainda precisa ser sancionado pelo governador.

NA IMPRENSA – HISTÓRIA

Folha de S. Paulo publica nota divulgada originalmente em 1968 sobre início das obras do metrô paulistano

 

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