fbpx

EDIÇÃO 425, DE 16 A 31 DE JANEIRO DE 2019

SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Novo banner divulga a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada de 3 a 6 de setembro de 2019, no Matsubara Hotel São Paulo

Novo banner destaca que a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será realizada no  período de 3 a 6 de setembro de 2019, no Matsubara Hotel São Paulo (Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, a quatro quadras da Estação Paraíso do Metrô). Mais uma vez a comercialização estará a cargo da ViaBrasil e a  SobreTrilhos será a revista oficial do evento. Acompanhe aqui todas as novidades desse grande evento.

PRESENÇA INSTITUCIONAL

Bárbara Vicalvi e Viviana Aquino Borges

AEAMESP presente à cerimônia de posse da nova gestão da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP), em 17 de janeiro

Em 17 de janeiro de 2019, a vice-presidente, arquiteta e urbanista Bárbara Vicalvi, representou a AEAMESP na solenidade de posse  das Diretorias Executiva e Adjunta e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo da nova gestão 2019-2021, da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP) sob a presidência da engenheira Viviana Marli Nogueira de Aquino Borges. Em nome da Direção e dos Associados da AEAMESP, Bárbara levou à aos dirigentes da entidade parceira votos de uma gestão repleta de realizações.

Veja cobertura do evento no site da AESABESP

HOMENAGEM

Mohamed Choucair

O colega, amigo e engenheiro de grande qualificação Mohamed Choucair

Em nome de todos os Associados, a direção da AEAMESP homenageia a memória do colega, amigo e profissional de grande qualificação engenheiro Mohamed Choucair, falecido na segunda-feira, 28 de janeiro de 2019. O velório e sepultamento aconteceram no Cemitério Islâmico de Guarulhos/SP.

Engenheiro eletricista,  Mohamed ingressou na Companhia do Metropolitano de São Paulo há quase 37 anos. Trabalhou na operação, projeto e obras da Linha 17 –  Ouro. Também atuou na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como gerente operação e manutenção. Associados presente e participativo, na AEAMESP, integrou o Conselho Deliberativo em duas gestões: 2007-2008 e 2016-2018.

Diretor na delegacia sindical do SEESP no Alto Tietê, foi eleito, em 2017, para integrar o Comitê de Gestão de Saúde do Metrus, plano de saúde dos trabalhadores  do Metrô, inaugurando a representação do SEESP nesse espaço. Segundo companheiros de trabalho, Choucair sabia de cor a legislação da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Bem humorado e figura exemplar, deixou dois filhos, Khalil e Yasmim, ambos  estudantes de engenharia.

MISSA DE SÉTIMO DIA

A Missa de Sétimo Dia de Mohamed Choucair ocorrerá na segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019, às 19 h, na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, localizada na Avenida General. Ataliba Leonel, 3013, Parada Inglesa, São Paulo/SP.

NOVO GOVERNO – MAIS FERROVIAS

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, diz que governo vai retomar ampliação ferroviária com modelo ambicioso mas possível

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

NA IMPRENSA – PORTAL DA ANTP

Programa televisivo debate como o investimento em transporte sobre trilhos pode transformar o país

Como o investimento em transporte sobre trilhos pode transformar o país? Esse foi o tema de um debate realizado pelo programa Em Discussão, da TV da Assembleia Legislativa de São Paulo, que foi ar em 24 de janeiro de 2019.

O encontro foi gravado no final de dezembro, e teve a participação de Jean Carlos Pejo, na época secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) e atualmente Secretário Nacional de Mobilidade Urbana.

Participaram ainda, Odecio Braga de Loureiro Filho, engenheiro que recentemente deixou o Metrô de São Paulo, diretor financeiro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas; Peter Alouche, da AEAMESP, e Emiliano Stanislau Affonso Neto, diretor-adjunto do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e conselheiro consultivo da AEAMESP. Veja debate, dividido em dois blocos:

Primeiro bloco

Segundo bloco

SETOR METROFERROVIÁRIO – CPTM

Novo presidente da CPTM apresenta-se por meio de vídeo. Acompanhe.

O recém empossado presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Tegon Moro, apresentou-se por meio de um vídeo em que mostra pontos que pretende implementar em sua gestão.

A nova direção conta com a participação do engenheiro Luiz Eduardo Argenton, como  diretor de Operação e Manutenção, e com a atuação dos engenheiros Wilson Nagy Lopretto e Vagner Rodrigues para a CPTM, todos associados da AEAMESP.

Completam a Diretoria Rodrigo Sergio Dias, diretor Administrativo e Financeiro; Marcelo Jose Brandão Machado, diretor de Engenharia e Obras, e Diogo Peres Neto, diretor de Planejamento.

AU/BR – O BRASIL E A ARQUITETURA

Rio de Janeiro, recebe o título de  primeira capital mundial da Arquitetura

Na  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019, em Paris, a  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) anunciou a oficialização do município como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Em julho de 2020, a cidade será sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a Unesco e a União Internacional dos Arquitetos (UIA).

ESCOLHA FOI EM MAIO DE 2018

Uma nota no portal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) informa que o Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA), reunido em Oaxaca (México), aprovou em 18 de maio de 2018, por unanimidade, a nomeação da cidade do Rio de Janeiro a Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO 2020.

Veja a matéria no portal do CAU/BR

NA IMPRENSA – METRÔ-SP NA FRENTE

Pesquisa ‘Qualidade de Vida – Viver em São Paulo’ mostra o Metrô-SP como a empresa mais bem avaliada pelos paulistanos. A notícia é do Diário do Transporte.

O site jornalístico Diário do Transporte informa que a Pesquisa ‘Qualidade de Vida – Viver em São Paulo, divulgada em23 de janeiro de 2019, mostra o Metrô-SP como a empresa mais bem avaliada pelos paulistanos. O levantamento foi realizado em 2018, entre os dias 4 e 21 de dezembro.

Realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo, a pesquisa analisa a opinião de moradores da capital em relação a itens como saúde, educação, confiança nas instituições e avaliação administrativa.

Entre as instituições melhores avaliadas pelos paulistanos estão o Metrô, com 58% de confiança; SABESP, com 52%; Conselho Tutelar e Polícia Militar, com 50%; e SPTrans, com 44%.

Na outra ponta, dentre as instituições com pior nível de confiança, estão as Subprefeituras, com 27%; o Tribunal de Contas do Município (TCM), com 24% e a Câmara Municipal de São Paulo, com 21%.

A confiança dos paulistanos nas instituições e empresas públicas aumentou em relação ao levantamento do ano passado, assim como aumentou a satisfação do paulistano quanto à qualidade de vida em São Paulo.

Veja aqui o resultado completo da pesquisa

ARTIGO

A Grandeza do Veículo Leve sobre Trilhos

FÁBIO MACEDO

A primeira qualidade do fabuloso meio de transporte chamado VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, no meu entendimento, é o seu nome, particularmente em português, porque traduz toda a sua abrangência, ou melhor, permite que a maior de todas as suas qualidades fique evidente, que é a sua versatilidade.

O VLT moderno, saindo das linhas de produção, sendo planejado em diversas cidades do mundo, pode ser um pequeno veículo de 18m de comprimento e 2,30m de largura, até um trem de 72m (ou mais, se acoplado) de comprimento por 2,65m de largura.

Pode ser utilizado em zonas de pedestres onde sua velocidade máxima será de 30 km/h, ou trafegar em linhas segregadas, eventualmente compartilhando com outros trens, ultrapassando 100 km/h!

Saindo da zona de pedestres, o VLT pode trafegar com segurança e baixíssima ocupação do solo no meio de ruas ou avenidas, e, se necessário, compartilhar o espaço com os demais veículos. Em seguida, pode entrar num túnel, atendendo às necessidades das regiões metropolitanas em suas áreas de maior densidade, liberando espaços para outro tipo de tráfego.

Ao sair do túnel, poderá voltar ao centro das avenidas, e, num determinado momento, subir em um elevado, se essa for a melhor escolha encontrada pelos projetistas.

Não existe nenhum outro meio de transporte que consiga tudo isto! A qualidade de trafegar no meio dos pedestres, formando “shoppings a céu aberto”, com elevado nível de segurança por ser rigidamente guiado, é uma das maiores singularidades do VLT!

Outro ponto fundamental que o diferencia, é sua acessibilidade, traduzindo numa enorme atratividade e, em muitas situações, o menor tempo porta-a-porta possível!

Não podemos nos esquecer do leito gramado. O leito gramado é uma exclusividade do VLT que além de proporcionar um embelezamento inigualável, propicia também uma redução significativa das ilhas de calor, elevando a umidade a níveis consideráveis de saúde e conforto. Aumenta a permeabilidade do solo, contribuindo para a redução das enchentes. Funciona como um depósito de partículas que estariam suspensas no ar, bem como um filtro para a água da chuva, reduzindo os poluentes das águas dos rios.

Sim, o VLT é tudo isto e muito mais! Ele precisa ser visto em toda a sua abrangência, plenitude, potencialidade e possibilidades, para que os projetos sejam otimizados e o melhor custo x benefício seja alcançado!

Se quando o VLT estiver trafegando na zona de pedestres, quiserem chama-lo de “bonde moderno”, numa rua estreita, de “Streetcar”, numa rua um pouco mais larga, de “Tram”, no meio de uma avenida, de “Tramway”, acoplado, de “Light Rail Vehicle”, entre bairros, de “Tram-Train”, ou subterrâneo, de “Metrô Leve”, tudo bem, sem problemas.

Na minha opinião, o mais adequado é chamar tudo isto de VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos!

SOBRE  O AUTOR

Fábio de Carvalho Macedo é engenheiro mecânico, trabalhou por 32 anos nas empresas COSIPA, SIEMENS, SIFCO e BOSCH, sendo que nesta última, entre 1997 e 1999, na Alemanha (Stuttgart), onde iniciou as pesquisas sobre Veículos Leves sobre Trilhos e Trem de Alta Velocidade, além de energias renováveis, com ênfase na eólica e solar. Com Alfonso Arroyo escreveu o livro “Super Trens: Veículos Leves sobre Trilhos”, que está no sitewww.tramway.com.br. Atualmente está escrevendo 2 novos livros: “A Importância dos Veículos Leves sobre Trilhos” e “A Importância do Trem de Alta Velocidade”.

Este texto foi publicado originalmente no portal da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER)

NA IMPRENSA – TRENS INTERCIDADES

Site MetroCPTM informa que Secretaria de Transportes Metropolitanos quer lançar chamamento público para Trens Intercidades ainda em 2019

O site MetroCPTM informou  que na terça-feira, 15 de janeiro de 2019, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, receberia representantes do Banco Mundial para discutir alternativas financeiras para o projeto de Trem Intercidades (TIC). A reunião ocorre após o titular da pasta e o governador João Doria, terem se encontrado com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Entre outras pautas, foram discutidos o projeto de trem de médio percurso.

Veja a matéria

NA IMPRENSA – NASCIMENTO NO METRÔ-SP

Otávio nasce na Estação Brás

No dia 15 de janeiro de 2019, uma mulher deu à luz nesta um menino na Estação Brás da Linha 3-Vermelha do Metrô, na região central de São Paulo. A mãe estava a caminho do hospital sozinha quando entrou em trabalho de parto. Os seguranças do Metrô fizeram o parto. A mãe e a criança foram encaminhadas para o Hopistal João XXII. Segundo o Metrô, o estado de saúde de mãe e filho é bom. O menino vai se chamar Otávio. A notícia foi divulgada pelo portal jornalístico G1.

Veja a matéria

Você pode gostar...