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EDIÇÃO 428, DE 1º A 15 DE MARÇO DE 2019

UMA SEMANA REPLETA.

ACOMPANHE PONTO A PONTO.

Com eventos de envergadura internacional na sede da AEAMESP e em  outros pontos da cidade de São Paulo, esta terceira semana de março de mostra-se especialmente significativa para o setor metroferroviário, com o desenrolar de um curso, conferências, debates e uma importante feira de negócios. A direção da AEAMESP estará presente em todos esses acontecimentos.

Na sede da AEAMESP, o curso de capacitação intitulado Segurança operacional em metrôs, em parceria com a ALAMYS e a APTA

De 18 a 20 de março de 2019, na sede da AEAMESP, localizada na Rua do Paraíso, 67, 2º andar, na cidade de São Paulo, será desenvolvido o curso de capacitação intitulado Segurança operacional em metrôs, organizado pela Associação Latino-Americana de Metros e Subterrâneos (ALAMYS), em parceria com a Associação Norte-Americana de Transportes Públicos (na sigla em inglês, APTA) e com a AEAMESP.

O programa é destinado a especialistas em operação, manutenção e engenharia de projetos de metrôs associados à ALAMYS. Será entregue certificado de participação a quem comparecer a 100% das sessões. As inscrições para o curso foram encerradas em 1 de março de 2019.

“A AEAMESP se sente especialmente gratificada em poder abrigar em suas dependências um curso de capacitação com esse grau de importância. Nossa associação foi criada para fomentar o debate e propiciar o fluxo de informações técnicas às categorias profissionais envolvidas em todo o ciclo de existência dos sistemas de transporte sobre trilhos – do planejamento à operação e manutenção. Assim, esta é uma uma oportunidade significativa, articulada com as organizações parceiras internacionais ALAMYS e APTA, às quais agradeço, em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos associados de nossa entidade”, disse o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado.

O PROGRAMA

O desenvolvimento do programa do curso de capacitação Segurança operacional em metrôs começará na tarde do dia 18 de março, com a Introdução, incluindo descrição das aulas. Nesse dia também serão desenvolvidos o  Modulo 1 O que e a segurança? Discussão sobre segurança em geral, particularmente em referencia ao transporte, e o Modulo 2 – Gestão da segurança ‘Safety Management Systems (SMS)’, regulações nos Estados Unidos e padrões internacionais e visão de conjunto.

No segundo dia, serão desenvolvidos outros quatro segmentos: Modulo 3 – Revisão e pratica do primeiro dia;  Modulo 4 – Determinar uma cultura de segurança na empresa; Modulo 5 – Dinâmica em grupo, com geração de uma pesquisa de cultura de segurança, e Modulo 6 – Perigos e riscos, envolvendo a identificação de perigos e riscos na sua rede ferroviária para desenvolver um sistema de mitigação.

Os segmentos finais serão desenvolvidos no último dia: Modulo 7 Checklist de segurança e Dinâmica em grupo: Checklist de Audit de Segurança;  Modulo 8 – Relatório de grupo – “mini-audit” em exemplo pratico, e Modulo 9 – Revisão dos conteúdos do primeiro e do segundo dias. Revisão de Segurança no transporte, patrões de segurança esboçar uma pesquisa, cultura riscos e perigos. Pesquisa de conhecimento.

AEAMESP vai divulgar a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária durante a realização da 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos (de 19 a 21 de março)

Aproveitando o grande interesse do público metroferroviário na 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 19 a 21 de março de 2019, no espaço São Paulo Expo, na cidade de São Paulo, a AEAMESP vai divulgar a realização da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a exposição de produtos, serviços e negócios Metroferr Lounge Experience 2019, que acontecerão de 3 a 9 de setembro de 2019 no Matsubara Hotel São Paulo, na capital paulista.

A Semana de Tecnologia Metroferroviária  é o congresso anual da AEAMESP. Trata-se de uma iniciativa que, ao longo do tempo, consolidou-se como o principal evento técnico e tecnológico do setor metroferroviário no Brasil, com importância para outros países da América Latina.  A Semana acontece desde 1995 de forma ininterrupta, o que agrega grande credibilidade ao evento.

21ª NT EXPO – NEGÓCIOS NOS TRILHOS

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, e outros diretores e conselheiros da entidade visitarão e acompanharão atividades da 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos. A seguir um apanhado das atividades e temas:

Retomada de investimentos. Os organizadores da 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos ressaltam que o setor metroferroviário vivencia um período de expectativa de retomada de investimentos. Paro final deste mês março, está previsto o leilão da Ferrovia Norte-Sul, um trecho de 1.537 km – ligação entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), e que prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos. A ferrovia é considerada a espinha dorsal da logística brasileira.

Ainda no primeiro semestre deste ano, deve ser publicado o edital para a concorrência de concessão da Ferrogrão, que prevê investimentos de R$ 12,7 bilhões. Esses e outros projetos de novas ferrovias de cargas devem alavancar os negócios nos próximos anos. 

Segmento de passageiros. No segmento de passageiros o cenário também é promissor. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o Brasil tem um banco de projetos de mais de 540 km de linhas de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos que aguardam a contratação, parte deles com estudos de viabilidade concluídos e com potencial para serem iniciados até 2023. Um dos projetos mais esperados é o primeiro trecho do Trem Intercidades, ligação entre São Paulo e Americana, com paradas em Jundiaí e Campinas e trajeto total de cerca de 135 km.

Palestras. O evento terá uma área chamada Estação Conhecimento, espaço em que acontecerão  60 palestras gratuitas, com duração de 30 minutos. Entre os palestrantes estarão o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, com o tema O desenvolvimento metroferroviário no cenário atual; Ayrton Camargo e Silva, diretor adjunto de Planejamento de Transporte da AEAMESP, que abordará o tema Aspectos Básicos na Implantação de sistema de VLT, e Pedro Tegon Moro, diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que desenvolverá o tema Ampliação do expresso leste até Mogi.

50 Anos do Metrô-SP. Está também programada  uma homenagem aos 50 anos do Metrô de São Paulo, com uma galeria com uma exposição de fotos mostrando a história da construção do Metrô

Aeromóvel. Os expositores Aeromovel Brasil e Marcopolo levarão para a feira um aeromóvel, uma das mais modernas tecnologias de mobilidade para as cidades e os aeroportos.

2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo – Durante o evento, no dia 19 de março, também serão anunciados os vencedores do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo. A premiação conta com duas categorias: Mídia Impressa e Mídia Digital e visa valorizar o trabalho realizado pelos veículos de comunicação e seus profissionais na cobertura do setor metroferroviário brasileiro, além de incentivar a produção de reportagens sobre a mobilidade urbana sobre trilhos. 

Encontro de Logística. Simultaneamente à 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, o espaço São Paulo Expo sediará também evento para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior denominado Intermodal South America.

Clique aqui para credenciar-se para a 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos.

Veja a programação do encontro

 

De 18 a 20 de março de 2019, São Paulo receberá a 6ª Semana UITP América Latina,

O secretário geral da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Mohamed Mezghani, e o presidente da UITP/Divisão América Latina, Jurandir Fernandes, abrirão a 6ª Semana UITP América Latina, que acontecerá de 18 a 20 de março de 2019, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo (Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros).

O encontro terá a presença do secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo, e do presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e diretor regional da AEAMESP no Rio de Janeiro, Joubert Fortes Flores Filho. Diversos outros especialistas do Brasil e do Exterior estarão entre os palestrantes e debatedores do evento.

Durante o evento será anunciada a realização do Seminário UITP – Mobilidade Urbana, Comunicação e Marketing, no dia 6 de setembro de 2019, como parte integrante da programação da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.

A  Semana UITP America Latina abrigará a 6º Seminário ITS da América Latina (18 e 19 de março) e a reunião do Comitê Internacional da UITP ITS (20 de março). O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, e outros diretores e conselheiros acompanharão parte dos trabalhos.

Veja outras informações

EXPANSÃO – LICITAÇÃO DA LINHA 15 – PRATA

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, e o vice-presidente da AEAMESP, arquiteto e urbanista André Mazzucatto, logo aós o anúncio do resultado da licitação.

Consórcio formado pela CCR e pela Ruasinvest Participações conquistou a Linha 15-Prata em monotrilho

Em 11 de março de 2019, em São Paulo, sob condução da empresa de infraestrutura de mercado financeiro B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, concluiu-se a  a fase de abertura e classificação de propostas comerciais da sessão pública de concorrência internacional nº 01/2017 para concessão da prestação de serviços de transporte de passageiros da Linha 15-Prata da rede metroviária de São Paulo. Com tecnologia de monotrilho, a Linha 15 terá 15,3 quilômetros, ligando a Vila Prudente até a estação Jardim Colonial.

A licitante Consórcio Viamobilidade Linha 15, formado pela CCR e pela Ruasinvest Participações, ofertou o valor de outorga fixa de R$ 160.000.000,00, que representa um ágio de 0,59% sobre o valor de outorga mínimo atualizado de R$ 159.054.934,92, conforme definido no edital.

A licitação foi promovida pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). O valor estimado do contrato é de R$ 4,7 bilhões, o que corresponde à soma das receitas tarifárias de remuneração e de receitas não operacionais, como exploração comercial de espaços livres nas estações, por exemplo. O prazo da concessão será de 20 anos.

DEPOIMENTO – NOVOS CAMINHOS

“Foram quase oito anos no Metrô de São Paulo até fevereiro de 2019, quando decidi sair em busca de crescimento pessoal e profissional”

Um depoimento de Haydèe Svab, engenheira e integrante do Conselho Deliberativo da AEAMESP

“Entrei no Metrô-SP em 2010, por concurso, como Técnica de Obras e Custeio. Trabalhei na construção da estação Tamanduateí, depois acompanhei serviços complementares em Alto do Ipiranga, Sacomã e Vila Prudente da Linha 2 – Verde. Para ser viável trabalhar e cursar engenharia na Poli-USP contei com o apoio de vários gestores que viabilizaram trabalho em turno noturno. Assim me formei e ingressei no mestrado, enquanto trabalhava na modernização da Linha 1 – Azul e, depois, acompanhando a construção do primeiro monotrilho de São Paulo: a Linha 15 – Prata. Foi muito aprendizado técnico com operários, com encarregados, com vários mestres de obra, com outros(as) técnicos(as) das mais variadas formações e também com engenheiros(as), arquitetos(as), geólogos(as) e administradores(as). Chegou um ponto em que entendi que não seria possível crescer na carreira, ainda que formada, pois meu cargo era de nível médio. Para surpresa de muitos(as) amigos(as) e familiares pedi demissão, me dediquei ao mestrado e, poucos meses depois, no concurso seguinte, prestei para a vaga de Engenheira Civil, para a qual tive a felicidade de passar em primeiro lugar.

“Retornei ao Metrô-SP como engenheira em 2014, trabalhei com Projeto Básico sob a orientação de gestores de quem já sinto saudades e me envolvi em projetos que haviam começado e que ajudei a finalizar. Além disso, também participei de projetos que já viraram realidade, como a Sede Administrativa do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e a requalificação urbana com ciclovia sob a Linha 15 – Prata. Foram projetos em que trabalhei em atividades de gestão co-liderando equipes multidisciplinares que me fizeram acreditar ainda mais que diversidade traz qualidade técnica e satisfação humana para os projetos e seus processos. Na sequência, segui para trabalhar na Pesquisa Origem Destino 2017 e saio satisfeita por ter contribuído para que essa Pesquisa OD fosse concluída e a amostra necessária fosse atingida. Saio do Metrô após bons anos de serviços público, tendo entregue aquilo com que me comprometi a executar e com a certeza de que tão importante quanto nossas realizações profissionais são as relações pessoais que tecemos ao longo do caminho.

“Agora sigo para mais uma etapa profissional, desta vez focada em consultorias que anseiem pela intersecção entre técnica (mobilidade urbana, planejamento de transporte, data science), inovação e diversidade”.

NA IMPRENSA – JOVEM MAQUINISTA DA CPTM

Julia na cabine do trem. Foto: Reprodução (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Não tem carteira de habilitação mas conduz trens da CPTM

No início de março de 2019, a revista Veja SP publicou a matéria intitulada Com 19 anos, Júlia Silvério é a mais jovem condutora de trens da CPTM, assinada pelo jornalista Guilherme Queiroz. A abertura da reportagem informa que a jovem ainda não tem carteira de motorista e usa o horário da manhã para estudar para o vestibular.

Veja o trecho inicial da matéria: Com apenas 19 anos e cara de menina, Júlia Silvério exerce há dois meses a função de maquinista na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Nos primeiros dias, os outros operadores perguntavam se eu era filha de alguém”, diverte-se a garota, que atua em trajetos entre a capital e o Aeroporto de Guarulhos, principalmente na Linha 13-Jade. Júlia também se destaca por integrar a parcela de apenas 5% de mulheres que assumem esse cargo. Sua história nos trilhos começou no fim do ensino médio, em 2017.

NA IMPRENSA – NOVOS PLANOS DA T’TRANS

T’Trans levanta recuperação judicial e mostra planos

O site jornalístico Mobilitas sobre tecnologia e mobilidade urbana na América Latina publicou na segunda semana de março de 2019 entrevista do Trans Sistemas de Transportes Ltda. – T’Trans, Massimo Giavina-Bianchi ao jornalista Alexandre Asquini intitulada Na T’Trans, momento de retomada. Os pontos principais. Na entrevista, o empresário informa que em 14 de fevereiro de 2019, a Trans Sistemas de Transportes Ltda – T’Trans conseguiu levantar a recuperação judicial requerida há dois anos e agora se prepara para retomar os negócios. Ele disse que a idéia é participar de novos projetos no setor de trens de passageiros e retornar à produção de vagões. Além disso, afirma que a empresa já desenvolve testes visando à homologação de protótipo de ônibus elétrico para rotas com extensão de aproximadamente 400 quilômetros e se prepara para se projetar no mercado como uma holding do setor metroferroviário. A respeito deste último projeto, Giavina-Bianchi assinalou que somente divulgará detalhes em alguma semanas.

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