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EDIÇÃO 437, DE 16 A 31 DE JULHO DE 2019

Roberta Marchesi. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Prêmio tem número crescente de inscrições, trabalhos de grande qualidade e aplicabilidade e maior envolvimento de técnicos do setor, diz diretora executiva da ANPTrilhos

“A cada ano recebemos um número maior de inscritos e percebemos que os técnicos do setor estão cada vez mais envolvidos, com trabalhos de grande qualidade e aplicabilidade comprovada nas empresas. O nosso setor está abrindo mais espaço para a inovação, o que vai ao encontro do objetivo do Prêmio”, disse a diretora executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, ao avaliar o status atual do Prêmio “Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU” a ser entregue na sessão de abertura a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na tarde de 3 de setembro de 2019, no Matsubara Convention Center, na capital paulista.

A dirigente destaca que o Prêmio ANPTrilhos-CBTU tem como objetivo incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais da área, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica deles, e contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS TÉCNICOS INSCRITOS

A avaliação dos artigos técnicos que foram submetidos para esta edição está sendo feita por uma Banca Examinadora composta por representantes dos operadores metroferroviários brasileiros associados à ANPTrilhos.

Cada artigo é avaliado por três profissionais do setor, que atribuem notas a cinco critérios: ideia central, fundamentação teórica, estrutura lógica, estrutura do texto e relevância.

Em breve serão divulgados os 15 finalistas, mas, ao final, somente três trabalhos levarão o prêmio para casa, sendo um vencedor para cada uma das seguintes categorias: 1 – Políticas públicas, planejamento urbano, planejamento de transporte, financiamento (funding), gestão de empreendimentos de transporte, tarifas e custeio do serviço; 2 – Sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade sustentável, gestão, comunicação com o usuário e formação profissional; 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas, inovação tecnológica, aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

Segundo a ANPTrilhos, cabem aos vencedores de cada categoria o prêmio de R$ 5 mil, certificado e troféu. Os demais finalistas receberão troféu e certificado. 

Vale ressaltar que a AEAMESP recebeu 63 artigos técnicos que serão apresentados na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Desses 63 recebidos, 50 estão concorrendo ao 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

PARCERIA ESTRATÉGICA

Roberta Marchesi ressalta que a parceria entre a ANPTrilhos, a CBTU e a AEAMESP é estratégica, uma vez que a AEAMESP reúne um grande número de engenheiros e arquitetos voltados para a área de transporte de passageiros sobre trilhos. “Buscamos a entidade como uma forma de privilegiar os trabalhos técnicos e homenagear os profissionais que atuam neste mercado. Nossas expectativas para a 25° Semana de Tecnologia são de muito aprendizado e troca de experiências, que certamente contribuirão para o desenvolvimento do nosso setor. Temos a certeza que o evento será um grande sucesso, pois reunirá os principais interlocutores do transporte sobre trilhos”, finaliza. (Adriana Roma e Letícia Milaré)

O SETOR METROFERROVIÁRIO E O GOVERNO

Jean Carlos Pejo

Agradecimentos ao  engenheiro Jean Carlos Pejo por seu empenho à frente da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional

Em 23 de julho de 2019, o engenheiro Jean Carlos Pejo deixou a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (SEMOB), do Ministério do Desenvolvimento Regional, depois de  seis meses de um trabalho elogiado por todos os segmentos do nosso setor.

Foram meses de trabalho intenso, denodado, com presença constante em reuniões e eventos de natureza técnica e empresarial, ouvindo proposições, ponderações e relatos a respeito de eventuais dificuldades, e trazendo informações sobre futuras ações do governo.

O então secretário Jean Carlos Pejo participou em 25 de fevereiro do lançamento da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, ocasião em que, pela primeira vez em um encontro público, apresentou o organograma do novo Ministério de Desenvolvimento Regional, a inserção da secretaria dentro dele e sua estruturação, abordando ainda aspectos referentes à missão e aos principais desafios da administração, bem, como a prioridade ao transporte não motorizado e o estímulo ao transporte sobre trilhos e ao transporte sobre pneus nas cidades.

Mais recentemente, em 28 de junho, Jean Pejo acompanhou o ministro Gustavo Canuto por ocasião do lançamento do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros Sobre Trilhos (RETREM), destinado a financiar a aquisição e reforma de material rodante para sistemas de transporte público coletivo de caráter urbano sobre trilhos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A intenção do RETREM é facilitar a aquisição de trens novos a serem fabricados pela indústria metroferrovária nacional.

Embora deixando o posto de secretário, o engenheiro Jean Carlos Pejo não está deixando o governo, já que foi nomeado assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De seu novos posto, seguramente continuará a ouvindo as reivindicações do setor em apoio a futuras medidas governamentais necessárias para impulsionar a mobilidade urbana e metropolitana e a conexão entre cidades, para melhor movimentação de pessoas e mercadorias, tendo em vista o bem estar da sociedade e o desenvolvimento da economia.

Engenheiro Jean Pejo, a AEAMESP agradece o seu trabalho nestes primeiros meses do atual governo e os resultados práticos desse empenho, que impactaram positivamente o setor metroferroviário.

A AEAMESP convidou oficialmente o então secretário nacional a participar da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que ocorrerá de 3 a 6 de setembro de 2019, no Matsubara Convention Center, localizado na Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, na capital paulista. 

E reiterou o convite ao agora assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional Jean Carlos Pejo, que já confirmou presença e virá fortalecer o nosso congresso anual como fez tantas vezes em anos anteriores.

REDE METROFERROVIÁRIA

Governo paulista entrega o Acesso Clínicas da Estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela, e anuncia a reforma da entrada da Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás

O Governo do Estado de São Paulo entregou no dia 31 de julho de 2019 o Acesso Clínicas da Estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela. Na ocasião, foi anunciada a reforma da entrada da Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás.

Na solenidade, o governador João Dória afirmou que Estação Oscar Freire facilita o acesso ao complexo do Hospital das Clínicas. E que, como todas as obras do Metrô-SP, a estação conta com acessos amplos, bem sinalizados, com as indicações de mobilidade e acessibilidade, e um funcionamento de excelência. Disse ainda que, nas pesquisas de opinião, o Metrô de São Paulo sempre é citado como um dos melhores serviços públicos, disputando a posição de destaque com o Poupatempo e os Bombeiros.

Construída pelo Metrô-SP, a nova entrada da Estação Oscar Freire está localizada na esquina da rua Oscar Freire com a Avenida Rebouças, e permite chegar mais facilmente ao Hospital das Clínicas. O acesso funcionará de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h, e aos sábados, das 4h40 até a 1h do dia seguinte. A passagem conta com oito escadas rolantes, cinco fixas e um elevador, além de piso podotátil para auxiliar pessoas com deficiência visual.

Administrada pela concessionária ViaQuatro, a Estação Oscar Freire funciona desde abril de 2018 e recebe 22 mil pessoas diariamente. O local é totalmente acessível e conta, ao todo, com cinco elevadores, 20 escadas rolantes e 17 fixas, além de portas de plataformas.

ACESSO À LINHA 5 – LILÁS

Composição da Linha 5 – Lilás

Durante a inauguração, o governo paulista anunciou diversas melhorias para facilitar o fluxo diário de cerca de 100 mil passageiros da Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás.

Entre os serviços programados pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, estão a ampliação do espaço de entrada, implantação de uma passagem exclusiva para o terminal de ônibus e aumento do número de catracas. A área de acesso à estação será ampliada em 63%.

Ainda como parte da adequação da estação, construída em 2000, a escadaria da calçada será substituída por uma rampa, com ligação direta à área das catracas, para oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, as máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes serão reposicionadas.

Essas mudanças contribuirão para aumentar a fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de maior movimentação. Ao término das adequações, a capacidade de absorção do fluxo de passageiros vindos da rua crescerá 40%. O número de catracas também terá acréscimo de aproximadamente 40%.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que o objetivo do governo é oferecer um transporte público eficiente, confortável e seguro. E que, além de investimentos na construção de novas estações, é preciso aprimorar aquelas já existentes. Referindo-se às mudanças que a concessionária ViaMobilidade fará na Estação Capão Redondo, o secretário afirmou ainda que a atual gestão confia nas concessões e parcerias com a iniciativa privada para racionalizar custos e ter um serviço público de melhor qualidade.

As obras Estação Capão Redondo tiveram começaram em 31 de julho e têm previsão de conclusão na primeira quinzena de novembro deste ano. Não haverá impacto na operação da linha durante as intervenções, pois os serviços serão realizados em áreas segregadas ou no período noturno.

O projeto de readequação faz parte de uma solução proposta e realizada pela concessionária ViaMobilidade para atender ao expressivo crescimento de demanda. Especialmente na Estação Capão Redondo o público aumentou significativamente após a abertura, em 28 de setembro do ano passado, das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, que fazem integração com as linhas 1-Azul e 2-Verde, respectivamente. A quantidade de passageiros transportados subiu mais de 90%: de 320 mil, em agosto de 2018, para os atuais 600 mil.

A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações ao longo de 20 km, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. A implantação da linha foi concluída em abril deste ano com a entrega da Estação Campo Belo.

LINHA 4 – AMARELA

Composição da Linha 4 – Amarela

Construída pelo Metrô de São Paulo e operada pela concessionária ViaQuatro, atualmente a linha funciona de Luz a São Paulo-Morumbi, com 11,3 km e dez estações, permitindo a conexão com seis linhas da rede sobre trilhos de São Paulo, em quatro estações diferentes. Por ela passam em média 800 mil pessoas por dia útil.

A segunda fase de implantação da linha consiste na construção das estações Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi (todas já funcionando) e Vila Sônia, a última do trecho, que deve ficar pronta em 2020.

Também está incluso no projeto a implantação do terminal de ônibus Vila Sônia e um túnel de 1,5 km para chegada à última estação, além da complementação do pátio de manutenção da Vila Sônia, instalação das portas de plataforma, dos sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e de telecomunicações. Toda essa etapa tem o valor orçado em R$ 1,9 bilhão.

INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA

Governo federal assinou com a Rumo S/A o contrato de concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul

Trecho concedido está situado entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP e foi arrematado pela Rumo S.A por R$ 2,7 bilhões; operações do tramo central devem iniciar até o fim de 2019

No dia 31 de julho de 2019, o governo federal assinou com a Rumo S/A o contrato de concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul. O trecho concedido está situado entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP (1.537 km) e está dividido em dois tramos: central, compreendido entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, com extensão de 855 km; e sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela D’Oeste/SP, com extensão de 682 km.

O tramo central está totalmente concluído e encontra-se operacional e disponível para o transporte ferroviário comercial de cargas. A autorização de abertura de tráfego foi obtida por meio das resoluções ANTT nº 4.363/2014 e nº 4.596/2015, e pela licença de operação nº 1.240/2014, expedida pelo Ibama. A expectativa é que o início da operação ocorra até o fim de 2019.

Já o tramo sul, que interliga os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, possui a Licença de Instalação nº 1.152/2014, também emitida pelo Ibama. O trecho possui 95% das obras concluídas. Segundo as regras contratuais, a concessionária tem dois anos para concluir as intervenções e iniciar as operações em 2021.

A linha férrea é considerada a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e um dos principais projetos para escoamento da produção agrícola do país.

O governo acredita que estão sendo criadas condições de competição que farão com que a participação do modo ferroviário saia dos atuais 15% para quase 30%, em oito anos. “Nós vamos começar a ver o trem passar com contêineres empilhados saindo de Goiás e indo para São Paulo, e no sentido oposto. No futuro, vamos sair da Zona Franca de Manaus e entregar a carga em Porto Alegre. Vamos ligar o Brasil por trilhos. O país vai crescer porque tem vocação para ser grande”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas durante a solenidade de assinatura, realizada  Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis/GO.

Também participaram do ato o presidente da República, Jair Bolsonaro; os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Agricultura, Tereza Cristina, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e outras autoridades, além de dirigentes da Rumo.

CONDIÇÕES DA CONCESSÃO

A Rumo S/A arrematou o leilão pelo valor de R$ 2,7 bilhões, o que representa um ágio de 100% sobre o lance mínimo de R$ 1,3 bilhão. A concessionária vai operar o trecho em questão por 30 anos. A remuneração se dará pelo recebimento da tarifa de transporte, da tarifa de direito de passagem, da tarifa de tráfego mútuo, das receitas decorrentes das operações acessórias e da exploração dos projetos associados. O contrato consiste na exploração da infraestrutura e na prestação do serviço público de transporte ferroviário, e garante a manutenção e a conservação da infraestrutura durante todo o período da concessão.

Direto de passagem – Para possibilitar acesso aos portos de Santos/SP e Itaqui/MA, foram estabelecidas as condições operacionais, bem como as tarifas máximas relacionadas ao direito de passagem nas concessões adjacentes, mediante a assinatura de termos aditivos aos contratos existentes: Rumo Malha Paulista, MRS, FNS (tramo norte), Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Transnordestina Logística.

Demanda – A demanda total estimada para a Ferrovia Norte-Sul, tanto na malha própria quanto na malha de terceiros, é de 1,7 milhão de toneladas para 2020, chegando a 22,7 milhões de toneladas em 2055. Entre os principais produtos a serem escoados na linha férrea estão carga geral e industrializada oriunda de grandes polos paulistas para centros consumidores como Goiânia/GO, Brasília/DF, Palmas/TO e Imperatriz/MA. No sentido oposto, será movimentado volume significativo de grãos de Tocantins, Goiás e Mato Grosso para exportação a partir do porto de Santos.

TEMAS EM DEBATE

Sindicato dos Engenheiros e UITP Divisão América Latina realizarão conjuntamente em São Paulo, no dia 12 de agosto, o seminário Redefinindo a mobilidade urbana

Entidades parceiras da AEAMESP, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e a União Internacional de Transportes Públicos/Divisão América Latina (UITP/DAL) promoverão na manhã de 12 de agosto de 2019, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, localizado na Rua Genebra, 22, na capital paulista, do seminário Redefinindo a mobilidade urbana.

A sessão de abertura reunirá Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e SEESP; José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP e coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP; Jurandir Fernandes, coordenador do Conselho de Transporte e da Mobilidade Urbana do SEESP e presidente da UITP Divisão América Latina; Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo; Campos Machado, deputado estadual e Jean Carlos Pejo assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional.

As duas sessões de debate versarão sobre os temas  Tendências: Redefinindo a mobilidade urbana Novos serviços de marketing na mobilidade urbana.

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MOBILIDADE URBANA

Luiz Carlos Mantovani Néspoli

ARENA ANTP 2019 inaugura o novo formato dos congressos bienais da Associação Nacional de Transportes Públicos. O setor metroferroviário estará presente.

Em parceria com a OTM Editora e sua subsidiária, a MF Promoções e Eventos, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) decidiu mudar o formato do seu tradicional congresso bienal, a ser realizado de 24 a 26 de setembro de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com nova estruturação e a denominação de ARENA ANTP 2019.

Segundo o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, a ideia é levar a mudanças que não apenas fortaleçam o debate das questões do setor – algumas novíssimas – como também pudessem atrair para esta edição de 2019 todos esses novos ‘players’, em especial aqueles relacionados com inovações e novas tecnologias.

PRESENÇA DOS TEMAS METROFERROVIÁRIOS

Serão três dias de atividades, sempre com temas direta ou indiretamente relacionados com o setor metroferroviário. Nos dois primeiros dias, os temas serão focalizados em sessões únicas, abertas a todos os congressistas. Na jornada inaugural, estarão em foco: Mobilidade urbana em 2030, Projetos de mobilidade integrada no Brasil e em outros países da América Latina, Mobilidade ativa (caminhada e bicicletas), Matriz energética, Modelos de financiamento, Sistemas sobre trilhos e sobre pneus e Transporte estrutural.

No segundo dia, os temas serão: Cidade e meio ambiente, Mobilidade como um Serviço (‘MaaS – Mobility as a Service’), Tecnologias de pagamento de tarifas e emprego dos cartões bancários, Tecnologias de gestão da mobilidade, Micromobilidade com bicicletas e patinetes, Transporte compartilhado sob demanda, Ônibus sob demanda, Legislação Brasileira – abertura e proteção de dados, tarifa de remuneração e tarifa pública e Trânsito e mobilidade.

No último dia, funcionarão seis auditórios virtuais paralelos – todos ocuparão o mesmo ambiente, mas com fones individuais para que cada congressista escolha seu tema.

Estarão em discussão: Ônibus urbanos (condução da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU), Custeio e gratuidade no transporte público, ‘Compliance’, Prioridade para o transporte por ônibus – boas práticas brasileiras, Ônibus urbanos (condução da Associação Brasileiras das Empresas Terrestres de Transporte de Passageiros – ABRATI), fretamento (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo – FRESP), locação de veículos (condução da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis – ABLA).

Outros temas do último dia serão: Trilhos (condução da Associação Nacional dos Transportadores sobre Trilhos – ANPTrilhos), Trem Intercidades, Gestão de educação para o trânsito – Escolas Públicas de Trânsito, Acessibilidade e mobilidade urbana, Mobilidade e gênero, Como reduzir acidentes com motos no Brasil, Programas de redução de acidentes, Tecnologia e inovação, Tecnologia para atendimento ao públicos (condução IMPLY), Bilhetagem eletrônica, Gestão e operação de ITS, Tecnologia veicular, Logística e abastecimento (condução da Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – SETCESP), Planos de mobilidade urbana – Uma visão geral do Brasil.

Para outras informações e inscrições, clique aqui.

SUSTENTABILIDADE

Ao lado de METRÔ-SP, CPTM e EMTU, AEAMESP apoia a realização, na Cidade de São Paulo, da 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas

Juntamente com METRÔ-SP, CPTM e EMTU e dezenas de outras entidades e empresas, a AEAMESP apoia a realização da 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, evento gratuito a ser realizado no dia 23 de agosto de 2019, na Câmara Municipal de São Paulo.

O encontro tem como objetivos intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini, que é o proponente e presidente da Conferência.

A Conferência integrará a programação da Virada Sustentável, um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema do Brasil. Começou em São Paulo e já realizou outros festivais em Manaus, Rio e Porto Alegre. A nona edição na capital paulista acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto de 2019.

PROGRAMA DA 18ª CONFERÊNCIA

A 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas  tem como tema Economia Verde. Os trabalhos serão abertos por uma mesa diretora com a participação de autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil, as quais irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade.

A palestra magna será ministrada pelo economista e professor Ricardo Abramovay. A programação conta com  uma mesa de debate e ainda  com palestras de profissionais da área acadêmica, governamental e sociedade civil. Na ocasião também será entregue o Prêmio Responsabilidade Sócio Ambiental outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Cenário de Iniciativas Sustentáveis. Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos, com boas iniciativas e tecnologias promissoras em favor da preservação das áreas verdes.

Clique aqui para outras informações e inscrições

Quinta etapa em 7 de agosto

A quinta etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP está prevista para a quarta-feira, 7 de agosto de 2019, às 21h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A QUARTA ETAPA

Esta é a classificação após quatro etapas: 1º) Marcio Cristiano, 106 pontos; 2º) Marcio Magri, 106; 3º) Sergio D’Agostinho, 102; 4º) Leonardo, 96; 5º) Valter Belapetravícius, 67; 6º) Zizo, 55;  7º) Marcos Taqueto, 53; 8º) Carlos Raul, 44; 9º) Rodrigo Fernandes, 44;  10º) Manoel, 43.

TRILHOS EM VÍDEO

Em programa com a participação de Peter Alouche, série da Globo News mostra os trilhos do futuro. Clique na imagem.

O engenheiro e consultor Peter Alouche foi um dos entrevistados do programa Em Movimento – Trilhos do Futuro, produzido e veiculado pela Globo News e que ainda pode ser visto pelo sistema GloboPlay. Ele concedeu a entrevista em frente à estação Eucaliptos, da Linha 5 – Lilás. Sua participação acontece pouco depois do minuto 21.  Com pouco menos de 23 minutos de duração, a produção focalizou o projeto do Hyperloop e os trens de alta velocidade do Japão e da China (mostrando que uma tendência é buscar a levitação magnética, sem contato roda-trilho). O programa fala também dos metrôs sem condutores, mostrando como exemplo a Linha 4 – Amarela do sistema metroviário paulistano, operado pela concessionária ViaQuatro.

Céus de Yoko Ono no subterrâneo de Nova York

Os metrôs são sistemas de transporte que se vão combinando com as cidades em que operam. Quanto mais antigo, mais um metrô se entranha na cidade e mais a cidade se entranha nele. Agora mesmo, está acontecendo novo exemplo dessa dinâmica com o metrô nova-iorquino. Dentro do programa intitulado Estações Aprimoradas, que vem sendo implementando pela Autoridade Metropolitana de Nova York, a estação da Rua 72, reaberta no início de julho, depois de seis meses de trabalhos de recuperação, recebeu um mural de Yoko Ono denominado Sky. A estação fica sob o edifício Dakota, em cuja portaria  John Lennon foi morto há quase 39 anos, na noite de 8 de dezembro de 1980. Yoko e John moravam nesse edifício, ela ainda mora lá. Compõem a obra seis painéis de mosaicos distribuídos pelos espaços da estação. Eles mostram o céu azul com nuvens, juntamente com palavras e frases que remetem a sonho, amor e paz.  

Fotos de Patrick J. Cashin/Metropolitan Transportation Authority

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