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EDIÇÃO 438, DE 1 A 19 DE AGOSTO DE 2019

ENTREVISTA

Nos 25 anos da Semana de Tecnologia Metroferroviária, teremos uma programação “intensa, densa e significativa”, diz o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado

Nesta entrevista, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, fala sobre o significado da realização da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada para o período de 3 e 6 de setembro de 2019, no Matsubara Convention Center, na capital paulista, com o tema central Trilhos: eficiência e novos rumos.

RECEITAS NÃO TARIFÁRIAS E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Ele ressalta no programa os relatos e debates sobre experiências internacionais propiciados por entidades parceiras, enaltece a relevância e qualificação de autoridades e representantes do setor que já confirmaram presença e destaca ainda a expectativa em torno dos vencedores do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU – temas tratados nas matérias a seguir – a 25ª Semana de Tecnologia. Porém, faz questão de sublinhar ao longo de toda a entrevista o fato de esta edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária trazer uma programação que qualificou como “intensa, densa e significativa”, a qual, além de cobrir assuntos referentes a todos os segmentos do setor, se mostra plenamente atualizada em relação aos temas estratégicos e tecnológicos em debate no Brasil e nos principais centros globais. Acompanhe.

BOLETIM AEAMESP – O que está sendo preparado para os participantes da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária?”

PEDRO MACHADO – Além das sessões temáticas mais estratégicas e das autoridades já confirmadas e também de toda a expectativa a respeito dos trabalhos que vencerão o 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, quero ressaltar a qualificação da nossa programação, que é intensa, densa e significativa.  Há questões de absoluta relevância e atualidade referentes a todos os segmentos do nosso setor. Eu recomendaria a quem esteja interessado em dar um mergulho nesse universo estratégico e tecnológico que estaremos abordando que estudar o que oferece a programação, já disponível no ‘hotsite’ da 25ª Semana, no portal da AEAMESP. Acesse o hotsite.

BOLETIM AEAMESP – O que o senhor destacaria nessa programação?

PEDRO MACHADO – Teremos assuntos de grande relevância nos quatro dias de atividades. Na tarde do primeiro dia, 3 de setembro, terça-feira, haverá a cerimônia de entrega do 6º Prêmio ANPTrilhos-CBTU – Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, uma felicíssima iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do governo federal, que se confirma ano após anos como um instrumento de estimulo para que os profissionais se empenhem em estudos importantes para o nosso setor. E teremos a conferência internacional de abertura, com a presença de Philippe Martin, diretor geral adjunto do grupo francês Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), cuja contribuição será muito relevante sob vários ângulos, mas em especial quanto a um dos temas que discutiremos mais adiante na 25ª Semana de Tecnologia, a questão da reestruturação das organizações com vistas ao fortalecimento de seu posicionamento no mercado.

BOLETIM AEAMESP – As atividades do primeiro dia acontecem no período vespertino. A partir do segundo dia as  jornadas serão em período integral.

PEDRO MACHADO – Exato. No segundo dia dos trabalhos, 4 de setembro, quarta-feira, haverá o que eu chamo de uma ‘trilha’ a respeito do VLT, sigla que designa um modo de transporte que vem ganhando importância em dezenas e dezenas de cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil: o Veículo Leve sobre Trilhos, ou, como alguns preferem, os “bondes modernos”, que além da eficiência para o transporte público propriamente dito, são capazes de apoiar processos significativos de revitalização urbana.  Essa ‘trilha’ traz um conjunto de sessões sobre os sistemas de VLT com diferentes ângulos. O interessado estará imerso nesse tema praticamente o dia todo: de manhã, com os trabalhos técnicos sobre operação e planejamento, passando pela sessão estratégica de VLT e, depois, à tarde, com outros trabalhos técnicos a respeito de arrecadação tarifária e outros assuntos relativos a esse modo de transporte.

BOLETIM AEAMESP – Somente os sistemas de VLT receberão esse tratamento?

PEDRO MACHADO – Não. De forma similar, também no dia 4 de setembro, haverá uma ‘trilha’ sobre metrôs. Nessa segunda ‘trilha’ haverá, durante toda a manhã, a apresentação de quatro trabalhos sobre operação metroferroviária. Depois, teremos uma sessão de melhores práticas de operação e manutenção de metrô. Mais adiante, será realizada a sessão coordenada pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que tratará das receitas não tarifarias como fonte para auxiliar a sustentabilidade financeira dos operadores.

BOLETIM AEAMESP – O que mais está programado para esse segundo dia?

PEDRO MACHADO – Ainda na quarta-feira, 4 de setembro, pela manhã, haverá a sessão internacional promovida pela revista Sobretrilhos, publicação editada pela Via Brasil. Essa sessão tratará do impacto da tecnologia nos transportes, fenômeno que está no centro das discussões. Na parte da tarde teremos uma sessão técnica sobre recursos humanos e perfil do profissional de metrôs e ferrovias. Temos três trabalhos alinhados nesse sentido. Um deles abordará de um documento que a AEAMESP se propõe a lançar a respeito do perfil do profissional para o setor metroferroviário. No período da tarde serão apresentados trabalhos técnicos referentes a sistemas eletroeletrônicos.

BOLETIM AEAMESP – A programação do terceiro dia vai dedicar amplo espaço à questão metropolitana e também ao transporte ferroviário de cargas.

PEDRO MACHADO – Sim. No terceiro dia dos trabalhos, a quinta feira, 5 de setembro, iniciaremos nossas atividades enfocando no auditório principal a Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana de São Paulo, cujos resultados foram recentemente divulgados. Na sequencia, trataremos da governança metropolitana que, eu diria, é o ponto que trabalha a matéria prima coletada pela área de Planejamento do Metrô-SP ao fazer a Pesquisa Origem-Destino. A governança metropolitana é o que irá dar a devida gestão, o devido tratamento às questões apontadas na Pesquisa Origem-Destino. Serão duas sessões estreitamente correlacionadas.

BOLETIM AEAMESP – Quais outros temas serão abordados nesse terceiro dia?

PEDRO MACHADO – Será um dia voltado aos operadores ferroviários de carga. Na parte da manhã, acontecerá o seminário sobre inovações tecnológicas aplicadas aos processos ferroviários, organizado em parceria com a operadora MRS; nesse seminário, haverá a apresentação de seis trabalhos. À tarde, teremos o Seminário de Infraestrutura de Transporte Ferroviário, uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Já tradicional, este seminário focalizará os aspectos mais estratégicos, em especial os grandes planos para o setor de transporte ferroviário de carga; estarão em pauta as renovações das atuais concessões e as novas concessões de ferrovia, incluindo os projetos denominados ‘green field’. E serão abordados os planos referentes Estado de São Paulo, principalmente o Trem Intercidades. Ainda na quinta-feira à tarde teremos sessões técnicas sobre temas como via permanente, locomotivas, vagões e meio ambiente e novas sessões sobre sistemas eletroeletrônicos. 

BOLETIM AEAMESP – E o que está previsto para o último dia da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária?

PEDRO MACHADO – O dia 6 de setembro, a sexta-feira, será também de muita intensidade. Teremos uma grande sessão, que ocupa a manhã e parte da tarde; nela, a União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (UITP/DAL) discutirá o tema Mobilidade urbana em tempos de mudança. É importante ressaltar que a UITP realizou agora em junho o seu congresso bienal mundial, em Estocolmo, na Suécia, e a equipe e os associados da UITP/DAL estiveram lá. Será um bloco com três sessões, iniciando de manhã, com os resultados do Programa Melhores Práticas de Mobilidade Urbana na UITP, no biênio 2018/2019, passando depois para temas de Comunicação e Marketing e terminando com uma discussão sobre Inovação e gestão de riscos.

BOLETIM AEAMESP – E o que mais está programado?

PEDRO MACHADO – Paralelamente, teremos, no auditório principal, o debate de questões muito importantes, que dizem respeito à memória do nosso Metrô-SP e outros aspectos operacionais. Na sequência, haverá uma sessão especial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que irá enfocar três temas referentes à normatização. São temas diferentes e complementares. Um deles se diz respeito à questão das normas de segurança de tráfego metroferroviário; outro, focaliza a segurança de incêndio, e o último versará sobre as atividades do Comitê Especial da ABNT que trata de cidades sustentáveis.

BOLETIM AEAMESP – É uma programação bastante extensa.

PEDRO MACHADO – E tem mais. Ainda na sexta-feira pela manhã teremos uma coletânea de quatro apresentações técnicas sobre sistemas inteligentes de transportes (ITS). Estarão em pauta temas atualíssimos, como a questão da inteligência artificial. Na parte da tarde, serão apresentados trabalhos técnicos a respeito de questões significativas da área de planejamento, tratando especialmente das condições de vida e viagem dos habitantes a Região Metropolitana de São Paulo e também o tema do zoneamento territorial e assuntos correlatos.

BOLETIM AEAMESP – Haverá uma sessão marcando os 25 anos da Semana de Tecnologia Metroferroviária?

PEDRO MACHADO – Sim. Na retomada das atividades na parte da tarde, o jornalista Alexandre Asquini, que trabalha conosco desde 2003 mas acompanha a Semana de Tecnologia Metroferroviária desde 2001, apresentará um quadro sumarizado com os principais momentos e realizações da do nosso congresso anual. Com base nessa apresentação, parceiros do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários. parceiros (SIMEFRE), da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) debaterão o futuro deste evento. A ideia é que a sessão traga elementos para que a Semana de Tecnologia Metroferroviária se fortaleça cada vez mais nos próximos anos.

25ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Oficinas Neptuno, Metrô de Santiago, Chile

Entidades parceiras trazem experiências internacionais para a 25ª Semana 

Representantes da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneo (ALAMYS), da União Internacional de Transportes Públicos, Divisão Latino-Americana (UITP/DAL) e da Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona integram a programação de sessões temáticas da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, compartilhando boas práticas e casos de sucesso

Marcada para acontecer entre os dias 3 e 6 de setembro de 2019, em São Paulo, a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária contará com uma extensa grade de apresentações técnicas relacionadas às soluções de transporte sobre trilhos de passageiros e cargas.

Agregando ainda mais peso ao evento promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), alguns nomes internacionais já foram confirmados para colaborar com o tema central da edição, Trilhos: eficiência e novos rumos.

RECEITAS NÃO TARIFÁRIAS E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Erica Peticco

No dia 4 de setembro, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos, mais conhecida pela sigla ALAMYS, promoverá uma sessão técnica sobre Receitas não tarifárias como fonte para manter a sustentabilidade financeira dos operadores. Coordenada por Claudio Ferreira, diretor comercial do Metrô de São Paulo, a sessão reunirá três palestrantes para apresentar visões inovadoras sobre estratégias comerciais que podem ajudar a potencializar as receitas não tarifárias dos operadores. São eles: São eles: Eduardo Jorge Pereira, Diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM; Fernando Reyes, subgerente de Negócios do Metro de Santiago, no Chile; e Erica Peticco, diretora operativa de Qualidade do Serviço ao Usuário dos Subterrâneos de Buenos Aires, na Argentina.

GOVERNANÇA METROPOLITANA EM BARCELONA

Josep Bohigas Arnau

Outro nome de destaque é Josep Bohigas Arnau, diretor geral da Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona, na Espanha, que participará da sessão Governança metropolitana: desafio à eficiência da mobilidade”, a ser realizada no penúltimo dia do evento, 5 de setembro, a partir das 10h40. Na ocasião, Arnau irá abordar a governança metropolitana baseada na região de atuação dele, tendo como objetivo contribuir para a discussão dos desafios da gestão que redes complexas de mobilidade possuem em aglomerados urbanos.

MOBILIDADE URBANA EM TEMPO DE MUDANÇAS

No último dia, 6 de setembro, a União Internacional de Transportes Públicos, Divisão Latino-Americana (UITP/DAL) irá promover a sessão intitulada UITP – Mobilidade urbana em tempo de mudanças. A entidade apresentará experiências de organizações locais e regionais que apontem para a melhoria do relacionamento do  seus clientes e com a sociedade em geral, levando em consideração a incorporação da inovação e dos recursos gerados pela revolução tecnológica. Também serão apresentados os projetos premiados no Programa “Melhores Práticas” da UITP América Latina.

Autoridades e representantes do setor confirmam presença na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Congresso anual da AEAMESP, a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro de 2019, no Matsubara Convention Center, na capital paulista.

Autoridades e representantes do setor confirmam presença na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que AEAMESP  realizará entre os dias 3 e 6 de setembro de 2019, no Matsubara Convention Center, na cidade de São Paulo. Com o tema principal Trilhos: eficiência e novos rumos, o encontro contará com palestras, apresentações técnicas, workshops e estandes de empresas do setor de transporte sobre trilhos de passageiros e cargas.

Philippe Martin

No primeiro dia dos trabalhos, logo após a cerimônia, terá início conferência internacional de abertura conduzida por Philippe Martin, diretor geral adjunto do grupo francês Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP). Ele falará a respeito da evolução da RATP, plano de negócios e perspectivas futuras dessa corporação global.

Essa sessão contará com a participação  de Silvani Alves Pereira, presidente do Metrô de São Paulo; Francisco Pierrini, diretor e presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade; Guilherme Ramalho, diretor presidente do MetrôRio; José Eduardo Ribeiro Copello, diretor e presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB); Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), e Luiz Argenton, diretor de Operação e Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

EM FOCO, O FINANCIAMENTO DE SISTEMAS DE VLT

O assessor especial do ministro de Desenvolvimento Regional, engenheiro Jean Carlos Pejo, está entre as autoridades confirmadas para a  25ª Semana. No segundo dia dos trabalhos, 4 de setembro, ele fará uma apresentação a respeito das possibilidades de financiamento público para empreendimentos de VLT, na sessão intitulada O VLT na Reconstrução dos Centros Urbanos

OPERAÇÕES DA CPTM E DO METRÔ-SP

Luiz Eduardo Argenton

Ainda no dia 4 de setembro, o engenheiro Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), abordará a oferta de novos serviços oferecidos para os passageiros, além das melhorias em processos, rotinas e indicadores de manutenção e operação ao participar da sessão intitulada Melhores práticas na operação e manutenção metroferroviárias. Essa sessão contará também com a participação do engenheiro Milton Gioia, diretor de Operação do Metrô-SP, que apresentará as ações em andamento nessa companhia com vistas à melhoria de desempenho e aumento da confiabilidade.

GOVERNANÇA METROPOLITANA 

Em 5 de setembro, Governança Metropolitana – Desafio à eficiência da mobilidade será o tema da sessão na qual Josep Bohigas Arnau, Diretor Geral da Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona, vai compartilhar a experiência em governança metropolitana na capital catalã. Paulo José Galli, secretário executivo de Transportes Metropolitanos, e o deputado Ricardo Madalena, coordenador da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), contribuirão com o debate dessa sessão.

PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES METROPOLITANOS

Alexandre Baldy

O encerramento da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no dia 6 de setembro e, mantendo uma tradição de vários anos, contará com a participação do secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, cargo atualmente exercido por Alexandre Baldy, que proferirá a palestra de encerramento, enfocando as ações e programas do Governo do Estado de São Paulo voltadas à melhoria do transporte sobre trilhos. Participarão dessa sessão os engenheiros Plínio Assmann, consultor e conselheiro da AEAMESP; Emiliano Affonso, igualmente conselheiro da AEAMESP e diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), e Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Ao término da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a AEAMESP terá contribuído para estimular o crescimento do setor de transporte sobre trilhos, buscando promover o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento das políticas públicas, a capacitação e desenvolvimento técnico dos profissionais do setor, o esclarecimento da população, o intercâmbio de informações e a disseminação de boas práticas, em âmbito nacional e internacional.

Divulgada a lista com os 15 artigos finalistas do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a AEAMESP divulgaram a lista com os 15 artigos técnicos finalistas ao 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.  A cerimônia de premiação será realizada no dia 3 de setembro DE 2019, durante a abertura da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo.

O Prêmio de Tecnologia tem como objetivo incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

“O Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários estimula os técnicos do setor metroferroviários a pensar de forma criativa, proporcionando inovações e desenvolvimento de trabalhos com alto potencial de aplicação nas empresas”, destaca Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos.

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Garantia de receita com controle de evasão em sistemas abertos de VLT – Arthur Ribeiro Costa Oliveira;

Implantação e gerenciamento dos processos de pequenos reparos (zeladoria) no Metrô de São Paulo – Melissa Belato Fortes, Lígia Catarina Fischer.

Perspectiva para o transporte ferroviário de cargas: análise da renovação antecipada das concessões Marina Donato; Fábio Santos Cerbino, Isaias Pereira Seraco, Hostilio Xavier Ratton Neto.

Planilha de cálculo tarifário: modelo para uma empresa pública do Setor Metroferroviário – Frank Alves Ferreira, Maria Cecilia da Silva Brum, Francisco Schreinert.

Proposta de implantação de via férrea na faixa de domínio FCA para transporte de passageiros entre Belo Horizonte e Sete Lagoas Ygor Gabriel Martins Silva, Marcela Bruna Braga Guerra Franca, Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos e Barbara Camuraty Reis.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

Abastecimento subterrâneo de água potável para as Estações da Linha 4 – Amarela  Leonardo Mandelli Valentini, Adriana Martins dos Santos, Alessandro Piovezan, Fabio Hiroshi, Camila Mendonça Rabassa e Rodrigo Mitsuo Kise.

Climatologia Aplicada à Segurança Operacional Ferroviária – Bárbara Soares.

Estudo de casos sobre o perfil do profissional ferroviário – Desenvolvimento de competências  Leonardo Mendes Vianna, Sergio Antonio Ribeiro Campos, Janicrelia da Fonseca, Sergio Dias Melquiades, Lucio Roberto Lima Sá Fortes, Daniel Vieira do Carmo, Cleiton Fernandes Vitorino, Atalita Veríssimo Pereira e Maria Eduarda Alves Ferreira.

Gestão de processos de inundação, enchente e movimentação de solo na ferrovia – Conrado Blanco de Souza, Marcella Luz Mendes, Dionello Fusco, Danilo Gonçalves de Araújo Amorim e Delson Lapa.

Proposta de pedestrianização do entorno da Estação Central do Brasil por meio de Urbanismo Tático –  Pedro Paulo Silva de Souza.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

Estudo de caso da transferência de carga aplicada na interface das estruturas de ligação da estação Congonhas da Linha 17 – Ouro com o Aeroporto de Congonhas –Arnold Freedy Steiner, Filipe de Lima Rocha, Leandro da Silva de Medeiros e Luiz C. S. Domingues.

Implantação do Sistema de intertravamento de locomotiva no terminal de carga – Ana Luiza Cardoso de Faria e Gilbert Eustaquio da Silva Barreto.

Indicadores de Desempenho Operacional Implantados Sob a Ótica da Quantidade de Passageiros Atingidos – Carlos Eduardo Sanches de Andrade, Márcio de Almeida D’Agosto, Marcelo Tadeu Mancini e Ronaldo Lasmar Duarte.

Pagamento por aproximação nos acessos do MetrôRio – Ingrid Soares da Rocha.

Prospecção de Aplicações de Inteligência Artificial na CPTM – Diego Guerreiro Bernardes; Sérgio Luís Silva; Cristiane Ferreira Oliveira.

Leonardo vence a terceira seguida, mas Márcio Cristiano e Márcio Magri seguem ocupando os dois primeiros postos na classificação geral

Este foi o resultado da quinta etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, realizada na noite de 7 de agosto de 2019 no Kartódromo Ayrton Senna, em  Interlagos, São Paulo/SP: 1º) Leonardo; 2º) Márcio Cristiano; 3º) Zizo; 4º) Henrique Bastos; 5º) Márcio Magri ; 6º) Manoel; 7º) Carlos Raul; 8º) Marcos Torquato

CLASSIFICAÇÃO APÓS A QUINTA ETAPA

Esta é a classificação após duas etapas: 1º) Marcio Cristiano, 135 pontos; 2º) Marcio Magri, 127; 3º) Leonardo, 125; 4º)Sergio D’Agostinho, 115 ; 5º) Valter Belapetravícius, 81; 6º) Zizo, 80; 7º) Marcos Taqueto, 70; 8º) Carlos Raul, 62; 9º) Manoel, 62; 10º) Henrique Bastos, 48

PRÓXIMA ETAPA

O diretor adjunto de Esportes, engenheiro Valter Belapetravícius, informa que  a quinta etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP está programada para a quarta-feira, 25 de setembro de 2019, às 21h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP.

NA IMPRENSA – ESPECIALISTA EM METRÔS

Peter Alouche 

Especialista internacional em metrôs, Peter Alouche concedeu entrevista à Rádio Band Porto Alegre

Ao lado de Marcus Coester, CEO da Aeromóvel Brasil S/A, o engenheiro e consultor Peter Alouche concedeu recentemente entrevista como especialista internacional em metrôs ao Jornal Gente, da Rádio Band Porto Alegre. Clique abaixo e ouça a íntegra da entrevista.

DIA DOS PAIS

‘Flash Mob’ para os pais na Estação Sé do Metrô-SP

Num determinado local público, num dia comum, tudo transcorre normalmente e todas as coisas acontecem como de fato devem acontecer. Porém, num átimo, aquela normalidade é quebrada por uma ação repentina, com uma aglomeração inusitada, que eclode em uma manifestação de alguns minutos, após a qual tudo volta ao normal. Assim são as ‘flash mobs’, mobilizações instantâneas, que muitas vezes têm um corte artístico e não raro musical. Pois foi esse tipo de expressão que o Metrô-SP escolheu para homenagear os pais neste Dia dos Pais. Uma cantora acompanhada de músicos apresentou para um público positivamente surpreso a canção Velha Infância, de autoria de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes, Marisa Monte, Pedro Baby, e que integrou o CD Tribalistas (2002). Veja o vídeo a seguir.

DEBATE

AEAMESP acompanhou o seminário ‘Redefinindo a Mobilidade Urbana’ promovido pelo UITP América Latina e Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Os engenheiros e conselheiros Plínio Assmann e Emiliano Affonso representaram a AEAMESP no seminário Redefinindo a Mobilidade Urbana, promovido na manhã de 12 de agosto de 2019, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), em São Paulo, organizado pelo próprio SEESP e pela União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (DAL/UITP).

A mesa de abertura contou com a participação dos engenheiros Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do SEESP; José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP e coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP; Jurandir Fernandes, coordenador do Conselho de Transporte e da Mobilidade Urbana do SEESP e presidente da UITP, Divisão América Latina; Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, e Ricardo  Madalena, deputado estadual paulista, coordenador da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM). Diretor do SEESP, o engenheiro Edilson Reis atuou na coordenação dos trabalhos.

A mesa que discutiu o tema Tendências: Redefinindo a mobilidade urbana. Foto: Beatriz Arruda/SEESP

Houve duas sessões de debate. A primeira delas versou sobre  o tema Tendências: Redefinindo a mobilidade urbana e contou com a participação como expositores de Jurandir Fernandes; Roberto Berkes, engenheiro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU); Roberto Labarthe, diretor do Grupo CCR, e Flávio Chevis, diretor da consultora Addax. A segunda sessão discutiu o tema   Novos serviços de marketing na mobilidade urbana, com a participação de Milena Braga, diretora do Grupo Auto Viação ABC; Roberto Sganzerla, especialista em marketing no setor de transporte público, e das arquitetas e urbanistas Eleonora Pazos, diretora da UITP, Divisão América Latina, e Valeska Peres Pinto, coordenadora do Programa Melhores Práticas de Mobilidade Urbana da entidade, da UITP, Divisão América Latina.

Logo após a abertura, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, engenheiro Francisco Christovam, prestou homenagem ao engenheiro Adriano Murgel Branco, falecido em 23 de dezembro de 2018,  aos 87 anos.

O sítio do SEESP publicou matéria resumindo os debates e oferecendo links para as três apresentações feitas na oportunidade.

Veja a matéria no sítio do SEESP

EXPANSÃO

Consulta ao mercado sobre o projeto do sistema de transporte automatizado de passageiros entre a estação aeroporto CPTM e  terminais de passageiros da GRU

Por meio de nota divulgada no início do mês, a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, convidou empresas interessada a participar de consulta ao mercado sobre o projeto do sistema de transporte automatizado de passageiros entre a estação aeroporto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e seus terminais de passageiros. 

NA IMPRENSA – INFORMAÇÃO

Está disponível em versão virtual  a edição 176 da revista Ferrovia

Está disponível, em versão virtual, a edição número 176 da revista Ferrovia, que, entre outros conteúdos, apresenta o texto editorial Palavra do Presidente, assinado pelo engenheiro Edson Barbeiro Artibani, presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. A publicação destaca na capa os trinta anos do recorde brasileiro de velocidade sobre trilhos -164 km/h – alcançado em 16 de maio de 1989 por meio de uma locomotiva então com quarenta anos de serviço; essa marca até hoje não foi batida.

Veja a revista

NA IMPRENSA – MEMÓRIA DOS TRENS

A primeira estrada de ferro

O site jornalístico Rede Noticiando publicou recentemente a matéria intitulada Memória do transporte: A Primeira Estrada de Ferro do Mundo. Veja a matéria.

TRILHOS URBANOS EM VÍDEO

Em Lima, Peru (como em toda a América Latina), a solução para a mobilidade será reinventar o que foi ‘desinventado’

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