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EDIÇÃO 440, DE 1º A 20 DE OUTUBRO DE 2019

 

MANIFESTAÇÕES E DEPREDAÇÕES NO CHILE

Grandes danos ao Metrô de Santiago

Relatório publicado pelo Metrô de Santiago no sábado, 19 de outubro de 2019, mostra que perdas no sistema em razão de incêndios e depredações ocorridos sobre tudo na sexta-feira, 18 de outubro, chegam pelo menos a 200 milhões de dólares,  Grande parte do sistema ficará fora de serviço por um tempo ainda não determinado.

Toda a rede do Metrô de Santiago permaneceu fora de serviço nos dois dias do final de semana posterior às depredações em razão dos sérios danos que impediam o sistema de ter as condições mínimas de operação. Um primeiro relatório da companhia metroviária chilena mostra que das 136 estações da rede metropolitana, 77 estão danificadas. Há 20 estações incendiadas, das quais nove foram completamente queimadas.Na Linha 4, foram incendiadas as estações Los Quillayes, San José da Estrella, Trinidad, Macul, Protetor da Infância, Elisa Correa. Na Linha 4A, foram incendiadas as estações La Granja, San Ramón e Santa Julia. Outras 11 estações foram parcialmente queimadas.Na Linha 5, foram parcialmente incendiadas as estações Gruta Lourdes, Barranca, Las Parcelas, Pedreros, Cummings, San Joaquín, Pudahuel e Laguna Azul; na Linha 1, San Pablo e República, e na Linha 2, a estação Vespucio Norte.

Existem 41 estações com danos múltiplos e 17 estações com danos menores. Por outro lado, seis trens estão danificados: um trem danificado na Linha 1, cinco trens danificados na Linha 4.Vários sistemas estão inutilizados. Há sérios danos aos sistemas que protegem a segurança no tráfego (sistema de sinalização) dos trens nas Linha 4, Linha 4A e Linha 5.Há sérios danos aos sistemas elétricos da Linha 4 e da Linha 4A.

Pelo menos até a terça-feira, 22 de outubro de 2019, apenas um trecho da Linha 1 estava em operação.A Linha 1 conta com 27 estações. Duas dessas estações estiveram fechadas pelo menos na segunda-feira e na terça-feira, dias 21 e 22 de outubro, e em outras oito estações os trens não pararam. Assim, 17 estações estavam em operação nos primeiros dias úteis após as depredações.No domingo, a visão era de que todas as outras linhas do Metrô de Santiago não estariam disponíveis por um período ainda não definido.“Apesar do trabalho muito forte que está sendo feito, é improvável que eles estejam concluídos dentro de um tempo curto”, disse a ministra.

RETOMADA GRADATIVA

Na quarta-feira, 23 de outubro, o Metrô de Santiago passou a  operar parcialmente as linhas 3 e 6. Um nota da companhia diz que a Linha 1 segue operando como nos dias anteriores, entre Pajaritos e Los Dominicos, com três estações fechadas e sem paradas de trem: Baquedano, Los Héroes e UniónLatinoamericana.

As Linhas 3 e 6 passaram a operar de um terminal até o outro, parando em algumas estações, abrindo três combinações na rede, com possibilidades de transferências: entre as Linhas 1 e 3, na Universidade do Chile; entre as Linhas 1 e 6, em Los Leones e entre as Linhas 3 e 6, em Ñuñoa.

IMAGENS

Na segunda-feira, 21 de outubro, o Metrô de Santiago liberou um conjunto de fotos, revelando o trabalho feito em uma estação incendiada, com apoio de funcionários e moradores locais. Algumas dessas fotos são publicadas a abaixo.

Serviço de limpeza na via permanente

Envolvimento de profissionais e moradores

Significativa participação feminina nas tarefas de limpeza

Trabalho longo e difícil

O salão de um carro incendiado

ARENA ANTP 2019 – 22º CONGRESSO DA ANTP

Na Arena ANTP 2019, presidente da AEAMESP discute evolução do profissional da engenharia 

A Arena ANTP 2019, o novo formato do congresso bienal da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), abriu espaço para o setor metroferroviário. Em 26 de setembro de 2019, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) coordenou o Espaço Trilhos com dois painéis.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou do Espaço Trilho, com uma exposição no painel que discutiu e Tecnologia voltada para a mobilidade urbana.

Ele abordou o tema A evolução do profissional de engenharia em direção ao transporte do futuro. Após sua participação, afirmou: “A sessão da ANPTrilhos na Arena ANTP foi de suma importância para discutir o papel do profissional metroferroviário na quarta revolução industrial. Dado que os gestores não terão mais domínio total dos processos, devido à complexidade sempre crescente, os profissionais terão que ter muito mais iniciativa e responsabilidade, além de competência para trabalhar de forma colaborativa. Neste sentido, o ambiente  metroferroviário sempre favoreceu o trabalho colaborativo e o espírito de equipe, o que dá aos profissionais desse setor uma vantagem competitiva.”

Participaram também do painel Milton Gioia, diretor de Operações do Metrô de São Paulo e vice-presidente de Planejamento da ANPTrilhos; José Erlan Dias Alves, chefe de Departamento de Provimento e Desenvolvimento de Pessoal da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); de Felipe Copche, supervisor de Projetos de Sinalização e Controle do Metrô de São Paulo; Newton Werneck, gerente de Tecnologia da Informação do MetrôRio e Eduardo Chrysostomo, gerente Geral da Aeromovel.

O outro painel discutiu o tema Desafios para o avanço do setor metroferroviário de passageiros no Brasil, com a coordenação de João Gouveia, vice-presidente executivo da ANPTrilhos, e a participação de Rodrigo Tortoriello, presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Porto Alegre; Roberto Labarthe, do Comitê de Mobilidade da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) e vice-presidente Institucional da ANPTrilhos;,e Fernando Araldi, Coordenador de Ações Estratégias da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

ESPAÇO CAU

A vice-presidente da AEAMESP, arquiteta Bárbara Vicalvi, acompanhou a sessão Espaço CAU, organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que discutiu o tema Mobilidade e Urbanismo caminhando juntos como oportunidade de redesenho das cidades. A sessão teve como um dos palestrantes o arquiteto Luiz Antonio Cortez Ferreira, conselheiro do CAU-SP, que exerceu os cargos de vice-presidente e diretor da AEAMESP; ele desenvolveu o tema Mobilidade para as pessoas, é possível? Participaram também Karin Regina de Casas Castro, que abordou o tema Mobilidade a pé e urbanismo, e Constance Jacob Melo, cujo tema foi Promovendo e experimentando de um modelo de cidades para pessoas – Projeto Nossa Rua.

CONCESSÕES

Em outro momento da Arena ANTP 2019, Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), foi moderador de uma sessão que discutiu a perspectiva de concessão e implantação do Trem Intercidades em conjunto com Linha 7 – Rubi da CPTM, e da concessões das Linha 8 – Diamante e da Linha 9 – Esmeralda da CPTM.

TRANSPORTE PÚBLICO E PLANEJAMENTO URBANO

O arquiteto, urbanista e historiador  Ayrton Camargo, diretor adjunto da AEAMESP, foi o coordenador da sessão Transporte Publico e Planejamento Urbano, que contou com a participação dos arquitetos e urbanistas Valeska Peres Pinto e Nazareno Affonso e do engenheiro Frederico Bussinger. Todos os envolvidos nessa sessão atuaram na Companhia do Metropolitano de São Paulo e participam com frequência da Semana de Tecnologia Metroferroviária, da AEAMESP.

CONGRESSO GANHOU NOVO FORMATO

A Arena ANTP 2019, correspondente a22° Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e contou com três mil participantes, incluindo especialistas e profissionais do setor, pesquisadores, empresários e autoridades.

A exposição de produtos e serviços vinculada ao congresso ocupou um pavilhão inteiro e teve 44 estandes com exposição de 54 marcas e os organizadores informam que entre expositores e patrocinadores o evento agregou 69 entidades e empresas.

Ao todo, o congresso teve 193 conferencistas e debatedores, representando 140 entidades, empresas, órgãos de governo e organizações não governamentais, do Brasil e do Exterior. Foram apresentados 168 trabalhos técnicos, que estarão disponíveis na biblioteca virtual da ANTP.

Plínio Assmann

A ideia de fundar a ANTP para que essa entidade, entre outras atividades, pudesse promover um grande congresso periódico sobre mobilidade urbana foi do engenheiro e consultor Plínio Assmann, que dirigiu a Companhia do Metropolitano de São Paulo na era crítica de implantação da Linha 1 – Azul e atuou em diferentes cargos públicos de relevância.

Ele tem participado de debates e outras atividades relacionadas com  mobilidade e infraestrutura e é conselheiro da AEAMESP. Na Arena ANTP 2019 participou como expositor e debatedor em uma sessão sobre transporte público urbano e acompanhou várias sessões.

O congresso da ANTP vem sendo realizado bienalmente desde o final dos anos 1970 e foi reformulado para esta sua 22ª edição por meio de parceria da ANTP com a OTM Editora e a MFontana Promoções.

Nos dois primeiros dias da Arena ANTP 2019, foram desenvolvidas sessões com painéis em um único auditório, além de sessões laterais de apresentação de trabalhos técnicos. No terceiro e último dia, funcionaram auditórios virtuais paralelos – todos ocupando o mesmo ambiente, mas com fones individuais para que cada congressista escolhesse o tema de seu interesse; tiveram continuidade as apresentações de trabalhos técnicos. A diversidade de temas seguiu sendo a marca do congresso da ANTP nesta fase de reformulação.

SETOR METROFERROVIÁRIO – PRÊMIO

Vencedores do Prêmio Revista Ferroviária 2019

Durante a solenidade de premiação, Francisco Assis Lupianhe, que recebeu troféu como Ferroviário Padrão indicado pela CPTM; Luiz Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM, associado e ex-diretor da AEAMESP; Wilson Castilho, que recebeu troféu como Ferroviário Padrão indicado pelo Metrô-SP;  Paulo José Galli, secretário executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado.

O presidente Pedro Machado representou a AEAMESP na solenidade de entrega do Prêmio Revista Ferroviária 2019, realizada em São Paulo em 26 de setembro de 2019.  Foram anunciados os vencedores em 27 categorias. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, foi escolhido Ferroviário do Ano pelo Conselho Editorial da publicação e recebeu o símbolo das distinção das mãos da diretora de Redação da Revista Ferroviária, Regina Perez.

OS PREMIADOS

Melhor Operadora de Carga – MRS Logística; Melhor Operadora de Sistema Metroviário – Metrô-SP; Melhor Operadora de Sistema Metropolitano – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); Melhor Operadora da VLT – VLT Carioca; Melhor Operadora Logística – VLI; Melhor Cliente – Votorantim; Melhor Fabricante de Material Rodante Passageiros – Alstom; Melhor Fabricante de Material Rodante Locomotiva GE Transportation, a Wabtec Company; Melhor Fabricante de Material Rodante Vagões – Greenbrier Maxion;  Melhor Fabricante de Equipamentos  de Construção, Manutenção e Componentes Via Permanente – Plasser do Brasil; Melhor Fabricante de Dormentes – Cavan; Melhor Fabricante de Componentes para Truques e Sistemas de Choque e Tração – SKF do Brasil; Melhor Fabricante de Sistemas e Produtos Sinalização, Controle e Telecomunicações – Siemens; Melhor Fabricante de Sistemas e Produtos Alimentação Elétrica, rede Aérea e Auxiliares – Simens; Melhor Fabricante de Sistemas de Bilhetagem e Controle de Acesso – T’Trans; Melhor Fabricante de Motores, Partes & Peças, Acessórios e Componentes Eletrônicos— WEG; Melhor Fornecedor de Vidros, Poltronas, Ar Condicionado, Janelas, Portas, Gangways e demais Componentes para Veículos de Passageiros e Carga – SKF; Melhor Criador de TI – GE Transportation, a Wabtec Company; Melhor Construtora de Infraestrutura para Sistema Ferroviário – Andrade Guttierrez; Melhor Construtora de Superestrutura de Via Permanente – Pelicano Construções; Melhor Consultora – Progen; Melhor Representante Metroferroviário (Bens&Serviços) – Via Permanente.

CATEGORIAS ESPECIAIS

Ferroviário Padrão (Carga) – Cleusadir José Pacholski, da Rumo Logística; Ferroviário Padrão (Passageiros) – Maria Dulce Araújo de Castro, SuperVia; Melhor Operadora com Investimento em Preservação Ferroviária – Rumo Malha Norte e Paulista; Melhor Investidor/Financiador/Estruturador de Empreendimentos  e Projetos Ferroviários (Cargas e Passageiros) – BNDES; Melhor Instituição de Ensino Unicamp.

ELEIÇÕES NA AEAMESP

Junta Eleitoral divulga nomes que concorrem à Diretoria e aos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Eleição será de 13 a 18 de novembro.

Em 18 de outubro de 2019, a  Junta Eleitoral 2019 comunicou oficialmente a composição da chapa que concorre à Diretoria Executiva da AEAMESP, e os candidatos aos cargos do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal para o período de 1 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2023.

CHAPA QUE CONCORRE À DIRETORIA

Engª Sílvia Cristina Silva, presidente; Engº Felipe Copche, vice-presidente de Administração e Finanças; Engº Fabio Juvenal Ferreira, vice-presidente de Assuntos Associativos; Engº Alexandre de Freitas Pinto, vice-presidente de Atividades Técnicas; Arqº Ayrton Camargo e Silva, 1º Diretor Tesoureiro; Engº Rolando José Santoro Netto, 2º Diretor Tesoureiro; Arqª Juliana Tiemi Tamanaha, 1º Diretor Secretário, e Engº Dionísio Gutierres, 2º Diretor Secretário.

CANDIDATOS AOS CARGOS DO CONSELHO DELIBERATIVO

São 12 as vagas para o Conselho Deliberativo. Os concorrentes são: Engª Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, Metrô-SP, Gerência de Planejamento e Meio Ambiente; Arqº André Mazzucatto,  Metrô-SP, Gerência de Comunicação e Marketing; Engº Antonio Luciano Videira Costa, Metrô-SP, Gerência de Manutenção; Engº Ayres Rodrigues Gonçalves, Metrô-SP, Gerência dos Empreendimentos das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás; Arqª Bárbara Vicalvi, Metrô-SP, Gerência dos Empreendimentos das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás; Engº Claudio de Senna Frederico – Artificium Tecnologia – Sócio CEO; Arqª Daisy Letaif , Metrô-SP, Gerência de Planejamento e Meio Ambiente; Engº Flávio de Moura Dória, Deletros, Engenheiro de Projetos; Engª Haydée Svab, consultora do Banco Mundial e co-fundadora e cientista de dados da ASK-AR; Arqº João Carlos Taqueda, Metrô-SP, Gerência de Projetos; Engª Maria Toshiko Yamawaki, Metrô-SP, Gerência de Recursos e Infraestrutura; Engº Mario Gallo, engenheiro metroviário; Arqª Neila Custódio, Metrô-SP, Gerência de Projetos; Engº Odécio Braga de Louredo Filho, engenheiro metroviário.

CANDIDATOS AOS CARGOS DO CONSELHO FISCAL

São três as vagas para o Conselho Fiscal. Eis os candidatos: Engº Antonio Fioravanti, Metrô-SP, Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação; Engº Arnaldo Pinto Coelho, Metrô-SP, Gerência de Novos Negócios e Serviços; Engº George Valdez, Metrô-SP Gerência de Operações

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Vice-almirante Ney Zanella dos Santos. Foto: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A.

AEAMESP presente à entrega do título de Eminente Engenheiro de 2019, outorgado pelo Instituto de Engenharia ao vice-almirante Ney Zanella dos Santos

A AEAMESP esteve representada por sua diretora-adjunta, engenheira Silvia Cristina Silva, na cerimônia de entrega do título  de Eminente Engenheiro de 2019 ao vice-almirante Ney Zanella dos Santos que, em 48 anos dedicados à vida pública, foi o primeiro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e elaborou o Programa de Desenvolvimento de C&T. Ele foi responsável pela reorganização do Instituto de Pesquisa da Marinha, pelo Centro de Análises de Sistemas Navais e pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, na estrutura da Marinha. A solenidade aconteceu em 16 de outubro de 2019, na ocasião da comemoração dos 103 anos do Instituto de Engenharia.

Ainda como vice-almirante no Ministério da Defesa foi vice-chefe Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, época da ocupação no morro do Alemão (RJ) e do terremoto no Haiti. Em 2013, criou a empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL –, hoje com 1.800 talentos que atuam em três macroprogramas estratégicos brasileiros – o Programa Nuclear Brasileiro, o Nuclear da Marinha e o de Desenvolvimento do Submarino de Propulsão Nuclear.  Atualmente, é assessor Especial para Gestão Estratégica no Ministério das Minas e Energia.

O vice-almirante Ney Zanella dos Santos é graduado em Engenharia Mecânica e bacharelado em Ciências Navais, pela Escola Naval, é mestre e doutor (Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra).

Eduardo Lafraia e Silvia Cristina Silva

TÍTULO É OUTORGADO DESDE 1963

Desde 1963, o Instituto de Engenharia outorga o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia. O evento deste ano foi fechado para convidados e associados ao Instituto de Engenharia, mas o público pôde acompanhar a cerimônia ao vivo pelo site e redes sociais da entidade.

“O presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, nos recebeu com satisfação e agradecimento pela parceria de sempre com a AEAMESP”, disse Silvia Cristina Silva. Em nome do presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado; da Diretoria, dos Conselhos e dos associados, Silvia parabenizou o vice-almirante Ney Zanella dos Santos pela conquista da significativa distinção.

OPINIÃO

A ociosidade da indústria tem remédio

Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

A indústria ferroviária brasileira amarga, em 2019, uma quase paralisia de suas fábricas. Reflexo disto, nos últimos dois anos, foi a perda de mão de obra especializada, de quase 4 mil empregos diretos, representando 20% de sua força de trabalho.

A ociosidade é dramática e se situa, no momento, na casa dos 70% da capacidade industrial instalada, o que não acontecia desde as fatídicas décadas de 80 e 90 do século passado, em que os sistemas de transporte ferroviário de carga e de passageiros eram preponderantemente públicos.

Como superar esta situação crítica é o que toda a indústria e seus clientes têm buscado, de forma incessante, com o apoio irrestrito das respectivas entidades de classe.

Na área de carga, espera-se que as renovações antecipadas dos contratos atuais das cinco concessionárias habilitadas sejam finalmente destravadas, para que a contrapartida de investimentos imediatos se torne uma realidade e possa reativar a indústria, já a partir de 2020, além de prover uma substancial melhoria no transporte ferroviário de carga para seus usuários.

Assim que o processo da Rumo Malha Paulista for aprovado pelo TCU, possivelmente em outubro corrente, acredita-se que a avaliação dos demais processos não tardará, já que a Rumo se constituirá em espelho para as demais, em que pesem as peculiaridades de cada concessionária.

A situação na área de passageiros, porém, é mais crítica, pois, ainda que novos Editais surjam nos próximos meses, a indústria poderá retomar suas atividades normais somente em 2021, em face do “lead time” de fabricação dos trens, de 18 meses aproximadamente.

Há seis anos a indústria de carros de passageiros não recebe ordens de serviço destinadas ao mercado doméstico, com raras exceções de baixos volumes. A última licitação, há pouco mais de dois anos, perdemos para a indústria estrangeira devido à falta de isonomia tributária. Em licitações internacionais, o Estado adquire o trem da indústria estrangeira com imunidade de impostos, enquanto os fabricantes locais são severamente onerados, tirando qualquer possibilidade de competição. Este fato ocorreu na última licitação em São Paulo, perdida pela indústria nacional para uma estrangeira por uma diferença de preço de apenas 3%. Os empregos, a renda, o valor adicionado à economia foram gerados do outro lado do mundo e não no Brasil.

Gestões junto ao Estado de São Paulo estão sendo feitas para que na próxima aquisição de 34 trens, destinados à CPTM, conste do Edital a exigência da aplicação do Artigo 42, parágrafo quarto, da Lei das Licitações 8666. O setor clama por isonomia nos critérios de avaliação das compras pelo Estado.

Isto proporcionará a necessária competitividade à indústria nacional, afora o fato de que os trens nacionais são melhores tecnologicamente e representam a certeza de cumprimento das etapas de garantia, entrega de materiais de reposição, assistência técnica e manutenção, com mão de obra nacional e qualificada.

Esta licitação de 34 trens da CPTM tem potencial de geração de empregos superior a 6 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, para o bem do País e da população brasileira.

INTERNACIONAL

Em dezembro, Medellín, Colômbia, receberá a 33ª Assembleia da ALAMYS

Medellín, Colômbia, receberá de 1 a 5 de dezembro de 2019 o Congresso Anual e a 33a Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que terá como tema geral Integração de cidadãos e territórios: “Mobilidade como Serviço”.

Participarão da solenidade de instalação dos trabalhos Sebastián Court, secretario general de ALAMYS, de Santiago, Chile; Tomás Elejalde, gerente geral do Metro de Medellín. Medellín, e Eduardo de Montmollin, presidente de ALAMYS, que atua em Buenos Aires, Argentina.

A programação temática do encontro está ainda em preparação, mas alguns temas já estão definidos: Mobilidade inovadora: antecipando as mudanças; Novos modelos para a integração física e ou tarifária entre o transporte público e APP de mobilidade; uma sessão a cargo do Grupo de Marketing da ALAMYS, e reuniões dos grupos de trabalho de Gestão de Ativos e de Comunicação e Marketing.

Para outras informações e inscrições, clique aqui

Leonardo vence a sétima prova e mantém perseguição a Marcio Cristiano pelo título

Na sétima e penúltima etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, realizada em 9 de outubro de 2019, no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, a vitória foi de Leonardo, que, assim, mantém a perseguição ao líder geral do campeonato Marcio Cristiano, que, na prova, ficou apenas em quinto lugar.

A classificação apresentava ainda Sergio D’Agostinho em segundo lugar, Henrique Bastos em terceiro e Carlos Eduardo na quarta colocação. Em sexto lugar ficou Marcio Margi, em sétimo Rodrigo e em oitavo Valter Belapetravicius. Carlos Raul ocupou a nona posição e Manoel ficou em décimo lugar.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

A classificação geral após sete etapas é a seguinte: 1º) Marcio Cristiano, 164 pontos; 2º) Leonardo, 160; 3º) Marcio Magri, 150; 4º) Sergio D’Agostinho, 150; 5º)Valter Belapetravicius, 103; 6º) Carlos Raul, 102;  7º); Zizo, 90; 8º) Carlos Eduardo, 88; 9º) Manoel, 73; 10º) Henrique Bastos, 62.

FINAL EM DEZEMBRO

A grande prova final do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP está prevista para a noite de 4 de dezembro de 2019, com largada às 21 horas, no kartódromo Ayrton Senna.

SOLIDARIEDADE

Nova edição do Dia Nacional de Coleta de Alimentos está marcada para 9 de novembro de 2019, sábado. Participe!

Em 9 de novembro de 2019 acontecerá nova edição do Dia Nacional de Coleta de Alimentos.  A atividade se desenvolverá em supermercados da Região Metropolitana de São Paulo e em outras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados. Participação e colaboração. Para participar e colaborar é muito simples: basta doar qualquer tipo de alimento não perecível, que pode ser adquirido nos próprios estabelecimentos integrados à iniciativa. O que for coletado será direcionado a bancos de alimentos de entidades assistenciais. Lista das cidades e supermercados. No website da campanha, na seção Onde Acontece, encontra-se a lista das cidades engajadas e em cada cidade os supermercados participantes.

HÁ UM ANO, 199 TONELADAS DE ALIMENTOS

No ano passado, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, realizado em 10 de novembro de 2018, obteve grande êxito, arrecadando 199 toneladas de alimentos. Para que se tenha uma ideia do sucesso, a marca superou em 24 toneladas o total registrada na coleta de 2017 e em 54 toneladas o total arrecadado em 2016. Que tal chegar a 200 toneladas ou ultrapassar essa meta?

SOLIDARIEDADE

A ação solidária foi criada pela Companhia das Obras do Brasil, organização de origem italiana que chegou ao Brasil em 1999 e cuja missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho, tutelando a criação de obras assistenciais e empresas e privilegiando uma concepção de mercado capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.

Participam empresas e pessoas que apoiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta. Voluntários disponibilizam seu tempo, organizam toda a ação e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto. Supermercados disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no Dia da Coleta. Bancos de Alimentos realizam a estocagem, a distribuição e o acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

Clique para encontrar outras informações e ver como participar

EXPANSÃO DA REDE

Terceira linha do VLT Carioca perto de começar a operar

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) divulgou agora em outubro a informação de que a Concessionária do VLT Carioca e a Prefeitura do Rio firmaram um acordo que permite a inauguração da Linha 3.

De acordo com a notícia, o novo trecho entra em operação até o início de novembro para completar o sistema e beneficiar usuários e comerciantes da região. Por sua vez, o jornal carioca O Globo, informou ser possível que a linha inicie operação já em 26 de outubro.

Como parte do acordo, a partir do próximo mês, um grupo de trabalho formado por técnicos da prefeitura e da concessionária se reunirá uma vez por semana, durante dez meses, para ajustar todas as questões contratuais.

O SISTEMA

A ANPTrilhos destaca que a Linha 3 do VLT Carioca liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont e conta com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes contam com homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.

Em três anos de operação, o VLT Carioca ultrapassou a marca de 50 milhões de passageiros transportados e a expectativa com a nova linha é que, já nos primeiros meses, o total de passageiros ultrapasse a marca de 100 mil usuários por dia útil.

 

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