fbpx

EDIÇÃO 441, DE 21 DE OUTUBRO A 8 DE NOVEMBRO DE 2019

CPTM lança o Programa I.ON com  ações para incentivar a cultura da inovação na empresa

Em 24 de outubro de 2019, o presidente Pedro Machado representou a AEAMESP no evento  Mobilidade: Trends & Future, no Espaço Cubo, na Vila Olímpia, em São Paulo, durante o qual o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, apresentou o Programa I.ON – um conjunto de ações que visa incentivar a cultura da inovação na empresa. Dentre as novidades, foi anunciada a criação do primeiro MBI (Master Business Innovation) Ferroviário para os funcionários e um prêmio de intraempreendedorismo, o Inova CPTM.

Alexandre Baldy e Pedro Moro

Participaram do evento o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, integrantes do corpo diretivo da CPTM e convidados do setor de transporte e mobilidade.

Pedro Moro disse no encontro que o objetivo da iniciativa é fomentar diálogos sobre inovação e competitividade, que servem não apenas para estimular as boas práticas no mercado mas também incentivar o surgimento de novas soluções alinhadas aos avanços tecnológicos. O secretário Baldy acrescentou que a inovação tecnológica é uma diretriz muito forte do governo estadual. E que o curso MBI é um estímulo aos funcionários. Ele ressaltou ser preciso que as equipes se entusiasmem e pensem em novas soluções.

PARCERIA COM O SENAI

O primeiro MBI (Master Business Innovation) do setor ferroviário foi desenvolvido em parceria com o Senai. É um curso lato sensu, com duração de 18 meses, exclusivo para funcionários, e oferecerá 32 vagas.

O diretor do Departamento Regional do Senai no Estado de São Paulo, Ricardo Terra, que trabalhou com a CPTM nesse projeto, afirmou que a parceria foi muito produtiva e em breve o curso será lançado também para o mercado.

CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0

O Programa I.ON foi detalhado por José Erlan Dias Alves, chefe do Departamento de Provimento e Desenvolvimento Pessoal. Esse programa segue os conceitos da indústria 4.0, a partir do melhor uso das tecnologias disponíveis e a Gestão Ágil, que se baseia na descentralização dos processos. No médio prazo, a CPTM busca uma transformação digital que aumentará a capacidade, autonomia e eficiência na gestão em todas as áreas.

No evento também foi lançado o Inova CPTM, um prêmio de intraempreendedorismo corporativo que busca promover e estimular a inovação aberta aplicada dentro da companhia.

No ambiente do lançamento do Programa I.ON, Wilson Nagy, Pedro Machado, Luiz Eduardo Argenton e Vagner Rodrigues

PAINÉIS

O evento Mobilidade: Trends & Future foi promovido pela CPTM no Espaço Cubo, a convite da VLI Logística. Contou com a apresentação de painéis sobre soluções e inovações nas áreas de transporte e mobilidade das empresas Toyota, Delloite Digital, EMTU, SPTRans e VLI – Logística. Os exemplos na CPTM foram apresentados por Wilson Nagy, gerente geral de Manutenção. De acordo com Nagy, todos os processos da manutenção foram revistos, para reduzir as ocorrências e agilizar o trabalho. Entre as soluções já implementadas pela área para melhorar a viagem dos passageiros, ele citou a instalação dos borrachões nas plataformas, que reduz o vão até o trem e aquisição de rampas para cadeirantes acessar o trem para todas as estações.

Acesse o hotsite do Programa I.ON

Auditório repleto para os painéis

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

AEAMESP apoia exposição fotográfica sobre trabalho de microempreendedores. As fotos serão exibidas em estações do Metrô-SP  até o mês de fevereiro 

O presidente Pedro Machado representou a AEAMESP no evento de lançamento na  exposição fotográfica  Identificam-se protagonistas, que permanecerá em nas estações do Metrô-SP, entre  novembro 2019 e fevereiro de 2020. O lançamento aconteceu no dia 28 de outubro de 2019 no Museu da Imagem e do Som MIS. A exposição resulta de parceria da Associação Aventura de Construir com a Companhia do Metropolitano de São Paulo e é apoiada pela AEAMESP. 

“Foi uma noite de beleza e de protagonismo social. Os protagonistas superam a crise, ao criar valor e renda nas periferias, por meio de trabalho metódico, entusiasmado e que tem todo sentido.”, disse Pedro Machado.

Na solenidade de lançamento da exposição, Ricardo Pandolfi, gerente de Marketing do Metrô-SP; Pedro Machado, presidente da AEAMESP; Silvia Caironi, coordenadora geral da Aventura de Construir, e Claudio Ferreira, diretor comercial do Metrô-SP. 

A IDEIA

O site da entidade destaca: “A Aventura de Construir convidou o fotógrafo Diego de Jesus para registrar o trabalho de beneficiários microempreendedores que protagonizam transformações nas periferias de São Paulo. Nossa ideia é dar a maior visibilidade possível à causa do desenvolvimento territorial inclusivo, por isso articulamos uma parceira com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) – unindo uma causa social à beleza das artes visuais expostas nas estações do Metrô paulista”.E acrescenta: “Com a intenção de sensibilizar diferentes públicos, o Metrô foi escolhido por ser um lugar de passagem que melhor acolhe a diversidade, reunindo pessoas de todas as idades, etnias, gêneros e classes sociais. Por isso nós convidamos todos a vivenciar essa experiência!”

A Associação Aventura de Construir foi criada em 2011, quando a organização italiana Fondazione Umano Progresso (FUP) decidiu ajudar os microempreendedores da zona oeste de São Paulo atendidos pela Associação dos Trabalhadores Sem Terra (ATST). O objetivo da ATST é ajudar as pessoas a comprar legalmente o terreno para construírem sua própria casa.

PUBLICAÇÃO

AEAMESP prepara relatório sobre o perfil do metroferroviário. A iniciativa tem  o apoio institucional de entidades do setor

A AEAMESP está mapeando o perfil do profissional metroferroviário. O objetivo do trabalho é buscar indicadores para que a entidade tenha mais subsídios para contribuir com o desenvolvimento desses profissionais, bem como propor ações mais efetivas entre o setor acadêmico e o mercado de trabalho.

Prestes a completar 30 anos, é a primeira vez que a entidade busca mapear o perfil desse profissional. O relatório sobre o perfil do profissional metroferroviário tem apoio institucional da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO) e da indústria da construção. Universidades que disponibilizam cursos de graduação e de pós-graduação de diferentes frentes de Engenharia também estão contribuindo para viabilizar o relatório.

“Com os dados que estamos apurando, teremos mais condições de atender as expectativas dos profissionais associados à AEAMESP, propondo ações sob medida para eles, contribuindo para a qualificação do setor”, pondera Pedro Machado, Presidente da AEAMESP, ao explicar que as universidades precisam proporcionar, além da formação básica em engenharia, disciplinas eletivas ou mesmo os cursos de pós-graduação que agreguem mais competências especializadas aos profissionais de metrôs e ferrovias.

Para execução do projeto, a AEAMESP recorreu à empresa Diagrama Comunicação, especializada em produção editorial. Articulando diversas frentes de trabalho do relatório, a Diagrama está captando recursos para viabilizar a iniciativa, bem como entrevistando as operadoras e atores do transporte sobre trilhos.

Para acompanhar a elaboração do relatório, a AEAMESP montou um grupo de trabalho com representantes das entidades apoiadoras, da indústria da construção, diretores da AEAMESP e da Diagrama Comunicação.

WORKSHOP

Debate no Instituto de Engenharia sobre Governança Metropolitana terá participação da AEAMESP

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participará da mesa solene de instalação dos trabalhos do  workshop Governança Metropolitana, que o Instituto de Engenharia de São Paulo promoverá no dia 19 de novembro de 2019, terça-feira, das 8h30 às 12h30, na sede social do próprio Instituto, localizado na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, na cidade de São Paulo.

A mesa de abertura reunirá ainda Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia; Jean Carlos Pejo, assessor especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional; José Carlos Rodrigues Martins, da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC); Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER); Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); e Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, presidente da União Internacional do Transporte Público, Divisão America Latina (UITP America Latina)

DESENVOLVIMENTO DOS DEBATES

O evento abordará e exemplificará aspectos de planejamento operacional, meios de pagamento, comunicação, sistema centralizado de controle operacional, integração tarifária bem sucedidos de entidades organizadas na regulação de transporte público de regiões metropolitanas, e expostos aspectos e equipamentos para planejamento operacional, aplicação de pesquisas O/D na definição percursos do cidadão, gestão de informações, meios de pagamento, comunicação e sistema centralizado de controle operacional.

Serão abordados os temas:  Governança na França, por Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França; Governança na Alemanha, por Gustavo Gardini, diretor de Negócios da Deutsche Bahn Brasil; Governança Metropolitana nas Parcerias Público-Privadas (PPP’s), por José Carlos Medaglia – Subsecretário de Parcerias, Arranjos Institucionais e Cooperação Internacional da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Outros temas serão:  Mobility as a Service (MaaS) na Governança Metropolitana e meios de pagamentos, por Luiz Fernando Portella, da CCO Calypso Network Association e conselheiro do Instituto de Engenharia; Sistemas Inteligentes de Transporte na Gestão Metropolitana, por Mauricio Consulo – Vice-presidente da América Latina da Clever Devices e Membro da APTA (American Public Transportation Association).

O debate final terá moderação de Ivan Metran Whately, diretor Departamento Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia e participação, como debatedores, dos consultores  Stenio Franco, da UITP; Flamínio Fichmann, Pedro Benvenuto, Luiz Celio Bottura.

 O workshop terá ampla divulgação nos meios de comunicação do Instituto de Engenharia e nas entidades de apoio ao workshop com transmissão ao vivo pelo site e redes sociais; e gravação para posterior consulta no site do IE. As perguntas poderão ser formuladas pelo público do auditório e da internet.

Clique aqui para outras informações e inscrição

SETOR METROFEROVIÁRIO

Composição da CBTU Recife. Foto: Rafael Asquini

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ultrapassou a marca de 7,5 bilhões de passageiros transportados em seus 35 anos de atividade. Com cinco Unidades em operação no país, a Companhia vem acumulando crescimento no número de usuários a cada ano e aumentando a sua participação no segmento de transporte de passageiros no país. No ano que vem, só o sistema de Recife, atingirá os 2 bilhões de passageiros transportados e Belo Horizonte se aproximará da casa de 1,1 bilhão de usuários.

Com uma frota operacional de 119 veículos ferroviários, entre Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), Trens Unidade Elétrico (TUEs), locomotivas diesel e carros de passageiros, a CBTU se mantém na vanguarda do transporte ferroviário de passageiros nas Regiões Metropolitanas onde atua. Ao todo, são 105 estações, 21 Terminais de Integração, que proporcionam economia, acessibilidade ao transporte público de qualidade, ofeecendo mobilidade à população pelos 220,55 km de ferrovia que cortam as cidades.

A CBTU garante um transporte público, com economia e rapidez, assegurando o deslocamento a uma população atendida de quase 10 milhões de pessoas, em 17 municípios de cinco Estados. A cada dia, são transportados, em média, 550 mil passageiros. A cada mês são mais de 23 mil viagens, correspondendo a cerca de 420 mil km rodados. “Eu não vejo o transporte público sem o VLT”, afirma a professora Érica Alves. Ela argumenta que durante a viagem de trem, foge do congestionamento, do trânsito e da poluição. “É muito mais rápido e cômodo. Só o fato de ter a via livre para trafegar já me assegura chegar ao trabalho na hora prevista”, acrescenta.

Esse privilégio, de contar com transporte ferroviário de passageiros de qualidade oferecido pela CBTU, só pode ser usufruído pelos moradores e visitantes das capitais de Belo Horizonte, em Minas Gerais; Maceió, no Estado das Alagoas; em Recife, Pernambuco; na cidade de João Pessoa, na Paraíba e em Natal, capital do Rio Grande do Norte. “Uma pena que lá em Sergipe não existe CBTU”, diz a aposentada aracajuana Telma Lucena, durante passeio turístico pelo Nordeste.

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a CBTU possui 9 oficinas em seus sistemas. A Companhia também participa do crescimento da indústria ferroviária no Brasil. Além disso, suas tarifas, mais baratas do que as praticadas pelo transporte rodoviário em grande parte das capitais, asseguram a acessibilidade do trabalhador ao transporte público, com economia, segurança, pontualidade e rapidez.

CULTURA

Carro La Brugeoise de madeira parado na Estação Peru, em Buenos Aires

O metrô de Buenos Aires fez parte da Noite dos Museus, evento que se repete há 16 anos na capital argentina

Há 16 anos a Cidade Autônoma de Buenos Aires promove nesta época no ano uma atividade  pública chamada Noite dos Museus. Este ano a iniciativa começou no sábado, 2 de novembro, às 20 horas, e se estendeu  até 3 horas da manhã do domingo.  Nesse período, moradores da cidade e turistas visitaram 280 espaços das 15 comunas bonaerense. O tema desta edição cobre os cuidados com o meio ambiente, a diversidade cultural e o conceito de museu participativo.

O metrô de Buenos Aires, o Subte, se integrou a essa iniciativa. Os interessados puderam  se inscrever viver para uma viagem ao passado metroferroviário da cidade a bordo dos antigos carros La Brugeoise e visitas guiadas à Oficina Polvorín, a oficina ferroviária mais antiga da rede.

Os carros que circularam durante 100 anos na Linha A e que foram declarados Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires pelo Legislativo de Buenos Aires em 2013, cumpriram um percurso entre as estações Peru e Primeira Diretoria. Os ingressos para o passeio foram sorteados.

Ao mesmo tempo, a Oficina Polvorín – localizada no bairro de Caballito -, construída em 1914 pela Compañía de Tranvías Anglo Argentina, pôde ser visitada gratuitamente e sem custos e sem inscrição prévio. Nesta oficina histórica, implantada para atender à Linha A (inaugurada em 1 de dezembro de 1913), os visitantes puderam  ver trilhos, ferramentas e máquinas originais.

NA IMPRENSA – TREM INTERCIDADES

Para Meirelles, Trem Intercidades é crucial

Matéria publicada no dia 30 de outubro de 2019 pelo website jornalístico ABC do ABC, informa que o secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, avalia  o Trem Intercidades (TIC) é “absolutamente crucial” para crescimento econômico paulista.

Veja a matéria

METRÔ EM VÍDEO

Anna escreveu dois livros dentro do metrô

O website jornalístico UOL publicou vídeo com matéria de oito minutos e meio intitulada Metrô Lotado? Anna escreveu dois livros dentro do vagão, na sessão Novas Rota: luz no fim do túnel. Na matéria, o jornalista Fernando Rocha acompanha a escritora Anna Martino em seu percurso costumeiro no sistema de metrô de São Paulo, entrevistando-a sobre seu relacionamento com esse modo de transporte. Em certos momentos, a matéria mostra informações sobre o sistema de metrô. Há também opiniões de pessoas que utilizam o sistema.

Veja a matéria

Você pode gostar...