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EDIÇÃO 442, DE 9 A 30 DE NOVEMBRO DE 2019

CONFRATERNIZAÇÃO 2019

Muita alegria na festa de final de ano

Em 28 de novembro de 2019, na sede da Associação, foi realizada a Festa de Confraternização da AEAMESP , com a participação de associados, diretores e conselheiros, profissionais, colaboradores e dirigentes de entidades parceiras da Associação. Como de costume, o encontro foi marcado por alegria, muita amizade e participação, além do sempre “contestado” sorteio de brindes (sim, os gritos de “Marmelada! fizeram-se presentes). Veja neste bloco algumas fotos do encontro; um conjunto completo de fotografias pode se visto no Flicker via página da AEAMESP no Facebook; para vê-las, clique aqui.

PRESENÇAS SIGNIFICATIVAS

Entre os participantes da festa de confraternização, estavam dois colegas e associados da AEAMESP que atualmente ocupam cargos de alta responsabilidade nas maiores companhias metroferroviárias do Estado de São Paulo: o diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô-SP, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca; o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Argenton, e o gerente geral de Manutenção da CPTM, Wilson Nagy Lopretto. Eles vieram rever e abraçar os colegas e desejar a todos boas festas de final de ano e um 2020 com muitas realizações.

MENSAGENS DAS EMPRESAS PARCEIRAS

dirigentes das empresas parceiras da AEAMESP, Transvia e SNEF, enviaram mensagens aos dirigentes e membros da nossa Associação. O diretor da Transvia, André Veris Dellai, desejou um ótimo final de 2019 e um excelente 2020 “e o que há de melhor para a presidente eleita, engenheira Silvia Cristina Silva”.

Na mensagem, lida pelo presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, Dellai afirma: “Cumpre-nos destacar a excelente iniciativa de incentivo à colaboração entre os profissionais dos setores público e privado na construção de um ambiente de negócios justo, colaborativo, de alto nível, buscando fortalecer o corpo da engenharia metroferroviária nacional, tanto em âmbito local como internacional, valorizando não somente os profissionais associados mas todos os que a nós se unem nesta jornada”.

Em sua mensagem, Cristiano Alves de Oliveira, diretor da SNEF, assinala: “Com muito orgulho, a SNEF completa mais uma ano de parceria com a AEAMESP. Eu gostaria de parabenizar o ciclo de gestão que se encerra, realizado com muito sucesso pelo Pedro, e desejar boa sorte a Silvia neste novo desafio. Quero dizer que a AEAMESP pode contar com a parceria da SNEF nesta nova gestão”

O diretor acrescenta: “Para mim, pessoalmente, foi muito gratificante e importante o momento de entrar neste segmento em 1997, estar inserido no mundo metroferroviário me fez um profissional muito mais maduro e preparado. Posso dizer isto com conhecimento de causa, por ter atuado em outros segmentos importantes na indústria, como as área de defesa e setor aeroviário, entre outros. Em nosso setor metroferroviário encontram-se profissionais de extrema capacidade e competência técnica e de gestão!”.

 

ÚLTIMA ATIVIDADE TÉCNICA DE 2019

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ELEIÇÕES NA AEAMESP

Eleitos a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para dirigir a AEAMESP no triênio 2020/2022

Em eleição realizada entre os dias 13 e 18 de novembro de 2019, foram eleitos a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2020/2022. Os resultados da apuração dos votos estão demonstrados nos parágrafos a seguir. A posse solene acontecerá em 2020, em data a ser oportunamente divulgada.

Comissão eleitoral. Integraram a Comissão Eleitoral Manoel da Silva Ferreira Filho, presidente; Agostinho Minicuci Júnior, Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga, Jayme Domingo Filho e Percival de Azevedo Silva.

Engenheira Silvia Cristina Silva, presidente eleita da AEAMESP. Ela será a primeira mulher a ocupar esse posto em nossa Associação.

DIRETORIA EXECUTIVA

Para a Diretoria Executiva, foi eleita a chapa única denominada COMUNID@DE AEAMESP, com a seguinte composição: Sílvia Cristina Silva, presidente  (engenheira, será a primeira mulher a assumir o principal posto na Associação); Felipe Copche, vice-presidente de Administração e Finanças; Alexandre de Freitas Pinto, vice-presidente Atividades Técnicas; Fabio Juvenal Ferreira, vice-presidente de Assuntos Associativos; Ayrton Camargo e Silva, 1º Diretor Tesoureiro;  Rolando José Santoro Netto, 2º Diretor Tesoureiro; Juliana Tiemi Tamanaha, 1º Diretor Secretário. e Dionísio Gutierres, 2º Diretor Secretário.

CONSELHO DELIBERATIVO

Para o Conselho Deliberativo foram eleitos 12 candidatos, apresentados a seguir, juntamente com o número de votos que cada qual obteve: André Mazzucatto, 77 votos; Ayres Rodrigues Gonçalves, 76; Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, 76; Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, 74; Maria Toshiko Yamawaki, 65; Neila Custódio, 62; Mario Gallo, 60; Wilson Mitt, 60;  Antonio Luciano Videira Costa, 57; João Carlos Taqueda, 57; Daisy Arnaldi Letaif, 56; Haydée Svab, 50.

Suplentes. Foram eleitos suplentes: Odecio Braga de Louredo Filho, 48 votos; Claudio de Senna Frederico, 47;  Paulo Sergio Siqueira de Carvalho, 43, e Flavio de Moura Doria, 37.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos três candidatos, cujos nomes são apresentados a seguir, juntamente com o número de votos que receberam: Arnaldo Pinto Coelho, 92 votos; Antonio Fioravanti, 84 e George Allan Cavalcanti Valdez, 80.

MAIORES &MELHORES DO TRANSPORTE

Metrô-SP e Via Quatro conquistam prêmios Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, com base em desempenho referente ao ano de 2018

O presidente Pedro Machado representou a AEAMESP na solenidade de entrega dos prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte outorgados pela OTM Editora especializada em temas do setor.

METRÔ-SP

Ao lado das organizações Grupo JSL, Breda Transportes e Serviços S/A, Tam Linhas Aéreas S/A (Latam) e Petrobrás Transporte S/A (Transpetro), a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô figurou mais uma vez entre as Maiores do Transporte. A empresa esteve representada no evento por Alfredo Falchi Neto, diretor de Assuntos Corporativos e presidente em exercício; Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de Engenharia e Planejamento, e Cláudio Roberto Ferreira, diretor Comercial.

O anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte que retrata dos vencedores do prêmio traz entrevista com o diretor-presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira em que examina os fatores que levaram a companhia a ganhar o prêmio, novamente – em especial a obtenção de receita operacional líquida de R$ 2,61 bilhões –  e responde a perguntas sobre novos projetos. Veja a matéria aqui.

VIAQUATRO

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4 – Amarela do sistema de metrô paulistano conquistou pela quarta vez (terceira vez consecutiva) o prêmio Melhores do Transporte na categoria Transporte Ferroviário de Passageiros. No ano de 2018, base para a conquistam, a Linha 4 recebeu três novas estações, realizou  251 mil viagens e transportou mais de 217 milhões de passageiros.

O anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte dedica três páginas à companhia, com informações obtidas por meio de entrevista com o diretor-presidente da ViaQuatro, Francisco Perrini. Veja a matéria aqui.

RUMO MALHA NORTE

A empresa Rumo Malha Norte S/A conquistou o  prêmio Melhores do Transporte na categoria Transporte Ferroviário de Cargas. O anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte publica matéria de três páginas com base em depoimentos do diretor-presidente da Rumo, Beto Abreu. Ele assinala que a empresa consolidou o ciclo de recuperação expansão dos volumes de carga transportada e está pronta para avançar mais ainda. Veja a matéria aqui.

CTRENS – COMPANHIA DE MANUTENÇÃO

Coube à empresa Ctrens – Companhia de Manutenção, empresa de capital fechado pertencente ao Grupo CAF, fabricante de trens, o prêmio Melhores do Transporte na categoria Indústria Ferroviária. Com esse prêmio, a empresa repete a conquista de dois anos antes. O diretor da Ctrens, Alessandre Toso, explica na matéria publicada no anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte que em 2018 a Ctrens obteve crescimento de 13% na receita operacional líquida, com lucro superior a R$ 123 milhões e redução de quase 10% no endividamento de longo prazo. Veja a matéria aqui. Para ver a íntegra do anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, clique aqui.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Petrini, Giavina Bianchi, Machado, Fernandes e Paschoal de Mário

AEAMESP participa das comemorações dos 85 anos do SIMEFRE, posse da nova direção e seminário sobre desempenho do setor e análise da conjuntura econômica

Com a posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados às Federações de Indústrias para o período 2019/2023, continua à frente da entidade José Antonio Fernandes Martins.

O presidente, engenheiro Pedro Machado, representou a AEAMESP no evento comemorativo dos 85 anos do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), com um Seminário sobre o desempenho do setor e posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados às Federações de Indústrias para o período 2019/2023. Também participaram do encontro como representantes da AEAMESP Ayrton Camargo e Silva, 1º Diretor Tesoureiro da diretoria recentemente eleita, e Arnaldo Pinto Coelho, conselheiro fiscal recém eleito; ambos atuarão na gestão que se iniciará em 2020.

Em entrevista após o encontro, Pedro Machado parabenizou o SIMEFRE por sua atuação e vitalidade no setor em 85 anos de atividades, e lembrou as diversas ações desenvolvida junto com a AEAMESP e outras organizações em favor do fortalecimento do setor metroferroviário no país.

NOVA DIRETORIA DO SIMEFRE

A Diretoria do SIMEFRE é presidida por José Antonio Fernandes Martins. São diretores Siegfried Alexander Ellwanger, Marcelo Mahfuz Facchini, Ruben Antonio Bisi, Alexandre Massaki Oiwa Gomes, Hilário Haruomi Kobayashi, Adelson Portela Martins Júnior, Emílio Carlos de Medeiros. Os vice-presidentes são Massimo Andrea Giavina-Bianchi, Alcides Braga Geraldes Braga, Marcos Antonio Bento de Sousa, Nilton Prascidelli, Alexandre Dorival Gazzi e Cyro Cola Gazola. O cargo de diretor executivo segue sendo exercido por Francisco Petrini.

Integram o Conselho Fiscal Carlos Alberto Alves Roso, Thomaz Alberto D’Agostini Aquino, Willy Gunther Hanisch, Silas Claudio Mori Fernandes, Luiz Antonio Pinto Matheus e Auro Levorin.  São delegados junto à FIESP Massimo A. Giavina Bianchi, Renato de Souza Meirelles Neto, Eduardo Saccaro e Vicente Abate. Os delegados junto à FIERGS são José Antonio Fernandes Martins, Siegfried Alexander Ellwanger, Pablo Freitas Mota e Henrique Boneti. Os delegados junto à FIEAM são Marcos Antonio Bento de Souza, Hilário Haruomi  Kobayashi, João Claudino Fernandes Júnior e Auro Levorin. Os delegados junto à FIEMG são Ney Carsalade, Emilio Carlos de Medeiros, Luiz Fernando Ferrari e Thomaz Alberto D’Agostini Aquino. Os delegados junto à FIEP são Willy Gunther Hanisch, Devanir Martins da Costa, Albert Fernando Blum, Marco Vinicius Barbi Missawa, e os delegados FIESC são Claude André Emile Longeard e Carlos Bruno Santos Braconi.

Paschoal de Mário, Francisco Petrini, Ayrton Camargo e Silva, Jean Pejo e José Luiz Berenguer

SEMINÁRIO

O seminário do evento contou com onze apresentações. Na parte sobre o desempenho e outras questões do setor falaram  Cyro Gazola (bicicletas), Hilário Kobayashi (motocicletas), Auro Levorin (peças), Alcides Braga (implementos rodoviários), Vicente Abate (ferroviário de cargas), Massimo A. Giavina-Bianchi (ferroviário – carros e VLT), Ruben Bisi (ônibus). Antonio Lúcio Molognoni fez uma apresentação sobre  o panorama das relações trabalhistas.

Quanto às ações de governo e interpretações da conjuntura, o engenheiro Jean Pejo falou sobre programas e ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, sublinhando os programas Retrem, Refrota, Avançar Cidades e as parcerias público privadas.

O deputado federal por São Paulo Baleia Rossi fez uma apresentação a respeito da reforma tributária, explicitando proposição de sua autoria: a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45/2019. Os 12 pontos de sua apresentação podem ser vistos aqui.

A visão de Maílson da Nóbrega. O ex-ministro da Fazenda e hoje consultor Mailson da Nóbrega fez uma exposição claríssima sobre como quais são, seu ver, as perspectivas da economia brasileira no governo Jair Bolsonaro. Os slides de sua exposição podem ser vistos aqui.

O pior ano da indústria ferroviária em muito tempo. Mas há perspectivas no horizonte para 2020 e depois.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e diretor do Sindicato Interestadual de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), engenheiro Vicente Abate, disse que se confirmaram as previsões feitas ao final de 2018  de que os baixos volumes de entregas de vagões de carga, locomotivas e carros de passageiros em 2019 seriam os menores dos últimos 10 a 12 anos.

Vicente Abate

“Consideradas as entregas realizadas até outubro, as previsões se confirmaram, com a agravante de que os volumes serão ainda menores que os previstos”, afirmou ele ao participar no dia 29 de novembro de 2019, em São Paulo, do Encontro Anual do SIMEFRE, que comemorava 95 anos de existência.

Segundo o dirigente, o volume de vagões de carga a ser entregue em 2019 deverá situar-se abaixo das mil unidades, contra 2.566 vagões em 2018. Serão apenas 34 locomotivas, contra 64 em 2018 – cinco das quais exportadas para o Chile.  Serão entregues 104 carros de passageiros em 2019, contra 312 carros em 2018, sendo 80 também para o Chile. “A ociosidade da indústria ferroviária encontra-se perto de dramáticos 90%, com poucas possibilidades de ser melhorada no curto prazo”, informa Abate.

EXPECTATIVAS

Na área de passageiros, a indústria completou seis anos sem qualquer encomenda significativa no mercado doméstico (foram apenas 48 carros fabricados no Brasil para a SuperVia, além de 64 importados pela CPTM), sobrevivendo hoje de algumas exportações. “Espera-se, entretanto, que a encomenda dos equipamentos para a Linha 17 – Ouro do Metrô SP, recém-licitados, seja confirmada para a indústria nacional”, assinalou Massimo Giavina, vice-presidente do SIMEFRE e membro do Conselho da ABIFER.

Massimo Giavina

O lançamento do RETREM pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em junho passado, trouxe um alento para os fabricantes de carros de passageiros, na esperança de que as concessionárias viessem a adquirir novas frotas ou modernizar as frotas atuais, o que não se concretizou pela falta de previsão em seus orçamentos. “Para 2020, aguardam-se as licitações para 34 trens da CPTM e 44 trens do Metrô SP. Importante salientar a luta do nosso setor por isonomia tributária entre trens nacionais e importados. Estados têm aplicado a imunidade tributária na importação, levando a uma concorrência injusta com o produto nacional, suprimindo empregos e renda no Brasil. Estão preterindo o nacional, com ampla base instalada, de melhor qualidade e mão de obra qualificada, em favor do estrangeiro, de pior qualidade e inexistência de assistência técnica ou materiais de reposição”, avalia Giavina.

Já na área de carga, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, em reunião plenária de 27 de novembro de 2019, o Acórdão para a renovação antecipada da Rumo Malha Paulista, que se tornará paradigma para as demais concessões. “Com isso, o volume de vagões poderá se elevar para cerca de 2 mil unidades em 2020. As locomotivas, porém, continuarão com volume baixo, de apenas 40 unidades. A quantidade de carros de passageiros será de somente 126 unidades, sendo quase 70% delas destinadas para exportação ao Chile”, informa o presidente da ABIFER.

O ano de 2020 será, sob todos os aspectos, um divisor de águas para a indústria ferroviária nacional, com a realização de volumes maiores de veículos, componentes e materiais para via permanente, a partir de 2021/22. “Acreditamos e confiamos na aprovação de todas as renovações antecipadas, nas expansões das vias ferroviárias de carga e de passageiros e no bom senso das autoridades de governo em preservar a indústria ferroviária instalada no País, sob pena de continuarmos a operação de desmonte desta importante indústria, com perda ainda maior de mão de obra qualificada”, conclui Vicente Abate.

GOVERNANÇA METROPOLITANA

Pedro Machado, Eleonora Pazos, Eduardo Lafraia e Vicente Abate

AEAMESP presente em debate sobre Governança Metropolitana promovido pelo Instituto de Engenharia

O presidente Pedro Machado representou a AEAMESP na mesa de instalação dos trabalhos do workshop Governança Metropolitana, promovido no dia 19 de novembro de 2019 pelo Instituto de Engenharia de São Paulo no auditório principal de sua sede. Compuseram também a mesa inaugural o presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia; a diretora da União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (UITP-DAL), Eleonora Pazos, e o presidente da Associação Nacional da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate.

Durante as manifestações dessa mesa inaugural, o presidente Eduardo Lafraia saudou a presidente eleita da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, presente na plateia.

TRATAMENTO PILOTO

Durante as exposições da sessão inaugural, Pedro Machado parabenizou as iniciativas do Instituto de Engenharia de promover desde há muito tempo o debate do tema da Governança Metropolitana, por meio das atividades do Departamento de Mobilidade e Logística, conduzido pelo engenheiro Ivan Whaterly, que é também associado da AEAMESP.

“Nossa Associação está sempre alinhada e cooperando com o Instituto de Engenharia em tudo que seja possível.  Nossas organizações já promoveram eventos conjuntos, inclusive  para debater o tema hoje em foco” , disse o dirigente da AEAMESP.

Em seguida, afirmou que faria uma pequena sugestão: que além das atividades de natureza político-institucionais sobre a Governança Metropolitana, o Instituto de Engenharia, colocasse em prática uma proposta, que circula há algum tempo no setor,  de promover um teste desse tema em um campo operacional,  “o que interessa a muitos de nós aqui”.

Essa ideia sugere a criação de um pequeno piloto na Região Metropolitana de São Paulo, com a participação da São Paulo Transporte (SPTrans), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O piloto abrangeria uma pequena área da Região Metropolitana de São Paulo e trataria da organização do transporte nesse espaço com soluções que, dependendo do resultado, poderiam ser expandidas.

EXPOSIÇÕES

Inicialmente, Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França, desenvolveu o tema Governança na França. Em seguida, Gustavo Gardini, diretor de Negócios da Deutsche Bahn Brasil falou sobre Governança na Alemanha.

Governança Metropolitana nas Parcerias Público-Privadas foi o objeto da exposição do subsecretário de Parcerias, Arranjos Institucionais e Cooperação Internacional da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional, José Carlos Medaglia.

Também foi tema do workshop, o conceito de Mobility as a Service (MaaS) e meios de pagamentos na apresentação de Luiz Fernando Portella, da CCO Calypso Network Association. Mauricio Consulo, vice-presidente da América Latina da Clever Devices e Membro da APTA falou sobre  o tema Interoperabilidade em sistemas de ITS.

Na parte final dos trabalhos, houve debate moderado pelo engenheiro Ivan Metran Whately, diretor do Departamento Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia.

A íntegra dessa sessão pode ser vista AQUI, por meio de arquivo da TV Engenharia, do Instituto de Engenharia 
INTERNACIONAL

AEAMESP e ABIFER representadas no encontro PFP Days 2019 – Portuguese Railway Summit, em Almada, Portugal

Kleyton Aghazarian Amador, Paulo Duarte e Bruno Saraiva

Entre os dias 27 e 28 de novembro de 2019, aconteceu nas instalações da IP -Infraestruturas de Portugal, na cidade de Almada, Portugal, a edição de 2019 do encontro PFP DAYS – Portuguese Railway Summit, evento organizado pela Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, a PFP, e que reuniu oradores nacionais e internacionais, principalmente o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos; o presidente da IP Infraestruturas de Portugal, Antonio Laranjo; o presidente da CP Comboios de Portugal, Nuno Freitas, e o diretor executivo da PFP, Paulo Duarte. No decorrer dos dois intensos dias de trabalhos focados na ferrovia, ao todo, estiveram presentes mais de 200 tomadores de decisões do setor metroferroviário, que lotaram o Auditório da IP – Infraestruturas de Portugal, que recebeu muito bem todos os inscritos.

Foram discutidas as principais diretrizes e oportunidades do mercado ferroviário português, prioridades, novas visões de inovação, planos de investimento, ecossistemas e desafios tecnológicos, bem como planos para construção de material rodante em Portugal.

Estiveram presentes representantes das empresas: Alstom, Siemens Mobility, Efacec,Thales, Shift2Rail, Ditecfer,ISQ, Italcertifer, Instituto Superior Técnico, IAPMEI, APNCF, LNEC, Agência Nacional de Inovação – ANI, Universidade do Minho e Universidade do Porto.

O Brasil também participou da conferência por meio da  Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô ((AEAMESP), representada por Kleyton Aghazarian Amadore, e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), representada por Bruno Saraiva, diretor da Brastan, e que falou no encontro sobre o tema Desafios do Transporte Ferroviário Brasileiro e de sua Indústria.

NA IMPRENSA – PRORROGAÇÃO ANTECIPADA

Liberada a prorrogação de 30 anos para a Malha Paulista de transporte de cargas, controlada pela Rumo

Clipping publicado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) destaca a manchete do jornal Valor Econômico: “TCU libera prorrogação de 30 anos para a Malha Paulista”. A notícia diz respeito a decisão tomada no dia 27 de novembro de 2019 pelo Tribunal de Contas da União. Diz o trecho inicial da matéria: “Após longa discussão, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem a prorrogação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista, ferrovia controlada pela Rumo que atravessa todo o interior de São Paulo e chega ao Porto de Santos. Além de destravar investimentos calculados em até R$ 7 bilhões, a decisão abre caminho para renovações de pelo menos outros quatro grandes contratos de concessões ferroviárias”.

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NA IMPRENSA – A MARCA DOS 100 QUILÔMETROS

Mais de cem quilômetros

Matéria publicada pelo site MetroCPTM, editado por Ricardo Meier, destaca no título: “Após 45 anos, Metrô de São Paulo chegará à marca simbólica de 100 km de extensão”. O texto mostra que com a abertura de três novas estações da Linha 15 – Prata previstas para o mês de  dezembro de 2019, sistema metroviário paulistano alcançará a extensão de 101,4 km, o segundo maior da América do Sul nesse quesito.

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METRO EM VÍDEO – METRÔ CDMX, 50 ANOS DE OPERAÇÃO

Vídeo resume trajetória de 50 anos de operação do Metrô da Cidade do México, completados em setembro de 2019

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