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EDIÇÃO 443, DE 1 A 31 DE DEZEMBRO DE 2019

METRÔ-SP, MARCA HISTÓRICA

Mais de 100 quilômetros

A rede de metrô em São Paulo chega ao total de 101,1 km de extensão e 89 estações em seis  linhas.

O governo paulista inaugurou no dia 16 de dezembro de 2019 três estações da Linha 15-Prata do Metrô: Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Com o novo trecho de mais 3,9 km, a rede de metrô em São Paulo chega a  101,1 km de extensão e 89 estações em seis diferentes linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata). 

O evento de inauguração contou com a participação do governador João Dória e do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy. Também estiveram presentes o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Alves Pereira, e os diretores

PRESENÇA DA AEAMESP

A AEAMESP esteve representada na solenidade por seu presidente, engenheiro Pedro Machado, e pela presidente eleita, engenheira Sílvia Cristina Silva. Membros e amigos da nossa Associação também participaram.

Ao comentar a nova conquista do Metrô de São Paulo, o presidente da AEMESP afirmou: “A chegada do metrô a São Mateus é um marco histórico. Espera-se que mais de 300 mil passageiros sejam diariamente transportados nesse novo eixo de trilhos na Zona Leste de São Paulo. Além disso, a rede metroviária da Cidade ultrapassou a marca dos 100 km de extensão – sem dúvida um grande feito graças à competência e incansável dedicação do corpo técnico do Metrô-SP e de várias empresas que atuaram na sua implantação.”

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, ao lado dos diretores do Metrô-SP Paulo Meca, Cláudio Ferreira, Milton Gioia Júnior, Alfredo Falchi Neto e Renato Palma Ferreira.                                          

Em uma das estações da Linha 15- Prata, a presidente eleita da AEAMESP, Sílvia Cristina Silva, com colegas da companhia, entre eles o presidente da AEAMESP, Pedro Machado.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

As três estações, quando no uso pleno, estarão atendendo 330 mil pessoas por dia.  A chegada da Linha 15-Prata até São Mateus vai reduzir o tempo de deslocamento para o centro em até 50%.

Silvani, Dória e Baldy

Inicialmente, as três estações estarão abertas de segunda à sexta das 10h às 15h, com cobrança de tarifa. O modelo de operação segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô, permitindo a realização de testes e ajustes nos demais períodos. A operação deve ser ampliada em janeiro de 2020.

Agora, a Linha 15-Prata tem dez estações. Até 2021,  receberá a décima primeira, com a entrega da estação Jardim Colonial, o que concluirá a primeira etapa de implantação dessa linha.

Passageiros na passarela

As três novas estações seguem padrão de baixa interferência na paisagem local. Todas ficam elevadas no canteiro central da Avenida Sapopemba. A estrutura em concreto aparente e aço tem aberturas para ventilação e iluminação natural em três diferentes pavimentos. A plataformas têm 90 metros de comprimento e 9,9 metros de largura, a cerca de 15 metros acima do nível da rua.

Composição na plataforma

As estações contam também com piso tátil, portas automáticas em toda a extensão, escadas rolantes, escadas fixas, elevadores, paraciclos e sanitários públicos.

PAISAGISMO

O Metrô-SP também promove a reurbanização do canteiro central das Avenidas Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo e Sapopemba, em um projeto de paisagismo de 15 km entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial, incluindo uma ciclovia com a mesma extensão. O plano envolve o plantio de mais de 3,7 mil árvores de 45 diferentes espécies e 107 mil metros quadrados de jardim, além de um jardim de chuva de 110 metros quadrados e biovaleta com 9 mil metros quadrados, que recebem água do escoamento superficial do entorno e auxiliam na drenagem local.

Bloqueios de acesso

ALTA CAPACIDADE

A Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo, reduzindo o tempo de deslocamento entre a região do Iguatemi (estação Jardim Colonial) ao centro. Os trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.

A linha tem custo de R$ 5,3 bilhões em investimentos exclusivos do Governo do Estado de São Paulo, compreendendo a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, além do Pátio de Manutenção Oratório e compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle. A demanda prevista no trecho é de 300 mil passageiros por dia.

A próxima etapa é concluir a estação Jardim Colonial, que deve ser entregue em 2021. Paralelamente, o Metrô trabalha para expandir a linha até o Hospital Cidade Tiradentes.

Estação Sapopemba

A direção da AEAMESP informa que a 26ª Semana de Tecnologia Metroferoviária será realizada no período de 1º a 4 de setembro de 2020, novamente no Matsubara Hotel São Paulo (Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, a quatro quadras da Estação Paraíso do Metrô). Outras informações serão divulgadas oportunamente. Reserve estas datas.

ÚLTIMA ATIVIDADE TÉCNICA DE 2019

A exposição contou com uma audiência interessada e participativa

Uma apresentação a respeito do projeto da Subestação (SE) Primária 138 kV blindada em SF6, de São Lucas

No final da tarde de 10 de dezembro de 2019, na sede da AEAMESP, em São Paulo,  o engenheiro da SNEF Pedro Palazón fez uma apresentação a respeito do projeto da Subestação (SE) Primária 138 kV blindada em SF6, de São Lucas.  Foi uma palestra técnica aberta aos associados da AEAMESP. Por meio de seus canais nas redes sociais, a SNEF Brasil agradeceu a parceria com a AEAMESP e também a todos os envolvidos na concretização de mais esta iniciativa.

O engenheiro Pedro Palazón dialoga com os participantes do curso

PROGRAMA EMPRESA PARCEIRA

Em carta à AEAMESP, Transvia enaltece e garante continuidade de parceria entre as duas organizações

O diretor da Transvia Construtora, André Veris Dellai, encaminhou à AEAMESP, por intermédio de seu presidente, engenheiro Pedro Machado, carta a respeito da parceria entre as duas organizações, transcrita a seguir:

É com muita alegria que nos manifestamos pela presente no sentido de cumprimentá-lo e todos os demais associados pelo excelente ano de 2019, que encerra com louvor o cliclo do último triênio. A Transvia se sente honrada na pessoa de seus diretores, todos associados, em fazer parte deste seleto grupo de profissionais através do programa Empresa Parceira e reforça seu compromisso em continuar cooperando e apoiando a AEAMESP.

Cumpre-nos destacar a excelente iniciativa de incentivo à colaboração entre os profissionais dos setores público e privado na construção de um ambiente de negócios justo, colaborativo, de alto nível, buscando fortalecer o corpo da engenharia metroferroviária nacional, tanto em âmbito local como internacional, valorizando não somente os profissionais associados mas todos os que a nós se unem nesta jornada.

Ressaltamos também nossa admiração quanto ao excelente evento que representou o Jubileu de Prata da Semana de Tecnologia Metroferroviária, um dos mais relevantes eventos do setor no continente, que mais uma vez eleva o nível do debate técnico e certamente as contribuições para crescimento de cada um que ali esteve.

Por fim, lembramos também dos eventos técnicos, palestras, grupos de trabalho e todas as demais ações da AEAMESP no setor, que inclusive extrapolam o perímetro da tecnologia e atingem relevância no cenário político e de gestão, dada a altíssima credibilidade construída ao longo dos anos.

Desejamos a todos os associados, através de V.Sa., um ótimo final de 2019 e um excelente 2020 e o que há de melhor para a presidente eleita, Sra. Silvia Cristina e sua equipe, para quem, mais uma vez, reiteramos nosso total apoio e compromisso. 

Atenciosamente,

André Veris Dellai, Diretor

PREMIAÇÃO

Pedro Machado, Jean Pejo e José Roberto Cardoso

No dia 9 de dezembro de 2019,  seis destaques do ano em suas áreas de atuação foram agraciados pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) com o prêmio Personalidade da Tecnologia 2019. A solenidade aconteceu no auditório da sede da entidade, em São Paulo.

Em sua 33ª edição, o prêmio Personalidade da Tecnologia é entregue tradicionalmente por ocasião do Dia do Engenheiro, comemorado anualmente em 11 de dezembro.

O engenheiro e assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo, recebeu o prêmio na categoria  Intermodalidade e Ferrovia.

Ricardo Magnus Osório Galvão e Peter Alouche

Foram igualmente homenageados Ricardo Magnus Osório Galvão (Amazônia e Meio Ambiente), Ernane Silveira Rosas (Agricultura e Segurança Alimentar), Regina Coeli Ruschel (Educação),  Diego Mendes (Planejamento e Engenharia de Manutenção) e Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (Valorização Profissional).

Coordenador do Conselho Tecnológico (CT) do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, José Roberto Cardoso abriu a solenidade informando sobre o processo de seleção dos agraciados a cada ano. Segundo ele, os cerca de 250 membros do CT são chamados a indicarem as personalidades a serem premiadas. Os nomes então são submetidos ao Comitê Gestor do Conselho. “Passamos um semestre discutindo isso, escolhendo as áreas que devem ser homenageadas.”

Representaram a AEAMESP na solenidade o presidente, engenheiro Pedro Machado, e o associado Peter Alouche.

“O Personalidade da Tecnologia 2019” é uma importante realização do  Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, que tem sua primorosa curadoria competentemente liderada pelo professor José Roberto Cardoso e sua equipe”, afirmou durante o evento o presidente da AEAMESP.

SETOR METROFERROVIÁRIO – I

ABIFER apresenta resultados do setor à imprensa especializada

Na manhã da quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2019, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) promoveu o Café com a Imprensa, com participação de vários jornalistas da mídia especializada, incluindo o Boletim AEAMESP.  Na ocasião, o presidente da entidade, engenheiro Vicente Abate, falou a respeito dos resultados do setor metroferroviário (cargas e passageiros) em 2019 e as perspectivas para 2020.

Ele abordou temas como a produção da indústria nacional, a empregabilidade e a ociosidade do setor, as renovações antecipadas dos contratos atuais das concessionárias de cargas, os projetos para implantação de novas linhas para o transporte de passageiros sobre trilhos, as urgências e os desafios a serem superados. Sua apresentação pode ser vista por meio de link ao final desta nota.

MENSAGEM À AEAMESP

Após sua conferência e a entrevista coletiva aos jornalistas, Vicente Abate enviou mensagem à AEAMESP e seus associados: “Desejo um  ano de 2020 pleno de realizações a todos da AEAMESP, a entidade que produz o mais importante evento técnico anual do setor metroferroviário”, disse.

Clique para acessar a apresentação

Márcio leva o título

Márcio alcançou 189 pontos em oito provas desenvolvidas de março a dezembro de 2019,  conquistou o título de campeão do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP.

A grande prova final da competição aconteceu na noite de 4 de dezembro de 2019, a partir das 21 horas, no kartódromo Ayrton Senna. O título de vice-campeão coube a Leonardo, com 187 pontos. 

Dentro do quadro dos dez melhores da competição estão também: MacMagri, 175; Sergio, 167;  Carlos Raul, 123; Valter Bellapetravícius 117; Zizo, 108; Carlos E. Assad 101; Manoel, 89 e Henrique Luiz Bastos, 87.

A seguir, os demais competidores: Marcos Taqueto, 84; Dario, 76; Adriano, 65; Rodrigo Fernandes, 62; Ricardo, 40, e Marco Antonio, 39. Veja abaixo os bastidores do final da competição, com a confraternização dos competidores.

NA IMPRENSA – EXPANSÃO FERROVIÁRIA

Sidnei Piva de Jesus

Investir em ferrovia?

A Revista Ferroviária, edição de setembro e outubro de 2019, nas páginas 14 a 20, publicou entrevista com o investidor Sidnei Piva de Jesus, com algumas respostas também do seu sócio Massimo Giavina Bianchi. O título da matéria reproduzida no website da ABIFER, já sinaliza a parte central de seu conteúdo: Vale a pena investir em ferrovia. Nascido em Pérola, interior do Paraná, e formado em Direito pela Faculdade de São Marcos o empresário pautou sua carreira em processos de reestruturação e organização profissional de empresas dos ramos de transporte, peças, metalúrgico, confecção e construção.

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