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EDIÇÃO 444, DE 1º A 15 DE JANEIRO DE 2020

AEAMESP, 30 ANOS

AEAMESP inicia o ano de seu trigésimo aniversário com a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária definida. Será de 1º a 4 de setembro, no Matsubara Hotel São Paulo.

Em 2020, no dia 14 de setembro, a AEAMESP completará 30 anos de atividades e já tem definidas as condições de realização de seus principal evento, a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

O congresso será realizado no período de 1º a 4 de setembro de 2020, novamente no Matsubara Hotel São Paulo (Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, a quatro quadras da Estação Paraíso do Metrô). Outras informações serão divulgadas oportunamente. Reserve as datas.

Desde a sua criação, em 1990, a AEAMESP vem agindo e trabalhando na valorização da tecnologia metroferroviária e em defesa dos sistemas sobre trilhos, e promovendo o desenvolvimento tecnológico e profissional de associados. Você, engenheiro, arquiteto, geólogo, agrimensor, tecnólogo ou profissional do setor metroferroviário, associe-se à AEAMESP. Sua participação é muito importante para garantir a continuidade desse trabalho.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – I

Nos primeiros dias de 2020, notícias sobre a expansão da rede de trilhos

Os primeiros dias de 2020 trouxeram notícias relacionadas com a expansão da rede de trilhos em São Paulo. Em 13 de janeiro, o Metrô de São Paulo assinou o contrato para a retomada das obras civis da Linha 17-Ouro. Os trabalhos serão feitos pela Constran e o Metrô de São Paulo discutirá com a empresa o cronograma dos trabalhos.

Além da conclusão da via, que está com 86% de execução, também caberá à Constran o acabamento do Pátio Água Espraiada e das estações Aeroporto de Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.

A empresa venceu a licitação ao apresentar a melhor proposta, com o valor de R$ 494,8 milhões. Anteriormente, a construção da via era de responsabilidade do Consórcio Monotrilho Integração (CMI), cujo acordo foi rescindido unilateralmente pelo Metrô após constantes atrasos e redução no ritmo das obras. Os problemas também levaram a aplicação de multas pelo Metrô no valor de R$ 88 milhões.

A outra parte dos serviços que estava no escopo do contrato com o CMI – fabricação e fornecimento de trens e sistemas de sinalização – está na fase final da licitação. Os demais serviços para a implantação da Linha 17-Ouro ocorrem normalmente com a construção das oito estações do trecho prioritário, que terá 7,7 km de extensão, ligando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM, conectando-se à rede de metrô na estação Campo Belo (Linha 5-Lilás).

OBRAS DA ESTAÇÃO JOÃO DIAS

Estação João Dias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve o início das obras autorizadas. A Licença de Instalação da Estação João Dias, que fará parte da Linha 9-Esmeralda da CPTM, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 10 de janeiro de 2020. Com a concessão do documento, as obras da primeira estação da companhia que será construída pela iniciativa privada poderão ser iniciadas.

O acordo para a construção da estação pela iniciativa foi mencionado pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, em seu pronunciamento na sessão de encerramento da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 6 setembro de 2019.

As obras da nova estação, localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, serão gerenciadas pela Brookfield Properties, empresa do Grupo Brookfield responsável pelo empreendimento comercial localizado ao lado do empreendimento. A construção estará a cargo da Construtora Telar, por meio de um contrato firmado entre as duas empresas. Os custos da construção pelas empresas privadas estão previstos em R$ 60 milhões.

A estação será doada ao Governo do Estado de São Paulo, e a CPTM será responsável pela operação e manutenção do local. Pelo projeto executivo, a estação terá uma acesso a partir do empreendimento da Brookfield Properties (duas torres corporativas) e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros. A nova estação contará com edifício principal, passarela de acesso à plataforma central e terá escadas rolantes, fixas e elevadores, garantindo acessibilidade a todos.

O prazo previsto de execução da obra é de 31 meses. A demanda estimada é de cerca de 10,5 mil usuários por dia útil. Caberá à CPTM avaliar quais intervenções serão necessárias no trânsito, bem como na própria Linha 9, que futuramente terá a via férrea e a rede aérea remanejadas no trecho onde as plataformas da nova estação serão construídas.

Aspecto da futura estação João Dias vinculada a duas torres corporativas

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – II

Homologada a vencedora da licitação referente às obras de construção da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista

O Diário Oficial do Estado do dia 15 de janeiro de 2020 trouxe o ato de homologação da Construtora Queiroz Galvão S.A. como vencedora da licitação de obras da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, que ligará Conselheiro Nébias ao Valongo, em Santos. Com extensão de 8 km, o trecho terá 14 estações e transportará a média diária de 35 mil passageiros.

O início da implantação está previsto para o primeiro semestre de 2020 e as obras devem ser concluídas 30 meses após a assinatura do contrato. Os serviços incluem a execução de obras civis, edificações, estações de embarque/desembarque, acabamentos, via permanente, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização, iluminação, drenagem, detecção e alarme de incêndio, além de sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

O julgamento da proposta de preços foi publicado no Diário Oficial em 28 de agosto de 2019. A Construtora Queiroz Galvão S.A ofereceu o menor preço, no valor de R$ 217,7 milhões.

O processo de desapropriação do trecho Conselheiro Nébias – Valongo está em fase final. O valor estimado para as desapropriações desse trecho é de aproximadamente R$ 19,3 milhões.

CAU/BR anuncia descontos e opções de parcelamento para a anuidade 2020

O CAU/BR anuncia descontos para pagamento da anuidade 2020 à vista e condições de parcelamento. E lembra que profissionais com até dois anos de formado pagam metade do valor da anuidade.

CREA-SP também tem alternativas de pagamento da anuidade 2020 com descontos ou parcelamento

Desde 2 de janeiro de 2020, a anuidade dos profissionais registrados no CREA-SP estão disponíveis para pagamento, bastando acessar o portal do órgão e escolher uma das opções de pagamento. Outras unidades do CREA em outros Estados e no Distrito Federal  também apresentam opções para pagamento da anuidade.

Acesse o site do CREA-SP

NA IMPRENSA – I

VLT Carioca, 22 milhões de passageiros em 2019

O website Mobilitas publicou matéria informando que o VLT Carioca, do Rio de Janeiro, Brasil, chegou ao fim de 2019 com uma série de marcas relevantes. A Linha 3, que liga a Central do Brasil ao aeroporto Santos Dumont, foi inaugurada e já é responsável pelo incremento de mais de 30 mil usuários por dia útil.

Ao longo de 2019, foram transportados mais de 22 milhões de passageiros, cerca de 30% a mais dos que os 17 milhões de passageiros transportados em 2018.

O sistema realizou 180 mil viagens em 2019, cerca de 20% a mais do que as aproximadamente 150 mil viagens realizadas no ano anterior.

O ano de 2019 registrou ainda a consolidação do sistema e um crescimento de 45% na média de passageiros, já que atualmente mais de 110 mil pessoas utilizam o VLT diariamente.

Veja a matéria

NA IMPRENSA – II

Energia eólica movimenta trens holandeses

Nota publicada pela revista eletrônica brasileira Transportes Sobre Trilhos – O Futuro da Mobilidade informa que a empresa nacional de ferrovias da Holanda, a NS, anunciou que todos os seus trens elétricos de passageiros agora estão sendo 100% alimentados por energia eólica. A NS anunciou o seu objetivo (de ter uma frota inteiramente movida por eletricidade captada do vento) pela primeira vez em 2015, e cumpriram isso com um ano de antecedência.

Veja a nota

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