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EDIÇÃO 449, DE 16 A 31 DE MARÇO DE 2020

 

CORONAVÍRUS – I

AEAMESP estabelece atendimento remoto por e-mail e telefone enquanto durar a emergência sanitária da Covid-19

Em virtude das recomendações recebidas das autoridades médicas e visando resguardar a saúde dos colaboradores, desde 23 de março de 2020 e enquanto durar a presente emergência sanitária, a AEAMESP está atendendo de forma remota por meio do telefone (11)9-5264-8733 e através dos e-mails aeamesp@aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br.

CORONAVÍRUS – II

A presidente da AEAMESP participa de um seminário internacional online da UITP Divisão América Latina sobre o tema Como administrar o Covid-19 no transporte público?

A presidente da AEAMESP, engenheira Sílvia Cristina Silva, acompanhou no início da tarde de sexta-feira, 27 de março de 2020, o seminário online programado pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, sobre o tema Como administrar o Covid-19 no transporte público?

O seminário foi aberto pelo presidente da UITP América Latina, o engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes, e foi coordenado pela diretora da entidade, arquiteta Eleonora Pazos.

Foram 100 minutos de teleconferência com a participação de 125 especialistas e dirigentes do setor de diferentes países latino-americanos. Na convocatória do encontro, a UITP América Latina pediu atenção dos interessados para a diferença de horários: 9h – México, Costa Rica; 10h – Colômbia, Equador, Panamá; 11h – Bolívia; 12h – Brasil, Argentina, Uruguai, Bermudas, Chile, e 16h – Espanha.

GESTÃO DE PANDEMIAS

Dionísio González

O seminário online contou com exposições de especialistas da Espanha, um dos países mais afetados pela crise do coronavírus.

Dionísio González, diretor da UITP, fez a primeira exposição em que mostrou os princípios gerais para a gestão de pandemias. Ele afirmou que o transporte público é um serviço essencial, que deve ser mantido em operação, e que gestores e operadores têm grande compromisso com seus trabalhadores, clientes e com a sociedade.

Objetivos da gestão de pandemia.  Os objetivos com a gestão de pandemia são: prevenir situação de nervosismo ou pânico entre trabalhadores, usuários e outros o públicos; limitar o risco de contágio no trabalho e seguir garantindo a mobilidade e mitigar o impacto da pandemia sobre a continuidade da atividade de transporte.

Dionísio González fez considerações sobre a necessidade de redução dos contatos das equipes de trabalho com os clientes e nas atividades de escritório, mencionando a importância do teletrabalho e da substituição de reuniões por videoconferências. Fez também recomendações sobre proteção pessoal e de limpeza, focalizando a oferta de produtos de higiene, equipamentos de proteção individual e adoção de procedimentos de limpeza.

O dirigente da UITP ressaltou a importância da adaptação do nível de atividade e ajuste da oferta de serviço à demanda reduzida, com a manutenção em casa dos trabalhadores que não estiverem envolvidos na operação. E realçou as ações de comunicação interna e externa,  frisando ainda a importância da coordenação permanente tanto em âmbito interno à empresa como em contato com as autoridades.

Dionísio González afirmou no final que a gestão de epidemias deve fazer parte dos procedimentos de gestão de crise existentes. E enfatizou a importância da agilidade das respostas durante a crise e do planejamento da retomada plena do trabalho.

EXPERIÊNCIAS ESPANHOLAS

A partir de cima, Piñero, Fernández e Casas

Durante a teleconferência, houve exposições também de dois dirigentes da Empresa Municipal de Transportes de Madri (EMT) – Carlos Sierra, vice-diretor de centros de Operações, e Gonzalo Fernández, vice-diretor de Serviços Gerais; Juan Carlos Piñero, diretor do Metrô de Madri, e Carles Casas, diretor de Estratégia da empresa Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC).

Afinados com o que expôs Dionísio Gonzáles, de modo geral, eles mostraram procedimentos de prevenção e controle da contaminação em ambientes de trabalho e nos espaços e veículos destinados aos usuários dos sistemas. E informaram que a demanda dos sistemas de transportes caiu 90% em razão do regime de quarentena em vigor, ocasionando redução da oferta, mas não na mesma proporção, justamente para que os veículos ofereçam espaço de distanciamento aos que necessitam viajar.

Salientaram a importância de acompanhar as orientações das autoridades sanitárias e do reforço das orientações sobre como cada pessoa deve agir para se prevenir. Destacaram também o significado da comunicação permanente com os clientes dos sistemas e com o público interno, e, neste particular, também o diálogo com os representantes dos trabalhadores.

PROTEÇÃO DE DADOS

AEAMESP  acompanhou também a terceira reunião do Grupo de Estudos e Apoio para Proteção de Dados na Mobilidade (Geaprodam) da UITP América Latina

Caio Figueroa e Marina Pires

Na manhã da segunda-feira, 30 de março de 2020, aconteceu a terceira reunião do Grupo de Estudos e Apoio para Proteção de Dados na Mobilidade (Geaprodam) da União Internacional de Transportes Públicos (UITP).  Atuaram como expositores os advogados Caio Figueiroa e Marina Pires, ambos do escritório Cordeiro, Lima e Associados, de São Paulo.

Sessão online por causa do coronavírus. Ao contrário das duas primeiras sessões, realizadas em janeiro e fevereiro, na sede da UITP Divisão América Latina, em São Paulo, este terceiro encontro foi online, de modo a evitar a presença de pessoas em um espaço reduzido, uma das recomendações das autoridades de saúde pública para retardar a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus.

A terceira reunião restava originalmente programada para a sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, Distrito Federal. No período da manhã, a partir das 10hs, seria realizada a inauguração do Laboratório de Inovação da ANTT – INOVANTT. O evento ocorreria no Auditório Eliseu Resende do edifício sede da ANTT.  Para a ocasião, estavam programadas palestras e uma visita técnica ao Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO).

Participação. Diretores da AEAMESP acompanharam a reunião online. Participaram o presidente da União Internacional de Transportes Públicos – Divisão América Latina, Jurandir Fernandes, e Eleonora Pazos, diretora da entidade, que coordenou os trabalhos. Também se conectaram à teleconferência representantes de empresas privadas atuantes no setor e o diretor da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, João Gouveia.

CONSTRUINDO UM MANUAL DE RECOMENDAÇÕES

O Geaprodam tem como objetivo compartilhar as melhores práticas internacionais no âmbito da UITP, considerando o cenário local no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.000/2018), do Brasil. Iniciado em janeiro de 2020, o trabalho se estenderá até o final deste ano e a expectativa é de que o resultado final constitua um manual com recomendações práticas para contratos e compartilhamento de dados.

Os advogados Caio Figueiroa e Marina Pires falaram sobre diferentes aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, incluindo ‘stakeholders’ (partes interessadas), os encarregados da proteção dos dados e suas responsabilidades e exceções à aplicação dessa lei.

Outros pontos foram os dados pessoais como bens jurídicos tutelados, hipóteses de tratamento de dados gerais e de tratamento de dados sensíveis, tratamento de dados pessoais menores (crianças e adolescentes).

Eles também falaram a respeito dos prazos gerais e adaptação do banco de dados à Lei Geral de Proteção de Dados, tratamento de dados pelo poder público, compartilhamento de dados pessoais, compartilhamento de dados pessoais pelo poder público, transferência de dados pessoais para entidades privadas, compartilhamento de dados entre poder público e entidades privadas, e tratamento de dados por serviços notariais delegados e empresas estatais.

CORONAVÍRUS – III

Trens da Supervia junto à Central do Brasil. Foto: André Gomes de Melo/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Operadoras metroferroviárias registram perda da ordem de R$ 271 milhões na arrecadação e redução média de 82% na quantidade de passageiros transportados

Em 26 de março de 2020, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) emitiu nota afirmando que o segmento registra perda da ordem de R$ 271 milhões na arrecadação e redução média de 82% na quantidade de passageiros transportados. A nota pede equiparação ao segmento de transporte aéreo, também afetado pela crise.

“É de se esperar que, minimamente, os governos federal e estaduais deem ao setor de transporte público sobre trilhos o mesmo tratamento que vem sendo dado ao setor aéreo”, disse Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos. Ele assinalou que a aviação paralisou a maioria de suas atividades, enquanto o setor de transporte público continua na linha de frente, operando com os mesmos níveis de serviço de antes da crise. 

A entidade também pleiteia medidas emergenciais: 1) Linha de crédito para fazer frente ao capital de giro das empresas do setor; 2) Aprovação célere dos projetos de investimento para fins do financiamento por meio de debêntures incentivadas (Lei nº 12.431 e Portaria MC nº 532/17; 3) Redução dos encargos setoriais devido ao status de calamidade; 4) Isenção de ICMS sobre energia elétrica para o setor; 5) Diferimento (reprogramação para uma data futura) no pagamento de tributos federais; 6) Redução de custos previdenciários; 7) Reabertura do prazo para a opção pelo regime da contribuição substitutiva à contribuição previdenciária sobre folha de salários.

A ANPTrilhos assinala que o setor metroferroviário é responsável pelo transporte diário de mais de 12 milhões de passageiros, com fluxo intenso nos centros urbanos e grandes regiões metropolitanas, sendo essenciais para o deslocamento da população. Atualmente, o setor está presente em 11 Estados e no Distrito Federal, atendendo a mais de 70 municípios, todos já impactados pelas medidas governamentais relacionadas à disseminação do Covid-19.

Veja a íntegra da nota

ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS

Chamamento público referente ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para elaboração de estudos técnicos para fornecimento de energia de fontes renováveis para o Metrô-SP

Foi publicado o Chamamento Público n° 32 da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô referente ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para Elaboração de Estudos Técnicos para Fornecimento de Energia de Fontes Renováveis para o Metrô. Para maiores informações, visite o site www.metro.sp.gov.br, aba Licitações.

COMUNICAÇÃO – METRÔ-SP NO YOUTUBE

#Metrônasuacasa

O canal MetroSPOficial na plataforma YouTube, com 6,95 mil inscritos, apresenta uma série de vídeos enfeixados sob o título geral #Metrônasuacasa, destinada a ajudar os funcionários a vencerem este período de quarentena.

No dia 31 de março, havia 17 vídeos à disposição do publico. Três dos vídeos têm por títulos Estamos aqui por vocês!, Parabéns às nossas equipes de limpeza e Na quarentena, oferecemos solidariedade.

Outros títulos disponíveis: TV Metrô abre espaço para nossos guerreiros e guerreiras na luta diária, Exposição virtual da Caminhada Fotográfica do aniversário de SP, Dicas importantes dos nossos funcionários da linha de frente, Orientações importantes sobre alimentação na quarentenaO recado dos funcionários da Segurança que estão na linha de frente, Dicas para se manter saudável nesta quarentena, A garotada sabe das coisas e veio dar um recadinho na TV Metrô, A luta para evitar a disseminação do coronavírus é de todos, e O recado dos nossos funcionários nesta quarentena.

Três vídeos se referem a atividades artísticas. São eles: A TV Metrô traz a artista plástica Lygia Reinach, Hoje tem exibição gratuita de documentário e Um vídeo especial para os fãs da Banda dos Seguranças do Metrô

Veja a série de vídeos no canal MetrôSPOficial

COMUNICAÇÃO – CPTM NO TWITTER

Representantes de todas as equipes da CPTM enviam mensagem: “Vencer este desafio depende de todos!”

No Twitter, no dia 19 de março de 2020, foi publicada uma mensagem com representantes de todas as equipes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), acompanhada da foto acima. A mensagem era esta: “Recomendamos que não saiam de casa, a não ser que seja extremamente necessário o uso do transporte público. Vencer este desafio depende de todos!”

COMUNICAÇÃO – MENSAGEM

MetrôRio tuitou mensagem sobre prestadores de serviços essenciais, que ajudam a população da cidade

COMUNICAÇÃO – VIAQUATRO NO FACEBOOK

“Colaboradores da linha de frente, somos gratos a vocês hoje e sempre”

A ViaQuatro publicou a seguinte mensagem no Facebook, introduzindo a apresentação de um vídeo, que pode ser visto a partir do link ao final na nota.  “A cidade que não para, parou. Quem pode, trabalha em casa para proteger a saúde e a vida de muitos. Mas nem todos podem parar. E a gente sabe disso. Esse é o nosso compromisso. Aos guerreiros do sistema metroferroviário, que com coragem e dedicação seguem firmes e fortes na linha de frente, garantindo que profissionais de outros serviços essenciais também possam fazer a diferença nesse momento difícil, nossa gratidão e respeito, hoje e sempre”.

Veja o vídeo no Facebook

COMUNICAÇÃO – VÍDEO DA ANTF

“Nossos trens não param”

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que congrega as operadoras ferroviárias de carga, lançou  novo vídeo institucional. A entidade assinala que o recado a ser dado é simples: “Nossos profissionais mantêm a economia brasileira em movimento. Para que você possa estar em casa, com a sua família, oferecendo a sua contribuição para o País. Nossos trens não param, para que o Brasil continue sendo forte e grande.”

Veja o filme no Facebook

NA IMPRENSA – CORONAVÍRUS E MOBILIDADE URBANA

Jornalista destaca o tema dos estragos causados pelo coronavírus na mobilidade urbana

Em matéria publicada em sua coluna no Jornal do Comércio, de Recife/PE, a experiente e muito competente jornalista especializada em transportes públicos Roberta Soares avalia os estragos do coronavírus na mobilidade urbana. Ela assinala na introdução do texto: “Para o transporte público, por ônibus e metrô, prejuízos que ultrapassam bilhões de reais. Para os passageiros, suspensão de benefícios e intervalos maiores no serviço. E para motoristas e cobradores, a certeza da demissão futura”.

Veja a matéria

NA IMPRENSA – EXPANSÃO E PANDEMIA

Obras na Vila Sônia. Foto do GESP que ilustra a matéria do website MetrôCPTM

Mesmo com isolamento social, governo paulista afirma que trabalhos não serão interrompidos nos cerca de 23 km que estão em obras

O site especializado MetrôCPTM, editado por Ricardo Meier, publicou  no dia 29 de março de 2020 a matéria intitulada Como ficam as obras do Metrô e CPTM com a pandemia do coronavírus? A apresentação do texto assinala: “Apesar do isolamento social, governo do estado afirma que trabalhos não serão interrompidos nos cerca de 23 km que estão em obras atualmente”.

Veja a matéria

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