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EDIÇÃO 450, DE 1 A 15 DE ABRIL DE 2020

26ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Até 8 de maio, estarão abertas as inscrições de artigos para a 26ª Semana de Tecnologia e para o 7º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Até o dia 8 de maio de 2020, estarão abertas as inscrições de artigos técnicos para participar da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e concorrer ao 7º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.  Ao realizar a inscrição, o participante deve indicar se pretende concorrer ao 7º Prêmio Tecnologia.

Realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU), em parceria com a AEAMESP, o Prêmio de Tecnologia tem como objetivo incentivar a produção técnica no setor metroferroviário brasileiro e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor.

TRÊS CATEGORIAS 

Poderão ser inscritos na Semana de Tecnologia e do Prêmio artigos técnicos elaborados individualmente ou em grupo por técnicos e especialistas do setor, de graduados de qualquer formação acadêmica, e de graduandos que estejam cursando os dois últimos anos do nível superior. Os trabalhos devem se adequar em uma das três categorias, com a indicação da escolhida no campo apropriado da ficha de inscrição. As categorias são:

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

LISTA DOS SELECIONADOS

Após o término da primeira etapa de inscrição das sínteses dos artigos, a Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária divulgará a lista dos selecionados para apresentação na Semana de Tecnologia e indicará quais deles concorrerão ao 7º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

CINCO FINALISTAS POR CATEGORIA

Serão selecionados cinco artigos por categoria como finalistas do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários e o vencedor de cada categoria receberá a premiação no valor de R$ 5 mil. Todos os finalistas receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada no dia 01 de setembro, na abertura da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.

Clique para acessar regulamento e ficha de inscrição

METRO-DF – CONCESSÃO EM ANDAMENTO

Consórcio Urbi Mobilidade Urbana/Metrô-SP tem estudo selecionado para basear o edital de concessão da gestão, operação e manutenção do Metrô-DF

 A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) selecionou o estudo do consórcio Urbi Mobilidade Urbana/Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô para servir de base para um futuro edital de licitação da concessão da gestão, operação e manutenção dos serviços do Metrô-DF.

Agora, uma comissão formada por técnicos da Semob realizará, juntamente com o grupo vencedor, os ajustes considerados necessários para aperfeiçoá-lo.

Depois, o estudo será apresentado em audiência pública, em data a ser definida, o que será uma oportunidade para que futuros usuários, potenciais licitantes e demais interessados possam contribuir para aperfeiçoá-lo.

Posteriormente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) irá apreciar o trabalho para que, então, o edital de licitação possa ser divulgado.

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos integrantes da equipe do consórcio e aplaudiu o esforço de seus colegas da Companhia do Metropolitano de São Paulo: “O Metrô-SP dá mais um passo importante no sentido de colocar no mercado a expertise do seu corpo técnico, conhecida e respeitada por sua competência. É uma nova porta que se abre em tempos de inovação e de um maduro planejamento estratégico. Em nome da AEAMESP parabenizo a todos os participantes dessa conquista”, disse.

PRINCIPAIS MELHORIAS PROPOSTAS

Entre as principais melhorias constantes do estudo selecionado, destacam-se:

• Reforma de todos os trens em operação nos serviços metroviários do Distrito Federal, com destaque para a instalação de sistema de climatização (ar-condicionado) em toda a frota;

• Aquisição de 10 novos trens a partir do décimo ano de concessão;

• Melhoria das estações – com a reforma das instalações e de seu entorno e adequação completa para garantir acessibilidade universal para os usuários;

• Integração mais efetiva com o sistema de transporte por ônibus, dando mais alternativas de deslocamento para a população;

• Redução do intervalo entre os trens no período de maior demanda em aproximadamente 40% (de 215 para 130 segundos).

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO E ECONOMIA

Com os aperfeiçoamentos propostos, espera-se aumentar, ao longo do período de concessão, em 70% o número de usuários atendidos diariamente pelos serviços metroviários (de aproximadamente 178 mil para cerca de 300 mil usuários em dias úteis). Espera-se, também, uma redução média de, aproximadamente, R$ 100 milhões nas subvenções feitas pelo Governo do Distrito Federal para manter a operação do serviço. O estudo selecionado tem seus direitos associados transferidos à administração pública e poderá ser divulgado somente após a publicação do aviso de audiência no Diário Oficial do DF.

PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

Ao todo, 11 empresas ou associações de empresas foram autorizadas a fazer, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o desenvolvimento de projetos, estudos, levantamentos ou investigações para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão dos serviços do metrô. Dessas, seis apresentaram efetivamente os estudos.

O edital de chamamento do Metrô, publicado em maio de 2019, permitiu a qualquer empresa ou grupo legalmente habilitado e tecnicamente capacitado a elaborar estudo para possível concessão à iniciativa privada dos serviços metroviários, por um determinado período.

O objetivo da futura parceria é melhorar a eficiência da operação do sistema e, com isso, a prestação do serviço ao usuário.

COVID-19 E O TRANSPORTE PÚBLICO

Metrô de Buenos Aires, Estação Corrientes. Foto: Rafael Asquini

Nova videoconferência da UITP América Latina mostra forte redução na demanda e na arrecadação nos sistemas de transporte público. E incertezas sobre a recuperação.

A União Internacional de Transportes Públicos (UITP) – Divisão América Latina promoveu no dia 7 de abril de 2019 uma nova videoconferência sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no transporte público urbano, desta vez com foco sobre os aspectos econômicos desse tema.

Em linhas gerais, o encontro mostrou que tem havido uma forte redução na demanda e na arrecadação nos sistemas de transporte público em países da América Latina. E que tal situação é acompanhada de incertezas quanto ao momento atual dos operadores públicos e privados do setor.

Também há dúvidas a respeito de quanto tempo poderá demorar o processo de retomada das atividades e a respeito de qual será o apoio dos governos a essa atividade econômica essencial.

Eleonora Pazos

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva participou do encontro virtual, que reuniu 115 especialistas e dirigentes do setor do Brasil e de outros países da América Latina. Os trabalhos foram coordenados pela diretora da UITP América Latina, arquiteta Eleonora Pazos.

COLOCAÇÕES INICIAIS

A primeira exposição foi do presidente da UITP América Latina, o engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes. Ele garantiu que as ações do setor se centram em três eixos: manter a operação, por ser um serviço essencial destinado a transportar trabalhadores de outros setores que também essenciais; garantir a segurança ao pessoal de operação dos sistemas com a máxima proteção possível, e buscar recursos financeiros para que o setor não colapse.

O dirigente da UITP diz que as autoridades devem tomar medidas financeiras urgentes de curto prazo e estruturar medidas econômicas para depois do auge da pandemia, ideia com a qual concorda outro participante da fase inicial da videoconferência, o especialista brasileiro Flávio Chevis, diretor da empresa Addax, especializada em modelagem financeira de projetos de infraestrutura de transportes.

QUADRO ARGENTINO

Lucila Capelli

Uma representante da Argentina no encontro virtual foi Lucila Capelli, subsecretaria de Planificação de Mobilidade da Cidade Autônoma de Buenos Aires. Ela informou que, considerando as primeiras três semanas do período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março e que avançava até a data da videoconferência, em 7 de abril, a redução da movimentação de automóveis na capital argentina situava-se entre 70% e 90%, dos ônibus urbanos entre um pouco mais de 70% e 90%, dos trens entre 90% e 95% e do metrô – o Subte – ao redor de 95%.

Marcelo Hasse, gerente general da Federação Argentina de Transportadores de Automotor de Passageiros (FATAP) disse na reunião que seu país, que já enfrentava problema econômicos antes da crise sanitária, terá dificuldades para promover a busca da normalidade após a pandemia. Ele informou que o setor empresarial apresentou um conjunto de reivindicações, considerando apoio financeiro, benefícios fiscais e melhores condições para pagamento de débitos bancários e que, na data da videoconferência aguardava um posicionamento governamental a respeito.

A QUESTÃO NO BRASIL

Joubert Flores

Em sua intervenção, o presidente da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e representante da AEAMESP no Rio de Janeiro, engenheiro Joubert Flores, informou que, em razão da pandemia, a arrecadação de trens, metrôs e sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) se reduziu drasticamente no país. Houve redução média de 62,6% na quantidade de passageiros transportados no mês de março, em relação ao mesmo período do ano anterior. Houve uma perda de R$ 681 milhões de arrecadação, apenas com bilheteria entre 16 de março e 6 de abril de 2020. O setor reivindica apoio ao governo federal para manter operações.

André Dantas, diretor técnico da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que reúne a operadores de ônibus urbanos de todo o país, também reportou forte queda de demanda no segmento em todo o país. Ele informou que foi feita uma proposta ao governo federal baseada na aquisição de créditos de transportes a serem alocados a programas sociais do governo. “Não se trata de dar dinheiro para as empresas. É simplesmente um modo de incorporar iniciativas sociais para depois da crise de modo que se possa viabilizar a operação dos sistemas agora e nos próximos meses. Será preciso um montante de R$ 2,5 bilhões por mês durante alguns meses”.

URUGUAI E MÉXICO

O subgerente geral e gerente de Manutenção da Companhia Uruguaia de Transporte Coletivo Sociedade Anônima (CUTCSA), Alvaro Santiago, foi o único expositor a relatar uma boa perspectiva imediata. Ele disse que de acordo com os dados sobre a progressão da Covid-19 no país, existe a possibilidade de uma volta à normalidade já no início de maio.

Quanto ao México, o diretor da Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM) Nico Rosales, mostrou também um quadro de redução de demanda na Cidade do México, espelhando a situação em todo o país.

Ao fechar a videoconferência, Roberto Labarthe, o membro do Corpo Executivo da UITP América Latina, traçou um rápido resumo da situação apresentada pelos expositores. Ele fez um alerta, pedindo cuidado para que, ao examinar a situação, não se mesclem problemas estruturais preexistentes com aqueles decorrentes da crise da Covid-19.

NA IMPRENSA – ARMA CONTRA CORONAVÍRUS

Piloto Lucas di Grassi ao lado do equipamento em teste no Metrô-SP. Foto: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos (reprodução)

Governo paulista testa uso de radiação ultravioleta para sanitização de veículos do Metrô-SP, CPTM e EMTU

O portal de jornalismo G1 publicou na quinta-feira, 16 de abril de 2020, matéria assinada por Vivian Reis, de São Paulo, mostrando que o ex-piloto de Fórmula 1 Lucas Di Grassi trouxe à capital paulista, para testes, um robô capaz de esterilizar carros metroferroviários e ônibus com radiação ultravioleta,  ajudando, assim, no enfrentamento à pandemia do coronavírus. De acordo com o portal, o Governo de São Paulo avalia a utilização do equipamento. “Caso o procedimento tenha a eficácia comprovada, o método poderá ser implementado em todo o sistema de transporte estadual – trens do próprio Metrô, da CPTM e nos ônibus da EMTU”, diz a matéria.

NA IMPRENSA – EVENTO DA ALAMYS

Suspenso encontro presencial 25º Comitês Técnicos, da ALAMYS, previsto para Cádiz, Espanha, de 28 de junho a 2 de julho de 2020. Reunião poderá ter versão virtual.

O website Mobilitas, editado em português e espanhol, e que focaliza o tema da mobilidade urbana na América Latina, noticiou que, em razão da pandemia da Covid-19, Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos decidiu suspender o evento 25º Comitês Técnicos, previsto para ser realizado em Cádiz, Espanha, de 28 de junho a 2 de julho de 2020. A entidade informa que trabalha para promover o encontro em moldes virtuais. Comitê de Gestão da ALAMYS e o anfitrião local, a Agência de Obras Públicas (AOP) do Governo da Andaluzia, Espanha,  concordaram em realizar 26º Comitê Técnico em Cádiz, durante o primeiro semestre de 2021.

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NA IMPRENSA – CRISE DO CORONAVÍRUS

Setor de transportes vai sentir crise do coronavírus por oito meses, segundo pesquisa da CNT

Matéria publicada pelo website jornalístico Diário do Transporte apresenta dados de pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizada no início de abril. A matéria assinala que, segundo a pesquisa, a maioria das empresas acredita que o setor de transportes vai sentir crise do coronavírus por oito meses; para 70%, os impactos são muito negativos.

Veja a matéria

TERMINAIS DE ÔNIBUS

Metrô-SP passa para a iniciativa privada a gestão e a exploração de 13 terminais de ônibus

Desde o dia 9 de abril de 2020, 13 terminais de ônibus ligados a estações do Metrô-SP estão sendo administrados pela empresa Unitah Empreendimentos e Participações. Os locais foram concedidos para serem explorados comercialmente pela iniciativa privada que também ficará responsável pela manutenção, limpeza e segurança dos espaços.

Os terminais concedidos estão ao lado das estações Ana Rosa, Armênia, Santana e Parada Inglesa (Linha 1- Azul); Artur Alvim, Patriarca/Norte, Vila Matilde/Norte, Penha/Norte, Carrão/ Norte, Carrão/Sul, Tatuapé/Norte, Tatuapé/Sul e Brás (Linha 3-Vermelha).

A concessão foi feita em 2019 e o concessionário pode explorar as áreas por 30 anos e até mesmo construir sobre os terminais Ana Rosa, Santana, Patriarca (Norte), Vila Matilde (Norte), Carrão (Norte), Tatuapé (Norte) e Tatuapé (Sul), seja para uso comercial ou residencial em uma área total de 84 mil m² de construções.

O valor da outorga, fator de seleção da concessão, foi de R$ 11 milhões para o Metrô-SP, que também passará a receber a partir do quinto ano de contrato R$ 855 mil mensais ou 8% da renda bruta da exploração dos terminais, o que for maior.

Além desta receita, a concessão também vai proporcionar economia de aproximadamente R$ 22 milhões por ano, valor anteriormente gasto com as despesas de conservação e manutenção dos terminais.

#METRÔNASUACASA

Um convite  para conhecer o rico acervo técnico da biblioteca Neli Siqueira, disponível online

No vídeo acima, o arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva, o diretor da AEAMESP, faz um convite ao público interessado nas atividades do Metrô-SP para que conheça o rico acervo técnico da biblioteca Neli Siqueira, disponível online. Embarque nesta viagem virtual incrível pela memória metroviária. Clique sobre o vídeo para assisti-lo.

Clique aqui para acessar as obras selecionadas

EXPOSIÇÃO VIRTUAL NO MUSEU DO TREM DE MADRI

Exposição virtual detalha a trajetória de 140 anos da estação Delicias, em Madri, sede do Museu do Trem

Em 30 de março de 1880, autoridades e personalidades assistiram à inauguração da estação Ciudad Real, em Madri, hoje denominada estação de Delicias, considerada um dos melhores exemplos da arquitetura de ferro do último terço do século XIX na Espanha.

As informações são de José Carlos Dominguez Curiel, diretor gerente da Fundação das Estradas de Ferro Espanholas (Fundación de los Ferrocarriles Españoles) na página de abertura da exposição virtual intitulada Madri-Delicias. 140 anos de una estación, a qual pode ser visitada por meio de link ao final desta matéria.

Ele explica que para comemorar a efeméride, a Fundação, por intermédio do Museu do Trem de Madri organizou a exposição temporária, que rende homenagem ao edifício que é sede do Museu do Trem desde 1984. A iniciativa conta com o apoio do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana da Espanha, do grupo ferroviário Renfe, da Adif (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias) e do Ayuntamiento de Madrid.

A exposição foi concebida como um evento presencial, mas a emergência sanitária referente ao Covid-19 impede que seja visitada por ora. Mas José Carlos Domínguez Curiel está certo de que em breve todos poderão voltar a passear pelas salas do Museu do Trem e contemplar, presencialmente, a exposição, que deverá permanecer aberta ao público até 5 de abril de 2021.

ESTRUTURA

Contando com versões em espanhol e inglês, a exposição está estruturada em 15 painéis, que traçam de certa maneira a evolução histórica da estação até os dias de hoje. Os painéis, que reúnem fotos, mapas e vídeos são: 1) La Delicias pre-ferroviaria; 2) El proyecto; 3) Construcción; 4) Inauguración; 5) La evolución de Delicias a lo largo del tiempo; 6) El tráfico ferroviario; 7) Los ferroviarios de Delicias; 8) La vida en Delicias; 9) El entramado urbano e industrial en torno a la estación; 10) Actividades deportivas en el entorno; 11) El barrio obrero de Delicias; 12) Nuevo uso de la estación como Museo del Ferrocarril; 13) El Museo hoy; 14) Silêncio, se rueda!; 15) Artistas al tren!)

Percorra a exposição

Plataforma do Museu do Trem de Madri. Reprodução de foto de Federico Pérez AHF-MFM

Boletim AEAMESP chega ao número 450

boletim-aeamespO BOLETIM AEAMESP alcança sua edição de número 450. A publicação foi lançada em 2007 com o objetivo de aproximar ainda mais a AEAMESP de seus Associados e portar as mensagens da Associação para as Entidades e Instituições de seu relacionamento. Interrupção por motivos técnicos. Inicialmente quinzenal, a publicação foi interrompida no número 50, quando houve uma primeira reestruturação do website da AEAMESP. Retomada e edições semanais. A retomada aconteceu na semana de 18 a 24 de outubro de 2010, quando a publicação passou a ser semanal, permanecendo com essas característica por mais sete anos.  Novo projeto. Em abril de 2016, foi implantado o novo projeto editorial do BOLETIM AEAMESP, com nova identidade visual, incluindo a ampliação do conteúdo informativo e valorização de fotografias e  outros recursos de ilustração. Em 2017, a publicação voltou a ser editada quinzenalmente.

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