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EDIÇÃO 469, DE 16 A 28 DE FEVEREIRO DE 2021

AEAMESP, 30 ANOS

A publicação compila toda a trajetória da entidade e traz a segunda edição do Relatório Profissional Metroferroviário

Em 19 de fevereiro de 2021, a AEAMESP lançou e disponibilizou em seu web site o relatório comemorativo ao aniversário de 30 anos da entidade, que inclui a segunda edição do Relatório Profissional Metroferroviário, com o dimensionamento do número de profissionais no transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos.

“Nossa atuação coincide com a defesa da mobilidade urbana, nos mais diversos âmbitos da sociedade. Ao resgatar nossa história, percebemos o compromisso da AEAMESP com o desenvolvimento da infraestrutura do país”, comenta a presidente da associação, a engenheira Silvia Cristina Silva, ao ressaltar a importância de documentar o passado da entidade e celebrar os 30 anos.

A pauta do relatório começa com o resgate da criação da entidade e traz uma linha do tempo com principais fatos dessa trajetória, marcos da história do país, além de uma reportagem especial com entrevistas e depoimentos dos ex-presidentes.

DADOS ATUALIZADOS

A publicação também atualiza os dados relacionados aos profissionais no transporte de passageiros sobre trilhos e de cargas no Brasil, apresentando a variação de 2019/2020. O primeiro segmento sofreu uma retração de 3,27%, com 38.862 profissionais, sendo 4.470 engenheiros e 116 arquitetos. Já o segundo segmento teve uma alta de 1,92%, fechando com 29.500 colaboradores, sendo 2.729 engenheiros.

O relatório analisa ainda a participação da mulher nas operadoras do transporte sobre trilhos, formação acadêmica, cargos, tempo de experiência e faixa etária desses profissionais.

Assim como na primeira, a atual edição entrevistou os professores do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Faculdade Inspirar. Dessa vez, o foco das entrevistas foi identificar os impactos do ensino à distância, mediante o isolamento social, na formação do profissional do futuro.

Outros destaques da segunda edição do relatório ficam por conta do mapa de investimentos no transporte de passageiros e de cargas sob trilhos e das entrevistas com os profissionais, trazendo desde a perspectivas de jovens colaboradores, como Joelson Messias de Moura, até a experiência da maturidade de Ilona Bakocs Schiffer. “Vale lembrar que o foco do relatório é fornecer informações para o profissional do setor metroferroviário, incluindo engenheiros, arquitetos e outras graduações que tenham afinidade com o trabalho em metrôs e ferrovias”, reforça o coordenador do relatório e fundador da Diagrama Comunicação, Miguel Oliveira.

Acesse o relatório

VOCÊ E A AEAMESP

Com o objetivo de promover a inserção dos seus associados no mercado de trabalho, a AEAMESP armazena um cadastro de âmbito nacional de profissionais do setor metroferroviário. Este Banco de Informações de profissionais pode ser usado por qualquer organização do setor com objetivo de localizar profissionais com expertise na área.

Cadastro de Currículo de Associado

Consultar Cadastro Nacional de Profissionais Metroferroviários

UITP AMÉRICA LATINA

Especialista do setor metroferroviário argentino, Ester Litovisky substituirá Jurandir Fernandes na presidência da UITP América Latina a partir de meados deste ano

Ester Litovsky

Ester Litovsky,  gerente de Planejamento Estratégico, Controle de Gestão e Administração de Contratos da Metrovías, da Argentina, será, a partir de meados deste ano, a presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, gestão 2021-2023, substituindo o engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes.

A Metrovías pertence à organização Benito Roggio Transporte, unidade de negócios do grupo Roggio, grupo argentino de infraestrutura e serviços, com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento e execução de empreendimentos nacionais e internacionais. Há 25 anos a Metrovías opera a rede do metrô de Buenos Aires (Subte) e a linha ferroviária de Urquiza.

Roberto Labarthe

VICE-PRESIDENTES

Roberto Vollmer Labarthe, do Grupo CCR, do Brasil, será vice-presidente da gestão 2021-2023 e responsável pela coordenação do Conselho de Política da Divisão.

Outros vice-presidentes serão: Nicolás Rosales – Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM); Luis Fernando Lozano Bonfil – Mobility Ado, do México; Tomás Andrés Elejalde Escobar – Empresa de Transporte de Massa Valle de Aburrá Ltda. – Metro de Medellín, Colômbia; Armando Galhardo Guerra Júnior – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Brasil, e Roberto Speicys – Scipopulis, Green 4T.

PRESENÇA AEAMESP

AEAMESP participa da apresentação e lançamento de novo portal da ANTP, voltado a coletar e mostrar casos de boas práticas em mobilidade urbana de todo o país

Durante a Reunião Mensal sobre Mobilidade Urbana, realizada no dia 24 de fevereiro de 2021 pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a conselheira da AEAMESP, arquiteta e urbanista Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, acompanhou a apresentação e o lançamento no novo portal daquela entidade, intitulado Portal das Boas Práticas em Mobilidade Urbana. O link de acesso está disponível no final desta matéria.

Em seu portal principal, a ANTP explicou que a nova plataforma terá inicialmente com alguns exemplos ilustrativos de como as experiências positivas de mobilidade serão expostas, ele é essencialmente um convite para que todos – órgãos públicos e mesmo aqueles que tenham o que mostrar na área de mobilidade urbana – possam expor suas boas práticas. As regras estão descritas no próprio Portal das Boas Práticas em Mobilidade Urbana.

Luiz Carlos Mantovani Néspoli

Ao falar na nova iniciativa, o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, explicou que o país é composto por mais de 5.500 municípios, alguns deles integrantes de uma das 40 regiões metropolitanas, havendo ainda um grande número de rodovias ligando cidades e estados. “Somos, por outro lado, uma república federativa, o que significa que as responsabilidades são atribuídas à União, aos Estados e Distrito Federal e aos Municípios, algumas com exclusividades e outras complementares ou compartilhadas”, afirma.

O dirigente sublinhou o mosaico institucional em que o transporte e a mobilidade estão inseridos, informando que a cada ente federativo, a Constituição Federal incumbe atribuições no âmbito do transporte público, da gestão do trânsito e da mobilidade urbana de modo geral. E que, dessa forma, soluções estão sendo aplicadas em todo o país, seja por gestores públicos, pela iniciativa privada, ou por organizações não governamentais.

Na visão da ANTP, essas soluções precisam ser conhecidas e, por isso,  o Portal das Boas Práticas em Mobilidade Urbana. visa propiciar que as soluções que resultaram em bons benefícios para os cidadãos, para a cidade e para a sociedade em geral possam ser registradas e servir de exemplos e modelos para outros gestores públicos.

Acesse o novo portal

SETOR METROFERROVIÁRIO

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) completou 37 anos no dia 22 de fevereiro

No dia 22 de fevereiro, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU completou 37 anos de existência. A empresa é oriunda da Rede Ferroviária Federal S.A. e constituiu-se em uma sociedade de economia mista em 22 de fevereiro de 1984. O objetivo dessa iniciativa foi modernizar, expandir e implantar sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no país.

Na ocasião, os sistemas ferroviários operados pela Rede Ferroviária Federal S.A. em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, foram incorporados à CBTU.

A partir de 1994, as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza foram sendo paulatinamente transferidas para os seus respectivos governos locais. Atualmente, a companhia tem sob a sua operação os sistemas de transporte de passageiros nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal.

Composição da CBTU Recife. Foto: Rafael Asquini

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica indique a #aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.
NA IMPRENSA – CCO DO METRÔ-SP

CCO Vergueiro. Reprodução de foto de Renato Lobo, Via Trólebus

Via Trólebus noticia que Metrô de São Paulo deverá modernizar o Centro de Controle Operacional – CCO Vergueiro

NA IMPRENSA – SOM E SEGURANÇA

“Bléin, bléin”. VLT Carioca explica a importância do som do gongo na operação do sistema.

Além de recuperar memória dos bondes, som é importante para a segurança da operação

O VLT Carioca explica que o gongo, mais conhecido no dia a dia pelo seu som de “bléin, bléin”, é uma homenagem à memória dos antigos bondes, mas também um instrumento fundamental para a segurança da operação do sistema. Segundo a companhia, ele faz parte do procedimento dos condutores, por exemplo, para alertar sobre a aproximação do trem, além da chegada e saída de paradas e estações.

COLABORAÇÃO

Para quem anda pelo Centro do Rio, o som do gongo já se tornou parte da rotina, mas, segundo a companhia, a colaboração é importante para auxiliar na fluidez da circulação bem como na proteção de todos.

Quem vai atravessar vias do VLT, por exemplo, pode reduzir o volume dos fones de ouvido para estar mais atento aos alertas do gongo, que servem como orientação, ou à buzina da composição, usada para chamar atenção de forma mais acentuada quando necessário.

Da mesma forma, nessa hora é preciso deixar para dar aquela espiadinha no celular depois de completar a travessia. O VLT Carioca orienta os transeuntes a olharem para os dois lados na hora de atravessar.

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