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Presidente da CPTM falará na 22ª Semana sobre os impactos da linha 13 Jade na rede metroferroviária e na sociedade

Paulo de Magalhães

Paulo de Magalhães

“A Semana de Tecnologia Metroferroviária é uma ótima oportunidade de reconhecimento dos trabalhos inovadores de funcionários da CPTM e de ter contato com projetos de outras empresas. Por isso, o evento exerce um papel fundamental de fomento da tecnologia e políticas de desenvolvimento do setor”.  As colocações são do diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, que está no Painel 03 – Crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil,  programado para 14 de setembro de 2016, das 14 h  às 15 h 20.

O painel está na grade de programação da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.

Na ocasião, Paulo Magalhães fará uma explanação do projeto e obras da Linha 13 da CPTM, desde seu planejamento, concepção e seus impactos na rede metroferroviária e na sociedade.

A Linha 13-Jade da CPTM ligará a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em um trajeto total de 12,2 km, dos quais 7,9 km serão em elevado. A linha terá três estações: Guarulhos CECAP e Aeroporto-Guarulhos (novas) e Engenheiro Goulart, que está sendo reconstruída e será o ponto de conexão com a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana).

O trecho em elevado começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, nas proximidades do centro de treinamento do Corinthians, e prossegue por 700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos. Vigas pré-moldadas sustentarão o trecho em elevado. Cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas.

Nessa etapa, além da execução de estacas, blocos de fundação, pilares e travessas, também estão sendo içadas as vigas pré-moldadas e concretados os trechos onde posteriormente será implantada a via férrea. Também já foi iniciada a estrutura da ponte sobre o Rio Tietê e concretados os trechos onde posteriormente será implantada a via férrea.

O projeto beneficiará os moradores tanto de Guarulhos quanto da Capital, principalmente a população usuária do transporte público. A demanda projetada indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.