fbpx

Gerente da West Japan Railway Company discutirá papel dos empreendimentos das próprias operadoras associados ao transporte sobre trilhos

22 SEMANAOutra conferência na abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, marcada para o dia 13 de setembro de 2016, às 16 horas, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo/SP, será proferida por Go Hirano, gerente chefe da operadora japonesa de transporte ferroviário de passageiros West Japan Railway Company (JR-WEST). A ideia dessa exposição é destacar a importância de as próprias operadoras brasileiras de transporte público, em especial no setor metroferroviário, considerarem a possibilidade de realizarem empreendimentos diretamente associados ao transporte como forma de garantirem recursos permanentes para ampliar e modernizar as redes e para assegurar a modicidade das tarifas para os usuários.

No Japão, há caso em que cerca de 40% dos custos de implantação de uma linha de metrô foram pagos por meio da riqueza propiciada pelo crescimento imobiliário promovido pelo próprio operador. Também há operadoras que possuem receitas não operacionais maiores do que as operacionais, mitigando os custos tarifários.