Com o projeto Arte nos Trilhos, idealizado pela artista plástica mosaicista Cida Carvalho, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu pela quinta vez o Selo Social, certificação concedida a órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil, que geram impactos positivos para a comunidade. A parceria com o Metro-DF foi concretizada por meio da Gerência de Projetos Especiais da companhia.
A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira, dia 9 de março de 2023, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). Ao todo, o Instituto Selo Social, organização da sociedade civil que atua para fomentar e potencializar o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades locais, acompanhou 107 projetos, que geraram 460 impactos sociais, e certificou 53 organizações apenas no Distrito Federal.
Os projetos são analisados à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o apelo global das Nações Unidas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
‘FLORES DO CERRADO’
Um dos mosaicos doados ao Metrô-DF, a obra Flores do Cerrado, exposta na Estação 112 Sul, teve participação de 15 mulheres cadeirantes e outras cinco pessoas com deficiência. Durante seis oficinas, elas aprenderam técnicas do mosaico e produziram um painel de 8m².
Ao término do projeto, 20 mulheres se tornaram mais capacitadas profissionalmente e aprenderam técnicas para uma nova ocupação. Além disso, as ações praticadas possibilitaram, segundo o depoimento delas, o desenvolvimento da autoestima e o sentimento de bem-estar.
Na análise dos curadores, o projeto também possibilitou novos aprendizados, aquisição de conhecimentos acerca da realização de um projeto social, além de aglutinação de novas práticas e expertises gerados aos colaboradores que poderão ser aplicadas em projetos futuros do Metrô do Distrito Federal.