Estação Eucaliptos, uma nova conquista dos profissionais da Companhia do Metropolitano de São Paulo

Aspecto externo da Estação Eucaliptos. Foto: Divulgação

 

Na solenidade, Clodoaldo Pelissioni, Geraldo Alckmin, João Dória e Pedro Machado

Representada por seu presidente, engenheiro Pedro Machado, a AEAMESP participou no dia 2 de março de 2018 da inauguração da estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás e um trecho de mais 2,9 km de vias. Participaram do ato o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o prefeito paulistano João Dória, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni,  outras de autoridades, e dirigentes e técnicos do Metrô-SP.

Logo após a cerimônia, Pedro Machado falou sobre esse novo passo no sentido da concretização da Linha 5 – Lilás. Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos associados agradeceu o significativo empenho de um grande número de profissionais do Metrô-SP para que essa meta fosse alcançada. “Nós, especialistas, sabemos, as autoridades sabem, e população também tem consciência de que as obras de grande envergadura destinadas ao transporte público urbano envolvem um planejamento complexo e exigem a coordenação de todos os recursos necessários – os financeiros, para o investimento; todas as condições técnicas e tecnológicas e, principalmente, o conhecimento e a capacidade dos profissionais encarregados das diferentes atividades, entre os quais destaco os engenheiros e arquitetos. Parabéns a todos os colegas que estão envolvidos nesta conquista e são em grande medida responsáveis por ela”.

Avanço. Com a inauguração, a rede metroviária em São Paulo passou a contar com 83,3 quilômetros de extensão e 73 estações, atendendo a cerca de 4,5 milhões de usuários por dia. O governo garante que até o final deste ano o sistema alcançará a marca 102 quilômetros no metrô, que se somam aos trilhos da CPTM.

Acompanhando o padrão arquitetônico adotado nas novas estações da Linha 5-Lilás, a Eucaliptos também conta com uma grande cúpula de vidro em seu acesso principal, criando um elemento visual marcante, que permite a ampla entrada de luz natural para seu interior, gerando economia de energia elétrica. Esses vidros também têm a função de proteger a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de sujeira, facilitando sua limpeza.

O principal acesso da nova estação Eucaliptos situa-se na Avenida Ibirapuera, nº 3.144, entre as avenidas Cotovia e dos Eucaliptos. Neste local, foi possível a criação de uma praça com elementos visuais que se integram à paisagem da região, formada por grandes edifícios revestidos com vidros. Para isso, o projeto arquitetônico contemplou a construção de 11 aberturas cobertas com vidros, que levam a iluminação natural e ventilação do nível da rua até as plataformas.Além do acesso principal, há também a entrada secundária, que fica no lado oposto da Avenida Ibirapuera, ao lado do shopping de mesmo nome e da Avenida dos Imarés.

Ao todo, a estação Eucaliptos tem 9.300 m² de área construída e 23,4 metros de profundidade, que foram divididos em quatro pavimentos. Totalmente acessível, a estação conta com cinco elevadores que permitem a interligação da rua com o mezanino e as plataformas, 13 escadas rolantes, piso podotátil direcional e fita antiderrapante nas escadas fixas. A nova estação Eucaliptos irá atender 20 mil passageiros por dia.

Composição na Estação Eucaliptos

Operação Assistida. Inicialmente, o novo trecho entre as estações Brooklin e Eucaliptos vai funcionar no formato de Operação Assistida, de segunda-feira a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Essa operação consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais, permitindo a maturação dos equipamentos e de sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e controle de tráfego, e também de telecomunicações.A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô. O horário será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em toda a rede.

Ampliação da Linha 5-Lilás. A ampliação da linha 5-Lilás compreende a construção de 11 km e 11 estações, de Adolfo Pinheiro a Chácara Klabin, além da aquisição de 26 novos trens, implantação do moderno sistema de sinalização e controle – CBTC – em toda a linha e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi.Neste projeto, já foi aberto e está em operação um trecho de 4 km com as estações Adolfo Pinheiro (aberta em 2014), Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (inauguradas em 2017). Com esta nova estação, a Linha 5 terá 15,2 km e 11 estações, operando de Capão Redondo a Eucaliptos. O traçado da Linha 5 percorre importantes avenidas que cortam a zona sul, oferecendo para a população acessos a diversos centros comerciais e renomados hospitais, como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital São Paulo, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e outros centros especializados para tratamento como AACD, APAE e Lar São Francisco.O investimento para todo o empreendimento é de R$ 10,2 bilhões. Quando completa, de Capão Redondo a Chácara Klabin, cerca de 850 mil pessoas devem utilizar diariamente os 20 km e 17 estações da linha 5.

Concessão. A Linha 5, juntamente ao monotrilho da Linha 17-Ouro, passará a ser administrada pelo Consórcio Via Mobilidade, que, no último dia 19/01, venceu a licitação internacional para concessão dos ramais, ao oferecer ao Governo do Estado outorga fixa de R$ 553,8 milhões.  O consórcio será responsável pela operação comercial e manutenção das duas linhas pelo período de 20 anos.

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.