T32 – Detectores de impacto de rodas: defeitos superficiais em rodas de locomotivas e suas causas

Descrição: O aumento do fluxo do transporte em ferrovias além do aumento das cargas envolvidas trouxe riscos operacionais significativos. Para prevenir acidentes, preservar trilhos e ativos ferroviários várias tecnologias de monitoramento de veículos foram desenvolvidas nas últimas décadas. Entre essas tecnologias se destacam os Way Sides que entre outros fatores, detectam de impacto de rodas. Esses equipamentos monitoram a intensidade das cargas aplicadas pelas rodas de locomotivas e vagões que causam altas forças de impacto. Esses eventos são ocasionados por defeitos superficiais nas superfícies de rodagem das rodas dos veículos. Esse estudo permitiu identificar os mecanismos geradores desses defeitos superficiais possibilitando o tratamento e a gestão das causas fundamentais pela área de Planejamento e Controle da Manutenção – PCM. Entre as causas identificadas estão em primeiro lugar problemas relacionados com a aplicação de freios e em menor número problemas de Fadiga de Contato de Rolamento (Rolling Contact Fatigue – RCF)

 

AUTORES:

Paulo Cesar Galdino Felix – VLI

Apresentação

 

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.