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EDIÇÃO 379, DE 5 A 11 DE JUNHO DE 2017

 AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE

Em 20 de junho, a partir das 18 h, auditório da AEAMESP receberá a palestra técnica Certificações acreditadas e a contribuição estratégica para o setor metroferroviário

A palestra estará a cargo da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC) e está inserida no acordo de cooperação institucional firmado entre a AEAMESP e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). O palestrante será Jefferson Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Negócios do organismo de certificação RINA e vice-presidente da ABRAC.

Na terça-feira da próxima semana, dia 20 de junho de 2017, a partir das 18h, o auditório da AEAMESP receberá a palestra técnica intitulada Certificações acreditadas e a contribuição estratégica para o setor metroferroviário, a cargo da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC) (clique aqui para conhecer a entidade) a ser proferida pelo por Jefferson Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Negócios do organismo de certificação RINA (clique aqui para conhecer a entidade) e vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da ABRAC.

A palestra terá uma hora e trinta minutos de duração, incluindo o tempo para perguntas. Serão desenvolvidos os seguintes tópicos: 1) Contextualização; 2) Conceitos de acreditação e certificação; 3) Framework europeu; 4) Escopos de certificação e inspeção metroferroviária; 5) Benefícios da certificação.

COOPERAÇÃO AEAMESP/CREA-SP

A atividade está inserida no acordo de cooperação institucional firmado entre a AEAMESP e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). Na abertura dos trabalhos, o engenheiro José Geraldo Baião, conselheiro representante da AEAMESP no CREA-SP, fará uma exposição sobre a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica (instituída pela Lei nº 6.496/77), instrumento que caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema CONFEA/CREA e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional.

SOBRE O PALESTRANTE

Jefferson Carvalho

Jefferson Carvalho é gerente de Desenvolvimento de Negócios do organismo de certificação RINA (www.rinabrasil.com.br) e vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da ABRAC – Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (www.abrac-ac.org.br). Administrador de Empresas, Tecnólogo em Mecânica, pós-graduado em Gestão Ambiental e MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Está no RINA há mais de 15 anos, atuando na estratégia, mercado e tecnologia TIC (Testes, Inspeção, Certificação, Engenharia) para as diversas áreas de infraestrutura (Naval, Energia, Transportes, Petróleo e Gás, Obras etc.). Sua experiência congrega a gerência de operações de certificação por 10 anos (gestão de diversas acreditações internacionais), incluindo a liderança de mais de 1.000 auditorias de certificação em diversas normas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, PBQP-H etc.), setores e países (EUA, Itália, Argentina, Colômbia, Equador, Costa Rica, Panamá, Guatemala, Chile, Bolívia, Venezuela) em diversos setores da indústria e serviços (serviço público, construção civil, operações de infreaestrutura, metalúrgica etc.). Coordenador da ABRAC para o desenvolvimento do mecanismo de inspeção acreditada INMETRO de projetos e de obras de infraestrutura (articulando o debate com SPPI, Ministério dos Transportes, Ministério do Desenvolvimento, ANTT, ELP e outros).

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23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR

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AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE

A AEAMESP em debate sobre certificação como estratégia para atratividade ao investimento no setor metroferroviário

O debate aconteceu na sede da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e foi promovido pela Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC).

No dia 5 de junho de 2017, representada por seu presidente, engenheiro Pedro Machado, a AEAMESP participou  na sede da a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) debate sobre a certificação acreditada como instrumento do direcionamento estratégico para permitir um ambiente mais seguro e atrativo ao investimento em infraestrutura metroferroviária no país.

O debate foi promovido pela Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), que congrega os organismos de certificação, inspeção e laboratórios, e contou com representantes de diversas instituições representativas do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF), Associação Nacional de Transportes de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTRILHOS), Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), WIZ Seguros e Serviços Financeiros (antiga PAR Riscos Especiais – CAIXA) e ABNT/CB-006 – Comitê Brasileiro Metroferroviário.

No encontro, foi apresentado o modelo Europeu, aplicado há mais de 20 anos, que adota a certificação e inspeção como política pública reconhecida para a confirmação da conformidade e segurança da infraestrutura e operações ferroviárias, amparando-se em avaliações realizadas por organismos acreditados por instituições reconhecidas internacionalmente, baseando-se em normas como ISO/IEC 17020 e ISO/IEC 17065, que permitem o mútuo reconhecimento na maioria dos países.

O resultado é o esperado destravamento, traduzido em mitigação de riscos, confiança, velocidade nas decisões, melhor desempenho dos indicadores, assertividade das compras, redução de custos e uma melhor prestação do serviço para a sociedade. Em outras palavras, maior atrativade ao investimento.

É o que o governo federal espera. Um programa de inspeção similar está em fase final de implantação, coordenado pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimento (SPPI) acreditado pelo INMETRO, com o escopo de avaliar a conformidade de projetos de engenharia e de obras de infraestrutura. Veja aqui

Acreditação. Jefferson Carvalho, vice-presidente de Relações Instituicionais da ABRAC e manager da certificadora RINA Services esclarece: “por meio da acreditação, é possível confirmar a confiança de um organismo de certificação ou inspeção, onde o acreditador avalia nossos mecanismos para assegurar de imparcialidade, objetividade, imparcialidade e ausência de conflito de interesse. No Brasil, o acreditador oficial é o INMETRO, que faz parte de acordos internacionais de reconhecimento multilateral junto a outros acreditadores em todo o mundo. Da mesma forma, não há qualquer reserva de mercado, pois qualquer empresa pode vir a se tornar um organismo de certificação ou inspeção, bastando possuir um sistema de gestão que atenda padrões internacionais e ser auditada pelo INMETRO, do contrário, não seria possível a legitimidade necessária a qualquer política desta natureza”.

Neste cenário, o objetivo é assegurar um alto nível de conforto e segurança técnica e jurídica a todos os agentes públicos e privados (investidores, financiadores, seguradoras, fabricantes, concessionárias, agências reguladoras, secretarias, poder público contratante, organismos de controle etc), por meio da racionalização da percepção da mitigação do risco (um único certificado reconhecido por todos os atores).

Os próximos passos propostos nesta reunião de 05 de Junho incluiram, num primeiro momento, elevar o debate junto ao Governo Federal (Ministério dos Transportes, Ministério das Cidades, ANTT, SPPI e INMETRO), posteriormente estendendo a discussão a outros setores do governo e mercado. De qualquer forma, o estabelecimento de uma política pública, tende a proteger todos os agentes e mercado e fomentar a adoção das melhores práticas de certificação e inpeção.

O caminho para o Brasil entrar nos trilhos passa pela adoção de mecanismos já consolidados em nível mundial, adaptados à realidade de nosso mercado.

UITP AMÉRICA LATINA

Boletim mostra premiados da América Latina no Congresso Mundial da UITP, realizado em Montreal, Canadá, em maio

Boletim divulgado na última semana mostra os premiados da América Latina no Congresso Mundial da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), realizado em Montreal, Canadá, entre os dias 15 e 17 de maio de 2017. Veja o boletim

SETOR METROFERROVIÁRIO

ANPTrilhos homenageia Vicente Abate

Joubert Flores, Vicente Abate e Roberta Marchesi

Em cerimônia no dia 26 de maio de 2017, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) homenageou o conselheiro dessa entidade e presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate.

Placa. O dirigente recebeu uma placa de agradecimento pelos cinco anos de dedicação à diretoria da ANPTrilhos. Vicente Abate é fundador da ANPTrilhos e foi diretor comercial da entidade. A placa comemorativa foi entregue pelo presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, e pela superintendente da Associação, Roberta Marchesi. “Com muita emoção recebi das mãos do Joubert e da Roberta essa honrosa homenagem da ANPTrilhos”, disse, na ocasião, Vicente Abate.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA
A oitava edição da Semana de Tecnologia Metroviária (que, mais tarde, viria a ser denominada Semana de Tecnologia Metroferroviária) aconteceu no período de 13 a 16 de agosto de 2002, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, onde permaneceria até 2016. Tema. O tema geral do encontro foi O transporte que queremos. No Metrô-SP.
Muitos registros de fatos marcantes no sistema sobre trilhos de São Paulo em 2002 estão relacionados com as etapas da entrada em operação da Linha 5 – Lilás, que em fevereiro daquele ano teve a responsabilidade de sua operação transferida da CPTM, que construiu a linha, para o Metrô-SP. Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da oitava Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).
 

NA IMPRENSA, EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Matéria do jornal Valor Econômico mostra déficit de 1.200 quilômetros de infraestrutura de metrô no país

Em 5 de junho de 2017, o site do jornal Valor Econômico publicou  a matéria intitulada Déficit nacional de infraestrutura de metrô chega a 1200 quilômetros, assinada por Roberto Rockmann. O texto foi reproduzido pelo clipping da Revista Ferroviária. Leia a matéria

SETOR METROFERROVIÁRIO EM VÍDEO

UOL traz matéria e vídeo sobre atividades da Linha 1 do Metrô-SP durante a madrugada

No dia 5 de junho de 2017, o site jornalístico UOL publicou a matéria intitulada “Alguém tem que colocar para funcionar”: como é trabalhar de madrugada no metrô, assinada por Marcela Sevilla, mostrando as atividades da Linha 1 – Azul  através da atuação de Aparecida Antonini, uma das 72 operadoras de trens mulheres que atuam na linha azul.

Clique na imagem para ver o vídeo

Clique aqui para ler a matéria

 

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