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EDIÇÃO 491, DE 16 DE MARÇO A 25 DE ABRIL DE 2022

INTERNACIONAL

Momento descontraído logo após uma foto formal: a partir da esquerda, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva conversa com Luiz Alberto Fioravante, coordenador do GT de Ferrovias da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo. Também aparecem Marcos Kassab, Jean Pejo (ALAF), a jornalista e escritora Ana Lúcia Lopes, Márcio Francesquine (Câmara de Comércio Brasil-Canadá), a museóloga Maria Inês Dias Mazzoco, e Vicente Abate (ABIFER).

AEAMESP participa de debate a respeito do transporte sobre trilhos na Comissão de Investimentos e Infraestrutura da Câmara de Comércio Brasil-Canadá

Na tarde de 29 de março de 2022 e na manhã do dia 30, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou de encontro a respeito do transporte sobre trilhos — carga e passageiros —, promovido pela Comissão de Investimentos e Infraestrutura da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em parceria com o Consulado do Canadá em São Paulo.

O evento teve caráter híbrido, com participação presencial de um pequeno grupo de convidados e transmissão via internet.

Na sessão do primeiro dia, realizada no período da tarde, coube ao Canadá mostrar sua experiência no campo da manutenção de metrôs, com uma palestra sobre manutenção preventiva a cargo de especialistas do Metrô de Montreal.

TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

Abate, Pejo, Fioravante e Francesquine

No segundo dia, num diálogo conduzido por Márcio Francesquine, coordenador da Comissão de Investimentos e Infraestrutura da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, discutiram-se as perspectivas do transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos no Brasil.

Participaram nesta ocasião Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER); Jean Carlos Pejo, secretário-geral para o Brasil da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) e Luiz Alberto Fioravante, assessor técnico e coordenador do Grupo de Trabalho de Ferrovias da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo.

PARTICIPAÇÃO NA 28ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Silvia Cristina Silva destacou a disposição da Comissão de Investimentos e Infraestrutura Brasil-Canadá e do Consulado do Canadá em São Paulo em promoverem eventos dessa natureza, permitindo o intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências entre organizações públicas e privadas dos dois países, num diálogo mutuamente profícuo.

A dirigente da AEAMESP recordou que o Consulado do Canadá participou de recentes edições da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Ela afirmou: “Será uma grande alegria para a AEAMESP que o Consulado e a Comissão de Investimentos e Infraestrutura participem da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que iremos realizar de 13 a 16 de setembro de 2022”.

Silvia concluiu acrescentando que após dois anos com sessões unicamente virtuais, o encontro terá caráter híbrido, com sessões presenciais em instalações do Instituto de Engenharia de São Paulo e transmissão ao vivo pela internet. Detalhes sobre a configuração do evento e seu conteúdo serão divulgados oportunamente.

PRESENÇA AEAMESP

Retomadas as atividades do Grupo de Trabalho sobre Marketing, da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina.

A reunião virtual, realizada em 6 de abril de 2022, teve presença da presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, que convidou os integrantes do Grupo de Trabalho e o público do encontro a participarem da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Realizou-se na tarde da quarta-feira, 6 de abril de 2022, reunião virtual do Grupo de Trabalho sobre Marketing, da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina. Na ocasião, houve uma apresentação a respeito do quarto ciclo bienal do Programa de Melhores Práticas para Mobilidade Urbana, da UITP – Divisão América Latina, feita pela coordenadora do programa, a arquiteta Valeska Peres Pinto.

Valeska Peres Pinto

Ela explicou que a reunião do dia 6 e outra que será realizada no dia 19 de abril  de 2022 marcam a retomada das atividades do Grupo de Trabalho de Marketing da UITP Divisão América Latina.  Em junho próximo, acontecerá o Seminário da UITP – América Latina.

Entre agosto e outubro de 2022 serão desenvolvidas  Oficinas do Programa de Melhores Práticas para Mobilidade Urbana. Em março de 2023, haverá o processo de inscrição dos projetos, e em junho de 2023 acontecerá a cerimônia de premiação, durante o Congresso Global da UITP, previsto para o período de 4 a 7 de junho, em Barcelona, Espanha.

AQUECIMENTO GLOBAL

Roberta Tiso

Roberta Tiso, diretora de Marketing e Sustentabilidade da empresa Green4T – especializada em soluções de tecnologia e infraestrutura digital para empresas e cidades – fez uma exposição sobre o tema Mudanças climáticas & transporte público – Desafios e oportunidades para o setor.

28ª SEMANA DE TECNOLOGIA

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou das atividades destacando o empenho da UITP América Latina em debater as ações de Marketing desenvolvidas no setor.

Silvia Cristina Silva

Silvia informou que no período de 13 a 16 de setembro de 2022 a AEAMESP promoverá a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que terá caráter híbrido, com atividades presenciais em instalações do Instituto de Engenharia de São Paulo e transmissão pela internet.

“Convido a todos para participarem das sessões da Semana de Tecnologia. De maneira especial, convido a UITP Divisão América Latina para estar conosco mais uma vez em nosso encontro anual”, disse a presidente da AEAMESP.

TECNOLOGIA

Pasqualucci, Juvenal e Flório

A ideia básica da hiperconvergência pode colaborar na operação dos transportes de passageiros.

A AEAMESP promoveu no início da noite de 31 de março de 2022 o evento virtual ao vivo intitulado Como a hiperconvergência pode colaborar na operação dos transportes de passageiros.

As palestras estiveram a cargo dos engenheiros Elcio Pasqualucci,  Fábio Juvenal Ferreira, vice-presidente da AEAMESP, e Luís Felipe Flório, diretor de Parcerias da nossa Associação.

De acordo com os expositores, em linhas gerais, a hiperconvergência é uma arquitetura centrada em software que integra perfeitamente os recursos de processamento, armazenamento e virtualização em um único sistema. Tal plataforma permite aumentar o dimensionamento e reduzir a complexidade do Data Center.

Trazendo esta definição básica ao campo do transporte de passageiros, é possível otimizar a operação dos serviços com o maior processamento de dados, com a automatização funções complexas e o estabelecimento de outros ganhos de gestão e operacionais.

TRABALHO REMOTO, EFICIÊNCIA E ECONOMIA

Evento coloca em foco o teletrabalho no Metrô de São Paulo

O presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, participou em 28 de março de 2022 uma exposição virtual sobre como foi concebido e implantado e como vem sendo desenvolvido o projeto de teletrabalho  do Metrô de São Paulo, destacado no final de 2021 no contexto do Prêmio Sobratt de Melhores Práticas de Teletrabalho, outorgado pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho – Sobratt.

Também participaram do encontro virtual Bruna Marcucci Pedro, Gerente Jurídica e de Compliance e o Diretor-Gerente Demian Cury, ambos da empresa igualmente destacada no prêmio K2 Parthering Solutions do Brasil – Consultoria em Tecnologia da Informação. Representaram a Sobratt no evento os dirigentes da entidade Luís Otávio, Sandro Bento Silva, Antônio Trujillo.

O prêmio foi instituído para prestigiar e reconhecer as empresas e organizações que fizeram do programa de teletrabalho um projeto de benefícios para seus colaboradores, para a sociedade, para o meio ambiente e para si própria, integrando esta iniciativa ao planejamento estratégico da organização.

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva acompanhou todo o evento e postou mensagem ao vivo parabenizado os expositores pelos cases apresentados. Mais tarde ela destacou a importância da atuação da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e do prêmio, que lança luzes sobre ações que servem de exemplo para empresas e entidades.

TELETRABALHO NO METRÔ DE SÃO PAULO

O encontro virtual pode ser visto aqui. A exposição de Silvani Pereira tem início pouco além do minuto 43 do vídeo e se estende por cerca de 21 minutos. O dirigente participou também dos debates da fase final do encontro.

Em linhas gerais, ele explicitou os aspectos normativos e tecnológicos envolvidos no projeto de teletrabalho do Metrô de São Paulo e destacou  os cuidados que a Companhia dedica aos profissionais que participam dessa modalidade de  atuação, apontando os desafios na sequência desse projeto em 2022.

Entre outras informações Silvani Pereira mostrou que a sistemática de teletrabalho no Metrô de São Paulo tem caráter voluntário, com adesão dos funcionários, e envolve atualmente de 898 empregados, dos quais 177 são gestores e assessores e 721 profissionais. A Companhia tem ao todo 7.680 empregados, dos quais 1.990 em atividades de caráter administrativo

Ele informou que o projeto de teletrabalho permitiu economia em razão da redução da infraestrutura necessária para trabalhos administrativos. Dos quatro edifícios anteriormente utilizados para esse fim, dois foram devolvidos e um terceiro alienado, de modo que apenas um edifício continua sendo utilizado.

Anteriormente, havia 13.000 mde infraestrutura, com acomodação de 1.200 postos de trabalho; depois de adotada a sistemática de teletrabalho, passou-se a utilizar apenas 5.171 m2 de área, com acomodação de 600 postos de trabalho, significando redução de custos da ordem de R$ 9 milhões por ano.

EXPANSÃO DA REDE

Apresentado o primeiro trem da Linha 17-Ouro

Em 25 de março de 2022, o governo paulista promoveu a apresentação online do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô. A videoconferência exibida no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, mostrou imagens diretamente da China, onde o maquinário de transporte sobre trilhos é fabricado.

A composição é chamada de cabeça de série e serve de referência técnica para a fabricação de outras 13 que vão atender a futura linha. O monotrilho vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.

O trem exibido na videoconferência está na fábrica da empresa BYD, na cidade chinesa de Shenzhen, e deve chegar a São Paulo até o fim do ano.

Elas operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. O funcionamento pode ser totalmente automático, sem necessidade de operador, com a utilização do sistema UTO (Unattended Train Operator).

Cada trem terá 72 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas em condições confortáveis. Contará também com passagem livre entre os cinco carros, sistema de ar-condicionado e câmeras de monitoramento com gravação de imagens.

A construção da Linha 17-Ouro foi retomada pela atual gestão estadual, após a rescisão de contratos parados e novas contratações. As obras em andamento são finalização da via do monotrilho, construção do Pátio de Manutenção Água Espraiada e acabamento de sete das oito estações. A estação Morumbi, última deste trecho em construção, já foi concluída.

A Linha 17-Ouro terá 8,3 km de extensão total – incluindo trechos de manobras e pátio –, com oito estações que vão do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM e conexão às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.

Clique aqui e veja o vídeo sobre o lançamento

SETOR METROFERROVIÁRIO – I

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos 2022 acontecerá em 27 de julho

Está prevista para o dia 27 de julho de 2022, no Unique Palace, em Brasília (DF), mais uma edição do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, cujo objetivo é debater as propostas dos candidatos para o futuro do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. O encontro reunirá os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais, além de especialistas do setor.

Em 2018, o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos teve mais de 400 participantes entre presidenciáveis, ministros, governadores, secretários, iniciativa privada e representantes do setor, que se uniram para debater novas propostas. Com mais de 150 jornalistas presentes, o evento marcou as discussões presidenciais para a área de mobilidade urbana no Brasil.

Nesta próxima edição, o evento será no formato de mesas redondas com os candidatos à Presidência da República e governos estaduais colocando suas propostas para o setor de mobilidade urbana, e com especialistas das áreas de mobilidade urbana, economia e de financiamento em projetos abordando o panorama e impacto da mobilidade.

SETOR METROFERROVIÁRIO – II

Com sessões virtuais, V Simpósio de Engenharia Ferroviária será nos dias 18 e 19 de maio

Está programada para os dias 18 e 19 de maio de 2022, em caráter virtual, a realização do V Simpósio de Engenharia Ferroviária. O evento unirá academia e indústria para discutir quatro eixos temáticos principais: contato roda-trilho, vagões, via permanente, logística e operações ferroviárias. A edição deste ano será realizada em parceria com a Vale e contará, também, com o patrocínio das empresas Greenbrier e Amsted Maxion, LB Foster, Amsted Rail e Randon.

Além das palestras que serão transmitidas ao vivo em sessões plenárias, todos os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento terão a oportunidade de serem publicados nos anais online do SEF com direito ao DOI, importante identificador digital de produção bibliográfica.

INICIATIVA DE PESQUISADORES 

O Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) surgiu em 2017, por iniciativa de pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, que se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.

Em seu primeiro ano, o encontro foi encabeçado por acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde a sua criação, o comitê organizador do SEF cresceu e conta também com nomes como a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Clique aqui para inscrever-se até 7 de maio

SETOR METROFERROVIÁRIO – III

Luiz Alberto Fioravante

Luiz Alberto Fioravante foi entrevistado no programa  ABIFER Conversa

Em 4 de abril de 2022, o programa de diálogos da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária,  ABIFER Conversa teve como convidado Luiz Alberto Fioravante, assessor técnico e coordenador do Grupo de Trabalho de Ferrovias da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo.

Com uma hora de duração e focalizando o tema Integração paulista através das ferrovias, o programa foi transmitido pelo canal da ABIFER no YouTube e pode ser visto através de link no final desta matéria.

O programa é conduzido pela jornalista Ana Lúcia Lopes e conta com a participação do presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate. Como acontece habitualmente, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva acompanhou e fez intervenções durante os debates.

DIRIGENTES DA VALEC

A próxima edição de ABIFER Conversa será em 2 de maio de 2022 e terá a participação simultânea de dois com executivos da empresa estatal federal  Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.. São eles André Kuhn, diretor presidente e Alex Trevizan, diretor de Empreendedorismo. Brevemente, em suas plataformas de comunicação, a ABIFER,  divulgará outras  informações a respeito desse próximo encontro.

Assista o programa realizado em 4 de abril

NA IMPRENSA – PARTICIPAÇÃO FEMININA

Carolina Moura. Foto: Arquivo pessoal, reprodução do G1.

Única estudante brasileira a participar  da Olimpíada Internacional de Informática conquistou vaga no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)

No dia 4 de abril d 2022, o portal noticioso G1, pertencente à Globo Comunicação e Participações,  publicou a matéria intitulada Única mulher brasileira que já participou da Olimpíada Internacional de Informática é aprovada no MIT aos 17 anos, de autoria da jornalista Luiza Tenente.  A matéria destaca que a estudante brasileira Carolina Moura, de 17 anos participou do certame global de informática em  2020 e 2021 e ganhou medalha de bronze em ambas. Diz o texto: “Neste ano, já formada no ensino médio, a estudante teve uma nova conquista: conseguiu uma vaga no disputadíssimo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, universidade considerada a melhor do mundo pelo ranking Times Higher Education”.

Leia a íntegra da matéria 

 

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