fbpx

EDIÇÃO 494, DE 11 A 30 DE JUNHO DE 2022

Divulgados os 114 artigos selecionados para a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária; 45 desses trabalhos estarão concorrendo ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

A AEAMESP divulgou  a lista das sínteses de artigos técnicos para desenvolvimento e participação na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 114 foram selecionados para desenvolver o artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 45 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio.

Os autores têm até o dia 24 de julho de 2022 para encaminhar os artigos técnicos para a AEAMESP, através do sistema de inscrição, aqui.

Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 7 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no dia 13 de setembro.

Veja os artigos selecionados diretamente no site da AEAMESP

28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária abordará os avanços tecnológicos e as urgências do setor de trilhos

Depois de dois anos acontecendo virtualmente, em razão da pandemia, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada pela AEAMESP para o período de 13 e 16 de setembro de 2022, será novamente presencial, mas contará também com transmissão online das sessões.

Serão desenvolvidos pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e carga sobre trilhos. O tema geral do encontro será 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil.

9º PRÊMIO ANPTRILHOS-CBTU

Na abertura do evento, na tarde de 13 de setembro, acontecerá a entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que reconhecerá entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos serão apresentados ao público durante a 28ª Semana.

NO INSTITUTO DE ENGENHARIA

A 28ª Semana de Tecnologia, acontecerá na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), contando com espaços amplos para a circulação do público, exposições de conteúdos, paineis, debates, apresentações de trabalhos técnicos e área para a realização da METROFERR Lounge Experience, em que as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar suas abordagens de negócios.

Silvia Cristina Silva

28ª Semana vai ampliar o debate e disseminação de  informações a respeito do transporte sobre trilhos, diz presidente da AEAMESP

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, assinala que a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será um ambiente de agregação dos diversos agentes do setor em prol da ampliação do debate e disseminação dos diversos conhecimentos e informações relevantes, como mobilidade, economia, legislação e políticas do setor público e privado concernentes aos transportes sobre trilhos.

Ela afirmou: “Diante de todas as boas notícias para o setor, tenho a certeza que a Semana de Tecnologia Metroferroviária terá um bom volume de temas importantes a serem debatidos. O setor metroferroviário é essencial para a economia do Brasil e isso desde seus primórdios. O tema tem relação com esse resgate, bem como ratificar essa importância para o futuro do País”.

UM ESPAÇO PARA DISCUSSÃO

A 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária  contará novamente com  painéis temáticos, seminários, workshops, estandes e muitos trabalhos técnicos, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do Exterior.

Durante o encontro,  acontecerá  a METROFERR Lounge Experience 2022, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento. Será possível visitar o evento presencialmente e de forma online. De acordo com Silvia, em razão do formato híbrido, a expectativa é ultrapassar os 3 mil participantes, recorde para o evento, conquistado no último ano.

PARTICIPAÇÃO E TEMA

Tradicionalmente, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

 “O tema deste ano — 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil — tem como objetivo debater o transporte sobre trilhos e todas as suas nuances na história das ferrovias no Brasil, seus avanços, entraves, progressos e dificuldades, bem como projetar o que podem ser as próximas décadas”, concluiu Silvia Cristina Silva.

 Comercialização do evento está a cargo da All Moving

A agência All Moving é responsável pela comercialização dos patrocínios da 28ª Semana de Tecnologia. O ‘midia kit’ do encontro, que pode ser baixado aqui.

MULHERES NA ENGENHARIA

AEAMESP presente ao evento do CREA-SP que marcou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia – 23 de junho

O CREA-SP realizou em 23 de junho de 2022 o evento comemorativo do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, organizado pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho e marcado por debates com especialistas sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho para as profissionais.

Convidada pela vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-SP, engenheira Lígia Marta Mackey, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva participou do encontro.

As engenheiras Lígia Marta Mackey e Silvia Cristina Silva

PROGRAMA MULHER, DO CREA-SP

Signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o CREA-SP instituiu o Programa Mulher para cumprir com os requisitos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5, que versa sobre a igualdade de gênero. Em sua exposição, Lígia Marta Mackey destacou o trabalho desempenhado pelo Comitê Gestor, que elabora ações para incentivar a participação das mulheres no Sistema CONFEA/CREA e nas profissões abrangidas.

Coordenadora do Comitê, a engenheira Poliana Siqueira apresentou algumas das realizações do grupo, como a Cartilha Programa Mulher, que conta com diagnóstico do mercado de trabalho e do Sistema CONFEA/CREA com recorte de gênero. Ela convidou todas as profissionais a acessarem o conteúdo e participarem como replicadoras do Programa Mulher em suas cidades.

Houve no encontro o lançamento do site do Programa Mulher do CREA-SP e a campanha institucional do Conselho, especialmente elaborada para a data.

PAINÉIS

Foram desenvolvidos painéis expositivos e de debates. Participaram  as engenheiras Cristiane Renata Gaiotto Caldana e Fabiana Nicoleti Franco, da Sociedade de Mulheres Engenheiras (SWE), organização criada nos Estados Unidos em 1950 e que desde então que defende mudanças para as mulheres na área tecnológica. Foi essa entidade que propôs a instituição do Dia Internacional da Mulher Engenheira.

Também se apresentaram nos paineis a engenheira Patrícia Falcão Bauer, que entre outras colocações,  apresentou um contexto histórico da presença das mulheres no mercado de trabalho e a evolução ao longo do tempo, e a engenheira Maria Constantino, que tratou da importância da sustentabilidade e o papel da mulher para uma sociedade melhor.

MULHERES NA CONSTRUÇÃO

No dia anterior ao evento, 22 de junho, representantes da ONG Mulheres na Construção, projeto que capacita mulheres na construção civil que visitou o Conselho durante reunião do Comitê Gestor do Programa Mulher.

Silvia diante do painel com o símbolo do evento do CREA-SP

INTERNACIONAL

Wilson Nagy e Luís Eduardo Argenton 

CPTM participou do evento 27º Comitês Técnicos da ALAMYS em Cádis, Espanha, e será anfitriã 36ª Assembleia Geral e Congresso da entidade, em novembro de 2022

Pedro Moro

Ao lado de outras organizações brasileiras do setor, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) participou do evento 27º Comitês Técnicos, realizado pela  Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS)  em Cádis, Espanha, entre 19 a 23 de junho de 2022, e foi anunciada como anfitriã da 36ª Assembleia Geral e Congresso Anual da entidade, marcado para o período de 6 a 10 de novembro de 2022, em São Paulo.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, esteve no evento e participou de diversos painéis. O diretor de Operação e Manutenção, Luiz Eduardo Argenton, e o gerente geral de Manutenção e coordenador do Comitê de Manutenção da ALAMYS, Wilson Nagy, também estiveram no evento e se apresentaram em reuniões técnicas.

Em Cádis, Jorge Rebelo, do Banco Mundial; Paulo Ferreira, do VLT Carioca; Diego Garcia, do MetrôRio; Wilson Nagy, da CPTM; Joubert Flores, da ANPTrilhos; Luiz Argenton, da CPTM; Paulo Labate, do Metro de São Paulo e Antonio Marcio Barros Silva, também do Metrô de São Paulo.

Entre os representantes brasileiros estavam também Paulo Ferreira, do VLT Carioca; Diego Garcia, do MetrôRio; Joubert Flores,  integrante do Conselho Diretor da ALAMYS e presidente do Conselho da ANPTrilhos. Representaram o Metrô de São Paulo Antonio Marcio Barros Silva, gerente de Operações, e Paulo Labate,  coordenador do Comitê de Operações da ALAMYS. 

Antonio Marcio Barros Silva

Em sua participação no encontro em Cádis, Antonio Marcio Barros Silva fez uma apresentação a respeito dos investimentos realizados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e das estratégias utilizadas por toda Gerência de Operações, na segurança dos passageiros, funcionários e instalações.

NOVOS DESAFIOS E OS USUÁRIOS

Com o tema Novos Desafios para a Mobilidade Ferroviária: Inovação Orientada ao Usuário, o encontro em Cádis foi organizado pela Agência de Obras Públicas da Junta de Andaluzia e contou com a participação de empresas do setor atuantes em diferentes países, que fizeram a exposições a respeitos de boas práticas e projetos com resultados positivos.

A ALAMYS foi criada em 1987 para facilitar o intercâmbio de experiências e tecnologia entre os países membros da América Latina e da Península Ibérica. O objetivo da organização é atender as afinidades dos seus membros tanto pelas especificações técnicas, como pela origem geográfica. Atualmente é presidida por Silvia Roldán, presidente do Metro de Madri, e tem como secretário-geral Sebastián Court, do Metro de Santiago, Chile.

Silvia Roldán

Em seu pronunciamento na abertura do encontro, Silvia Roldán assinalou: “ALAMYS é a casa comum dos modos ferroviários urbanos e suburbanos. Uma grande casa comum que abrange dois continentes, que abriga um grande número de países e em que se falam duas das principais línguas do mundo. Os números da nossa área hispano-portuguesa são impressionantes: milhões de pessoas precisam de uma rede de transporte eficiente para trabalhar, estudar, aproveitar as oportunidades de cultura, compras e lazer que nossas cidades oferecem. O desafio de movimentar milhões de pessoas é o melhor impulso para o transporte de passageiros em massa”.

MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE

Parque da Mobilidade Urbana, primeira edição

Assim como outras organizações de atuação nacional no setor, a AEAMESP apoiou institucionalmente a realização do Parque da Mobilidade Urbana, evento desenvolvido no período de 23 e 25 de junho de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Houve conferências  sobre as melhorias e o desenvolvimento da mobilidade urbana no Brasil, além de diversas ações interativas como test drive e test ride com carros, motos e bicicletas elétricas, simuladores, demonstrações com drones, atividades como aulas de patinete elétrico e bicicleta.

Ao todo, a iniciativa atraiu 3.000 participantes e 67 patrocinadores e apoiadores. Foram desenvolvidos 55 painéis com mais de 130 palestrantes. Houve a instalação de 20 estandes e realizaram-se ações interativas e cerca de 300 test drives em carros elétricos. A próxima edição do evento está marcada para o período de 22 a 24 de junho de 2023.

Marcos Bicalho dos Santos, da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), do setor de ônibus urbano, e Conrado Grava de Souza, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participam de atividade no Parque da Mobilidade Urbana.

ARTE NO METRÔ

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e a artista plástica Cida Carvalho descerraram a fita de inaguração. 

Três mosaicos de Cida Carvalho no Metrô-DF

Em 15 de junho de 2021, a Estação Central (Rodoviária) do Metrô-DF recebeu um mosaico de 12m², que remete à epopeia da construção de Brasília, criado pela da artista plástica paranaense radicada na capital federal , Cida Carvalho. O painel foi colocado logo na entrada, à direita dos bloqueios.

Além dele, outras duas obras foram instaladas: o maior painel de mosaico, com 18 m² (apresentado na foto abaixo)  traz a temática da paisagem urbana do metrô e do Cine Brasília e está na Estação 106 Sul.

O maior painel está na Estação 106 Sul

Outro, com 8m², tem como tema a fauna e a flora do cerrado, e foi realizado em regime de oficina de capacitação como contrapartida social para o Coletivo de Mulheres com deficiência do Distrito Federal.

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

As obras de Cida Carvalho foram doadas ao Metrô-DF e ficarão em exposição permanente nas estações.  São parte do projeto Arte nos Trilhos, idealizado pela artista, em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), por meio da Gerência de Projetos Especiais. A intenção é homenagear Brasília em seus 62 anos.

Cida Carvalho

“Escolhemos o Metrô porque é um local de passagem de muitas pessoas. A importância de ocupar espaço público com arte é justamente proporcionar qualidade de vida às grandes cidades. A interação do público com as artes urbanas é que potencializa as mudanças e transforma as estratégias para a prática de políticas cada vez melhores”, disse Cida Carvalho

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, sublinhou que as obras impactam 500 mil pessoas por mês, público estimado que passa pelas três estações.

INCENTIVO E ATIVIDADES

O projeto Arte nos Trilhos está inserido na lei de incentivo à cultura, e conta com patrocínio das empresas Brasal e Campeão da Construção, além de apoio da Marmoraria Mourão e do Correio Braziliense.

Além da execução e doação das obras, o projeto previu também uma etapa participativa: durante 30 dias – até 17 de julho – estão sendo desenvolvidas visitas guiadas. No dia 21 de junho foram realizadas rodas de conversa.

O projeto do painel situado na Estação Central

Inaugurada a passarela da Estação Imbuí, Linha 2 do CCR Metrô Bahia

O Governo da Bahia inaugurou no dia 15 de junho de 2022 a passarela da Estação Imbuí, na Linha 2 do CCR Metrô Bahia.

Por meio de três rampas de acesso, essa nova passarela faz a integração da estação de metrô com o bairro de Imbuí, o Fórum Regional, Canteiro Central da Avenida Paralela e com os bairros do Cabula e Narandiba

Com capacidade para um fluxo de 18 mil pedestres por hora, o novo equipamento é totalmente acessível e conta com piso tátil, escada rolante e sinalização em braile no corrimão para orientar deficientes visuais, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade.

A nova passarela do Imbuí pesa 395 toneladas, tem 580 metros de extensão e área de trânsito com 4,05 metros de largura total e foi construída em 15 meses, num processo que envolveu a participação de cerca de 150 profissionais.

A escada rolante inteligente tem acesso ao lado de uma antiga concessionária de veículo, sentido Centro, opera com velocidade reduzida e menor consumo de energia na ausência de usuários, e ao detectar a presença de pessoas, aumenta a sua velocidade.

Com iluminação em LED, a passarela será monitorada por 20 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação, além de contar com rondas das Equipes de Segurança.

COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO

Novos painéis digitais em estações de sistemas da CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que, até de julho de 2022, estações dos sistemas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife contarão com um reforço nos espaços publicitários digitais.

Denominados ‘Station Mubs’, os novos painéis possibilitam serviços de entretenimento e informações para os usuários, e, além de peças publicitárias, também exibirão campanhas institucionais e educativas da Companhia.

Ao todo, 51 ‘Station Mubs’ serão implantados no sistema de Recife. Ali, os equipamentos estão sendo instalados desde abril de 2022. Até o final de julho, todas as estações das Linhas Centro e Sul receberão os painéis digitais.

Além dos ‘Station Mubs’, a CBTU Recife terá, também, uma ampliação nos chamados Mega Painéis Digitais, que possuem tamanho superior. Atualmente dois estão instalados: um na Estação Recife e um na Estação Aeroporto, e serão instalados mais cinco, nas estações Joana Bezerra, Barro, Camaragibe, Jaboatão e Cajueiro Seco.

Já os sistemas de Natal e Maceió receberão, nesta fase de instalação, quatro ‘Station Mubs’ cada; e o sistema João Pessoa receberá um.

BENEFÍCIOS

De acordo com a CBTU, a instalação dos ‘Station Mubs’ e de novos Mega Painéis Digitais pela concessionária de mídia nas estações proporciona diversos benefícios.

Do ponto de vista comercial, possibilita a atração de novos clientes que buscam meios mais modernos de divulgação das suas campanhas, o que potencializa a obtenção de receita extratarifária.

Além disso, haverá ao todo 67 equipamentos digitais para estreitar a comunicação com os usuários em todas as estações das unidades de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife.

Marcelo Miranda, gerente técnico de Marketing e Potencialidades Comerciais da CBTU, explica que já são veiculadas por meios desses painéis campanhas criadas pelas equipes de Comunicação da companhia.

Ele destaca que a modernização do parque de mídia da CBTU está apenas começando, pois novos projetos estão sendo conduzidos para que a Companhia possa contar com mais locais de divulgação digital em breve.

METRÔ EM VÍDEO

Visita à área inundada e recuperada na Linha 6 – Laranja

O site Via Trólebus publicou em junho de 2022 matéria em vídeo mostrando uma visita à área das obras da Linha 6 – Laranja recuperada após o incidente ocorrido em fevereiro de 2022, quando uma tubulação de esgoto  se rompeu, inundando um segmento túnel em execução. Clique na  imagem e confira.

Você pode gostar...