fbpx

EDIÇÃO 495, DE 1 A 17 DE JULHO DE 2022

 

Reta final da preparação dos artigos técnicos que concorrerão ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e participarão da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Os autores vivem a reta final de preparação dos artigos técnicos que irão concorrer ao 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU e participarão da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP. Os artigos selecionados podem ser conhecidos aqui.

Vencida às 23h59min de 31 de julho de 2022 a Etapa 2, correspondente à entrega do artigo técnico, os participantes passarão a ter diante de si um novo prazo, referente à Etapa 3, que diz respeito à entrega, até 15 de agosto de 2022, dos arquivos com a apresentação em PowerPoint e à gravação de palestra, conforme descreve ao regulamento do certame, que pode ser lido aqui.

Nessa mesma data, 15 de agosto, no caso de trabalhos elaborados em grupo, deverão ser indicados os nomes dos autores que atuarão como apresentadores do artigo técnico.

ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, o Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários consolidou-se como um grande evento de incentivo à produção técnica metroferroviária.

O objetivo da iniciativa é estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no transporte de passageiros sobre trilhos.

TRÊS CATEGORIAS

Os artigos técnicos que participarão da 28ª Semana de Tecnologia e concorrerão ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU foram inscritos em uma destas três categorias:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO

Os vencedores de cada categoria do 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU será realizada na abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, no dia 13 de setembro.

Tema da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será ‘200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil’.

A consolidação das ferrovias como tecnologia efetivamente capaz de revolucionar o transporte aconteceu na mesma época em que o Brasil se tornava um país independente, em 7 de setembro de 1822. Essa importante nota sobre o passado torna até mais relevante o tema escolhido para nortear a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária: ‘200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil’.

Nesse encontro, serão desenvolvidos debates relevantes  e pautas técnicas referentes ao transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos.

EVENTO PRESENCIAL NO INSTITUTO DE ENGENHARIA

Depois de dois anos acontecendo virtualmente, em razão da pandemia, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada pela AEAMESP para o período de 13 e 16 de setembro de 2022, será novamente presencial, mas contará também com transmissão online das sessões.

NO INSTITUTO DE ENGENHARIA

A 28ª Semana de Tecnologia acontecerá na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), que conta com espaços amplos para a circulação do público, exposições de conteúdos, paineis, debates, apresentações de trabalhos técnicos e área para a realização da METROFERR Lounge Experience, em que as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar suas abordagens de negócios.

All Moving responde pela comercialização do evento

A agência All Moving é responsável pela comercialização dos patrocínios da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O ‘mídia kit’ do encontro pode ser baixado aqui.

allmoving@allmoving.net

DEBATE NACIONAL

Fórum da Mobilidade ANPTrilhos é transferido para 24 de maio de 2023

Através de nota emitida no dia 15 de julho de 2022, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informou que o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, anteriormente programado para 27 de julho de 2022, foi transferido para o dia 24 de maio de 2023. O evento tem apoio institucional da AEAMESP.

Estes são os termos do comunicado:

“Por conta do atual cenário eleitoral, em que os candidatos à Presidência da República têm evitado participações em eventos e debates dentro do primeiro turno, a ANPTrilhos decidiu alterar a data do Fórum de Mobilidade para o dia 24 de maio de 2023. 

“Com a alteração, o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos manterá o objetivo de apresentar as principais necessidades para o desenvolvimento do setor metroferroviário brasileiro, mas agora para o governo que será eleito”.

A nota convida os interessados a acompanharem as próximas notícias do Fórum de Mobilidade por meio do site  do encontro, clique aqui

INTERNACIONAL

ELETROMOBILIDADE EM PAUTA

Instituto de Engenharia e Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) promovem em 28 e 29 de julho o 1º Debate da Eletromobilidade. AEAMESP apoia.

Contando com o apoio da AEAMESP e de outras organizações, o Instituto de Engenharia de São Paulo e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) promoverão nos dias 28 e 29 de julho de 2022 o 1º Debate da Eletromobilidade.

Segundo frisam os organizadores, o encontro contará com a participação de especialistas altamente qualificados e de olhos postos no futuro. E será transmitido pela internet.

Ao final dos debates, será apresentado à sociedade brasileira e aos líderes políticos que concorrem às eleições de 2022 um conjunto de propostas para sintonizar a economia brasileira a essa ‘megatendência’ global.

PAINÉIS DO PRIMEIRO DIA

Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo

Na manhã do primeiro dia dos trabalhos, a quinta-feira, 28 de julho, haverá sessão de abertura, com a participação de Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, e de autoridades e personalidades.

Ainda no período matutino serão desenvolvidas as sessões: Painel 1 – A Eletromobilidade no Brasil e no Mundo, e Painel 2 – Desfazendo Mitos sobre a Pegada de Carbono dos Veículos Elétricos.

Na retomada das atividades na tarde do primeiro dia, acontecerão o Painel 3 – Desfazendo Mitos sobre Disponibilidade de Energia Elétrica no Brasil e no Mundo e o Painel 4 – Energia Solar, Eólica e Eletromobilidade: Convergências Econômicas e Tecnológicas.

O SEGUNDO DIA DOS DEBATES

Na abertura dos trabalhos do segundo dia, na manhã da sexta-feira, 29 de julho de 2022, acontecerão o Painel 1 – Transporte Público e Mobilidade Sustentável nas Metrópoles Brasileiras e o Painel 2 – Urbanismo, Integração de Modais, Micromobilidade e Compartilhamento.

O período da tarde será aberto com o Painel 3 – Energia Renovável e Transporte Sustentável no Brasil: Gargalos e Desafios, seguido do Painel 4 – Recursos e Financiamento para uma Estratégia Nacional de Eletromobilidade.

No encerramento, haverá a divulgação do documento do IE e apoiadores intitulado Política Pública de Mobilidade Urbana.

APOIO INSTITUCIONAL

Além da AEAMESP, apoiam institucionalmente o evento a Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), Instituto Mauá de Tecnologia e Projeto 34.

Inscreva-se aqui

MULHERES NA ARQUITETURA E URBANISMO

CAU/SP comemorará o Dia Nacional da Arquiteta e Urbanista com premiação e palestra sobre pioneiras

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) informa que  antecipará as comemorações do Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista – 31 de Julho,  realizando em 29 de julho de 2022, sexta-feira, das 16h às 18h30, uma série de eventos sob iniciativa de sua Comissão Temporária de Equidade e Diversidade (CTED – CAU/SP).

A programação será desenvolvida na Sede do CAU/SP, localizada na Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico de São Paulo (próximo da Estação São Bento do Metrô).

COMPROMISSO

A data foi estabelecida em 2020 pelo Plenário do CAU/BR para reafirmar o compromisso com a promoção da igualdade de gênero em todas as suas instâncias e na relação com a sociedade.

Na sexta-feira, está programada a Premiação do Edital de Boas Práticas em Equidade e Diversidade. Esta chamada pública foi dedicada a selecionar e destacar boas práticas em Arquitetura e Urbanismo, abrangendo projetos arquitetônicos e urbanísticos, ações administrativas e trabalhos acadêmicos. Veja a lista dos trabalho selecionados aqui.

Além da premiação, também está prevista uma palestra da pesquisadora Camila Belarmino (IAU-USP) sobre o trabalho das primeiras arquitetas brasileiras.

A programação inclui ainda a leitura da Carta da Equidade e Diversidade, que traz uma série de sugestões para tratar das questões de gênero, de faixa etária entre outras no âmbito do Conselho.

No site do CAU/BR, o hotsite Mulheres na Arquitetura e nas Cidades

No site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) está disponível o hotsite Mulheres na Arquitetura e nas Cidades, “desenvolvido como parte do compromisso do CAU com a promoção da Equidade de Gênero na Arquitetura e Urbanismo e para divulgar os resultados dos trabalhos dos trabalhos do CAU nesse âmbito, por meio da Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR (2019), da Comissão Temporária de Política de Equidade de Gênero do CAU/BR (2020) e Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (2021-22)”.

O hotsite foi construído em rede, com o apoio dos CAU/UFs e de diversas entidades de arquitetura e urbanismo, e compõe as ações decorrentes da adesão do CAU/BR aos Princípios de Empoderamento Feminino (WEP, sigla em inglês) da ONU Mulheres e do Pacto Mundial.

CONTEÚDO

No hotsite, encontra-se o vídeo de um minuto intitulado Mulheres na Arquitetura. E estão disponíveis sessões sobre os temas: Política do CAU para a Equidade de Gênero, Experiências inspiradoras de arquitetas e urbanistas brasileiras, I Ciclo de Debates “Mulheres na Arquitetura – Cidades Inclusivas para as Mulheres”, incluindo acesso ao relatório referente a esse ciclobaixe o relatório.

Também há sessões focalizando estes outros temas: Ações do CAU para a equidade de gênero, O futuro da Arquitetura e Urbanismo é feminino, O espaço da mulher na Arquitetura e nas Cidades e 1º Diagnóstico ‘Gênero na Arquitetura e Urbanismo’.

Acesse o hotsite

METRÔ, FOTOS & AVENTURA

Uma das fotos da exposição. 

Uma viagem pelos mares do mundo a partir de estações do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas

Até 15 de agosto de 2022 na Estação Campo da Pólvora e, depois, até 19 de setembro, na Estação Metro Aeroporto, acontece em Salvador, Bahia, a exposição fotográfica Voltas ao Mundo por Aleixo Belov, que traz imagens das viagens feitas por esse engenheiro, navegador e escritor ucraniano, naturalizado brasileiro, de 79 anos, que ao nascer foi chamado Alexey Dimitrievitch Belov.

A exposição é uma parceria da CCR Metrô Bahia com o Museu do Mar Aleixo Belov. A exposição faz parte do programa Bora de Metrô, da CCR Metrô Bahia, que apoia a arte e promove durante todo o ano eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

Aleixo Belov.

As fotos fazem parte do acervo do Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, e mostram um pouco das aventuras vividas pelo comandante, um dos poucos navegadores que já realizaram seis viagens pelo mundo, sendo três delas sozinho num veleiro com a bandeira do Brasil.

Jocelyn Cárdenas, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Ouvidoria da CCR Metrô Bahia explica: “Com essa exposição, buscamos oferecer ao nosso cliente entretenimento e uma experiência cultural dentro do Sistema Metroviário, além de fomentarmos o desenvolvimento de ações artísticas. A CCR Metrô Bahia tem o compromisso de investir na promoção da cultura e no apoio a iniciativas como esta”.

A museóloga Etiennette Bosetto afirma a parceria com a CCR Metrô Bahia fará com que mais pessoas conheçam a história de Belov, que atualmente está em uma expedição inédita para atravessar o Estreito de Bering, que liga os oceanos Pacífico e Ártico.

MUSEU DO MAR ALEIXO BELOV

Inaugurado no final de 2021 e localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas durante as seis viagens que o velejador Aleixo Belov, 79 anos, fez pelo mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”.

Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até cinco anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

O casarão amarelo de três andares que abriga o Museu do Mar Aleixo Belov

INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA

CPTM entrega viaduto ferroviário e complexo viário na Linha 9-Esmeralda, operada pela Via Mobilidade

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou no dia 8 de julho de 2022 o Viaduto Ferroviário e o Complexo Viário Estrada dos Mendes, que integram a estrutura da  Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmerada de trens metropolitanos, operada pela Via Mobilidade.

O projeto da implantação do trecho entre as Estações Grajaú e Varginha contempla a via férrea e as intervenções no sistema viário. O Viaduto Ferroviário Francisco Benedito da Silva, construído acima no nível da rua, e o Complexo Viário Estrada dos Mendes permitem que a circulação de trens no trecho ocorra sem interferências ou passagens em nível, garantindo a completa segurança dos pedestres, ciclistas e de motoristas.

Aspecto da estação quando da inauguração, em 2021

HORÁRIO INTEGRAL 

Outra novidade é que, desde 9 de julho de 2022, a Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal passou a funcionar em horário integral diariamente, das 4h à meia-noite. A operação comercial plena é possível com a entrega do certificado de segurança, após um período de testes para adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

A estação atende a 15 mil pessoas todos os dias e conta com acessibilidade completa e itens de sustentabilidade, de um bicicletário com capacidade para 100 vagas.

NA IMPRENSA – LINHA 19

Trilhos voltarão ao centro de Guarulhos

O site jornalístico Via Trólebus, editado por Renato Lobo, publicou em 20 de julho de 2022 matéria intitulada 65 anos depois de trem, centro de Guarulhos pode ganhar estação de Metrô e um vídeo sobre esse tema.  O trecho inicial da matéria afirma: “Em 1915, o Ramal Guapira do Tramway da Cantareira chegou até a Estação Guarulhos, no centro da cidade, e logo passou a ser chamado de Ramal de Guarulhos, fazendo terminal em Cumbica, na região onde é hoje o Aeroporto. Em 31 de maio de 1965, o último trem partiu da cidade, e sessenta e cinco anos depois, passageiros poderão ser transportados por sistema sobre trilhos”.

Leia a íntegra da matéria e veja o vídeo

NA IMPRENSA – INFRAESTRUTURAS

Composição da CBTU Recife. Foto: Rafael Asquini

R$ 245 bilhões em ativos para privatização. Setor metroferroviário está no meio.

Matéria do jornal Valor Econômico, assinada pelo repórter especial Daniel Rittner, intitulada Novo governo terá 141 ativos para leiloar, revela que o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) deixará carteira de R$ 245 bilhões em ativos de infraestrutura para concessões em 2023, ou seja, para o primeiro ano do próximo governo. Setor metroferroviário. Ativos do setor metroferroviário fazem parte desse conjunto. O repórter destacou entre eles a renovação contratual da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e as privatizações da Trensurb em Porto Alegre e CBTU Recife.

Veja a íntegra da matéria

INFORMAÇÃO CORPORATIVA

Fábio Juvenal Ferreira assume cargo de presidente da Empresa 1, visando a uma nova estratégia de crescimento acelerado

Fabio Juvenal Ferreira – um dos profissionais mais qualificados e experientes do mercado e vice-presidente da AEAMESP –, passou a ocupar agora em julho o cargo de presidente da Empresa 1,  companhia que fornece integração de soluções de hardware, software e serviços para automação de meios de pagamento e combate à fraude, com tecnologias presentes em mais de 150 cidades brasileiras, além de países na América Latina e África.

Como presidente, Fábio Juvenal irá conduzir as iniciativas estratégicas de crescimento da companhia. Marcionilio Sobrinho, a quem sucede na presidência, passou a liderar o projeto de transformação da organização.

Em nome dos Associados, dos Conselhos e da Diretoria da AEAMESP, a presidente, engenheira  Silvia Cristina Silva, parabenizou Fábio Juvenal pela conquista e desejou a ele sucesso e realizações frente aos novos desafios. Disse ainda estar muito feliz pelo fato de a AEAMESP poder continuar contando com a insubstituível colaboração de seu vice-presidente.

Você pode gostar...