EDIÇÃO 496, DE 18 DE JULHO A 5 DE AGOSTO DE 2022

28ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Instalações do Instituto de Engenharia de São Paulo

A 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá de 13 a 16 de setembro de 2022, presencialmente, no Instituto de Engenharia. Haverá transmissão online das sessões.

Realizada de forma ininterrupta desde 1995, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor.

EVENTO PRESENCIAL NO INSTITUTO DE ENGENHARIA

Depois de dois anos acontecendo virtualmente, em razão da pandemia, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada pela AEAMESP para o período de 13 e 16 de setembro de 2022, será novamente presencial, mas contará também com transmissão online das sessões.

O evento será  desenvolvido na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), que conta com ambientes amplos para a circulação do público, exposições de conteúdos, paineis, debates, apresentações de trabalhos técnicos.

O espaço conta com área para a realização da METROFERR Lounge Experience, em que as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar suas abordagens de negócios.

Nona edição do Prêmio ANPTrilhos-CBTU

Na abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 13 de setembro, acontecerá a cerimônia de premiação do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP.

Os vencedores de cada categoria do Prêmio receberão o valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

All Moving responde pela comercialização do evento

A agência All Moving é responsável pela comercialização dos patrocínios da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O ‘mídia kit’ do encontro pode ser baixado aqui.

allmoving@allmoving.net

ELETROMOBILIDADE EM PAUTA

Marcos Moliterno e Adalberto Maluf

Evento de dois dias gera subsídios para uma carta aos futuros governantes a respeito dos caminhos para a eletromobilidade no Brasil

Dois vídeos disponíveis ao final desta nota permitem acesso à gravação integral da sessão inaugural e de oito sessões de trabalho do 1º Debate da Eletromobilidade, evento promovido nos dias 28 de 29 de julho de 2022 pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O encontro teve apoio da AEAMESP e de outras organizações do setor: a Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), Instituto Mauá de Tecnologia e Projeto 34.

Com diferentes participantes, as sessões versaram sobre eletromobilidade no Brasil e no contexto mundial, destruição dos mitos sobre a pegada de carbono dos veículos elétricos, políticas estaduais e federais pela eletromobilidade e energias renováveis, e transporte público e mobilidade sustentável nas metrópoles brasileiras.

UMA CARTA SOBRE ELETROMOBILIDADE

Ao lado de Adalberto Maluf, presidente da ABVE, Marcos Moliterno, vice-presidente Instituto de Engenharia sublinhou que a eletromobilidade é uma fronteira tecnológica e econômica do Século 21, sendo dever da entidade abrir espaço para discussão desse tema.

Ele explicou que nos dois dias do encontro, especialistas e lideranças políticas debateriam o preparo do Brasil para efetivar a grande mudança da eletromobilidade e seus efeitos no futuro de nossa sociedade além das questões ambientais e climáticas globais

Um dos objetivos do encontro foi reunir informações para subsidiar a Carta da Eletromobilidade no Brasil, idealizado como um documento síntese sobre o tema, contendo um conjunto de propostas para os futuros governantes, de modo a sintonizar as políticas públicas do Brasil as estratégias de êxito já em curso em outros países.

Esse documento está sendo preparado e será enviado os principais candidatos das eleições de outubro à presidência da república aos governos estaduais ao congresso nacional.

Acesse o vídeo com as sessões do primeiro dia (28 de julho)

Acesse o vídeo com as sessões do segundo dia (29 de julho)

Silvia Cristina Silva e Ivan Whately

Presidente da AEAMESP destaca importância do tema e convida para a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou da sessão inaugural do 1º Debate da Eletromobilidade. Ao lado do vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, engenheiro Ivan Whately, ela destacou a importância de eventos dessa natureza, com foco em temas que constituem o cenário desafiador no qual se apresentam não apenas a  eletromobilidade, como o 5G e uma série de outras inovações.

Silvia sublinhou o papel do setor metroferroviário – essencialmente movido por energia elétrica – como eixo estruturante do transporte, por sua capacidade de integrar todos os demais modais de transporte urbano e metropolitano.

Ela convidou os presentes e o público que acompanhava o evento online a participarem de 13 a 16 de setembro de 2022, em instalações do Instituto de Engenharia ou via internet, da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Tania Cosentino

AEAMESP parabeniza Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, eleita Eminente Engenheira de 2022 pelo Instituto de Engenharia de São Paulo

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, parabeniza Tania Cosentino, presidente da Microsoft, eleita pelo Instituto de Engenharia de São Paulo Eminente Engenheira do ano 2022.

Instituído em 1963, o título é concedido em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.

TRAJETÓRIA

“Trata-se do marco da força da mulher na Engenharia”, destaca o comunicado emitido pelo Instituto de Engenharia sobre a escolha de Tânia Cosentino, uma engenheira Elétrica que, em quase quatro décadas de atuação profissional, “desenvolveu uma carreira de sucesso, com bastante foco nos temas de sustentabilidade e diversidade e inclusão”.

Informa a nota que a Microsoft Brasil que, sob a presidência de Tania Cosentino, criou em 2019 o programa Women Entrepreneurship (WE), com o foco em estimular o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica, que tenha pelo menos uma mulher entre os acionistas da empresa.

A Microsoft Brasil foi, por duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, considerada a Melhor Empresa para se Trabalhar pelo Great Place to Work e ocupa a 1ª posição no setor de tecnologia no Ranking Merco de Responsabilidade ESG Brasil de 2020 e 2021.

Com a maior parte de sua carreira em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial, em 2000, Tania Cosentino desenvolveu, na Schneider Electric, uma jornada executiva de sucesso, sendo a primeira mulher e brasileira a assumir a presidência da subsidiária dessa empresa no Brasil. Em 2013 se tornou presidente da Schneider Electric na América do Sul e, em 2018, assumiu a vice-presidência global de qualidade e satisfação do cliente.

É líder ativa dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global. Entre outros feitos, é uma das 10 pioneiras em atuar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU em 2017.

CERIMÔNIA, EM OUTUBRO

A cerimônia de entrega do título acontecerá em 26 de outubro de2022, como parte das comemorações dos 106 anos do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Nas redes sociais, a AEAMESP parabenizou a ViaMobilidade pelos seus 4 anos de atividades, completados em 4 de agosto de 2022.

COMUNICAÇÃO VISUAL – METRÔRIO

Estações do MetrôRio terão seus nomes complementados para fazer com que os usuários se localizem melhor

O MetrôRio informa que, partir de agosto de 2022, as estações do sistema que não são identificadas com o nome do bairro terão seus nomes complementados. O objetivo é orientar os clientes com mais clareza, principalmente em locais de forte movimentação de turistas.

Os nomes dos bairros serão acrescentados ao lado da nomenclatura já conhecida de cada estação.

Na Linha 1, por exemplo, as quatro estações da Tijuca receberão o nome do bairro no final, ficando assim: Uruguai/Tijuca, Saens Peña/Tijuca, São Francisco Xavier/Tijuca e Afonso Pena/Tijuca. 

No trecho compartilhado, as nomenclaturas das estações Central, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia serão complementadas com a palavra Centro. Com a mudança, elas passarão a ser chamadas de Central do Brasil/Centro, Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro.

A estação Presidente Vargas, por sua vez, já havia sido renomeada, em julho, como Saara/Presidente Vargas em cumprimento ao projeto de lei estadual número 9711/22.

Na Zona Sul, ainda na Linha 1, as estações de Copacabana também terão seus nomes ajustados para Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana e Cantagalo/Copacabana. O mesmo acontecerá com a Estação General Osório, que passará a ser chamada de General Osório/Ipanema.

Já na Linha 4, as estações que terão os nomes alterados são: Antero de Quental/Leblon, Jardim de Alah/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Por conta das mudanças nas nomenclaturas, a concessionária fará a substituição da comunicação visual, digital e sonora, adicionando a nova identificação nas composições e estações do sistema metroviário.

COMUNICAÇÃO VISUAL – VIAMOBILIDADE

Nova comunicação visual da Estação Itapevi

O portal Via Trólebus, editado por Renato Lobo, publicou nota mostrando que Estação Itapevi da Linha 8 – Diamante, operada pela ViaMobilidade, apresenta nova comunicação visual.

Leia a integra da nota

Nas redes sociais, a AEAMESP parabenizou a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária pelos seus 45 anos de atividades, completados em 8 de agosto de 2022.

SUSTENTABILIDADE

Composição da CBTU BH. Foto: CBTU BH/Charles Torres

CBTU Belo Horizonte trabalha para reduzir pela metade o consumo de água em suas instalações

Até o final de 2022, o Comitê de Sustentabilidade da CBTU Belo Horizonte espera chegar a uma redução de 50% do consumo de água em comparação com 2020.

Em 2021, a diminuição do consumo foi de 33%, representando, em números absolutos, redução de 40 mil litros de água por dia, com economia de R$ 30 mil por mês.

O resultado foi obtido a partir de ações desenvolvidas pelo Comitê de Sustentabilidade em parceria com outras áreas da companhia.

Dentre as medidas, merecem destaque as inspeções sanitárias que culminaram na interrupção de ligações clandestinas e, principalmente, no reparo de vazamentos, além da redução da frequência de lavagem de pisos e controle de aspersores de irrigação.

Os resultados alcançados até aqui foram bons, mas a equipe da CBTU Belo Horizonte tem consciência de que há ainda muito trabalho a ser feito e o Comitê de Sustentabilidade espera chegar a uma redução de 50% do consumo desse recurso até o final de 2022.

ESFORÇO COLETIVO

Segundo a CBTU Belo Horizonte, o envolvimento dos diversos setores da Empresa tem sido a chave para o sucesso desse projeto.

 A Gerência de Estações, por exemplo, realiza a leitura dos hidrômetros semanalmente; a Coordenação de Exploração Comercial atua junto aos permissionários, promovendo adequações significativas; a Coordenação de Serviços de Apoio realiza intermediações para a correção das leituras junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), e a Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente se empenha na realização da manutenção hidráulica para reparos de vazamentos.

AÇÃO TEATRAL PELA ECONOMIA

Em dezembro de 2021, colaboradores e usuários do metrô participaram de uma intervenção teatral com dicas para o uso racional da água, tais como tomar banho rápido e sempre fechar o registro ao escovar os dentes ou lavar vasilhas.

O Comitê de Sustentabilidade conta com a colaboração de todos! Se encontrar alguma irregularidade, os usuários devem informar ao chefe de estação, e os funcionários podem abrir um pedido de intervenção, por meio de um ramal telefônico interno.

PARA LER – REVISTA SOBRETRILHOS

Edição de julho da revista Sobretrilhos traz como matéria de capa a importância da manutenção

A Importância da Manutenção é o título da matéria de capa da revista Sobretrilhos, edição de julho de 2022, que pode ser vista a partir de link ao final desta nota. Outro destaque é uma entrevista com Felipe Fernandes Queiroz, secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Sobretrilhos é uma publicação do Grupo ViaBrasil, dirigida por Beni Landini, e que tem em seu Conselho Editorial o engenheiro e conselheiro da AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso Netto e outras personalidades do setor.

Veja a publicação

PARA LER – REVISTA CREA SÃO PAULO

Baixe e leia a Revista CREA São Paulo Digital, n.04 (2022)

Está disponível a Revista CREA São Paulo Digital, n.04 (2022), uma publicação trimestral editada digitalmente pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo. A edição traz reportagens sobre os temas: Metaverso e suas principais aplicaçõesEngenharia de Som e Inteligência Artificial5G no agronegócioEspecial sobre as mulheres na Engenharia.

Apresenta também um suplemento tecnocientífico com artigos escritos por especialistas sobre os mais diversos assuntos de interesse da área tecnológica, incluindo produção acadêmica.

Baixe a publicação direto do portal do CREA-SP

PATRIMÔNIO CULTURAL

Em 23 de agosto, o II Encontro sobre Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP

Está programado para o dia 23 de agosto de 2022, em São Paulo, o II Encontro sobre Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP – iniciativa da Comissão Especial de Patrimônio Cultural do CAU/SP.

A importância dos arquivos e acervos para a memória da Arquitetura e do Urbanismo, e a atuação de arquitetos e urbanistas em conselhos e órgãos públicos voltados à preservação do patrimônio cultural são alguns dos temas em debate neste encontro, que vai reunir especialistas do setor público e da sociedade civil.

Com transmissão online pelo canal do CAU/SP no YouTube, o evento acontecerá em dois lugares: a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a sede do CAU/SP, ambos na região central da cidade de São Paulo.

Clique aqui para outras informações

ACESSIBILIDADE

Trensurb coloca em uso novos elevadores nas estações Niterói e Fátima, em Canoas

Na manhã da segunda-feira, 25 de julho de 2022, os usuários das estações Niterói e Fátima da Trensurb, localizadas no município de Canoas, encontraram uma importante novidade: foram liberados para utilização os elevadores recentemente instalados nessas unidades.
Os elevadores ligam a plataforma e o saguão de cada uma das estações. No início do mês de julho, outros dois elevadores haviam sido liberados nas estações Sapucaia e Luiz Pasteur.
Foi também anunciado que em breve começariam a operar os novos elevadores das estações São Luís, Petrobras, Anchieta, Aeroporto e Unisinos. Esses serviços são parte das obras de modernização e acessibilidade em curso nas estações da Trensurb.
SANITÁRIOS
Também serão liberados em breve os sanitários reformados – adequados às normas de acessibilidade – das estações São Luís, Petrobras e Anchieta, além de um novo banheiro para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na Estação São Leopoldo. Por sua vez, estão em obras os sanitários das estações Aeroporto, Niterói, Fátima, Sapucaia e Luiz Pasteur. Os serviços de adequação às normas de acessibilidade nesses sanitários devem ser concluídos até o fim de agosto.

Aspecto do elevador. Foto: Patrick Bragé/Trensurb

ARTE NO METRÔ

Exemplo de criação artística em pilastras do metrô em Salvador

Grafiteiros vão executar obras em dez pilastras no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas

Terminaram no dia 31 de julho de 2022 as inscrições para o Edital de Grafite promovido pela CCR Metrô Bahia. A ideia é que os artistas mostrem, através da intervenção urbana, diretrizes que representam a concessionária, que em 2022 comemora oito anos de operação.

Os artistas selecionados vão grafitar em 10 pilastras que dão sustentação aos trilhos do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, localizadas na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Para se inscreverem, os proponentes tiveram de  enviar  uma proposta com um breve texto descrevendo a ideia, a motivação e o diferencial do projeto e outras informações.

As inscrições estavam abertas para artistas maiores de 18 anos e naturais da Bahia. Os participantes deveriam apresentar condições para pintar/grafitar um grande mural no local especificado.

A pintura deve ser inédita e planejada especificamente para toda a superfície destinada (cerca de 8 metros de altura e 41,65 m² de área total). Os candidatos (as) poderão visitar o espaço para sua análise e verificação do local que abrigará a pintura.

A concessionária vai disponibilizar, gratuitamente, para os selecionados uma plataforma elevatória (PTA) para a execução da arte e o treinamento de NR 35 (referente à norma regulamentadora brasileira para trabalhos em altura).

O valor do prêmio é de R$ 7 mil para cada um dos selecionados e será entregue após a execução do projeto artístico. Este valor deverá cobrir despesas de mão de obra, deslocamento, tintas, pincéis e o que for necessário para a execução da atividade.

OS TRILHOS EM VÍDEO

Trem da Rumo Logística transporta derivados de petróleo

O canal YouTube Trens Brasil Verde publicou vídeo de quatro minutos e meio mostrando um trem  tanqueiro da Rumo Logística passando pela cidade paulista de Limeira,  transportando derivados do petróleo. A descrição do vídeo explica que a composição é formada por três locomotivas GE-AC44i, uma locomotiva GE-C30-7, com dois vagões de proteção (corta fogo), mais 86 vagões tanques carregados.

 

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