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EDIÇÃO 497, DE 6 A 31 DE AGOSTO DE 2022

A 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária oferecerá 40 horas de conteúdo exclusivo e terá a participação de mais de 80 palestrantes brasileiros e de outros países

A 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá de 13 a 16 de setembro de 2022 no Instituto de Engenharia de São Paulo, localizado na Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 Vila Mariana, na capital paulista, com atividades presenciais e transmissão online.

A programação prevê a apresentação dos trabalhos técnicos, painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais, de forma a alcançar o público no Brasil e no Exterior.

Serão 40 horas de conteúdo exclusivo, em modo presencial e virtual, com oito agrupamentos temáticos — Gestão Empresarial, Inovação, Manutenção Ferroviária, Locomotivas e Vagões, Sustentabilidade, Sistemas, Planejamento de Transportes, e Via Permanente –, envolvendo a participarão mais de 80 palestrantes brasileiros e de outros países.

Junto com a  28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acontecerá a  METROFERR Lounge Experience, em que as empresas patrocinadoras farão a exposição de seus produtos e serviços, num ambiente propício para abordagens de negócios.

9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Outra atração será a solenidade de entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP.

Os vencedores de cada categoria do Prêmio receberão o valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

ANPTrilhos e CBTU divulgaram finalistas do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

  • Análise de sensibilidade dos novos modelos de divisão modal do Metrô de São Paulo, de autoria de Alexandre Frazao D Andrea.
  • Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro, de autoria de Anna Clara Fernandes de Oliveira.
  • Aplicação do AnalyticHierarchyProcess na Avaliação de Projetos para Trens Turísticos no Brasil, de autoria de Ewerton Henrique de Moraes.
  • Remodelação da Linha Oeste do Metrofor para a mitigação do efeito barreira, de autoria de Juliana Guerreiro de Carvalho Rocha.
  • Calculando Acessibilidade por meio da Mobilidade, de autoria de Rafael Henrique de Oliveira.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

  • A análise exergética como ferramenta de valoração do impacto ambiental dos sistemas de transportes, de autoria de Amaro de Paula Diehl Krob.
  • Aplicação de Business Intelligence na Gestão do Conhecimento – Desenvolvimento Ágil (SCRUM), de autoria de Carlos Augusto Dias de Faria.
  • Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens, de autoria de Claudio Soares Volpi.
  • A Importância da Gestão de Clima Organizacional para Obtenção de Maior Engajamento de Equipes, de autoria de Risia Moura Oliveira Benevides.
  • Gestão de ativos na melhoria das portas dos trens do Metrô de São Paulo, de autoria de Rodrigo Ismail Miguel.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas. 

  • BIM e linguagem de programação visual: parametrização, padronizaçãoe extração de planilhas, de autoria de Cleivan Augusto Bianchin.
  • Construção de paredes diafragmas com análise do tempo de contato entre armadura e a lama bentonítica, de autoria de Daniel Agra.
  • Sistemas antifurto para sinalização ferroviária – Estudo de caso aplicado na linha 7 (Rubi) da CPTM, de autoria de Daniela Bernardino Belém.
  • Melhorias na Linha 10 – Turquesa da CPTM, de autoria de Felipe Ribeiro Naves.
  • Segurança Cibernética nos Trilhos – Aplicação Prática em Projetos de Sistemas, de autoria de Ricardo Frade Mourino.

Em vídeo, presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva reitera o convite para participação na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

All Moving responde pela comercialização do evento

A agência All Moving é responsável pela comercialização dos patrocínios da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O ‘mídia kit’ do encontro pode ser baixado aqui.

allmoving@allmoving.net

SETOR METRODFERROVIÁRIO

Evento e lançamento de livro marcaram as comemorações dos 45 anos da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER)

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) promoveu na noite 29 de agosto de 2022, em São Paulo, evento comemorativo de seus 45 anos de atividades, colocando em relevo a importância estratégica do setor num momento em que estão criadas as condições para uma significativa expansão da malha ferroviária no país.

Silvia Cristina Silva e Vicente Abate

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou do encontro, levando ao presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate, congratulações pela data e votos de sucesso nas iniciativas futuras da entidade.

Além de dirigentes e ex-dirigentes da ABIFER, o encontro teve a presença de autoridades governamentais, dirigentes de entidades setoriais, operadoras ferroviárias e metroviárias, executivos da indústria e imprensa.

SETOR ESTRATÉGICO

Ao discursar no encontro, Vicente Abate afirmou: “A ABIFER, como preconiza sua missão, sempre defenderá e fomentará o crescimento da indústria ferroviária brasileira, pois ela é estratégica para o Brasil”.

Ele acrescentou: “Nosso setor é de suma importância para a economia e o progresso nacionais. Esses 45 anos da ABIFER foram marcados por muita luta para que nossas ferrovias fossem cada vez maiores e melhores e a nossa indústria mais competitiva”.

E disse também: “Um país desenvolvido precisa de todos os seus meios de transporte integrados e em constante evolução, com inovação tecnológica e crescimento, seja no transporte de carga ou no de passageiros. Como resultado, o Brasil terá uma economia forte e sustentável. Ao longo deste tempo, conseguimos muitas conquistas, mas ainda há muito a se fazer para que, enfim, sejamos reconhecidos como um país ferroviário. Um país desenvolvido é composto por ferrovia forte e indústria ativa, sem ociosidade”.

PRONUNCIAMENTOS

Também se pronunciaram no encontro (na foto acima, com Vicente Abate) Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional; Márcio Lima Medeiros, diretor de Administração e Finanças da Valec; José Antonio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), e Marco Antonio Assalve, secretário de Transportes Metropolitanos  do Estado de São Paulo, que representava o governador Rodrigo Garcia.

Livro traz a história da ferrovia no Brasil, a trajetória da indústria ferroviária e a fundação da ABIFER em 1977

Um dos pontos significativos do evento da ABIFER foi o lançamento de um livro comemorativo dos 45 anos da entidade, o qual contou com o patrocínio de 36 marcas do setor. A obra, de 208 páginas e sete capítulos, conta em linhas gerais a história da ferrovia no Brasil, lembra o início e a trajetória da indústria ferroviária e a fundação da ABIFER em 1977, mostrando sua importância para o setor.  A publicação será disponibilizada de forma virtual dentro de dois meses.

ELEIÇÕES 2022 – PROPOSTAS AOS CANDIDATOS – I

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas) e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas divulgaram no final de agosto de 2022 o documento intitulado Carta aberta aos candidatos políticos de 2022, com propostas relacionadas com três eixos: Infraestrutura, Inovação tecnológica, e Atuação profissional.

Na parte introdutória, o documento assinala: “O Conselho tem como princípios básicos o compromisso com a democracia e o zelo pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável, observados os princípios éticos profissionais. Nesse sentido e convicto do potencial para contribuir com o progresso do Brasil, o Sistema Confea/Crea/ Mútua se coloca à sua disposição e apresenta a Vossa Senhoria subsídios técnicos para contribuir com a formulação de propostas que coloquem nosso País no rumo do crescimento, da geração plena de empregos, com investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional”.

Leia a íntegra do documento

ELEIÇÕES 2022 – PROPOSTAS AOS CANDIDATOS – II

ANPTrilhos apresenta o documento ‘Eleições 2022 – Propostas para o avanço da mobilidade urbana nacional’

A Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) lançou no dia 17 de agosto de 2022 o documento intitulado Eleições 2022 – Propostas para o avanço da mobilidade urbana nacional. As duas versões dessa publicação – uma completa e a outra simplificada – podem ser baixadas por meio de link ao final desta nota.

O documento traz um rápida visão do setor metroferroviário brasileiro, destacando que diariamente mais de 10 milhões de pessoas usam o transporte urbano e metropolitano sobre trilhos, e que 71,30% utilizam esse meio de deslocamento para trabalhar.

Aos candidatos – destinatários principais do documento – ressalta-se que a “mobilidade bem gerida e valorizada representa capital político e legado valiosos”, e “oportunidade política para atender demandas da população”.

No entendimento expresso pelo documento, conforme informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os cidadãos desejam do transporte metroferroviário quatro fatores: rapidez, disponibilidade, segurança e menor custo.

QUATRO PROPOSTAS

O documento apresenta aos candidatos quatro propostas. Essas propostas são: Reformulação do marco legal do transporte público urbano, Instituição de uma política de financiamento do transporte, Criação da Autoridade Metropolitana de Transporte e estruturação de um Plano Nacional de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros.

Baixe o documento completo

Baixe o documento simplificado

NAS REDES SOCIAIS – CENTRO DE CONTROLE DE MANUTENÇÃO

Presidente do Metrô-SP indica matéria do Bom Dia SP, da Globo, sobre o Centro de Controle de Manutenção – CCM no Pátio Jabaquara

Em post no Linked-In, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, indicou a matéria do Bom Dia SP, da Globo, a respeito do Centro de Controle de Manutenção – CCM no Pátio Jabaquara. Nessa matéria, o repórter entrevista o gerente de Manutenção da Companhia, Ricardo dos Santos.

Clique para ler o post de Silvani Pereira e ver o vídeo com a matéria

HISTÓRIA E ENGENHARIA

No marco dos 200 anos da Independência do Brasil, evento trata a trajetória da  Engenharia no país.

Em 5 de setembro de 2022, acontecerá  o evento 200 Anos de Independência — Engenharia em Foco. Trata-se Iniciativa conjunta do Instituto de Engenharia com diversas entidades e empresas dos setores da Engenharia, para expressar a história, conhecimentos e desafios da Engenharia Nacional, desde a Independência do Brasil.

Os organizadores assinalam que, com esta ação, a intenção é registrar uma parte das lições aprendidas, melhores práticas e tecnologias realizadas, além de enaltecer a importância da Engenharia e seu protagonismo no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e estruturante para o Brasil e o mundo.

NA IMPRENSA

Em entrevista, entre outros temas, Fábio Juvenal Ferreira fala do impacto que deverá ter a tecnologia 5G nos transportes

O vice-presidente da AEAMESP, Fábio Juvenal Ferreira, concedeu à revista Technibus uma de suas primeiras entrevistas como presidente da Empresa 1,  companhia que atua na  área de cobrança automática de passagens, controle de acesso e prevenção de fraudes para empresas de transporte no Brasil e na América Latina.

Fábio Juvenal Ferreira

Na entrevista, entre outros aspectos abordados, Fábio Juvenal Ferreira fala do impacto esperado no transporte público com a chegada da tecnologia 5G. Ele diz: “Os usuários do transporte público são ‘digitais’ em sua maioria. Com a chegada do 5G, será possível ter uma interação muito mais ampla com veículos e permitir uma troca de informações muito maior com usuários”.

Veja a íntegra da entrevista

LITERATURA E METRÕ

Exposição na Estação Campo da Pólvora, da CCR Metro Bahia, marca dos 110 anos de Jorge Amado

No dia 16 de agosto de 2022, iniciou-se na Estação Campo da Pólvora, da CCR Metrô Bahia, a exposição inédita Jorge Amado 110, marcando o centésimo décimo aniversário de nascimento do escritor, transcorrido em 10 de agosto.

A exposição antecipa o tema da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) que acontecerá na primeira semana de novembro próximo.

Produzida pela Fundação Casa de Jorge Amado a partir de elementos do seu acervo, a mostra na Estação Campo da Pólvora apresenta um recorte da obra de Amado e o perfil de 15 personagens – figuras únicas que traduzem a essência do povo, da cultura e da diversidade da Bahia, que tanto inspiraram o escritor.

Dono de uma obra numerosa, sempre privilegiando a Bahia como cenário de suas narrativas, Jorge Amado cativou o público e conquistou o mundo com suas histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas, tais como Gabriela, Cravo e Canela; Quincas Berro D’Água; Tereza Batista; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tieta e muito mais. São mais de 37 romances publicados, traduzidos para 49 idiomas em 57 países.

FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO 

A casa de fachada azul, no Largo do Pelourinho, é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Nessa casa emblemática está guardado o acervo de Jorge Amado e Zélia Gattai. A vida e a obra dos escritores são reconhecidas, estudadas e lembradas por cerca de 100 mil visitantes que vão à Fundação Casa de Jorge Amado anualmente. Com 35 anos de história, a Casa também dissemina a cultura e o fazer literário.

MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA NO METRÔ

Galeria Mário Quintana, na Estação Mercado, da Trensurb, recebe exposição de obras das artistas gaúchas Mariza Carpes, Débora Irion e Graça Craidy

Diariamente,  das 5h às 23h20, acontece na Galeria Mario Quintana uma nova exposição do projeto cultural da Trensurb, destacando obras de Mariza Carpes, Débora Irion e Graça Craidy, que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúcha.

Iniciada em 3 de setembro e com previsão de permanência até 2 de dezembro de 2022, trata-se da segunda exposição da Coletânea na  Galeria Mario Quintana, espaço mantido em parceria com o Sesc-RS e localizado no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado, no centro de Porto Alegre. O projeto  busca dar visibilidade à produção de artes visuais no estado por meio das redes sociais e dos monitores presentes em trens e estações.

A Coletânea dos Artistas Gaúchos traz uma amostra da produção artística gaúcha contemporânea a um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Temporariamente suspenso durante o período de restrição eleitoral, o projeto destacou, de janeiro a junho, obras dos artistas participantes.

REDES SOCIAIS

Nesse primeiro semestre, os perfis das redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô (ver aqui) – divulgaram, mensalmente, três obras de um dos participantes do projeto.

As obras também foram veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia a Coletânea. Ao fim do período eleitoral, a divulgação nas redes e monitores será retomada. 

Além disso, serão, no total, cinco exposições na Galeria Mario Quintana, produzidas com o apoio do Sesc-RS. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três dos 14 artistas participantes da Coletânea. A curadoria do projeto é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

SIMULAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Briga, tiros, atropelamento por trem e 120 “vítimas”. Foi assim a simulação de emergência realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais em parceria com a CBTU

Uma briga dentro do trem, após situação de importunação sexual, que culminou em disparos de arma de fogo, confusão na plataforma, queda na via e atropelamento por trem.  Esse foi o roteiro da simulação de emergência promovida em 24 de agosto de 2022 pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O objetivo principal da simulação foi estudar os melhores roteiros e meios de promover o resgate seguro e eficaz de vítimas em possíveis casos de urgência.

PREPARAÇÃO E EQUIPES

A simulação contou com 120 “vítimas”, preparadas com maquiagens realistas de fraturas. Atuaram 112 socorristas, 80 profissionais parceiros e 69 pessoas no apoio, entre os quais estavam empregados da Operação e Segurança da CBTU, treinados para agirem de forma adequada e rápida no atendimento em casos de acidentes e outras ocorrências dentro das dependências da Companhia.

Participaram da ação o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sete Lagoas, além de duas empresas de saúde emergencial privadas, da Polícia Civil e da BHTrans.

A SIMULAÇÃO

Uma vez desencadeado o roteiro da ocorrência da simulação e constatados os seus “resultados”, os agentes de segurança da CBTU acionaram o Centro de Monitoramento de Segurança (CMS), que entrou em contato com a Polícia Civil.

Os empregados da área de Operação da CBTU acionaram o Centro de Controle Operacional (CCO), que suspendeu a circulação dos trens até que a situação fosse normalizada.

Em seguida, o CCO acionou o SAMU, que, em 11 minutos, chegou à cena. Somente após a Polícia Civil imobilizar os infratores, o SAMU e os enfermeiros entraram na estação.

As “vítimas” foram categorizadas pelos estudantes do Coren, com supervisão do SAMU, e encaminhadas para atendimento médico do lado de fora da estação, de acordo com a gravidade dos “ferimentos”.

Algumas “vítimas” foram levadas por ambulâncias para hospitais de Belo Horizonte, onde foi dada continuidade ao simulado de atendimento dentro das unidades de saúde.

AVISO AOS TRANSEUNTES

A Estação Central foi preparada para receber os participantes do simulado de modo a não interromper o fluxo real de usuários. Para tranquilizar quem passava pelo local, houve sinalização apropriada, mostrando para os transeuntes que toda a ação era, de fato, uma encenação de natureza técnica.

NA IMPRENSA – HISTÓRIA DA FERROVIA, FERROVIA ATUAL

A volta do Expresso do Oriente

A CNN Brasil divulgou no mês de agosto uma nota dando conta de que uma composição do Expresso do Oriente – que ligava o Ocidente ao Oriente por meio da rota Paris (França)-Istambul (Turquia) – voltará aos trilhos em 2024. Vagões da época em que o trem prestava serviço regular foram redescobertos e entrarão em operação a tempo das Olimpíadas de Paris.

Veja a íntegra da nota

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