EDIÇÃO 499, DE 18 DE OUTUBRO A 30 DE NOVEMBRO DE 2022

Eleitos a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para dirigir a AEAMESP de 1º de março de 2023 a 28 de fevereiro de 2026

Por meio de votação realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2022, foram eleitos a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o período de 1º de março de 2023 a 28 de fevereiro de 2026. Os resultados da apuração dos votos estão demonstrados nos parágrafos a seguir. A posse solene acontecerá em 2023, em data a ser oportunamente divulgada.

Comissão eleitoral. Integraram a Comissão Eleitoral os engenheiros Emiliano Stanislau Affonso Neto – presidente; Agostinho Minicuci Junior, Jayme Domingo Filho, Percival de Azevedo Silva e Nestor Tupinambá.

DIRETORIA EXECUTIVA

Luís Guilherme Kolle

Para a Diretoria Executiva, foi eleita a chapa única denominada COMUNICAEAMESP, com a seguinte composição: Luís Guilherme Kolle, presidente; George Allan Valdez, vice-presidente de Administração e Finanças; Carlos Eduardo Gomes da Silva, vice-presidente Atividades Técnicas; Ayrton Camargo e Silva, vice-presidente de Assuntos Associativos; Arnaldo Coelho, 1º Diretor Tesoureiro; Juliana Tiemi Tamanaha, 2ª Diretora Tesoureira; Daisy Arradi Letaif, 1ª Diretora Secretária, e João Carlos Santos Taqueda, 2º Diretor Secretário.

CONSELHO DELIBERATIVO

Para o Conselho Deliberativo foram eleitos: Albert Haga, Ayres Rodrigues Gonçalves, Fabiana Nonogaki, Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, Victor Manuel de Almeida S. de Vasconcelos, Wilson Mitt, Christian Becker Bueno de Abreu, Alexandre de Freitas Pinto, Maria Toshiko Yamawaki, Neila Custódio, Rodolfo Szmidke e Suzana Dorr Caniceiro.

Suplentes. Foram eleitos suplentes: Haydeé Svab, Odécio Braga de Louredo Filho, Dionisio Matrigani de Souza Gutierres, Rolando José Santoro Netto, Wellington Fonseca Dias, Eduardo Augusto Campos e Roberto Bartolomeu Berkes.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: André Mazzucatto, Patricia Domingues Truzzi e Valter Belapetravicius. Suplente. Foi eleito suplente Wilson Carlos da Silva.

Primeira à esquerda na fila da frente, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, integrou grupo que participou do Seminário do Simefre. 

Os resultados da produção de equipamentos de transporte em 2022, em especial da indústria ferroviária

Na manhã de 21 de novembro, no edifício sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, realizou-se o Seminário Anual de 2022 do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE). A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, acompanhou o encontro. Também representou a AEAMESP o conselheiro Pedro Machado. O vídeo com a gravação de todo o encontro pode ser acessado a partir de link ao final do texto.

Como acontece tradicionalmente, os trabalhos foram abertos com exposição inicial do presidente do SIMEFRE, José Antônio Fernandes Martins. Em seguida, houve relatos a respeito dos resultados e das perspectivas dos diferentes setores que compõem a entidade – ônibus, motocicletas, bicicletas, partes e peças de veículos de duas rodas e a indústria ferroviária. Houve ainda conferências de convidados especiais.

Além de diretores e dirigentes do SIMEFRE, compuseram a mesa do encontro o engenheiro e professor Jurandir Fernandes, dirigente de honra da União Internacional de Transportes Públicos (UITP); o deputado federal General Peternelli, que faria na parte final do encontro uma exposição sobre o tema Ações legislativas para a Indústria e a Educação, e o deputado estadual de Santa Catarina Milton Hobus.

O economista Antônio Lanzana, fez uma explanação sobre o momento atual da economia brasileira e as expectativas e desafios para 2023. O diretor-presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, engenheiro Francisco Pierrini, fez uma exposição a respeito do tema CCR – Investimentos na área de Infraestrutura, transportes, metrô, rodovia e ferrovia.

No vídeo, a exposição de Francisco Pierrini pode ser vista a partir da marcação de tempo 3:05:42. 

Pierrini, Jurandir Fernandes e Martins

Abate e Meirelles criticaram a falta de política industrial para o setor capaz de impedir altos e baixos na produção

Vicente Abate, diretor do Simefre e presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviárias (ABIFER), iniciou seu relato destacando que houve redução na produção de vagões de carga entre 2014, quando foram fabricadas 4.703 unidades, até 2019, quando foram produzidos 1.006 vagões. A partir de 2020, observou-se a retomada do crescimento, com a produção, naquele ano, 1.672 unidades, e, em 2021, de 1.800 unidades.

Contudo, o ano de 2022 deverá terminar com a produção de apenas 1.250 vagões, enquanto a previsão para 2023 é de fabricação de um total entre 1.500 e 2.000 unidades — sendo 1.000 vagões completos, representando uma queda de 20% em relação aos 1.250 vagões de 2022. A esse total, se somarão de 500 a 1.000 caixas de vagões de um programa de uma das concessionárias para renovar a frota; tal programa poderá persistir por quatro anos. A capacidade instalada do setor no Brasil possibilita a produção de 12.000 vagões por ano.

Na visão de Vicente Abate, esse quadro em que se observa a produção subindo e descendo ao longo do tempo não é bom. “É mau para a indústria, porque, tanto na queda como na subida nós temos problemas para dimensionar a mão de obra, para abastecimento. São custos financeiros adicionais que a indústria enfrenta e que repassa naturalmente aos seus produtos”, disse.

No vídeo, a participação de Vicente Abate pode ser vista a partir da marcação de tempo 1:24:31.

SIMEFRE HOMENAGEIA ABIFER PELOS 45 ANOS

Abate e Martins

Logo após a participação de Vicente Abate, o presidente do Simefre, José Antônio Fernandes Martins, anunciou que sua entidade faria uma homenagem à ABIFER, entregando a seu presidente uma placa alusiva aos 45 anos dessa associação.

Na placa está escrito: “45 anos da ABIFER, trilhando o desenvolvimento. O reconhecimento do Simefre pelo notável e dedicado trabalho da Diretoria da ABIFER, presidida pelo companheiro Vicente Abate, em prol do desenvolvimento da Indústria Ferroviária e da Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade de nosso País”.

TRENS DE PASSAGEIROS

Meirelles

Ricardo Meirelles, delegado do Simefre, mostrou que para uma capacidade produtiva instalada de 1.200 unidades, a indústria ferroviária nacional de carros de passageiros não produziu uma unidade sequer em 2022. Desde 2011, o setor enfrenta oscilação de demanda, com o seguinte desempenho anual: 2011 (336), 2012 (207), 2013 (219), 2014 (374), 2015 (322), 2016 (473), 2017 (312), 2018 (312), 2019 (99), 2020 (72), 2021 (35) e 2022 (zero). A previsão para 2023 é de produção de 291 unidades.

“É impossível a indústria sobreviver a este ciclo de altos e baixos, picos e vales. No caso da indústria ferroviária de passageiros, há nove anos, já completando dez anos em 2023, não tivemos uma única licitação para compra de trens de passageiros”, disse o dirigente.

No vídeo, a participação de Ricardo Meirelles pode ser vista a partir da marcação de tempo 1:43:31.

Acesse o vídeo com a gravação completa do seminário

ENCONTRO TÉCNICO

Vicente Abate, Silvia Cristina Silva e Luiz Eduardo Argenton

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou em 30 de novembro de 2022, no Instituto de Engenharia de São Paulo, dos trabalhos de instalação da 49ª Reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária – GPAA, evento que se estendeu até 2 de dezembro, tendo como anfitriã a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A sessão inaugural foi conduzida pelo engenheiro Luiz Eduardo Argenton, presidente em exercício da CPTM. Participou da solenidade a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Sandra Holanda, que é ferroviária e integrante do GPAA.

Participaram também Silvani Alves Pereira, presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo; Joubert Flores, presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos); Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviárias (ABIFER); Ivan Metran Whately, diretor do Instituto de Engenharia de São Paulo) e Márcio Francesquine, adido comercial do Consulado do Canadá em São Paulo.

Nas redes sociais, Luiz Eduardo Argenton expressou agradecimentos especiais ao gerente de manutenção da CPTM, Wilson Nagy, que teve a oportunidade de apresentar as melhorias dos processos de manutenção da Companhia.

Ele agradeceu especialmente aos integrantes do GPAA, Henrique Carou, Sandra Holanda, Ernesto Roberto Pinto de Oliveira, Márcio Stevani, Ricardo Torsani e Cleanto Costa pela oportunidade de a CPTM acolher o encontro do Grupo.

PARTICIPAÇÃO DE 23 OPERADORAS DO BRASIL E DO EXTERIOR

A 49ª Reunião do GPAA contou com a contribuição de profissionais de 23 operadoras do Brasil e de outros países. Os trabalhos incluíram palestras e reuniões técnicas para a troca de conhecimento e experiências, que contribuem para aumentar a performance dos sistemas operacionais do transporte sobre trilhos.

Os principais temas na pauta serão materiais rodante, estruturas e oficinas de manutenção, que vão ser debatidos em sessões técnicas.

Para o encerramento do encontro, em 2 de dezembro, foi organizada uma visita técnica ao Pátio Lapa da CPTM, na região Oeste da cidade de São Paulo, para que os participantes pudessem conhecer as áreas de abrigo e oficinas de manutenção.

LEGISLAÇÃO FEDERAL

Até 26 de janeiro de 2023, serão recebidas contribuições em consulta pública federal sobre o Marco Legal do Transporte Público Coletivo

Até 26 de janeiro de 2023, o governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional, receberá contribuições da sociedade a respeito do Marco Legal do Transporte Público Coletivo. Podem participar cidadãos, empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade civil. Veja o link de acesso à proposta ao final deste texto.

A minuta do Plano foi elaborada com a participação e apoio de organizações da sociedade civil, no âmbito do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que procurou identificar as demandas regulatórias e temas críticos que deveriam compor uma proposta de legislação.

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, ressalta que nossa Associação é uma das entidades que apoia iniciativa, ao lado de outras organizações que atuam em favor do setor metroferroviário e de todo transporte público urbano no país.

“Este é um tema de repercussão geral e está ligado não só à maneira como a população se desloca no seu dia a dia, como também à qualidade de vida. Todos podem contribuir para aperfeiçoarmos o texto e debatermos a melhoria do serviço de transporte público coletivo no País”, aponta a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda.

OBJETIVOS

A ideia é que o Marco Legal do Transporte Público Coletivo aprimore a Política Nacional de Mobilidade Urbana e contribua para organizar uma rede de transporte público coletivo formada por modos e serviços de transporte complementares.

Busca-se a formação de uma rede única de transporte, organizada com linhas e rotas, que possam ter diferentes funções e modos de deslocamento e possa ser universalizada.

Também há preocupação com a integração dos modais, que devem ser acessíveis física e economicamente, além da adoção de padrões de qualidade para a prestação dos serviços.

A minuta proposta pelo MDR trata ainda da diversificação de modelos de contratação de serviços de transporte público coletivo, de instrumentos de financiamento ao setor e de subsídios ao funcionamento desse tipo de serviço.

O documento é fundamental para definir os direitos dos usuários e as atribuições das três esferas de governo, além de diretrizes para o planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade urbana e instrumentos de apoio à mobilidade urbana, dentre outras questões.

Acessar a minuta de projeto de lei para instituição do Marco Legal do Transporte Público Coletivo

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Diante da entrada do Metrohub, Ayrton, Silvia e Felipe

Uma visita técnica ao Metrohub, o primeiro hub de inovação do Metrô de São Paulo, implantado no Parque Tecnológico de São José dos Campos

Em 11 de novembro de 2022, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva; o vice-presidente, engenheiro Felipe Copche, e do diretor tesoureiro, arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, estiveram no Metrohub, o primeiro hub de inovação do Metrô de São Paulo, situado Parque Tecnológico de São José dos Campos, cidade paulista do Vale do Paraíba. Participaram também da visita representantes das áreas de Engenharia e Operação do Metrô de São Paulo.

Ayrton Camargo e Silva está à frente do Metrohub, atuando permanentemente em São José dos Campos.

O grupo visitante chegou às instalações do Metrohub na metade na manhã. Como primeira atividade, todos assistiram a uma sequência de exposições, iniciada com uma explanação a respeito de como está sendo o trabalho do Metrô de São Paulo nessa iniciativa.

Em seguida, foram apresentados os projetos que devem ser desenvolvidos pelo Metrohub até dezembro de 2023 para atendimento às áreas de Engenharia e de Operação. São eles: Projeto 1 – Sistema de Detecção de Vazamentos; Projeto 2 – Aproveitamento de água de infiltração; Projeto 3 – Adoção de pré-moldados para túnel do tipo NATM (método austríaco), e Projeto 4 – Sistema de recuperação de energia de frenagem dos trens.

Um quinto projeto será para o próprio Metrohub, com ações para o desenvolvimento do pacote Onboarding, bem como a estruturação de um Programa de Inovação Aberta do Metrô de São Paulo, além da prospecção de novas ideias e aproveitamento da infraestrutura do Parque Tecnológico.

Após o almoço, foi realizado um tour de aproximadamente uma hora pelas instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, após o que foi iniciado o regresso à cidade de São Paulo.

CHEGADA EM SETEMBRO PASSADO

O Metrô de São Paulo chegou ao Parque Tecnológico de São José dos Campos em setembro de 2022, justamente com a implantação do Metrohub, um hub de Inovação em Mobilidade, para pesquisa e desenvolvimento, capacitação de profissionais, além da interação com ações inovadoras.

Na abertura da 28ª Semana de Tecnologia, também em setembro de 2022, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, informou que a iniciativa estava sendo desenvolvida e destacou sua importância.

“O Metrô tem a inovação em sua essência, mas precisávamos dar novos passos e a chegada ao Parque Tecnológico de São José dos Campos consolida esse caminho”, disse, na ocasião, Silvani Pereira.

Uma foto dos visitantes com a equipe do Metrohub

APRESENTAÇÃO TÉCNICA – MONOTRILHOS

Uma visão da presença do Metro-SP no evento internacional MonorailEX 2022.

Foi desenvolvido na noite de 27 de outubro de 2022 o encontro virtual intitulado A experiência do Metrô-SP no evento internacional MonorailEX 2022, tendo como expositor o engenheiro civil Rodolfo Szmidke, atuante na Companhia do Metropolitano de São Paulo. A gravação do evento pode ser vista na íntegra por meio de um link ao final deste texto.

Rodolfo Szmidke

O evento virtual contou com a participação da presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, e teve a condução do vice-presidente, engenheiro Alexandre Pinto.

Informações significativas. Szmidke explicou que encontro MonorailEX 2022 foi realizado em sua parte expositiva na cidade de Rust, no sul Alemanha, no período de 16 a 18 de setembro de 2022, com apresentação de 20 artigos técnicos relacionados com monotrilhos. Na sequência, entre 19 e 21 de setembro, foram desenvolvidas diversas visitas técnicas, a última das quais à InnoTrans, considerado o maior evento de ferrovias do mundo.

No MonorailEX 2022, Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de  Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, fez a apresentação intitulada Monorail Lines in Sao Paulo (Linhas de Monotrilho em São Paulo),

A apresentação de Rodolfo Szmidke teve por título The role of monorails in the multimodal world of future mobility (O papel dos monotrilhos no mundo multimodal da futura mobilidade).

ESTUDO COM PARTICIPAÇÃO DO METRÔ-SP

No estande da International Monorail Association (IMA) na InnoTrans houve uma apresentação do estudo intitulado  Performance Specification for a Turnkey Mass Transit Monorail System. Baixe essa publicação aqui.

Esse trabalho teve colaboração do Metrô de São Paulo em alguns capítulos, basicamente sobre alinhamento de via permanente, proteção superficial de materiais, e quanto a “finger plates” (estrutura de ligação das vigas-trilho).

Mercado global de monotrlhos. Rodolfo Szmidke informou que a IMA fez na MonorailEX 2022 a apresentação de um estudo a respeito do mercado global de monotrilhos, informando que há diversas linhas de monotrilhos a serem executadas em diferentes partes do mundo, sem considerar os sistemas com estruturas metálicas, com uma grande diversidade de aplicações, incluindo parques de diversão.

Segundo esse levantamento, estão em construção outras 22 linhas, principalmente na Ásia, especialmente na China, mas também na América Latina – incluindo Panamá, República Dominicana, México e no Brasil, com menção Linha 17 – Ouro, de São Paulo, e o monotrilho de Salvador.

Veja o vídeo completo

Organizações do setor metroferroviário estão entre os vencedores do prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2022, 

Foram distinguidas: CPTM, Rumo, MRS Logística, Greenbrier Maxion, Amsted Maxion, Acciona Construción

Em sua 35ª edição, com cerimônia realizada no Clube Monte Líbano, em São Paulo, sete companhias diretamente ligadas ao setor metroferroviário receberam em 30 de novembro de 2021 o prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, definido com base nos resultados financeiros do ano anterior – no caso, 2021 – e é outorgado pela OTM Editora, que publica as tradicionais revistas Transporte Moderno e Technibus.

AS MAIORES

Representaram a CPTM no ato da premiação o presidente em exercício Luiz Eduardo Argenton e a diretora Administrativa Financeira, Gilsa Eva Souza Costa.

Premiadas como Maiores do Transporte no setor metroferroviário estão a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM (transporte ferroviário de passageiros) e a Greenbrier Maxion (indústria ferroviária).

AS MELHORES

Como Melhores do Transporte entre empresas que atuam no setor, foram distinguidas Rumo Malha Norte (transporte ferroviário de carga), Concessionária Linha 4 do sistema metroviário de São Paulo (transporte ferroviário de passageiros), Amsted Maxion (indústria ferroviária), Acciona Construcción (infraestrutura e gestão).

Veja o anuário com entrevistas dos dirigentes das organizações premiadas

RECONHECIMENTO

Silvani Pereira

Relatório integrado da Companhia do Metropolitano de São Paulo recebe Prêmio ABRASCA 2022

A Companhia do Metropolitano de São Paulo foi premiada pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) pelo seu relatório integrado – documento que traz todos os resultados, informações, dados e indicadores do trabalho da Companhia, considerado o melhor relatório anual   na categoria “Empresas Fechadas”. O  Prêmio ABRASCA avaliou 90 relatórios das grandes empresas do país.

O prêmio foi entregue ao presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira. A cerimônia da premiação foi realizada na manhã de 18 de novembro de 2022, na sede da B3 – a atual Bolsa de Valores do Brasil. O prêmio também traz reconhecimento ao compromisso da Companhia do Metropolitano de São Paulo com o conjunto de padrões e boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que abrange diversas ações em prol da transparência, integridade e governança, prestando conta a toda sociedade, passageiros e parceiros.

Os relatórios do Metrô de São Paulo podem ser vistos no Portal da Transparência da Companhia Clique aqui

ENCONTRO INTERNACIONAL

Vitória, no Espírito Santo, recebeu a 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) América Latina

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, realizou-se em Vitória, Espirito Santo 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) América Latina.

O encontro mostrou o sistema integrado de transporte público metropolitano da capital capixaba e discutiu desenvolvimento, inovação, sustentabilidade e participação feminina na mobilidade.

O início dos trabalhos teve uma exposição do governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande; uma mensagem gravada de Mohamed Mezghani, secretário-geral mundial da UITP, o pronunciamento da presidente da UITP América Latina, a engenheira Ester Litovsky, diretora de Planejamento Estratégico da Emova Movilidad S.A, empresa do setor metroferroviário de Buenos Aires, Argentina. Houve ainda uma conferência do diretor sênior de Crescimento Global da UITP, Kaan Yildizgoz.

Paulo Labate

Paulo Labate, subdiretor de Operações do Metrô de São Paulo participou do primeiro painel expositivo do encontro, abordando o tema das novas tecnologias na Companhia. Esse painel versou sobre a dimensão social e econômica do desenvolvimento da mobilidade e foi coordenado pelo engenheiro e professor Jurandir Fernandes, membro honorário da UITP.

Por meio do link a seguir é possível acompanhar todas as sessões da 19ª Assembleia da UITP América Latina. A sessão conduzida por Jurandir Fernandes inicia-se em 2:08:19, enquanto a participação de Paulo Labate tem seu começo em 2:54:13.

Video com todas as sessões da 19ª Assembleia da UITP América Latina.

VLT Carioca prepara-se para o verão

O VLT Carioca informa que já iniciou o reforço na manutenção viária e dos aparelhos de ar-condicionado das composições, seguindo a programação da concessionária para a chegada do verão.

A revisão de cada equipamento de refrigeração tem duração média de 12 horas e todos eles são retirados dos trens para lavagem interna e externa, revisão dos componentes e testes de funcionamento.

ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS

Segundo ainda o VLT Carioca, todos os 140 pontos de captação pluvial foram submetidos à limpeza e desobstrução. Os locais foram escolhidos por meio de um mapeamento das áreas mais críticas, e outros serão atendidos ao longo do ano de acordo as vistorias realizadas periodicamente.

A manutenção dos pontos de captação permite o escoamento da água em menor tempo e mitiga os impactos indesejáveis das chuvas fortes, como o alagamento ou avaria nos equipamentos da via diretamente ligados à operação dos trens. O trabalho acontece sempre durante a madrugada para evitar impacto na circulação dos trens.

José Carlos Alves

O gerente de Manutenção do VLT Carioca, José Carlos Alves, explica: “Ao longo de todo o ano realizamos revisões frequentes nos trens e nas vias, mas o verão exige cuidados extras, visando garantir mais conforto aos nossos usuários e manter a qualidade da operação”.

 

QUALIFICAÇÃO DA REDE

Autorizado o início das obras do novo túnel de ligação entre as estações Paulista e Consolação

Em 29 de novembro de 2022, foi autorizado o início das obras do novo túnel de ligação entre as estações Paulista e Consolação! A informação foi confirmada pelo presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, por meio de nota nas redes sociais.

Serão 90 metros de extensão e 7,5 metros de largura, com capacidade para receber 18 mil passageiros por hora, um aumento de 60% da capacidade da conexão que atualmente é de 30 mil pessoas/hora, atendendo a 165 mil pessoas.

Segundo Silvani, a ideia é que o novo túnel seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação da Linha 2-Verde para a Paulista da Linha 4-Amarela. Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.

A nova ligação ficará ao fim do túnel atual, pouco antes das escadas rolantes que se aproximam da estação Paulista. A conclusão do túnel deve ser feita em até 36 meses e o investimento será de cerca de R$ 60 milhões.

NOVO ACESSO A ESTAÇÃO DA LINHA 4

Também foi autorizado o início das obras do novo acesso da estação da Linha 4 à Rua Bela Cintra, que ajudará na melhor distribuição do fluxo de passageiros, com mais uma alternativa para chegar e sair da estação.

Esse novo acesso, de cerca de 50 metros de extensão, com acessibilidade, deverá levar os passageiros ao edifício de acesso da Rua da Consolação, onde já estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador. Cerca de 17 mil pessoas por dia deverão usar o acesso, representando 70% das pessoas que hoje usam a entrada da Rua da Consolação.

NA IMPRENSA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I

 Rumo anunciou segunda fase do projeto Detecção de Trilhos Quebrados (DTQ)

O portal Via Trólebus, editado por Renato Lobo, publicou a matéria Rumo implanta Inteligência Artificial para monitorar trilhos. O texto informa que a operadora de transporte ferroviário de carga anunciou recentemente a implantação da segunda fase do projeto Detecção de Trilhos Quebrados (DTQ), “que consiste na integração a um sistema de Inteligência Artificial capaz de aumentar de 95% para 98% os níveis de assertividade de identificação de problemas na via”.

Veja a íntegra da matéria

NA IMPRENSA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II

Linha 3 – Vermelha recebeu novo sistema de monitoramento eletrônico

Matéria publicada pelo Diário do Transporte mostra que o governo paulista entregou em novembro, no Centro de Controle Operacional do Metrô, o novo Sistema de Monitoramento Eletrônico (SME3) na Linha 3-Vermelha, com a utilização de câmeras inteligentes para ampliar a segurança e melhorar o atendimento aos passageiros. Trata-se de um ‘upgrade’ no sistema de monitoramento por câmeras inteligentes que serão usadas para a segurança do Metrô e para pessoas desaparecidas. O objetivo é olhar para a segurança das pessoas com cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, usando um sistema de inteligência artificial.

Veja a íntegra da matéria

SOLIDARIEDADE

No Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o Natal Solidário

Até o dia 9 de dezembro de 2022, os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas podem contribuir com a campanha Natal Solidário, para arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados. 

A ação  é realizada pelo Instituto CCR e CCR Metrô Bahia, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). As caixas para arrecadação de alimentos estão disponíveis em sete estações de metrô : na Linha 1, Lapa e Pirajá, e na Linha 2, Rodoviária, Imbuí, Tamburugy, Mussurunga e Aeroporto. Outro ponto de coleta está localizado no Pátio Pirajá, sede da concessionária.

Os alimentos arrecadados serão doados para famílias de comunidades localizadas no entorno do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

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