fbpx

EDIÇÃO 500, DE 1 A 31 DE DEZEMBRO DE 2022

CHEGADA DE 2023

Engenheira Silvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP

Êxito e paz no novo ano

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, divulgou mensagem em que expressa votos de um ano novo de paz, prosperidade e progresso.

Ela agradeceu aos Associados, à Diretoria e Conselhos da nossa Associação e também a apoiadores, colaboradores, empresas e entidades parceiras pelos três anos da atual gestão, que se encerrará no final de fevereiro de 2023.

Afirmou a importância de defendermos o caráter integrador de todos os modais de transporte e destacou que no contexto da mobilidade os trilhos são essenciais.

Dirigindo-se à nova direção da AEAMESP, eleita agora em dezembro, desejou que a partir de março de 2023 a nova gestão possa ter sorte e sucesso em suas iniciativas.

boletim-aeamesp

500 edições do Boletim AEAMESP

Aos 15 anos, o BOLETIM AEAMESP chega número 500. A publicação foi lançada em maio de 2007 com a intenção de promover maior aproximação entre a AEAMESP e seus Associados. E levar as mensagens da Associação para as entidades e organizações amigas e parceiras, estimulando o relacionamento institucional.

Registros da trajetória da nossa Associação. A publicação apresenta ainda uma característica importante: vai contando em capítulos aspectos relevantes da história da AEAMESP, possibilitando que futuros associados e outros interessados possam entender melhor avanços, conquistas e desafios vividos durante a trajetória da nossa Associação.

Razões técnicas motivaram uma interrupção. Inicialmente quinzenal, a publicação foi interrompida no número 50, quando houve uma primeira reestruturação do website da AEAMESP.

Na retomada, a implantação de um ritmo semanal. A retomada aconteceu na semana de 18 a 24 de outubro de 2010, quando a publicação passou a ser semanal, permanecendo com essa característica por mais sete anos.

O projeto atual. Em abril de 2016, foi implantado o novo projeto editorial do BOLETIM AEAMESP, com nova identidade visual, incluindo a ampliação do conteúdo informativo e valorização de fotografias e outros recursos de ilustração e links digitais Em 2017, a publicação voltou a ser editada quinzenalmente.

Acesse o arquivo digital do Boletim AEAMESP

TECNOLOGIA

Flávia Ponzoni (Consórcio Acciona), Ricardo Magrin Breda (Tramontina Eletrik), Agnelo Gomes, (Metrô de São Paulo), José Carlos R. Araújo Júnior (Tramontina Eletrik), Silvia Cristina Silva (AEAMESP), Willy Kurt (CPTM), Alexandre Pinto (AEAMESP) e Luiz Guilherme Kolle (AEAMESP).

Evento virtual mostra processo de aprovação e homologação de novos conduletes Tramontina Eletrik (norma ABNT NBR15.701: 2016) que atendem ao setor metroferroviário. Veja o vídeo.

Em 7 de dezembro de 2022, os engenheiros Ricardo Magrin Breda e José Carlos R. Araújo Júnior, ambos da Tramontina Eletrik, participaram de uma transmissão digital da AEAMESP em que detalharam um case de sucesso relativo à ampliação da linha de conduletes de alumínio da Tramontina voltados para atendimento da norma ABNT NBR15.701: 2016 – Conduletes metálicos roscados e não roscados para sistemas de eletrodutos. 

A sessão mostrou os cuidados que a Tramontina aplica aos processos de concepção, desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Foi apresentado o Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD) da empresa, com menção os seus recursos laboratoriais, em especial no campo de Materiais Metálicos.

A parte final da apresentação retratou o processo de aprovação e homologação dos conduletes com participação do Metrô de São Paulo, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Consórcios das Engenharia e Instaladores. Houve ainda comentários dos engenheiros Agnelo Gomes, do Metrô de São Paulo; Willy Kurt, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Flávia Ponzoni, do Consórcio Acciona.

Os trabalhos foram conduzidos pelo engenheiro Alexandre de Freitas Pinto, vice-presidente de Atividades Técnicas da AEAMESP. Participaram a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, e o presidente eleito para o triênio a iniciar-se em 1º de março de 2023, engenheiro Luiz Guilherme Kolle. A sessão virtual teve apoio institucional do sistema CONFEA, CREA, Mútua, com apoio das empresas parceiras Tramontina e Transvía.

Veja o vídeo com a íntegra da sessão

ENGENHARIA – EVENTO E PUBLICAÇÃO

A comemoração do Dia do Engenheiro no Instituto de Engenharia

Realizou-se na noite de 8 de dezembro de 2022, na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo, a solenidade do Dia do Engenheiro (comemorado em 11 de dezembro). A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, representou nossa Associação no evento.

O presidente em exercício do Instituto de Engenharia, engenheiro Marcos Moliterno, representou no encontro o presidente Paulo Ferreira, que se recuperava de uma pequena cirurgia.

Engenheiro Marcos Moliterno

Moliterno assinalou que a solenidade traduzia um momento especial, em que se celebrava a Engenharia e profissão de Engenheiro, e na qual se faria o reconhecimento das conquistas e da dedicação de engenheiros que trabalham para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento da Engenharia do nosso país.

PROGRAMAÇÃO

Efetivamente, foi uma noite será dedicada a premiar os trabalhos técnicos que mais se destacaram em 2022, e as Divisões Técnicas mais atuantes. Houve ainda a entrega do Prêmio Instituto de Engenharia – Jornalismo Nacional Prêmio IEJN – Instituto de Engenharia de Jornalismo Nacional.

A programação incluiu a inauguração do Centro de Treinamento Sebastião Camargo, nas dependências do Instituto de Engenharia. E o lançamento do livro 200 Anos de Independência – Engenharia em Foco: Passado, Presente e Futuro. E, ainda, uma homenagear os melhores alunos dos cursos de Engenharia.

Registrada em vídeo, toda a solenidade pode ser vista aqui.

Um convite à leitura do livro ‘200 Anos de Independência – Engenharia em Foco: Passado, Presente e Futuro’

O Instituto de Engenharia de São Paulo convida à leitura do livro 200 Anos de Independência – Engenharia em Foco: Passado, Presente e Futuro, uma iniciativa conjunta do próprio Instituto de Engenharia com diversas entidades e empresas dos setores da Engenharia, para expressar a história, conhecimentos e desafios da Engenharia Nacional, desde a Independência do Brasil.

CAPILARIDADE DA ENGENHARIA

Paulo Ferreira

A respeito da publicação, Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia, escreveu: “A data icônica do Bicentenário da Independência, o Instituto de Engenharia, cuja história se confunde com a própria História do Brasil, precisava marcar presença nas comemorações e provocar uma reflexão a respeito da nossa Independência. Uma iniciativa multissetorial, que nos fizesse valorizar a capilaridade da Engenharia na evolução econômica e política desta Nação e, principalmente, todo o seu mérito em manter e elevar a qualidade de vida da nossa sociedade, construindo bem-estar para todos.”

Clique aqui e baixe a publicação após rápido cadastro

ENGENHARIA – HOMENAGEM

Reinaldo dos Santos, presidente ABERIMEST e Silvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP

Reconhecimento na área de Engenharia de Comunicações

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou em 12 de dezembro de 2022, em São Paulo, da solenidade de entrega a Luiz Tonisi, vice-presidente da Qualcomm Serviços de Telecomunicações e presidente da Qualcomm para a América Latina, do título Homem das Comunicações, outorgado pela ABERIMEST – Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura| TI & IOT. Presidida por Reinaldo dos Santos, a entidade completou em 2022 quatro décadas de atividades.

Luiz Tonisi

O evento, que incorporou um encontro de Tecnologia & Inovação e Telecomunicações, contou com a participação de lideranças da iniciativa privada e representantes governamentais. Trata-se de uma iniciativa de caráter anual, que objetiva possibilitar a confraternização entre afiliados da entidade e promover debates e discussões sobre novos parâmetros do setor.

TEMA PROFISSIONAL

Lei que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo e criou o conjunto autárquico do CAU, não consta da lista das legislações cuja revogação é proposta pelo PL 3081/2022

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil presta os seguintes esclarecimentos aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo sobre o PL 3081/2022, em tramitação na Câmara dos Deputados desde 22/12/22, propondo a desregulamentação de diversas profissões:

1-A Lei 12.378/2010, que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo e criou o conjunto autárquico do CAU, não consta da lista das legislações cuja revogação é proposta pelo PL, ao contrário de proposições anteriores, quando o CAU agiu prontamente e conseguiu impedir sua progressão.

2-De qualquer forma, o Regimento Interno da Câmara prevê em que “Finda a legislatura, arquivar-se-ão todas as proposições que no seu decurso tenham sido submetidas à deliberação da Câmara e ainda se encontrem em tramitação” (Art. 105). Apenas não serão arquivados os projetos de código, de iniciativa popular, de tratados internacionais e de concessão de rádio e TV, além daqueles relativos às contas do presidente da República e os oriundos da Câmara emendados pelo Senado.

3- O CAU Brasil entende ser fundamental a regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista, sem a qual haveria riscos à segurança e saúde dos cidadãos, além de patrimoniais.

4-O CAU Brasil vem tendo uma atuação permanente no Congresso Nacional para monitoramento de proposições que digam respeito à categoria, agindo prontamente para neutralizar aquelas que interfiram na atuação profissional, em prejuízo da proteção da sociedade.

Nadia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
29 de dezembro de 2022

INTERNACIONAL

A União Internacional de Transportes Públicos (UITP) programou para o período de 4 a 7 de junho de 2023, em Barcelona, Espanha, o próximo ‘UITP Global Public Transport Summit’. Baixe o folheto do evento

Organização parceira da AEAMESP no âmbito da América Latina, a União Internacional de Transportes Públicos (UITP) programou para o período de 4 a 7 de junho de 2023, em Barcelona, ​​Espanha, seu próximo congresso bienal de nível mundial, denominado UITP Global Public Transport Summit. 

O último congresso desse tipo aconteceu em junho de 2019, em Estocolmo, na Suécia. O congresso seguinte estava programado para acontecer em Melbourne, Austrália, em 2021, o segundo ano da pandemia, mas acabou inicialmente transferido do meio daquele ano para dezembro e posteriormente cancelado, em razão do alto grau de incerteza que ainda reinava em todo o planeta quanto ao desfecho da crise sanitária.

Acesse a publicação, editada em espanhol

CONGRESSO DA ANTP

Entre 24 a 26 de outubro de 2023, a ‘Arena ANTP – 23º Congresso de Mobilidade Urbana’ marcará a retomada do grande evento bienal da Associação Nacional de Transportes Públicos

Entidade da qual a AEAMESP participa como associada, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) anunciou para o período de 24 a 26 de outubro de 2023, em São Paulo, a retomada de seu congresso bienal, com a realização da Arena ANTP 2023 – 23º Congresso de Mobilidade Urbana da ANTP. Os congressos bienais da ANTP acontecem desde 1979, mas em 2021 não foi possível realizá-lo em razão da pandemia.

TEMAS EM FOCO

O tema geral do encontro será: Uma nova e promissora página histórica para a Mobilidade Urbana no Brasil. Os pontos enfatizados por ocasião do anúncio são oito, indicados a seguir. Informações mais detalhadas sobre a programação do encontro serão divulgadas oportunamente.

Transporte público bom em todo o Brasil: estamos virando esta página com o novo marco legal.

ESG e a Mobilidade Urbana: boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa em tudo.

Mobilidade e clima chegam juntos em 2030: nova matriz energética, eletromobilidade e combustíveis renováveis farão a diferença.

Inovações tecnológicas e as cidades administradas com inteligência: será possível viver melhor nas cidades.

Nova década de segurança no trânsito da ONU 2021-2030: vamos atingir a meta desta vez

O transporte público é obrigação de todos — União, Estados e Municípios: este concerto é possível.

Infraestrutura e custeio do transporte público: financiar o que for bem-feito.

Desenvolvimento urbano e a mobilidade: cidade para todos.

LIVRO AZUL DA INFRAESTRUTURA 2022

Publicação lista projetos de infraestrutura em todo o país

Entidade brasileira do setor de infraestrutura e indústrias de base apresenta o Livro Azul da Infraestrutura 2022 com centenas de projetos em todo o país nas áreas de ferrovias, aeroportos, rodovias, portos, energia elétrica, petróleo & gás e estruturas e serviços urbanos.

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) lançou neste final de ano o Livro Azul da Infraestrutura 2022. Trata-se de um amplo conjunto de projetos, em diferentes estágios de maturação, relativos aos segmentos de ferrovias, aeroportos, rodovias, portos, energia elétrica, petróleo & gás, e diferentes tipos de estruturas e serviços urbanos.

A entidade salienta que os projetos traduzem oportunidades e perspectivas de investimentos para os próximos anos nos âmbitos federal, estadual e municipal (capitais estaduais).

O objetivo é prover uma fonte de informações sobre as possibilidades de investimentos para melhor orientação ao mercado e consequente atração de investimentos, bem como para reflexão a respeito de novas políticas públicas.

Cada projeto relacionado no Livro Azul da Infraestrutura 2022 está inserido em uma tabela que mostra a fase em que se encontra (‘Estudos’, ‘Consulta Pública’, ‘Acórdão do Tribunal de Contas da União’, ‘Edital’, ‘Leilão’ ou ‘Assinatura do Contrato’).

Os projetos listados também recebem uma descrição sucinta, acompanhada de informações relevantes (Investimentos estimados, Início, Forma de Contratação e Importância).

Baixe o Livro Azul 2022 na versão PDF

NA IMPRENSA – MOVIMENTO POR INFRAESTRUTURA

Agência jornalística publica vídeo com painéis do lançamento do MoveInfra, iniciativa que reúne cinco grandes grupos de infraestrutura de transporte e logística do país

Até 2026, as participantes do MoveInfra irão investir R$ 78,8 bilhões em transporte e logística, nas áreas de ferrovias de carga e de passageiros, rodovias, aeroportos e terminais portuários

A Agência Infra, que produz e distribui material jornalístico especializado sobre infraestrutura no Brasil, publicou em seu canal YouTube vídeo com a íntegra dos painéis do evento de lançamento do MoveInfra, iniciativa que congrega cinco dos principais grupos de infraestrutura de transporte e logística do país, companhias com capital aberto na B3 – Rumo, CCR Rodovias, Ultracargo, Santos Brasil e EcoRodovias. O evento aconteceu em Brasília, no dia 8 de dezembro de 2022. O vídeo pode ser acessado por meio de link ao final desta notícia.

Natália Marcassa, CEO da MoveInfra

Na sessão de abertura, a CEO do MoveInfra, a economista Natália Marcassa, ex-secretária de Fomento do Ministério da Infraestrutura, explicou que os cinco grupos empresariais, em conjunto, somam R$ 68 bilhões de reais em ativos no mercado, “distribuídos entre ferrovias de carga e de passageiros, rodovias, aeroportos e terminais portuários”, e garantem 100 mil empregos diretos e indiretos. Ela acrescentou que até 2026, esses grupos irão investir R$ 78,8 bilhões, mais do que R$ 59 bilhões que os três níveis de governo investiram na área de logística.

PAINÉIS DO LANÇAMENTO

Ainda pela manhã, desenvolveu-se o Painel Master, intitulado O Brasil dos Próximos Anos, com participação de Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo; Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, e Miriam Belchior, representante do gabinete de transição do futuro governo federal. A moderação foi de Natalia Marcassa. Veja no vídeo a partir da marcação de tempo 0:05:00

Fernando Paes

O segundo painel, teve por tema Aliança pela Infraestrutura: Perspectivas Setoriais, e reuniu Marco Aurélio Barcelos, presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias; Fernando Paes, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários; Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Fábio Rogério de Carvalho, presidente da ABR (Aeroportos Brasil). Veja no vídeo a partir da marcação de tempo 1:23:20

TRÊS EIXOS DE ATUAÇÃO

No período da tarde, desenvolveram-se três seminários temáticos, coincidentes com os três grandes eixos de atuação do MoveInfra, referidos por Natália Marcassa na exposição de abertura.

Natália Resende Ávila

O primeiro painel temático tratou da Atração de Investimentos, reunindo Fernando Marcato, secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais; Natália Resende Ávila, futura secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes do Estado de São Paulo, e Rafael Vitale, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Veja no vídeo a partir da marcação de tempo 2:52:36

Segurança Jurídica foi o tema do segundo painel temático, que teve a participação de Luiz Augusto Santos Lima, subprocurador-geral da República e coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal; Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Bruno Martinello Lima, secretário de Infraestrutura Portuária e Ferrovia, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Vinícius Marques de Carvalho, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e integrante do gabinete de transição para o futuro governo federal. A moderação foi de Daniel Rittner, do MoveInfra. Veja no vídeo a partir da marcação de tempo 4:53:27.

O último painel temático do encontro, referente a Compromissos Socioambientais, reuniu Ronei Gianzmann, secretário nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura; Julia Ambrosano, coordenadora de Infraestrutura da organização Climate Bonds Iniciative (CBI); Cristiano Oliveira, CEO da Biomas, e Larissa Amorim, subsecretária de Sustentabilidade, do Ministério da Infraesterutura. Coordenação foi também de Daniel Rittner. Veja no vídeo a partir da marcação de tempo 6:17:17.

Acessar o vídeo

NA IMPRENSA –METRÔ E FUTEBOL

O website jornalístico argentino especializado em temas metroferroviários EnelSubte publicou, em 19 de dezembro de 2022, nota mostrando que a estação Argentina do Metrô de Paris foi rebatizada como Argentine – France, Allez les Bleus! (algo como Argentina – Franca, Vamos azuis!). A ideia era estimular a seleção francesa, mas não adiantou. Leia abaixo a tradução da pequena nota.  

A estação Argentina da Linha 1 do Metrô de Paris foi temporariamente renomeada como “Argentina – França, Allez les Bleus” antes da final da Copa do Mundo do Catar 2022. Intervenções semelhantes em outdoors, promovidas pela RATP, já haviam ocorrido em edições anteriores. No entanto, a seleção francesa foi derrotada pela Argentina, que se sagrou campeã mundial. Uma revisão da rica história da estação. Veja a nota original

O coração pulsando em estações do CCR Metrô Bahia

As estações Imbuí e Aeroporto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas abrigarão até o dia 6 de fevereiro de 2023 a exposição Coração, Pulso da Vida, que se conecta com o público por meio de frases poéticas e animadas, trazendo o coração como uma máquina de viver e sentir.

Parceria do Instituto CCR com o Museu do Amanhã do Rio de Janeiro e dividida em três grandes temas – Coração, Bem-Viver e Sentir Junto –, a mostra é composta de ilustrações que reforçam a importância desse órgão essencial para a vida e a qualidade de vida, com reflexos na saúde mental e física e até na redução da desigualdade social.

Bruna Baffa

 

“A exposição convida nosso público a desvendar os mistérios e as belezas do coração, em uma jornada que fala sobre o corpo humano e também sobre a construção dos amanhãs que desejamos: amanhãs com saúde, longevidade, bem-estar e qualidade de vida. E, acima de tudo, amanhãs em que nos sentimos vivos, pulsando com a vida e com o mundo”, destaca Bruna Baffa, diretora-geral do Museu do Amanhã.

Tonico Pereira

“Estamos muito animados com esta iniciativa que conecta uma mostra física de um dos mais importantes e inspiradores museus do mundo, com o ambiente digital instalado em nossos modais”, afirma Tonico Pereira, Diretor de Comunicação do Grupo CCR e do Instituto CCR. “É sobre inclusão social, e ampliação do acesso à cultura, é digital e é humano”, conclui.

A mostra também pode ser vista nos trens e meios digitais dentro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, ampliando o acesso da população à cultura, por meio dessa iniciativa.

83,2% estão satisfeitos com os serviços da Trensurb. Em 2019, o esse índice era de 70,4%

Pesquisa realizada em novembro, com amostra que totalizou 2.390 entrevistas em todos os turnos, estratificadas conforme fluxo de usuários nas estações em dias da semana, mostrou que 83,2% estão satisfeitos com os serviços da Trensurb.

O valor representa 1,5 pontos percentuais a mais que em 2021, e um incremento de 12,8 pontos percentuais desde que a pesquisa foi retomada de forma anual e nos moldes atuais, em 2019, quando 70,4% disseram estar satisfeitos.

O levantamento quantitativo foi realizado com amostragem probabilística e aleatória, de 22 a 28 de novembro de 2022, nos três turnos, sendo a amostra estratificada conforme o fluxo de usuários nas estações e dias da semana. A margem de erro é de dois pontos percentuais com nível de confiança de 95%. A empresa contratada responsável foi a Amostra Instituto de Pesquisa.

Você pode gostar...