fbpx

EDIÇÃO 506, DE 1 A 31 DE MAIO DE 2023

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – I

Luís Kolle assume a presidência da AEAMESP, destacando a importância da união para conquistar objetivos

Na noite de 4 de maio de 2023, no Nikkey Hotel, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, aconteceu a posse solene da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), eleitos para o triênio compreendido entre março de 2023 e fevereiro de 2026.

Em seu pronunciamento, o presidente da AEAMESP, engenheiro e jornalista Luís Guilherme Kolle, destacou a relevância da união de esforços para a conquista de objetivos.

Ele avisou que dedicaria o início de sua fala a agradecimentos. Agradeceu em primeiro lugar “ao Grande Arquiteto do Universo, Deus, por me conceder saúde, privilégio e honra para conduzir a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô, a nossa querida AEAMESP”

Em seguida, agradeceu a sua esposa, sua família e amigos “que me fortalecem através do convívio com muita alegria, paz e harmonia. Isto me impulsiona a trabalhar e a fazer novos progressos na minha vida”.

O TRABALHO DE SÍLVIA

Luís Kolle mencionou especialmente sua antecessora, a engenheira Silvia Cristina Silva, a quem agradeceu “o trabalho cuidadoso e dedicado” à frente da AEAMESP, em anos recentes.

Ele disse: “Você recebeu a entidade em uma das fases mais complexas, diante de uma pandemia. Com maestria e dedicação, você realizou o seu trabalho em equipe, fortaleceu ainda mais a Semana de Tecnologia Metroferroviária. Hoje tenho a honra de te suceder e ser empossado na AEAMESP.

IMPORTÂNCIA DA UNIÃO

Na sequência de seu pronunciamento, Luís Guilherme Kolle citou a existência de um filme de 1999, dirigido por Oliver Stone, cujo nome em português é Um domingo qualquer.

Explicou que nesse filme, o ator Al Pacino interpreta um treinador de futebol americano prestes a disputar a partida mais importante da sua vida. Diante dessa situação, a certa altura da história, o personagem vivido por Pacino afirma “Ou nos unimos agora, como uma equipe, ou morremos como indivíduos”.

Nas palavras de Kolle, “a ficção mostra algo muito real, ou seja, a importância de se ter uma equipe trabalhando sempre unida, para conseguir atingir um objetivo. A união é essencial”.

O dirigente da AEAMESP destacou a importância de haver união entre Diretoria, associados, entidades do setor e profissionais, sublinhando que esse é um fator decisivo para que se possa atingir um grande objetivo: a construção de “um país sobre trilhos e com valorização de nossas engenharia e arquitetura”.

COMPREENSÃO

Luís Guilherme Kolle, prosseguiu: “Compreendi desde o início desta jornada os desafios que temos pela frente. A importância de sermos firmes para cobrar a continuidade dos projetos e a continuação das melhorias”.

Realçou a relevância de apoiar o desenvolvimento de novas e reais obras de infraestrutura referentes aos sistemas sobre trilhos, por todo o território nacional, “quer seja para o transporte de passageiros — que até agora é o carro chefe da AEAMESP –, quer seja para o transporte de cargas”.

Também destacou a importância de se buscar a valorização da capacidade dos engenheiros e arquitetos atuantes no país. E a existência no país de uma indústria nacional cada vez mais competente e forte.

Kolle se comprometeu em seguir com os trabalhos impulsionados pelos que o antecederam “e aprimorar as ações diante de uma nova realidade, que pede cada vez mais dinamismo e agilidade”.

“TRABALHO E TRABALHO”

O presidente da AEAMESP recordou que em setembro acontecerá a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a eMetroferr Lounge Experience. “Um trabalho grandioso, que requer o apoio de todos vocês aqui, a fim de fazer o evento continuar sendo um dos mais respeitados do setor em conteúdo técnico”.

Finalizando, disse: “Agora, é trabalho e trabalho! E eu conto com o apoio de todos vocês para fazer a AEAMESP cumprir o seu papel no cenário nacional de maneira responsável e com resultados”.

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – II

Durante o pronunciamento de Luís Kolle, a partir da esquerda, Jean Pejo,  Luiz Eduardo Argenton, Alberto Epifani, Silvia Cristina Silva, Paulo Sérgio Amalfi Meca, Sandra Maria Santos Holanda e Murilo de Campos Pinheiro.

Personalidades e entidades prestigiaram a solenidade de posse

Além do presidente, engenheiro Luís Kolle, e da presidente na gestão anterior, engenheira Silvia Cristina Silva, compuseram a mesa de honra da solenidade o arquiteto Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, representando o secretário Marco Antônio Assalvi; engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de Engenharia e Construção do Metrô de São Paulo, representando o presidente do Metrô, Julio Castiglioni.

Também integraram a mesa o engenheiro Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM, representando o presidente da CPTM, Pedro Tengon Moro; engenheira Sandra Maria Santos Holanda, ex-secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano; engenheiro Jean Pejo, secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovia no Brasil (ALAF Brasil) e o engenheiro Murilo de Campos Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Compareceram ao evento de posse representantes de organizações com as quais a AEAMESP mantém antigos laços de amizade e cooperação institucional.

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – III

Integrantes da Diretoria e dos Conselhos presentes à cerimônia.

A composição da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2023/2026

Integram a nova Diretoria: Luís Guilherme Kolle, presidente; George Allan Valdez, vice-presidente de Administração e Finanças; Carlos Eduardo Gomes da Silva, vice-presidente Atividades Técnicas; Ayrton Camargo e Silva, vice-presidente de Assuntos Associativos; Arnaldo Coelho, 1º Diretor Tesoureiro; Juliana Tiemi Tamanaha, 2ª Diretora Tesoureira; Daisy Arradi Letaif, 1ª Diretora Secretária, e João Carlos Santos Taqueda, 2º Diretor Secretário.

CONSELHO DELIBERATIVO

Compoem Conselho Deliberativo: Albert Haga, Ayres Rodrigues Gonçalves, Fabiana Nonogaki, Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, Victor Manuel de Almeida S. de Vasconcelos, Wilson Mitt, Christian Becker Bueno de Abreu, Alexandre de Freitas Pinto, Maria Toshiko Yamawaki, Neila Custódio, Rodolfo Szmidke e Suzana Dorr Caniceiro.

Suplentes. Os suplentes são: Haydeé Svab, Odécio Braga de Louredo Filho, Dionísio Matrigani de Souza Gutierres, Rolando José Santoro Netto, Wellington Fonseca Dias, Eduardo Augusto Campos e Roberto Bartolomeu Berkes.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: André Mazzucatto, Patricia Domingues Truzzi e Valter Belapetravicius. Suplente. Foi eleito suplente Wilson Carlos da Silva.

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – IV

Luís Kolle e Cecília Baião

Uma homenagem ao engenheiro José Geraldo Baião

Como parte da solenidade, a AEAMESP homenageou o engenheiro José Geraldo Baião, que presidiu a AEAMESP por cinco anos em dois mandatos, falecido no início de 2022.

José Geraldo Baião

Luís Kolle, assinalou:  “A AEAMESP presta homenagem ao engenheiro José Geraldo Baião pelos anos de dedicação à nossa entidade e à sociedade brasileira. Com sua perspicácia e eloquência, abriu caminhos para que nossa Associação pudesse crescer dia após dia. Temos em você, Baião, inspiração e exemplo”.

Ao entregar uma placa que marca a homenagem à esposa,Cecília Baião, Kolle afirmou: “Sabemos que a família sempre conviveu muito com a AEAMESP porque o Baião viveu a AEAMESP. Receba a nossa homenagem com todo o carinho e toda a admiração, por toda a inspiração que ele nos deu”.

Cecília concordou e disse: “Ele deve estar muito feliz neste momento. A AEAMESP era a vida dele. Muito obrigada!”.

Participaram da homenagem os filhos de Baião, Johnny Christian Baião e Henry Francis Baião, a nora Kelly Cristina Rodrigues, e os netos Bruna Pastorino Baião, Linda Cristian, Diego Patrick Baião e John Baião.

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – V

Primeira mulher a presidir a AEAMESP, e tendo que conduzir a entidade durante a pandemia, engenheira Silvia Cristina Silva “passa a batuta” sob aplauso geral

Silvia Cristina Silva

A engenheira Silvia Cristina Silva foi a primeira a falar na solenidade de posse da nova direção da AEAMESP. Sua gestão se encerrou em fevereiro de 2023 com muitos pontos vitoriosos e sob aplauso geral.

Primeira mulher a presidir a AEAMESP, o que, em si, já seria um desafio, Silvia assumiu o posto dias antes da decretação da pandemia, o que impediu a realização de uma cerimônia solene de posse – rito sempre agregador para um início de administração.

Os outros desafios viriam logo e continuariam presentes nos meses e anos seguintes, diante de todas as incertezas trazidas pelo coronavírus.

Um dos principais reptos veio na hora de decidir: manter ou cancelar a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, prevista para setembro de 2020? Com apoio da Diretoria, dos Conselhos, associados, amigos e colaboradores, a decisão de Silvia foi pela manutenção do calendário.

Iniciou-se então um longo esforço para conseguir colocar no ar um congresso virtual, com temas e participantes quantitativa e qualitativamente equiparáveis a todas as anteriores edições da Semana de Tecnologia Metroferroviária. Tudo daria muito certo.

Tirando um ou dois pequenos escorregões técnicos de pequena monta, a programação e a transmissão resultaram perfeitas. O mesmo aconteceu na 27ª Semana de Tecnologia, em 2021, e na 28ª Semana de Tecnologia, esta já em caráter híbrido, no final de 2022, quando a crise sanitária estava perto do final.

O QUE DISSE SÍLVIA

No evento em que transmitiria solenemente o posto ao seu sucessor, Silvia Cristina Silva foi a primeira a falar.

Entre outras colocações, ela afirmou: “Estou tremendamente feliz, emocionada, enobrecida, agradecida, por estar aqui com vocês. Todos sabem que a nossa gestão foi uma gestão de dificuldades, pois tomamos posse dez dias antes da decretação da pandemia, mas, com muito esforço, com muita colaboração, com muitos parceiros, com muito apoio, nós conseguimos levar os três anos”

A exemplo do que havia feito no encerramento da 28ª Semana de Tecnologia, em setembro de 2022, Silvia agradeceu todo o apoio que recebeu da Diretoria e dos membros dos Conselhos, além de apoiadores e patrocinadores: “Não nos abandonaram!”.

Angélica, Silvia e Gorete

Ela agradeceu especialmente coordenadora de Eventos  da Associação, Angélica Nascimento, e a secretária executiva, Gorete Miciano, que compõem a pequena equipe que quotidianamente assessora a direção da AEAMESP. “Sem esse apoio, a presidência não funciona”, afirmou, direcionando a frase ao seu sucessor, como um conselho.

No final de sua manifestação, Silvia lembrou os conselhos que, ainda na juventude, recebeu dos pais.

A mãe dizia para que fizesse bem feito tudo o que lhe coubesse fazer. E o pai ensinou a ela que é preciso honrar a confiança recebida para uma missão, “do primeiro ao último dia”.

Complementando, Silvia mostrou sua disposição de continuar apoiando a AEAMESP: “Como este não é o meu último dia (de fato, ao deixar a presidência, estatutariamente, ela passa a integrar o Conselho Consultivo da AEAMESP), digo que contem sempre comigo”.

10º PRÊMIO ANPTRILHOS-CBTU E 29ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Até 29 de junho, serão anunciados os artigos técnicos aceitos para concorrer ao 10º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e participar da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Até o dia 29 de junho de 2023, Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e a organização do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários divulgarão a lista das sínteses selecionadas pelo Comitê de Seleção para apresentação na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – que acontecerá de 12 a 15 de setembro de 2023 –, indicando dentre os escolhidos aqueles que optaram por participar da premiação. As inscrições se encerraram em 29 de maio de 2023.

ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Consolidado como um grande evento de incentivo à produção técnica metroferroviária, o Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e visa estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no transporte de passageiros sobre trilhos.

Os artigos técnicos que pretendem participar tanto da 29ª Semana de Tecnologia quanto concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU devem ser inscritos em uma das três categorias:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO

Os vencedores de cada categoria do 10º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

SETOR METROFERROVIÁRIO

No Fórum de Mobilidade, a apresentação da Agenda de Governo do Setor de Transporte de Passageiros Sobre Trilhos

Em 24 de maio de 2023, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, e  vice-presidente de Atividades Técnicas, engenheiro Carlos Eduardo Gomes da Silva, participaram em Brasília do Fórum de Mobilidade, seminário promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

No encontro, houve a apresentação ao governo federal do documento Agenda de Governo do Setor de Transporte de Passageiros Sobre Trilhos, com 29 propostas, das quais, seis prioritárias, para “a melhoria da mobilidade e o desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil”

O CONJUNTO DE PROPOSTAS

As propostas prioritárias dizem respeito à implantação de planos e políticas do setor: Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros, Plano Nacional do Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros, Marco Legal do Transporte Público Urbano, Plano Estratégico da Mobilidade Urbana sobre Trilhos, Política de Financiamento do Transporte Público Coletivo e Política de Incentivo para a criação da Autoridade Metropolitana

As outras 23 propostas estão distribuídas por outros eixos: Ambiente institucional e regulatório, Financiamento do transporte público e a viabilização de projetos, Redução do custo operacional e modicidade tarifária, Sustentabilidade e segurança e, finalmente, Segurança jurídica.

Conheça o documento

PRESENÇA

O lançamento do documento foi feito durante exposição da diretora-executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi. O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, disse em seu depoimento que o ministério que comanda está “de portas abertas” para aceitar ideias para melhorar o setor. Também mencionaram o documento, em outras sessões, o secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Casa Civil da Presidência da República, Marcos Cavalcanti, e Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade, do Ministério das Cidades.

O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, destacou o momento político em que o documento é divulgado: o início de uma nova gestão no governo nacional e outros mandatários públicos, marcando uma “oportunidade para informá-los das necessidades do setor e da contribuição que a ANPTrilhos e as operadoras podem oferecer para melhorar a qualidade de vida da população e se aproveite externalidades positivas que o nosso setor pode agregar para toda a sociedade”.

Também participaram do evento o presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Vander Costa, e todos os presidentes de operadoras de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil.

QUATRO PAINÉIS

O encontro teve quatro painéis de debate, que podem ser vistos no vídeo acessível por meio de link ao final desta matéria. São eles: Painel Setorial 1 – Desenvolvimento do Transporte Metroferroviário Urbano [no vídeo, a partir de 01:53:25], Painel Setorial 2 – A retomada dos trens regionais de passageiros [no vídeo, a partir de 04:36:20], Painel Setorial 3 – Autoridade Metropolitana de Transporte como agente de desenvolvimento da mobilidade estruturante [no vídeo, a partir de 05:30:00], e Painel Setorial 4 – Avanço dos projetos e atração de investimentos [no vídeo, a partir de 07:21:00].

Veja o vídeo completo

Luís Kolle e Denis Andia

Uma proveitosa estada em Brasília

Por ocasião de sua estada em Brasília, para participar do Fórum de Mobilidade, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos  (ANPTrilhos), o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, reuniu-se com o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.

“Tive a oportunidade de apresentar a AEAMESP ao secretário e colocar o conhecimento de nossa Associação à disposição para iniciativas que busquem o progresso da mobilidade urbana no país”, disse Kolle, informando que Denis Andia mostrou interesse no trabalho  desenvolvido pela entidade, em especial a Semana de Tecnologia Metroferoviária.

NO METRO-DF

O presidente da AEAMESP também visitou o Metrô DF, tendo sido recebido pelo diretor de Manutenção e Operação, engenheiro Márcio Guimarães de Aquino, e pelo diretor técnico, engenheiro Fernando Jorge Rodrigues. “Foi uma acolhida muito simpática, um momento em que também pude falar a respeito de nossas atividades e convidá-los para estarem conosco na 29ª Semana de Tecnologia, em setembro próximo”.

No ambiente do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos

No ambiente do Fórum de Mobilidade, o engenheiro Humberto Kimura, da Systra e os dirigentes da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, presidente, e engenheiro Carlos Eduardo Gomes da Silva, e vice-presidente de Atividades Técnicas.

Engenheiro Marcos Camelo, da TÜV Rheinland; engenheira Sandra Holanda, secretaria nacional de Mobilidade Urbana no último governo e Luís Kolle, presidente da AEAMESP.

INTERNACIONAL

Vem aí a reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS

Nos primeiros dias de junho de 2023, na cidade de Barcelona, Espanha, as atividades do evento 28º Comitês Técnicos, da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), se associarão ao programa da Cúpula Global do Transporte Público, da União Internacional de Transportes Públicos (UITP).

A duas organizações internacionais são parceiras da AEAMESP e têm participado com painéis próprios, específicos, das recentes edições da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

O 28º Comitês Técnicos da ALAMYS  está programado para o período de 6 a 9 de junho  com o tema geral Mobilidade pública: Novo enfoque de serviço aos cidadãos.

Cúpula Global do Transporte Público, da UITP está marcada para o período 4 a 7 de junho.

O programa conjunto prevê para o dia 4 de junho, domingo, visitas técnicas promovidas pelas duas entidades. De 5 a 7 de junho desenvolvem-se as atividades da Cúpula Global do Transporte Público, da UITP.

Por meio de um comunicado conjunto, em que recordam as dificuldades do período da pandemia e suas consequências para o transporte público, a presidente da ALAMYS, Silvia Roldán, e o presidente mundial da UITP, Khalid Alhogail, fizeram um convite a dirigentes e profissionais do setor para participarem de ambos os eventos.

No comunicado, eles assinalam que as duas  associações uniram forças para oferecer “o melhor programa integrado”, de modo a permitir o aproveitamento das sessões técnicas, exposições e atividades sociais.

PROGRAMA DA ALAMYS

Em 6 de junho, terça-feira, iniciam-se as atividades do 28º Comitês Técnicos da ALAMYS, com a reunião do Comitê de Direção.

Para o dia 7 de junho, quarta-feira, estão programadas Sessões Conjuntas UITP-ALAMYS e a inauguração das sessões do evento Comitês Técnicos da ALAMYS.

No contexto do 28º Comitês Técnicos da ALAMYS, a primeira hora de 8 de junho, quinta-feira, está reservada para reuniões bilaterais; no restante do dia, serão desenvolvidas sessões dos Comitês Técnicos da ALAMYS.

Para o último dia, a sexta-feira, 9 de junho, estão programadas sessões dos Comitês Técnicos e do Grupo de Marketing, além de uma visita cultural.

Clique aqui para outras informações sobre o evento da ALAMYS

Sobre a Cúpula Global do Transporte Público, da UITP, clique aqui

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

José Eduardo Frascá Poyares Jardim

O presidente José Eduardo Frascá Poyares Jardim, os membros da Diretoria e os novos Conselheiros tomam posse no Instituto de Engenharia de São Paulo

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, envia votos de profícua gestão aos novos dirigentes

Em nome da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo e dos Associados da AEAMESP, o presidente Luís Guilherme Kolle, engenheiro, levou votos de êxito à Diretoria do Instituto de Engenharia de São Paulo, presidida pelo engenheiro José Eduardo Frascá Poyares Jardim, empossada em solenidade no auditório da entidade 8 de maio de 2023. Os votos se estenderam aos membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal que tomaram posse na mesma solenidade. 

A DIRETORIA E OS NOVOS CONSELHEIROS

Além do presidente José Eduardo Poyares, que sucede no posto o engenheiro Paulo Ferreira, a Diretoria do Instituto de Engenharia passou a contar com os seguintes integrantes: Vice-presidente de Administração e Finanças – Miriana Pereira Marques, Vice-presidente de Atividades Técnicas – Ivan Metran Whately, Vice-presidente de Relações Externas – Lawrence Chung Koo, Vice-presidente de Assuntos Internos – Flávia Bartkevicius Cruz,Primeiro Diretor-Secretário – Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, Segunda Diretora-Secretária – Eny Kaori Uono Sanchez, Primeiro Diretor-Financeiro – Elcio Kazuaki Niwa, Segundo Diretor-Financeiro – Constanzio Facci Ticeu.

Tomaram posse no Conselho Deliberativo os seguintes 15 conselheiros: Rui Arruda Camargo, Roberto Kochen, Aurea Vendramin, Carlos Antonio Rossi Rosa, Débora Sanches de A. Marinello, Stella Marys Della Flora, Natália Linhares,  Arlindo Virgílio Machado Moura, Edson José Machado, Roberto Bartolomeu Berkes, Carlos Pereira de Magalhães Neto, Felipe Geribello Ferreira Cabral, Fernando José de Campos Marsiglia, George Paulus Pereira Dias, Rafael Timerman.

O Conselho Fiscal passou a ter a seguinte composição: Luiz Felipe Proost de Souza, Aristeu Zensaburro Nakamura Marcos Augusto Toassa Fontealba.

LEGISLAÇÃO

Coalização de setores que mais empregam no Brasil, incluindo o metroferroviário, defende PL 334/23, que estende a desoneração da folha até final de 2027

Com participação do setor metroferroviário, representantes de 17 setores econômicos do Brasil publicaram um manifesto que expressa o apoio à aprovação do PL 334/23, de autoria do senador Efraim Filho (União/PB), que defende a manutenção da política da desoneração da folha até 31 de dezembro de 2027.

Atualmente, a iniciativa abrange 17 setores econômicos que empregam mais de 8,9 milhões de trabalhadores, entre os quais os setores de tecnologia da informação, construção civil, comunicação social, transporte público, têxteis, couro, calçados e call center.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é signatária do manifesto.

A proposta mantém a substituição tributária da contribuição previdenciária convencional, 20% sobre o valor das remunerações de cada funcionário, por um tributo único sobre a receita bruta da empresa.

Iniciada em 2011, a política de desoneração da folha, na visão dos signatários do documento, trouxe resultados expressivos para a economia do país, ao reduzir o custo laboral e proporcionar maior dinamismo às empresas.

Conheça a íntegra do documento

SETOR METROFERROVIÁRIO

Em 15 de junho, acontece o ‘Fórum Ferrovias em Foco – Políticas Públicas para o Setor’ marcando o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF)

Está programado para o dia 15 de junho de 2023, das 8h às 20h, o evento híbrido Fórum Ferrovias em Foco – Políticas Públicas para o Setor, organizado em parceria por pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF)/Sede Brasil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a empresa de comunicação e ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos. Na ocasião, acontece o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

QUATRO PAINÉIS

Estruturado em quatro painéis, o fórum debaterá, durante todo o dia, os seguintes temas: Setor Ferroviário e as Políticas Federais, Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais, Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas, Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco Passageiros/Sistemas (metrô e trens metropolitanos e expansão).

A parte presencial do evento se desenvolverá no Auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – Avenida. Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária, São  Paulo-SP. Participarão membros das esferas federal e estadual do governo, entre ministros, governadores, secretários e técnicos, representantes de entidades do setor, bem como da iniciativa privada.

Informações: evento_oficial@viabrasilcomunicacao.com.br

NA IMPRENSA – TRILHOS DA TRANSFORMAÇÃO

BBC News Brasil mostra a história da ferrovia construída por chineses que transformou os Estados Unidos

Há algumas semanas, a BBC News Brasil publicou matéria assinada pela jornalista Ellen Lee, intitulada A estrada de ferro construída por chineses que transformou EUA para sempre. O trecho inicial da matéria afirma: “Nos anos 1860, equipes de trabalhadores chineses explodiram o granito e escavaram cuidadosamente à mão 15 passagens pelas montanhas de Sierra Nevada para que a primeira ferrovia transcontinental pudesse transportar seus passageiros. Eram quase 3 mil quilômetros de trilhos, partindo de Sacramento, na Califórnia, até Omaha, em Nebraska. A viagem, que levava seis meses, passaria a durar seis dias, transformando os Estados Unidos para sempre”.

Leia a matéria na íntegra

Você pode gostar...