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EDIÇÃO 509, DE 01 A 31 DE AGOSTO DE 2023

Tudo pronto para a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Com a participação do presidente da AEAMESP, engenheiro Luis Kolle, e representantes de órgãos públicos e entidades do setor, acontecerá a partir das 14 horas da segunda-feira, 11 de setembro de 2023, no Radisson Hotel Paulista São Paulo, a solenidade de abertura da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Com o tema geral A inovação dos transportes passa pelos trilhos, a programação da 29ª Semana abriga também a exposição Metroferr Lounge Experience de produtos e serviços para o setor.

Os eventos prosseguirão até a quinta-feira, 14 de setembro, data em que o Metrô de São Paulo completará 49 anos de operação e a AEAMESP comemorará 33 anos de atividades.

10º PRÊMIO TECNOLOGIA & DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS

Na sequência dos trabalhos do primeiro dia, será realizada a solenidade de anúncio e distinção dos vencedores do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria do a AEAMESP.

Adriana Lins, da CBTU

Essa parte da programação terá a participação do presidente do Conselho da ANPTrilhos, engenheiro Joulbert Flores, e da engenheira, Adriana Lins, representante da CBTU.

CONFERÊNCIA INAUGURAL: AGENDA DE GOVERNO DO SETOR DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SOBRE TRILHOS 

Joubert Flores

O presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), engenheiro Joubert Flores, fará no final da tarde de 11 de setembro de 2023 a palestra inaugural da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, abordando o tema Agenda de Governo do Setor de Transporte de Passageiros Sobre Trilhos – ANPTrilhos.

AMPLA PROGRAMAÇÃO COM CONFERÊNCIAS, PAINÉIS E SALAS TÉCNICAS

Nos outros três dias do encontro será desenvolvida uma ampla programação com conferências, painéis e salas técnicas. As sessões abordarão temas de relevância para o desenvolvimento do transporte de passageiros e de carga sobre trilhos.

Terça-feira, 12 de setembro – No segundo dia dos trabalhos, uma sessão internacional tratará do tema O futuro do transporte sobre trilhos na era multimodal.

Outros assuntos em foco serão: Autoridade Metropolitana, Metodologia BIM (Building Information Modeling), Obras, Planejamento de Longo Prazo (futuras Linhas 19 e 20 do Metrô de São Paulo), Receitas não tarifárias, Mobilidade ativa e segurança viária na inserção urbana dos trilhos.

Serão desenvolvidas duas sessões sobre comissões da ABNT: a CEE-268 – Comissão de Estudo Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis, e a CE-002: 133.017 – Comissão
de Estudo de Serviços Topográficos.

Quarta-feira, 13 de setembro – Acontecerão nessa data dois seminários. Para a parte da manhã, está programado o IV Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processo Ferroviários, com os temas: 1) Identificação de RCFs (Rolling Contact Fatigue) através de visão computadorizada, 2)Esmerilhamento de trilhos na Estrada de Ferro Carajás, 3) Inspeção de sapata de freio, 4) Monitoramento de ativos em tempo real: equipamentos fixos e material rodante, 5) Sistema de otimização de desenho, 6) Análise de combinação paramétrica de geometria e componentes da via permanente para manutenção, 7) Aplicação de Manufatura Aditiva na Ferrovia, e 8) Ferrovia do futuro.

Para a parte da tarde está previsto o VII Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, com uma primeira sessão sobre Desafios para aumentar a participação da ferrovia na matriz de transporte de carga nacional. Temas: 1) Nova Ferroeste, Malha Oeste, Ferrogrão… o que está pegando?; 2) Superposições tributárias que oneram a intermodalidade e o transporte de contêineres. A Reforma tributária vai ajudar a resolver?; 3) A renovação da concessão da FCA e seu plano de investimentos; 4) Realidade das ferrovias autorizadas – casos em implantação.

A segunda sessão tem como tema Projetos em implantação para ampliar o transporte ferroviário de carga, focalizando: 1) Os empreendimentos ferroviários do novo PAC; 2) Ações da MRS para aumentar o transporte de carga geral em sua ferrovia; 3) Aumento de capacidade da malha ferroviária interna do Porto de Santos; 4) Investimentos para implantação da FIOL I; 5) Expansão da Malha Norte para a região de Lucas do Rio Verde.

Ainda nesse dia haverá painéis sobre os temas Turismo e Memória Metroferroviários, CPTM – A evolução tecnológica e gerencial dos centros de controle, e sobre a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

Quinta-feira, 14 de setembro. Para o último dia do encontro, estão programados painéis sobre os temas: Contratos de gestão, no período matutino, e, à tarde, dois painéis, sendo um sobre Trens de Alta Velocidade e Intercidades e outro a cargo da International Monorail Association. Haverá ainda uma sessão da Unimetro – Universidade Corporativa do Metrô de São Paulo.

Na parte final da tarde serão desenvolvidas palestras da Secretaria de Parcerias e  Investimentos (SPI) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), ambas do Governo do Estado de São Paulo, e a solenidade de encerramento.

Divulgada a lista de finalistas do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários – ANPTrilhos/CBTU

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de setembro, na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo.

Foi divulgada na segunda quinzena de agosto a lista dos 15 artigos finalistas do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, sendo cinco artigos de cada uma das três categorias da premiação.

Iniciativa anual da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), o prêmio tem o objetivo de estimular o desenvolvimento técnico do setor metroferroviário e reconhece os melhores trabalhos.

A cerimônia de premiação ocorre tradicionalmente na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária, o congresso anual da AEAMESP, e este ano acontecerá na tarde de 11 de setembro.

Os artigos selecionados para desenvolvimento serão todos apresentados durante a Semana de Tecnologia. O evento será no formato presencial.

Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. O vencedor de cada uma das categorias receberá também a premiação no valor de R$ 7 mil.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de setembro, na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, no Radisson Hotel Paulista São Paulo, na Alameda Santos,85, Jardins, em São Paulo (SP).

FINALISTAS DAS TRÊS CATEGORIAS

Conheça os artigos finalistas do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, por categoria e ordem alfabética de autoria:

Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço. Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

  1. Implementação da Tarifa Social e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro – MetrôRio – Diogo Salcides, Anna Clara Fernandes de Oliveira, Guilherme Ribeiro Bieler.
  2. O impacto dos fatores externos na variação média da demanda de passageiro no MetrôRio em dias úteis – MetrôRio – Isabelle Sousa de Moura.
  3. Pagamento por aproximação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro: resultados e benefícios – MetrôRio – Raphaela Cosme Maturo dos Santos, Pedro Fiuza Cardoso.
  4. Tarifa Social Ferroviária no Rio de Janeiro – Uma análise socioeconômica – SuperVia – Rasiele dos Santos Rasia, Gabriel Nogueira.
  5. Transformando equipamentos operacionais em oportunidades: monetizando o SMM na Linha 15-Prata – Metrô de São Paulo – Willian Eder Reis da Silva, Guilherme Fernando Molina Ambrosio, Charles Iury Oliveira Martins, Michel de Abreu Verinaud.

Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

  1. Mitigação e gestão das emissões de carbono no ciclo de vida dos empreendimentos do Metrô SP – Metrô de São Paulo – Cacilda Bastos Pereira da Silva, Soraia Schultz Martins Carvalho, Ramón Carollo Sarabia Neto.
  2. Transformação e Maturidade em Gestão Ágil no Metrô SP – Metrô de São Paulo – Gerson Gonçalves da Silva Neto, Priscilla Amaro Antunes Saldanha.
  3. Solução para o tratamento de efluente da lavagem de peças, em oficina metroferroviária – Trensurb – Guilherme Dutra de Campos, Alex Menani Lingiardi.
  4. Uso Sustentável da Água: Metodologias, Inovações e Processos na Gestão Hídrica da CCR Metrô Bahia – CCR Metrô Bahia – Leandro Silva de Almeida, Jaime Araujo de Oliveira Neto, Larissa Sousa Santos Lemos.
  5. Implantação Fablab na CPTM e a cultura maker no setor metro ferroviário – CPTM – Sarah de Sa Fernandes, Rodrigo dos Santos Nobrega, Maicon Sartiro de Oliveira.

Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

  1. Desenvolvimento de sistema de telemetria para VLT tipo Mobile 3 – CBTU – Felipe Ferreira de Araújo, Valdegilson de Oliveira Silva, Fábio Sergio Dantas Soares, Ítalo Bezerra de Mendonça.
  2. Otimizando a eficiência do sistema metroferroviário: análise operacional com ciência de dados – ViaQuatro – Joelson Messias de Moura, Álvaro Diego Bernardino Maia, Lucas Victor Resende Oliveira, Marcos Renan Nonato da Silva, Marcos Vinicius de Souza Apolinário.
  3. Sistema de Fôrmas Trepantes para paredes do poço de acesso principal da futura Estação Vila Formosa – Metrô de São Paulo – Marcio Demian Guerra.
  4. A utilização do método PDCA para redução da taxa de deseixamento de rodeiros ferroviários na gerência – Vale – Milena Brenda Barros Gomes.
  5. Cartas de Controle EWMA para monitoramento do headway praticado pelas linhas CPTM – CPTM – William Bossas Paulino.

 TRÓLEBUS – I –  OPINIÃO AEAMESP

Trólebus articulado. Foto: Rafael Asquini

Contra o fim dos trólebus

Segundo diferentes meios de comunicação, a atual gestão municipal paulistana manifestou recentemente a intenção de erradicar o sistema de trólebus da cidade, existente desde 1949.

Como uma entidade que luta pela melhoria do transporte público, em especial aqueles sistemas ambientalmente limpos, a AEAMESP posiciona-se contra essa proposta, justamente por ser prejudicial à qualidade de vida na cidade, neste momento em que o planeta se vê às voltas com as ameaças relacionadas com a aceleração das mudanças climáticas.

Todos os modais de transporte coletivo têm um nicho para atender e servir, oferecendo, dessa forma, sua contribuição para a funcionalidade e a qualificação dos deslocamentos nas metrópoles.

São Paulo reúne larga experiência na operação de trólebus – uma tecnologia, que melhorou muito e se tornou ainda mais segura em anos recentes. A cidade tem plenas condições de aprimorar o uso dos trólebus, sobretudo se se dedicar a colocá-los para circular em corredores protegidos do tráfego geral, com ganhos de eficiência e rapidez.

 TRÓLEBUS – II – NA IMPRENSA

Em entrevista ao telejornal SP2, da Globo, o vice-presidente da AEAMESP, Ayrton Camargo e Silva, destacou a importância do trólebus como transporte limpo para grandes centros

Em matéria que tratava das três linhas de trólebus da cidade de São Paulo com maior número de falhas, o jornalista que comanda o telejornal SP2, da Globo, José Roberto Burnier, explicou que a rede de trólebus foi instalada 1949 e que o auge do sistema aconteceu em 1999, quando 30 linhas operavam na cidade, contando para isso com 561 veículos.

O jornalista informou que esse número caiu muito. Hoje são nove linhas, com 201 ônibus. Disse também que a gestora do sistema de transporte na cidade – a São Paulo Transportes (SPTrans) – informou ter modernizado a rede em 2020 e que não existem planos de expansão nem de desativação a curto prazo.

Burnier enfatizou este ponto porque, recentemente, houve manifestação pública do prefeito paulistano, Ricardo Nunes, sobre sua intenção de erradicar os trólebus na cidade, alegando tratar-se de um modal antigo e custoso.

AYRTON CAMARGO DEFENDEU OS TRÓLEBUS

Na sequência da reportagem, Burnier introduziu a entrevista concedida pelo vice-presidente da AEAMESP, arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo da Silva, que defendeu a permanência do sistema de trólebus como “uma opção viável e segura, se instalada de forma correta”.

Em seu depoimento, Ayrton afirmou que o trólebus constitui uma tecnologia que se destaca por ser absolutamente limpa, do ponto de vista da emissão de gases; por trepidar menos, já que as suas acelerações e desacelerações são mais constantes, e por ter um nível de emissão de ruído muito inferior àquele emitido por motores convencionais, a diesel ou gasolina.

Ayrton salientou que a forma correta de aproveitar os benefícios do trólebus é colocá-lo para operar em corredores apropriados. “O trólebus exige uma faixa exclusiva, para que ele não precise disputar o espaço viário com o restante dos veículos”.

Na visão do vice-presidente da AEAMESP o trólebus é uma tecnologia elétrica por ora mais madura que a dos ônibus a bateria. Ele explicou que o ônibus a bateria ainda exige muito espaço interno para acomodar esses dispositivos de armazenamento de energia.

E sublinhou que o tempo de vida útil da bateria ainda é consideravelmente menor que o tempo de vida útil da carroceria do ônibus. “Então, nos parece que a tecnologia da bateria precisa avançar bastante para dar confiabilidade operacional e, ao mesmo tempo, para ter uma vida útil proporcional àquela que apresentam os chassis dos ônibus”, disse, completando com a afirmação de que essa proporcionalidade é hoje assegurada no caso dos trólebus.

Burnier finalizou a matéria, informando que a Prefeitura da capital estabeleceu como meta trocar 20% da frota a combustão por ônibus elétricos até 2024, o que significará promover a troca de 2.600 veículos diesel por elétricos. Hoje há 18 ônibus elétricos a bateria circulando na cidade.

Veja o programa. A reportagem começa aos 7 minutos e 13 segundos. Talvez seja preciso cadastrar-se no sistema da emissora

END E INSPEÇÃO, TECNOLOGIA, INTEGRIDADE ESTRUTURAL

Vem aí o Conaendi 2023, novamente em formato presencial

Entender até que ponto procedimentos operacionais relativos a END e Inspeção, Tecnologia e Integridade Estrutural já foram impactados pelas novas tendências, sobretudo quando aplicados na área Metroferroviária e também nos setores: Aeroespacial, de Energia, Óleo&Gás, Construção Civil, Mineração e Segurança. Assim pode ser descrito o objetivo central do Conaendi 2023, considerado o maior evento do segmento na América Latina, que retorna em formato presencial.

O encontro acontecerá no período de 20 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e reúne os principais especialistas dos segmentos envolvidos.

Promovido pela Abendi há 39 anos, o Conaendi consolidou-se como uma oportunidade única de atualização profissional, networking e de adquirir novos conhecimentos, em uma imersão à realidade das empresas e de centros de pesquisas renomados – a partir da chance de estar frente a frente com técnicos, engenheiros, consultores, pesquisadores, entre outros.

Nos três dias de congresso haverá apresentações de trabalhos técnicos relevantes, exposições a respeito de cases de sucesso e novas ideias, painéis e mesas redondas.

A área de exposição representa um espaço para 40 expositores mostrarem o que há de mais moderno em equipamentos e serviços, permitindo conexão com as últimas tendências de mercado e possibilidade de novos negócios.

APOIO INSTITUCIONAL DA AEAMESP

A AEAMESP apoia institucionalmente o Conaendi 2023, ao lado da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e outras 24 entidades de atuação nacional.

Saiba mais sobre o Conaendi 2023

MEIO DE PAGAMENTO

QR Code no Metrô de Salvador e Lauro de Freitas

Os clientes da CCR Metrô Bahia que utilizam tarifa avulsa já contam com o QR Code unitário, uma novidade na compra de passagem para acesso ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, disponível nas máquinas de autoatendimento de todas as estações.

Assim que efetuada a compra por meio de pagamento em PIX ou cartões de débito e crédito, o QR Code é impresso e pode ser utilizado para acessar o metrô. Ao posicionar o QR Code no visor localizado na tampa da catraca, uma luz verde indicará a validação do pagamento e o acesso pelo bloqueio estará liberado.

A novidade se junta a outra tecnologia inovadora lançada neste ano pela concessionária: o pagamento da tarifa por aproximação diretamente nas catracas do metrô. Para isso, basta aproximar cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches ou pulseiras de pagamento na parte inferior da catraca.

A CCR Metrô Bahia também oferece aos seus clientes a facilidade de recarregar o Cartão Integração do Metrô de forma online, rápida e segura por meio do WhatsApp ou de aplicativos parceiros.

EXPANSÃO DA REDE

Como seria o VLT do Subúrbio segundo a Skyrail. Foto: Divulgação/Skyrail 

 Em Salvador, novo caminho para o VLT do Subúrbio

Em audiência pública no dia 17 de agosto de 2023, organizada pela Comissão Permanente de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, da Câmara Municipal de Salvador, o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, assegurou que o VLT do Subúrbio permanece como um dos projetos de desenvolvimento urbano que integra o pacote de obras de mobilidade de Salvador e Região Metropolitana.

Segundo o governo baiano, houve um impasse no contrato e a tentativa “responsável” de dar continuidade a ele, o que, contudo, não se mostrou vantajoso, consideradas as reivindicações do consórcio ganhador da licitação, Skyrail Bahia.

Após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela Skyrail, o Governo do Estado notificou a empresa para a rescisão do contrato. A empresa respondeu formalmente à notificação, concordando com o distrato. O rompimento do contrato está sendo tratado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Casa Civil e Secretaria de Infraestrutura da Bahia.

A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia apontar a rescisão como saída, diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte.

No mesmo dia 17 de agosto, governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou uma nova licitação para implantar o VLT do Subúrbio de Salvador.

À imprensa local, o governador disse que o Estado não chegou a comprar os trens e que não acontecerá desperdício de dinheiro público, porque investimentos feitos até agora serão aproveitados, uma vez que a construção já realizada na região do Comércio – área central da cidade – foi executada pelo Estado e será concluída.

Em 21 de agosto, publicações jornalísticas da Bahia destacaram que, muito embora esteja fora do recém-anunciado novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo da Bahia deverá receber aporte de R$ 800 milhões do Governo Federal para a retomada da construção do VLT do Subúrbio. O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia.

COMO ERA O PROJETO

O projeto que deu base ao contrato original (que será rescindido) previa que o VLT do Subúrbio ligaria a região central de Salvador à Ilha de São João, localizada em Simões Filho, município da região metropolitana. A proposta era que o sistema também chegasse à estação Acesso Norte do metrô, alcançando um total de 24 quilômetros de extensão.

O consórcio divulgou em seu site que o sistema teria 25 estações e contaria com capacidade para transportar cerca de 172 mil usuários por dia, o VLT será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica.

SUBÚRBIO COMO POLO TURÍSTICO?

A audiência pública realizada em 17 de agosto aconteceu no auditório do Colégio Estadual Barros Barreto, no bairro de Paripe, onde estava localizada a última estação do antigo trecho ferroviário suburbano, agora desativado para a implantação do novo projeto. Cerca de 200 moradores e lideranças comunitárias participaram do encontro.

Francisco Coelho, liderança comunitária da Boa Vista do São Caetano, lamentou o atraso, mas tem acompanhado todas as reuniões que envolvem a sociedade civil, e espera que o transporte também valorize a moradia no Subúrbio de Salvador, incluindo a região ao circuito de praias urbanas e visitadas na capital baiana. Aquele trecho da Bahia de Todos os Santos é especialmente lindo.

Coelho afirmou: “É importante discutirmos esse processo e ter unidade para dizer que nós queremos, para que, de fato, retomem essa questão. É importante frisar também que o trem não cabia mais. Merecemos algo como o metrô: organizado, com ar-condicionado e seguro. Vamos virar um polo turístico, o que também trará empregos”.

VÍDEO DÁ UMA IDEIA DE COMO ERA O TREM DO SUBÚRBIO

NA IMPRENSA – NOVIDADES SOBRE TRILHOS

Novos trens da ViaMobilidade

Matéria publicada em 22 de agosto de 2023 pelo website jornalístico Via Trólebus mostra que o terceiro trem recebido nos últimos meses pela ViaMobilidade já executava as suas primeiras movimentações. O texto assinalava que a primeira composição entrou em operação no mês de junho e o segundo no em 16 de agosto de 2023.

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