fbpx

EDIÇÃO 516, DE 1 A 8 DE MARÇO DE 2024

Convocada a 6ª Conferência Nacional das Cidades. AEAMESP participa da organização.

Por meio da Portaria nº 175, datada de 28 de fevereiro de 2024 e publicada no Diário Oficial da União em 1º de março de 2024, o Ministério das Cidades aprovou o Regimento Interno e convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social

Representada por seu presidente, engenheiro Luís Guilherme Kolle, a AEAMESP participa do Conselho Nacional das Cidades, integrando a Coordenação Executiva do órgão colegiado.

Luís Guilherme Kolle, presidente da AEAMESP

“Neste processo de retomada, desde as primeiras reuniões, ocorridas no segundo semestre de 2023, temos trabalhado pela organização das conferências municipais e estaduais a serem realizadas em todo o país. E agora, temos a tarefa de organizar a 6ª Conferência Nacional das Cidades, pela qual esperamos por dez anos”, disse Kolle.

O presidente da AEAMESP sublinha que a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades propiciará a participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, saneamento básico e também em mobilidade urbana, campo no qual nossa Associação poderá oferecer especial colaboração.

As três etapas da 6ª Conferência

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, em pronunciamento durante reunião do Conselho Nacional das Cidades

A 6ª Conferência Nacional das Cidades se desdobrará em três etapas: municipal, estadual/distrital e nacional, esta última, prevista para o mês de novembro de 2024.

Bruno Tibúrcio

O secretário-executivo do Conselho Nacional das Cidades, Bruno Tibúrcio, sublinha a importância do engajamento de todos os envolvidos na realização das Conferências, destacando especialmente o prazo para que o processo se desenvolva: “Teremos cerca de nove meses para a realização de todas as etapas, então é crucial que o poder público e as entidades da sociedade se articulem para promover as Conferências e debater a cidade que queremos para os  próximos anos”.

PRAZOS

Com a publicação da Portaria 175/2024, iniciam-se os prazos para a convocação e realização das etapas municipais e estaduais, que elegerão delegados para participar da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

As propostas produzidas e debatidas nos níveis municipal e estadual/distrital serão levadas à etapa nacional, que ocorrerá em novembro de 2024, em Brasília.

Informa o Conselho das Cidades que os Estados e o Distrito Federal deverão convocar suas conferências até o dia 15 de abril, devendo também aprovar os respectivos regimentos internos até essa data.

Já os municípios deverão convocar suas conferências locais entre 15 de março e 15 de junho, respeitando o Regimento Interno da Conferência Estadual. A etapa municipal acontece entre 15 de abril e 30 de junho, e a etapa estadual e distrital ocorre entre 1º de julho e 15 de setembro.

AEAMESP integra o Conselho das Cidades desde 2011

Foi exatamente em 23 de junho de 2010, o último dia da 4ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília, que a AEAMESP conquistou sua vaga no Conselho Nacional das Cidades, para o triênio 2011/2013, no segmento Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos de Classe.

Naquele dia, a AEAMESP concluiu sua participação na 4ª Conferência Nacional das Cidades com efetivo sucesso. Além de conquistar a vaga para o Conselho das Cidades, nossa Associação apresentou e defendeu suas propostas de solução para os problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos, incluindo a maior participação do governo federal nos investimentos em transporte público coletivo, principalmente, sobre trilhos.

Pedro Machado, Emiliano Affonso, Luiz Cortez e Arnaldo Coelho

A 5ª CONFERÊNCIA, EM 2013

Com cinco delegados, a AEAMESP participou em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro de 2013, da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Os delegados eram o então presidente, engenheiro José Geraldo Baião, falecido em 2022, e os hoje ex-presidentes e membros do Conselho Consultivo Emiliano Affonso e Pedro Machado; o ex-vice-presidente, arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, e o engenheiro Arnaldo Pinto Coelho, que na ocasião, como agora, exercia o cargo de 1º Diretor Tesoureiro.

Laerte Mathias e José Geraldo Baião

Nossa Associação também contou com o apoio firme, entusiasmado, de outro ex-presidente: o engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, falecido semanas antes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em 12 de outubro de 2013. Como os outros vice-presidentes, Laerte era membro do Conselho Consultivo da AEAMESP, mas, naquele momento, representava a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) no Conselho Nacional das Cidades. Por ocasião abertura da 5ª Conferência, houve um minuto de silêncio em sua memória.

AEAMESP MANTEVE A CADEIRA

De 6 a 8 de novembro de 2023, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, representou nossa Associação na 6ª Reunião Extraordinária, que restabeleceria o funcionamento do Conselho Nacional das Cidades. Como resultado dessa reunião, a AEAMESP manteve sua cadeira no Conselho Nacional das Cidades.

A decisão seria oficializada por meio da Portaria nº 75/2024 do Ministério das Cidades, datada de 29 de janeiro de 2024 e publicada no Diário Oficial da União dois dias depois. Esta portaria restabeleceu o mandato dos membros integrantes (entidades) da 5ª Gestão do Conselho das Cidades, designando os respectivos representantes para o funcionamento do colegiado vinculado ao Ministério das Cidades.

Kolle, representando a AEAMESP, passou a ser oficialmente um dos membros da atual gestão do Conselho Nacional das Cidades e foi também escolhido para participar da Coordenação Executiva desse colegiado.

Você pode gostar...