EDIÇÃO 522, DE 1 A 31 DE AGOSTO DE 2024
Avança a estruturação da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2024, no Nikkey Palace Hotel, em São Paulo
O mês de agosto foi consideravelmente importante para a estruturação da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Além da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que patrocinam o 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, em meados do mês outros significativos patrocinadores confirmaram sua participação: Metrus Instituto de Seguridade Social e BMX1 Engenharia já confirmaram seus patrocínios.
Na segunda metade do mês, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmaram participação no evento. A Systra também anunciou sua participação e patrocínio para a Semana de Tecnologia.

Nikkey Palace Hotel,
A 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2024, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
APOIOS CONFIRMADOS
Confirmaram apoio à Semana de Tecnologia Metroferroviária a ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutura, AEEFSJ – Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, ALAF – Associação Latino-americana de Estradas de Ferro, ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, IE – Instituto de Engenharia, SEESP – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Metrô Rio, Trensurb, UITP – Associação Internacional do Transporte Público e Visite São Paulo.
Evento tradicional, de alta credibilidade, garante ambiente técnico, com a participação de tomadores de decisão

Luís Kolle
No final de agosto, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, estava bastante confiante em relação à estruturação da já histórica 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre outras razões, porque foram organizadas para duas datas no início de setembro – dia 4, quarta-feira, às 10 horas, e dia 5, quinta-feira, às 16 horas, lives especiais para que empresas pudessem conhecer com mais detalhes as melhores oportunidades para exporem suas marcas na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reúne todos os anos presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos, urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também são convidados representantes de órgãos públicos, de entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
Luís Kolle afirma: “É o evento ideal e com credibilidade para que as empresas exponham suas marcas. A 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária é a oportunidade para estar junto a um público diferenciado com perfil altamente técnico e qualificado. Também teremos a presença de pessoas que tomam decisões, tanto comerciais como políticas”.
CONSELHO DAS CIDADES – INTERNACIONAL
Presidente da AEAMESP representa Conselho das Cidades em reunião do Fórum de Ministros e Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e Caribe

Luís Guilherme Kolle fez uma exposição sobre a atuação do Conselho das Cidades

NOSSA ASSOCIAÇÃO

Luiz Carlos Alcantara: “Sensação de missão cumprida!”
Ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da AEAMESP, o engenheiro Luiz Carlos Alcantara deixou o Metrô de São Paulo depois de 36 anos. Em suas redes sociais, ele postou: “Meu ciclo no Metrô de São Paulo se encerra com a sensação de missão cumprida”.
A mensagem acrescentava: “Além do lado profissional, há o lado afetivo. Tudo na vida é finito, então seguirei em uma nova trajetória, sempre com a certeza de um futuro melhor, mas com saudades do que vivi aqui como Metroviário, apaixonado pelo que fiz. Sempre terei um enorme orgulho de ter pertencido ao Metrô, esta empresa maravilhosa, de tanto valor e reconhecimento, tanto para nós, funcionários, quanto para os usuários e a sociedade em geral.”


PARA LER
Revista Brasil Engenharia enriquece a celebração dos 50 anos de operação do Metrô de São Paulo
A edição 09/2024 da revista Brasil Engenharia apresenta um extenso material especial sobre os 50 anos de operação do Metrô de São Paulo, com entrevistas e depoimentos de dirigentes atuais e históricos da Companhia, muitos dos quais são associados da AEAMESP.
A chamada que resume o núcleo principal do material da edição destaca: “O Metrô de São Paulo, um verdadeiro ícone da capital paulista, foi inaugurado e entrou em operação comercial no dia 14 de setembro de 1974. Esse evento marcou o fim do primeiro estágio de uma trajetória iniciada oito anos antes, um dia após o Natal de 1966, quando a Lei Municipal nº 6.988 – à época, a construção do sistema metroviário era de responsabilidade da Prefeitura, posteriormente transferida para o Governo Estadual – autorizou a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Contudo, a Companhia só foi oficialmente constituída em 24 de abril de 1968.”
A leitura desta edição é imperdível. Vale lembrar que, no exato momento em que o Metrô de São Paulo comemora seu cinquentenário, a AEAMESP celebra 34 anos de existência. A fundação da nossa Associação ocorreu por meio de uma assembleia propositalmente marcada para a fria noite de 14 de setembro de 1990, no Pátio Jabaquara.
SEMANA NACIONAL DE ENGENHARIA – PRÊMIO

Eduardo Maggi e Paulo Sérgio Meca
Extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo leva o prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” na categoria Mobilidade-Metrô
O prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” na categoria Mobilidade-Metrô foi concedido à obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, de responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
A outorga do prêmio se inseriu no âmbito da Semana Nacional da Engenharia, realizada 26 a 30 de agosto de 2024, em dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, numa iniciativa do próprio Instituto de Engenharia e da ConVisão CNC – Central de Notícias da Construção, com apoio institucional do CREA-SP.
A seleção relativa ao prêmio considerou obras concluídas e em andamento em todo o país, avaliadas por uma comissão de engenheiros e especialistas, que analisaram desde aspectos técnicos até os principais benefícios para a sociedade. No total, foram 19 categorias que examinaram obras de edificações, indústrias, mobilidade e infraestrutura.
SOLENIDADE
A solenidade de entrega do prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” aconteceu em 27 de agosto de 2024. O prêmio concernente à obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô foi recebido pelo diretor de Engenharia e Planejamento Metrô de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, que convidou para acompanhá-lo o arquiteto Eduardo Maggi, gerente do Empreendimento Linha 2 – Verde.
Participaram da solenidade o engenheiro Luiz Carlos Pereira Grillo, primeiro gerente responsável pela Linha 2-Verde, e a engenheira Silvia Cristina Silva, da equipe que atua na extensão Linha 2-Verde, ex-presidente e hoje integrante do Conselho Consultivo da AEAMESP.
A Diretoria Executiva da AEAMESP esteve representada na cerimônia pelo engenheiro Arnaldo Pinto Coelho, 1º Diretor Tesoureiro. Representantes das empreiteiras participantes da obra acompanharam a solenidade e festejaram a conquista.

Fotos mostram aspectos da obra premiada
MAIOR E MAIS COMPLEXA OBRA
Para concorrer ao prêmio, o Metrô de São Paulo apresentou sua maior e mais complexa obra em andamento, uma das maiores de infraestrutura da América Latina. O projeto envolve a construção de mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e Penha.
Quando concluída, essa obra transformará a Linha 2-Verde na maior da rede, com 23 km de extensão, de Vila Madalena a Penha. A ampliação conta com a maior tuneladora da América Latina, conhecida como Tatuzão, que já avançou mais de 1,5 km na construção dos túneis.
Paralelamente, as oito novas estações – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – estão em construção, com escavações e edificação das estruturas principais em andamento. Destaque para a estação Anália Franco, projetada para atender aos requisitos de sustentabilidade e obter o certificado LEED, e para a estação Penha, que abrigará um complexo com uma nova estação para a Linha 11-Coral, além de expandir a já existente da Linha 3-Vermelha.
Com um investimento de R$ 13,4 bilhões em todo o projeto, a conexão com a Linha 3-Vermelha beneficiará 1,2 milhão de pessoas, além de reduzir os tempos de viagem da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros em toda a rede sobre trilhos.
SIGNIFICADO DO EMPREENDIMENTO
O diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Julio Castiglioni, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o tema. “A premiação reconhece o esforço do corpo técnico do Metrô e o alto nível de gestão de projetos que compõem a realização desta obra, uma das maiores de infraestrutura do país, que emprega 6,2 mil pessoas para a construção de 8,3 km de vias e oito novas estações”, disse, acrescentando que o empreendimento vai atender diretamente mais de 300 mil pessoas, que passarão a utilizar a linha diariamente, trazendo também benefícios à mobilidade.
CENAS DA PREMIAÇÃO

Silvia Crisina Silva, Maggi e Meca

Silvia Cristina e membros da equipe. Ao fundo, o diretor da AEAMESP, engenheiro Arnaldo Pinto Coelho

Meca, Maggi e Grillo

Foto com todos os envolvidos no empreendimento premiado
Veja mais da obra de extensão da Linha 2-Verde
Os interessados em conhecer mais da evolução da obra de extensão da Linha 2-Verde podem acessar dois endereços. 1) Os relatórios do Portal de Transparência, aqui. 2) Galeria de fotos, aqui.
SETOR METROFERROVIÁRIO
Michael Sotelo Cerqueira é eleito diretor-presidente da CPTM
Em 28 de agosto de 2024, durante reunião do Conselho de Administração, Michael Sotelo Cerqueira foi eleito diretor-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Com posse prevista para o início de setembro, Michael substitui Ana Caroline Borges, que ocupa interinamente a presidência da CPTM desde julho de 2024. Ela retornará ao cargo de diretora Administrativa e Financeira da companhia, que assumiu em 2023.
Em nome dos Associados, dos Conselhos e da Diretoria Executiva, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle saúda Michael Sotelo Cerqueira, fazendo votos de uma gestão de êxito e realizações.
MICHAEL SOTELO CERQUEIRA
Graduado em administração de empresas pela Fundação Escola de Comércio Armando Alvares Penteado e em direito pela Universidade São Judas, concluiu MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência em mobilidade urbana, gestão e estruturação de projetos, com atuação nos últimos 17 anos no Governo do Estado de São Paulo, na Prefeitura Municipal de São Paulo e, atualmente, como consulto do Banco Mundial.
No Governo do Estado de São Paulo, Michael ocupou os cargos de secretário adjunto na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, coordenador da Unidade de Projetos, Captação e Investimentos de recursos oriundos de financiamento e assessor de Gabinete; foi diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP); chefe de Gabinete da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S/A (EMTU); e assessor da Presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP). Na Prefeitura Municipal de São Paulo foi Diretor de Investimentos e Novos Negócios na São Paulo Negócios.
SETOR METROFERROVIÁRIO – II
AEAMESP apoia o Congresso SAE Brasil 2024, que acontecerá em 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal, Ibirapuera, São Paulo
A AEAMESP, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANTrilhos) figuram entre as entidades setoriais nacionais que a apoiam institucionalmente a realização do Congresso SAE Brasil 2024 – Competências para o futuro da Mobilidade Segura, Inteligente e Sustentável no Brasil.
O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. O setor Ferroviário responde por um dos 22 Painéis temáticos do encontro.
O Congresso SAE BRASIL reúne teoria e prática em um ambiente neutro e colaborativo. É um evento do ecossistema da mobilidade! A programação oferece uma abordagem prática, voltada para soluções reais para a indústria. Tudo isso só é possível devido à pluralidade de perspectivas presentes no evento, que vai desde estudantes, recém-formados, engenheiros, profissionais em início de carreira à CEOs de grandes empresas e líderes renomados.
OPINIÃO
Sustentabilidade ambiental e social se encontram no transporte público sobre trilhos
Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos
Adoção de práticas corporativas de diversidade e inclusão é um movimento que contribui para a construção de um ambiente que fomenta a criatividade e o pensamento plural
Neste ano, o mundo dá mais um passo em direção ao prazo proposto pela ONU para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com menos de 8 anos pela frente, a Agenda 2030 e seus 17 compromissos seguem como importante estímulo para grandes corporações, governos e a sociedade encontrarem respostas que levem a um futuro mais promissor.
No âmbito do transporte de passageiros destaca-se o objetivo nº 11 – tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Segundo a Agenda, espera-se que em 2030 seja possível “proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos” (OSD 11.2).
Os sistemas estruturantes de mobilidade podem desempenhar papel fundamental neste contexto, tanto por suas predisposições intrínsecas de contribuição com o meio ambiente, quanto pelas possibilidades de transformação social decorrentes da natureza dos serviços e das características das malhas de transporte.
OPÇÃO CERTEIRA
Ambientalmente, os benefícios do transporte de passageiros sobre trilhos são inegáveis. Recentemente, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro lançou, pelo Instituto Pereira Passos, estudo que aponta que entre 2012 e 2021 os transportes rodoviários locais emitiram em média 100 vezes mais gases que os transportes ferroviários.
Outras publicações também demonstram os efeitos positivos do transporte público estruturante para o tráfego e os congestionamentos, decorrente da redução de veículos circulantes. Assim, optar pelos sistemas de alta capacidade é determinante para cidades mais limpas e saudáveis.
No eixo social destacam-se aspectos como a redução de acidentes e a própria movimentação de passageiros. Redes de transporte bem distribuídas geograficamente e que operam com qualidade viabilizam o ‘ir e vir’, mantendo o pulso das cidades, diminuindo distâncias físicas e sociais e gerando equidade e crescimento.
IMPACTO NO ENTORNO
Porém, é necessário ampliar a visão e ter cada vez mais atenção às várias necessidades dos usuários e até daqueles que vivem ao redor dos sistemas. Um campo relevante é a inserção destas operações e suas relações com as comunidades.
É necessário pensar além dos muros das estações, criando diálogo com os territórios de entorno para minimizar impactos e gerar oportunidades de benefício social. Por meio de parcerias, projetos incentivados e outras medidas de atuação direta, os sistemas de transportes podem ser indutores de desenvolvimento, usando desde a capilaridade geográfica até meios de comunicação com os milhares de clientes diários para aumentar o alcance das iniciativas de desenvolvimento comunitário.
DIVERSIDADE NA ESSÊNCIA
O público de um sistema de mobilidade é naturalmente diverso, e isso precisa ser refletido na prestação dos serviços. Requisitos de acessibilidade, por exemplo, se tornam cada vez mais importantes.
A segurança das mulheres também requer atenção: de acordo com o recente Balanço do Setor Metroferroviário da ANPTrilhos, entidade que reúne operadores de sistemas de metrô, trem urbano e Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), 56% do público em 2023 era do sexo feminino.
E isso precisa ser levado em conta no planejamento das operações e dos serviços, inclusive num setor cujas posições de trabalho são majoritariamente ocupadas por homens.
A adoção de práticas corporativas de diversidade e inclusão é um movimento que contribui para a construção de um ambiente que fomenta a criatividade e o pensamento plural, habilitando as organizações a gerarem resultados e soluções mais aderentes aos diferentes perfis que circulam pelo sistema.
Sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social se encontram no transporte público de passageiros de alta capacidade. Quando estivermos verdadeiramente atentos a isso podemos multiplicar o potencial de nossas ações com soluções integradas que fortalecem múltiplas dimensões, apoiando decisivamente a resolução dos desafios que a Agenda 2030 coloca diante de todo o mundo.
Publicado originalmente no blog mobilidade.estadao.
HOMENAGEM

Murilo Pinheiro e Pedro Simão
Assembleia Legislativa homenageia os 90 anos do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou, na noite de 16 de agosto de 2024, os 90 anos de fundação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), homenagem proposta pelo deputado Simão Pedro.
Além da busca pela valorização dos 300 mil profissionais que representa, o Sindicato dos Engenheiros se destaca no papel de proponente de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do país, em diferentes áreas.
“Somos um sindicato que reivindica melhores condições para os profissionais da Engenharia, mas também pensamos na qualidade de vida da população brasileira”, afirmou Murilo Pinheiro, presidente do SEESP
O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, aplaudiu a iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sublinhando a justiça e a importância da homenagem.
Participaram do evento, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Franscisco Macena da Silva; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Ivani Contini Bramante; e o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese.
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
Relatório de pesquisa revela que o grau de satisfação dos usuários do Metrô-DF é de 84%
O Metrô-DF informa que concluiu o relatório da Pesquisa de Avaliação de Serviços Prestados 2023/2024, que traz também dados sobre o perfil do passageiro do sistema metroviário.
O índice de satisfação do usuário (percentual de entrevistados que atribuíram nota geral igual ou superior a 7 ao Metrô-DF) foi de 84,21%, índice que é 3,2% maior do que na última pesquisa realizada em 2022/2023. Foram entrevistadas 3.003 pessoas entre os dias 11 e 22 de março de 2024.
TRILHOS E MEIO AMBIENTE
Estudo mostra que Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já evitou emissão de 45 mil toneladas de CO₂
Um estudo conduzido pela empresa especializada WayCarbon revelou que, ao longo de oito anos de operação, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, operado pela CCR Metrô Bahia, evitou a emissão de mais de 45 mil toneladas de CO₂. O estudo apontou ainda uma diminuição considerável na emissão de outros gases prejudiciais à saúde humana, como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio.
A WayCarbon se define como uma empresa global dedicada a acelerar a transição climática. Explica que trabalhando com empresas e governos, fornecendo “soluções eficazes focadas em descarbonização, gestão de riscos climáticos e ESG, visando gerar impacto positivo no longo prazo”.
A CCR Metrô Bahia informa que, além do que o estudo da WayCarbon indicou, tem adotado diversas práticas sustentáveis que são determinantes para a redução das emissões de gases de efeito estufa e preservação do meio ambiente, como a reutilização e reciclagem de resíduos, incluindo entulho, madeira, papel, papelão, plástico, sucatas, pneus, baterias, lâmpadas, eletrônicos e óleo lubrificante. E mais: utiliza processos para o tratamento adequado de efluentes sanitários, minimizando seu impacto ambiental e usa combustíveis renováveis em sua frota de veículos leves.
Outros hábitos sustentáveis incluem a reutilização de 85% da água usada na lavagem dos trens, a instalação de arejadores econômicos em torneiras e o uso de sensores que reduzem a velocidade das escadas rolantes na ausência de passageiros.
NÃO É BRINCADEIRA
Os perigos de invadir a faixa de trilhos para soltar pipas
No recente período de férias escolares, o Metrofor enfrentou o risco de acidentes causado pela presença irregular de pessoas soltando pipa junto as vias férreas. Diariamente, no final da tarde, em certos trechos, observavam-se grupos de pessoas brincando com suas pipas, indiferentes a atropelamentos e outros riscos. Quando a invasão acontece em trecho de via eletrificada, há risco de choque elétrico e danos a equipamentos que fazem parte do sistema de tração dos trens, podendo ocasionar atrasos ou paralisações, prejudicando a rotina de milhares de pessoas
O Metrofor tem combatido essa prática e alerta: o artigo 132 do Código Penal classifica como delito quaisquer ações que gerem risco para a vida ou a saúde de outra pessoa; o artigo 261 determina penalidades para quem atrapalha ou impede o funcionamento do transporte sobre trilhos, e o artigo 163 trata sobre os crimes contra o patrimônio público.