EDIÇÃO 523 – 14 DE SETEMBRO DE 2024
METRO-SP, 50 ANOS DE OPERAÇÃO. AEAMESP, 34 ANOS DE FUNDAÇÃO
No marco dos 50 anos do início de operação comercial do Metrô-SP e dos 34 anos de fundação da AEAMESP, é lançado o Relatório Perfil do Profissional Metroferroviário – 6ª Edição
Exatamente na véspera de 14 de setembro de 2024 – data de comemoração dos 50 anos do início de operação comercial do Metrô de São Paulo e dos 34 anos de atividades da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) – a nossa AEAMESP e o Portal Engenharia Compartilhada colocaram à disposição do público a versão digital do Relatório Perfil do Profissional Metroferroviário – 6ª Edição.
Com 84 páginas e um design gráfico dinâmico, a publicação tem como um de seus conteúdos mais relevantes uma pesquisa que revela informações e dados atualizados a respeito dos profissionais que atuam nas operadoras de transporte sobre trilhos. E um capítulo dedicado a trazer inspiração aos profissionais que se empenham na engenharia.
Também são evidenciados os benefícios oferecidos pelas operadoras de transporte sobre trilhos, os avanços tecnológicos e sua contribuição para o setor, bem como tópicos diretamente relacionados com a expansão do transporte sobre trilhos, como o tema do PAC para as ferrovias e os desafios que se colocam para a ampliação da malha metroferroviária.
DADOS SIGNIFICATIVOS
Miguel de Oliveira, diretor do Portal Engenharia Compartilhada, chama a atenção para o fato de que a atualização dos números e indicadores aponta avanços na agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês, significando Ambiental, Social e Governança) e crescimento no número de colaboradores.
“Todas as operadoras registraram avanços significativos no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à redução das desigualdades de gênero. A participação das mulheres nas áreas de operação e nas posições de liderança cresceu de forma notável. O setor de cargas também apresentou crescimento, com um aumento no número de contratações”, escreveu no texto inicial da publicação.
LÍDERES E ESPECIALISTAS
É importante assinalar que a publicação apresenta contribuições de lideranças e especialistas do setor, entre os quais se encontram: Pedro Machado, mestre em Engenharia de Transportes, ex-presidente e integrante atual do Conselho Consultivo da AEAMESP; Eduardo Maggi, gerente de empreendimento da Linha 2-Verde, do Metrô de São Paulo; Joubert Flores, presidente do Conselho Administrativo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos); Davi Barreto, diretor-presidente da Associação Nacional das Transportadoras Ferroviárias (ANTF); Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), e Rafael Barros, engenheiro especializado em ferrovias.
Baixe o seu exemplar virtual
A 6ª edição do Relatório de Perfil do Profissional Metroferroviário está disponível gratuitamente. Para baixar o relatório em versão digital, clique aqui, acessando o formulário de inscrição no Portal Engenharia Compartilhada.
COMPROMISSO
Relatório traduz compromisso da AEAMESP de disponibilizar informações relevantes para os profissionais do setor, diz o presidente Luís Guilherme Kolle
O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle destacou a satisfação de sua entidade em trazer a público a 6ª edição do Relatório de Perfil do Profissional Metroferroviário, desenvolvida em parceria com a equipe do Portal Engenharia Compartilhada.
Ele assinalou que com esta publicação, a AEAMESP reafirma seu compromisso de fornecer informações relevantes para ajudar os profissionais do setor a construir seus planos de carreira com base em uma visão abrangente e estratégica do mercado em que atuam.
A publicação foi lançada no contexto das comemorações referentes aos 50 anos do início de operação comercial do Metrô-SP e aos 34 anos de fundação da AEAMESP,
ALINHAMENTO
De acordo com Luís Kolle, a pauta desta edição está alinhada ao posicionamento da AEAMESP frente aos desafios do setor. Ele afirma: “Mais do que apenas questões técnicas, reconhecemos a importância de compartilhar informações comportamentais. Em um mundo em constante evolução, é essencial que os profissionais acompanhem essas mudanças e se adaptem às novas exigências”.
O presidente da AEAMESP prossegue, sublinhando que não raramente a evolução no setor ocorre de modo tão rápido que corpo e mente podem sentir seus impactos. “Exatamente por essa razão tratamos desse tema nesta edição, mostrando ainda que a AEAMESP tem ampliado iniciativas voltadas à saúde física e mental de seus associados e dos profissionais do setor em geral”.
De acordo com Luís Guilherme Kolle, com esta publicação, a AEAMESP completa sua agenda de serviços, oferecendo não apenas informações estratégicas para os trabalhadores e gestores das operadoras, como também números e indicadores sobre os profissionais que atuam no transporte de cargas e passageiros.
Ele lembra ainda que a AEAMESP promove o evento mais importante do setor: a Semana de Tecnologia Metroferroviária, de caráter anual, que neste ano chega a sua trigésima edição ininterrupta e será realizada de 22 a 25 de outubro de 2024, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
FUTURO DE EXPANSÃO
O sistema de metrô de São Paulo completa 50 anos de operação comercial com 104,4 km de rede, 32,5 km de novas linhas em obras e outros 149,1 km em perspectiva
Constituída em 24 de abril de 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, gerida ela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. E responde pela operação e expansão da rede metroviária e pelo planejamento do transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.
O início da operação comercial do sistema deu-se em 14 de setembro de 1974, com um pequeno trecho da Linha 1 – Azul, ligando Jabaquara a Vila Mariana.
Em seu cinquentenário de atividade operacional, a rede metroviária da cidade de São Paulo é integrada por seis linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.
Por meio de sete estações, o sistema de metrô integra-se à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende a cidade de São Paulo e outros 22 municípios da área metropolitana da capital paulista. O metrô também está integrado a outros modos de transporte na cidade de São Paulo.
SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

Julio Castiglioni
Em suas redes sociais, o atual diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São aulo, Julio Castiglioni, divulgou a seguinte mensagem: “Há exatos 50 anos, nossa primeira viagem. A inauguração de uma jornada de resiliência e de ineditismo. A todos que construíram este enredo, meu genuíno reconhecimento. É uma honra viajar com vocês! Parabéns, Metrô!”
AS OPERADORAS DO SISTEMA
A Companhia do Metropolitano de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial), somando 71,5 km de extensão e 63 estações. Pela rede administrada pelo Metrô, circulam até 4 milhões de passageiros diariamente.
A Linha 4-Amarela é operada pela ViaQuatro em regime de Parceria Público-Privada (PPP) desde 2010. Possui 12,8 km de extensão e 11 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela ViaMobilidade em 4 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
AMPLIAÇÃO DA REDE
O sistema de metrô da cidade de São Paulo conta atualmente com 104,4 km, e essa extensão deverá crescer de maneira considerável brevemente, em razão de haver quatro grandes obras em andamento: a expansão da Linha 2-Verde e da Linha 15-Prata, e as implantações de outras duas linhas: a Linha 17-Ouro e a Linha 6-Laranja.
Quando esse ciclo de obras estiver concluído, haverá duas novas linhas – em vez das atuais seis, serão oito –, e a rede crescerá 32,5 km, passando de 104,4 km para 136,9 km de extensão, com a adição de 34 novas estações, elevando o número total para 128.
ALÉM DO CICLO ATUAL
Contudo, a expansão não deve parar nas obras já em andamento. A Companhia do Metropolitano de São Paulo desenvolve estudos sobre novas linhas, que, em poucos anos, deverão garantir uma rede com 12 linhas de metrô, 278,8 km de extensão e 213 estações.
Esses projetos visam aumentar a conectividade e a eficiência do transporte público na cidade de São Paulo, reduzindo o trânsito e promovendo um sistema de mobilidade mais sustentável e integrado. As obras em andamento e os estudos sobre novas linhas são fundamentais para o futuro do transporte na região metropolitana.
CRÔNICA

Foto: Acervo do Metro-SP
14/09/1974: o futuro parecia finalmente ter chegado
Crônica de autoria Ayrton Camargo e Silva, vice-presidente da AEAMESP, premiada pela Academia de Letras do Mercosul.
Lembro-me que no começo daquele ano, um noticiário da TV anunciava para setembro o início da operação comercial do metrô, e que estavam sendo preparados os testes de circulação dos trens com sacos de areia, para simular o carregamento dos passageiros.
Por residir nas imediações da estação Santa Cruz, eu acompanhara cada momento das obras do futuro sistema. Na verdade, acompanhava desde antes, pois em todo eixo da Av. Domingos de Morais, com o extermínio por Faria Lima das últimas linhas de bonde que passavam por essa avenida, o mato passara a crescer entre os trilhos, na faixa ferroviária que não era asfaltada nem calçada.
Meses depois, no final de 1967, já era possível ver no antigo leito dos bondes, espaços com as estruturas de sondagens, cercadas por tapumes estampados com os logotipos das empresas que fariam as obras do novo sistema.
Emoção geral: era o metrô que estava chegando…

Ayrton Camargo e Silva
Mas os serviços pesados ainda estavam por começar: o barulho inesquecível dos bate-estacas que, por infinitos meses, cravaram os perfis metálicos que escoraram as obras da vala em trincheira, o tráfego desviado para as vias paralelas da avenida, as desapropriações, os cinemas que fecharam, tudo para que, sob a terra, uma cidade nova começasse a nascer.
No final de 1973, talvez já em 1974, apareceram em pontos estratégicos do bairro, kombis, que distribuíam bilhetes para as visitas controladas no metrô, que começava a dar os primeiros sinais de vida. Bastou isso para o garoto de dez anos, que observava surpreso todo esse processo, infernizar seu pai para enfrentar a fila e pegar as disputadas senhas para a próxima visita controlada.
Definida a data, fomos para a estação Jabaquara, um grande canteiro de obras, com tábuas no chão, fios pendurados pelas paredes, lâmpadas improvisadas. E embarcamos no trem. Um trem moderno, uma comunicação visual inovadora e surpreendente, totalmente diferente de tudo que havia visto até então.
O grande dia chegara: em frente ao Colégio Arquidiocesano, na estação Santa Cruz, o palanque das autoridades. E todas essas lembranças, que se atropelavam ante o futuro, que finalmente começava. Na avenida reaberta, desfile de bandas e fanfarras. Para a garotada, bandeirinhas e chapeuzinhos de papel com a logomarca do Metrô, até hoje no fundo da gaveta…
Esse 14 de setembro parecia simbolizar um rito de passagem, de uma cidade que finalmente ingressava no futuro, e que passava a ter no seu metrô o melhor meio de transporte da cidade, um dos melhores sistemas mundiais de transporte urbano e um motivo de grande orgulho para todos os cidadãos, e sobretudo, para seus funcionários.
SETOR METROFERROVIÁRIO
Ana Patrizia Lira está à frente da Diretoria Executiva da ANPTrilhos
No início de setembro, Ana Patrizia Lira assumiu o cargo de diretora-executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Ela tem 22 anos dedicados ao setor público, com foco em regulação, concessão de infraestrutura de transportes, governança regulatória, programas e projetos governamentais.
“Assumo com grande entusiasmo e expectativa em contribuir para o setor de transporte de passageiros sobre trilhos, com uma visão da sua importância para uma mobilidade segura, confiável, ambientalmente responsável e alinhada aos desejos dos passageiros” disse.
Em nome da nossa Associação, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, envia votos de êxito a Ana Patrízia.
CURRÍCULO
Funcionária de carreira da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ela é advogada especialista em regulação, onde atuou destacadamente na construção de marcos regulatórios na área de transporte de pessoas até chegar ao cargo de Diretora da ANTT. Ela deixou a Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação (SEAE) do Ministério da Fazenda para assumir a ANPTrilhos.
Foi presidente do Conselho de Administração do Banco da Amazônia (BASA) e Presidente do Conselho Fiscal da Valec, antiga estatal de ferrovias, e da Companhia Docas do Pará. Seu currículo inclui cargos executivos no Ministério dos Transportes; no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e na Casa Civil da Presidência da República.
INFORMAÇÕES SETORIAIS
No primeiro semestre de 2024, cresceu 4,4% o número de passageiros transportados nos sistemas urbanos e metropolitanos sobre trilhos do Brasil
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), do Brasil, divulgou o Balanço do Setor Metroferroviário do 1º semestre 2024, com dados setoriais referentes aos primeiros seis meses do ano.
O documento revela que, no período considerado, foram transportados em todos os sistemas brasileiros 1,25 bilhão de passageiros, representando incremento de 4,4% de aumento em relação ao 1º semestre de 2023. Houve acréscimo de 1,5 km da rede de atendimentos sobre trilhos, com duas novas estações.
Clique aqui e acesse o documento com o detalhamento do Balanço do 1º Semestre de 2024.
Conheça também o documento ‘O transporte de passageiros sobre trilhos: indutor do desenvolvimento social e econômico’.
Clique aqui.
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA
Site mostra informações sempre atualizadas sobre a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a Metroferr Lounge Experience e o 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU
Acompanhe o site com informações atualizadas sobre a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2024, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
A 30ª Semana abrigará também a exposição Metroferr Lounge Experience e a solenidade de anúncio e distinção dos vencedores do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.
Clique aqui e acesse o site da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária