EDIÇÃO 524, DE 15 A 30 DE SETEMBRO DE 2024

SEMANA DE TECNOLOGIA – I

Outubro é o mês da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Ao lado de representantes de órgãos públicos e entidades do setor, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, conduzirá a partir das 14 horas da terça-feira, 22 de outubro de 2024, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a solenidade de abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

O encontro inclui também a exposição Metroferr Lounge Experience de produtos e serviços para o setor. As atividades prosseguirão até a sexta-feira, 25 de outubro.

Na sequência dos trabalhos do primeiro dia, será realizada a solenidade de anúncio e distinção dos vencedores do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria do a AEAMESP.

A participação na cerimônia do Prêmio e na Semana de Tecnologia é mediante inscrição, através do site do evento, aqui.

Nos outros três dias do encontro será desenvolvida uma ampla programação com conferências, painéis e salas técnicas. As sessões abordarão temas de relevância para o desenvolvimento do transporte de passageiros e de carga sobre trilhos.

SEMANA DE TECNOLOGIA – II

Trinta anos em busca do fortalecimento do transporte metroferroviário

A Semana de Tecnologia Metroferroviária – o congresso da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô – chega em 2024 à sua 30ª edição anual ininterrupta, superando desafios e contratempos, mas, principalmente, buscando seu próprio equilíbrio, angariando apoios e contribuindo decisivamente para a consolidação e o avanço dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no país.

Todos os principais temas relacionados ao desenvolvimento técnico e tecnológico dos sistemas sobre trilhos no Brasil foram debatidos nas diferentes edições da Semana de Tecnologia. Exemplos disso são a introdução dos monotrilhos no país – uma tecnologia até então desconhecida pela maior parte dos nossos especialistas; a retomada dos sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); e o desenvolvimento da ideia de um trem de alta velocidade, proposta e apresentada há uma década e meia, que não teve êxito na época, mas que agora é retomada sob novas bases.

A Semana de Tecnologia tem discutido, repetidamente e com profundidade, inovações e soluções nos campos fundamentais da atividade metroferroviária: Planejamento, Engenharia, Operação e Manutenção, trazendo para a arena exemplos nacionais, desenvolvidos em diferentes sistemas existentes no país, além de exemplos internacionais, que nos oferecem novas ideias e perspectivas. Também foram debatidas políticas públicas, especialmente aquelas que, de alguma forma, podem agregar apoio à qualificação e à expansão da malha de transporte sobre trilhos.

ASPECTOS QUE CARACTERIZAM E FORTALECEM A SEMANA

Diferentes aspectos surgiram e se consolidaram ao longo das várias fases da história do nosso congresso anual, atribuindo à Semana de Tecnologia Metroferroviária suas características e importância atuais.

Já foi dito muitas vezes – e com razão – que a criação da Semana de Tecnologia estava no ‘DNA’ da AEAMESP desde a fundação da entidade, em 1990. Quando foi criado, o evento logo adquiriu personalidade própria, com encontros anuais em locais adequados e bem localizados. A Semana de Tecnologia foi concretizada durante a gestão do presidente, engenheiro Laerte Mathias Conceição de Oliveira, que faleceu precocemente em 2013.

A partir de 2001, a Semana teve um endereço fixo por 16 anos, manteve a regularidade anual e aprimorou seu conteúdo, o que ajudou a consolidá-la como um congresso de importância para o setor.

TEMAS, PAINÉIS E PRESENÇA INTERNACIONAL

Também no início do século, foram criados os temas principais – slogans que a cada edição dão foco aos debates. De modo geral, os temas principais defendem o transporte público como base da mobilidade urbana e os trilhos como estruturadores de sistemas multimodais. Também destacam a relevância social, econômica e ambiental do transporte sustentável, apontam que as grandes áreas metropolitanas não podem prescindir de sistemas sobre trilhos e reivindicam a implantação e gestão eficiente dos sistemas. 

Nessa mesma época, a Semana de Tecnologia ganhou painéis estratégicos para debates sobre o papel dos trilhos urbanos e políticas públicas para o setor, tornando-se de caráter nacional. Inicialmente chamada de Semana de Tecnologia Metroviária, em 2005 passou a se chamar Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Além disso, o encontro passou a contar com conferencistas e temas internacionais. Houve cerca de 50 expositores de entidades e empresas estrangeiras, incluindo países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, México e Panamá), além de Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Austrália.

A Semana de Tecnologia Metroferroviária já recebeu sessões da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) e da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, e passou a congregar encontros e iniciativas do setor, como o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, da ANPTrilhos e CBTU, que em 2024 chegará à sua décima primeira edição, e o Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, em parceria com a FIESP.

EM TEMPO DE PANDEMIA, DEBATES POR MEIOS VIRTUAIS

Em 2020, com o início da pandemia, foi preciso tomar uma decisão: manter ou cancelar a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, prevista para setembro daquele ano. Após consultar conselheiros, associados, amigos e colaboradores, a decisão da Diretoria foi pela manutenção do calendário.

Iniciou-se então um longo esforço para realizar um congresso virtual, com temas e participantes quantitativa e qualitativamente comparáveis a todas as edições anteriores da Semana de Tecnologia Metroferroviária. E tudo correu muito bem.

Com exceção de pequenos problemas técnicos, a programação e a transmissão foram perfeitas, o mesmo ocorrendo nas duas edições seguintes, em 2021, igualmente virtual, e 2022, realizada em caráter híbrido.

Luís Guilherme Kolle

ALTA CREDIBILIDADE E RICO AMBIENTE TÉCNICO

Coube ao atual presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, retomar em 2023 a realização da Semana de Tecnologia Metroferroviária em formato exclusivamente presencial e coordenar os trabalhos de estruturação da emblemática trigésima edição do evento.

“O marco da trigésima edição é uma oportunidade especial para a AEAMESP reafirmar o prestígio da Semana de Tecnologia Metroferroviária diante da comunidade técnica, dos setores empresarial e governamental e, principalmente, da sociedade”, disse Kolle, acrescentando: “É um evento tradicional, que soube construir sua alta credibilidade, com um rico ambiente técnico e a participação de quem traz ideias e tem as condições de transformá-las em realidade.”

SEMANA DE TECNOLOGIA – III

Leonardo Ribeiro e Luís Kolle

Leonardo Ribeiro, Secretário Nacional de Transporte Ferroviário confirma presença na Semana de Tecnologia Metroferroviária

Por ocasião de evento recentemente realizado pela ABDIB, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, confirmou presença na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Sua participação acontecerá na tarde do dia 24 de outubro, quinta-feira, no VIII Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário que, contando com o apoio da ABIFER, FIESP/DEINFRA e SIMEFRE, debaterá o transporte ferroviário de cargas.
Estão também confirmados Vicente Abate, presidente da ABIFER; Massimo Giavina Bianchi, vice-presidente do SIMEFRE; Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF; Camilo Adas, diretor da BE8, e Paschoal De Mario, superintendente do Comitê Brasileiro Metroferroviário da ABNT/CB-006.
A Semana de Tecnologia Metroferroviária é reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. O evento reunirá presidentes, dirigentes e profissionais de empresas. Também estão convidados representantes de órgãos públicos, de entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
PREMIO ANPTRILHOS/CBTU

Os finalistas do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários – ANPTrilhos/CBTU

A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de outubro, na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo.

Foi divulgada no final de setembro a relação dos 15 artigos finalistas do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, sendo cinco artigos de cada uma das três categorias da premiação.

Iniciativa anual da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), o prêmio tem o objetivo de estimular o desenvolvimento técnico do setor metroferroviário e reconhece os melhores trabalhos.

A cerimônia de premiação ocorre tradicionalmente na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária, o congresso anual da AEAMESP, e este ano acontecerá na tarde de 22 de outubro.

Os artigos selecionados para desenvolvimento serão todos apresentados durante a Semana de Tecnologia. O evento será no formato presencial.

Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. O vencedor de cada uma das categorias receberá também a premiação no valor de R$ 7 mil.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de outubro, na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo,

FINALISTAS DAS TRÊS CATEGORIAS

Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço. 

1. SIEC: precificação para manutenção, investimento, construção e concessão de linhas metroferroviárias, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Dalmo Silveira, Anderson Calesso Izidoro e Vagner Carrara.

2. Progresso Urbano Sustentável: Obras Metroviárias e Relações de sucesso com a comunidade do entorno, Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ SP, Daniel Agra.

3. Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Erika Aparecida Siqueira Nanci, Juliana Stark.

4. Remanejamento de adutora para construção de túnel em área de grande adensamento urbano, Consórcio ICC (Expansão linha 2 verde), Jean Roberto dos Santos Margarido, Daniel Agra, Saulo Augusto Castro.

5. Alternativas de expansão do sistema de trens urbanos de Porto Alegre, Trensurb, Tiago Zulian.

Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

1. O geoprocessamento como ferramenta de gestão ambiental da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Danilo Gonçalves de Araujo Amorim, Matheus Augusto Reis Silva, Ricardo Pereira da Silva.

2. Treinamento de atendimento a pessoas autistas pelos empregados da segurança do Metrô de São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Gilson Siqueira do Nascimento.

3. Gestão de Riscos como suporte às tomadas de decisão, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Maria Luisa do Vale ozKalustyan, Sergio de Carvalho Junior, Carlos Eduardo Teixeira Scheliga.

4. Linha da Moda, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Natália Cristine Sales do Prado, Danilo Gonçalves de Araújo Amorim , Guilherme Lopes Soledade.

5. Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade, MetrôRio, Robson Rocha, Igor Fuscaldi, Jonatas Cristiano Rodrigues.

Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação
tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

1. Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Alexandre Mascarenhas, Carlos Alfredo Santos, Gilson Cappellano, Alessandro Lins, Constantinos Theodoridis, Rogério Patta, Marco Machado.

2. Transbordo de passageiros com utilização de prancha, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Anderson Ribeiro da Conceição, Edison Aparecido Candido, Daniel Amelio de Lucena, Fabio de Moura Tavares, João Victor Barriento Secco.

3. Aplicação de rede geodésica para o projetos segregações- MRS Logística, MRS Logística,Aurenice da Cruz Figueira, Luis Eduardo Abrantes Russo.

4. Sistema de automatismo dos registros e ocorrências dos ativos da manutenção, ViaQuatro, Caique Fernando Candido Augusto, Sandra Regina Cacioli, Silvia Aparecida da Costa Canals, Diego Sousa Almeida, Gustavo Leal do Amaral, Maurício Messa , Herik Ishihara Abranches.

5. Visão Computacional aplicada a Inspeção em AMV com Drone, MRS Logística, Marcelo Augusto Landim do Rosario, Alexandre Carvalho, Ronaldo Nogueira.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Um relato de Rodolfo Szmidke sobre a Monorailex 2024 e a InnoTrans

Representando a Companhia do Metropolitano de São Paulo na conferência Monorailex 2024, organizada pela Associação Internacional de Monotrilho, e também visitando uma das principais feiras ferroviárias globais, a InnoTrans, o engenheiro do Metrô de São Paulo e integrante do Conselho Deliberativo da AEAMESP, Rodolfo Szmidke, compartilhou, através de suas redes sociais, um relato de suas atividades técnicas nesses dois eventos, que ocorreram em sequência a partir de 20 de setembro na cidade alemã de Berlim.

O estande brasileiro na InnoTrans, denominado ‘Brasil on Rails’, reuniu 59 empresas, incluindo Metro de São Paulo, CPTM, Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Linha Uni, Metrô de São Paulo, Metrô-DF, MetrôRio, ViaQuatro, VLT Carioca, Trensurb, CCR Metrô Bahia, Alstom; entidades, entre as quais a ANPTrilhos e a AEAMESP, e orgãos governamentais.

MONORAILEX 2024

Em uma de suas, primeiras atividades, Szmidke participou de uma reunião das empresas filiadas à Associação Internacional de Monotrilho (International Monorail Association – IMA, em inglês), na qual houve um relato sobre a conferência anterior, realizada em São Paulo, além de informações sobre o lançamento do documento ‘IMA Planning Guide’, cuja elaboração contou com a participação do engenheiro brasileiro.

Mais tarde, ele teve a oportunidade de andar no trem maglev, desenvolvido pela Max Bögl, e de conhecer as instalações de pré-fabricados para usinas de energia eólica, bem como anéis segmentados de túneis, entre outros elementos.

ESTUDO E HOMENAGENS

No segundo dia, Rodolfo Szmidke apresentou um estudo sobre a utilização de drones nas inspeções de vias dos monotrilhos, fruto da parceria entre o Metrô de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – trabalho elaborado por Rodolfo, Eduardo Moreira, Caio Pompeu e José Antonio dos Santos.

Ao final da apresentação, ele prestou homenagens pelos 10 anos de operação da Linha 15 – Prata, completados em 30 de agosto de 2024; pelos 50 anos de operação do Metrô de São Paulo, completados em 14 de setembro; e pelos 60 anos de operação do monotrilho de Tóquio-Haneda, celebrados em 17 de setembro.

No terceiro dia do Monorailex 2024, houve a apresentação do ‘IMA Planning Guide’, um documento voltado ao planejamento de linhas de monotrilho, resultado do esforço de um grupo de trabalho da Associação Internacional de Monotrilho, do qual Rodolfo Szmidke participou.

INÍCIO DA INNOTRANS

Em 24 de setembro, iniciou-se a InnoTrans, e os participantes da Monorailex 2024 visitaram o estande da Associação Internacional de Monotrilho na feira, de onde partiram para uma visita guiada, passando por empresas que produzem componentes para veículos voltados para sistemas de monotrilho: poltronas, elementos em fibra de carbono e robótica. Mais tarde, visitou o estande ‘Brasil on Rails’, e percorreu a InnoTrans. “Havia uma quantidade absurda de coisas! Foi muito interessante encontrar tanta informação e muita tecnologia de ponta!”

Rodolfo Szmidke

DIA PROVEITOSO

O segundo dia da InnoTrans foi, segundo Rodolfo Szmidke, “muito proveitoso”. Ele visitou diversos estandes e pôde conhecer diferentes novas tecnologias que estarão chegando ao mercado. “Vimos o Hyperloop, aparelhos de medição de vias, dormentes de concreto e aço, e materiais especiais.”

Representando a AEAMESP, Szmidke participou de uma visita promovida pelo estande ‘Brasil on Rails’ à Intertech para conhecer componentes para detecção de vagões e controle de frotas; dessa visita também participou o secretário nacional da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Denis Andia.

À noite, a Embaixada do Brasil ofereceu um coquetel de confraternização com representantes brasileiros do ‘Brasil on Rails’. A AEAMESP esteve representada por Rodolfo Szmidke.

No penúltimo dia da Innotrans, Szmidke retornou ao estande  ‘Brasil on Rails’ para novos contatos  e mais tarde teve a oportunidade de apresentar o presidente da Companhia do Metroolitano de São Paulo, Julio Castiglioni, ao presidente da Associação Internacional de Monotrilho, Marko Kroenke. No final do dia, Szmidke e Kroenke representaram a Associação Internacional de Monotrilho em uma conferência sobre monotrilhos na InnoTrans.

ÚLTIMO DIA DA INNOTRANS

No último dia da InnoTrans, Rodolfo Szmidke pôde caminhar mais livremente pela feira e afirmou ter encontrado muitas novidades. “Um dos destaques foi a visita ao estande da Siemens, que está trabalhando no desenvolvimento de IA para a gestão ferroviária, com propostas de instalação de softwares nos trens a distância, realização de inspeções preditivas com escaneamento da frota por diversos meios e integração do sistema com outros possíveis sistemas.”

Mais tarde – e mais uma vez representando a AEAMESP – Rodolfo Szmidke esteve no estande ‘Brasil on Rails’, em contato com o pessoal da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e acompanhou a tradicional cerimônia de exposição de trens no pátio.

Seu último parágrafo nas redes sociais foi de agradecimento: “Terminamos a Innotrans e o Monorailex com a sensação de dever cumprido. Agradeço a todos do Metrô de São Paulo que me ajudaram a estar aqui novamente”, escreveu.

SETOR METROFEROVIÁRIO

Dia 16 de outubro, o Painel Ferroviário do Congresso SAE Brasil 2024 debaterá “Transporte seguro, inteligente e sustentável de passageiros: a solução sobre trilhos”

Acontecerá no dia 16 de outubro, às 9h30, o Painel Ferroviário: Transporte seguro, inteligente e sustentável de passageiros: a solução sobre trilhos no contexto do Congresso SAE Brasil 2024 – Competências para o futuro da Mobilidade Segura, Inteligente e Sustentável no Brasil.

A AEAMESP, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANTrilhos) figuram entre as entidades setoriais nacionais que a apoiam institucionalmente a realização desse evento.

DOIS DIAS

O Congresso SAE Brasil 2024 será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. O setor Ferroviário responde por um dos 22 Painéis temáticos do encontro.

O tradicional encontro reúne teoria e prática em um ambiente neutro e colaborativo. É um evento do ecossistema da mobilidade! A programação oferece uma abordagem prática, voltada para soluções reais para a indústria. Tudo isso só é possível devido à pluralidade de perspectivas presentes no evento, que vai desde estudantes, recém-formados, engenheiros, profissionais em início de carreira à CEOs de grandes empresas e líderes renomados.

Veja outras informações

EMINENTE ENGENHEIRO DE 2024

Presidente do Conselho de Administração da Weg, Décio da Silva, é o Eminente Engenheiro do Ano 2024

Está prevista para a quinta-feira, 10 de outubro de 2024, a solenidade de entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano 2024, concedido pelo Instituto de Engenharia de São Paulo a Décio da Silva, presidente do conselho de Administração da Weg.

Engenheiro Mecânico, formado em 1979, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o empresário foi, por 18 anos, presidente da WEG, uma das principais empresas brasileiras do ramo industrial, especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores e geradores.

Desde 1963, o Instituto de Engenharia outorga o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia. Décio da Silva foi escolhido por sua liderança, trabalho e perseverança à frente de uma empresa de grande destaque nacional.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, saúda e parabeniza o engenheiro Décio da Silva em nome dos Associados, Diretores e Conselheiros de nossa Associação.

ATENÇÃO AO USUÁRIO

Aplicativo facilita a localização e busca de pertences deixados nas estações ou trens do Metrô-DF

Desde 16 de setembro de 2024, está funcionando no Metrô-DF uma nova ferramenta digital desenvolvida para facilitar a localização e a busca por parte dos usuários de pertences deixados nas estações ou trens.

Disponível para download gratuito pelos sistemas da Apple ou Android, o aplicativo Metrô DF agora apresenta uma área específica para que o usuário possa comunicar a perda de um objeto ou documento, informando a data aproximada e a estação em que ele acredita ter ocorrido a perda, além de uma descrição detalhada do item.

Independentemente de a informação estar completamente certa, os colaboradores do Metrô vão procurar no sistema para verificar se há algum objeto cadastrado com características semelhantes. Tão logo a busca seja realizada, o usuário receberá a resposta – o status pode ser atualizado a qualquer momento por notificação pelo aplicativo.

Ao comparecer ao Posto de Achados e Perdidos para efetivar a retirada do item, o usuário deverá apresentar documentação de identificação civil com foto (carteiras de identidade, de motorista, ou de trabalho, entre outras) e fazer a comprovação da propriedade.

Anualmente, cerca de 8 mil objetos e documentos passam pelo Posto de Achados e Perdidos. O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (Pcoap) da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) guarda cerca de 4 mil objetos atualmente.

METRÔ EM VÍDEO

Roberto Torres

O trem da Linha 17 – Ouro

O canal Via Trólebus, coordenado por Renato Lobo, trouxe um vídeo de pouco mais de 12 minutos a respeito do trem da Linha 17 – Ouro, fabricado pela BYD. Além de imagens da composição, o vídeo traz uma entrevista de quatro minutos com Roberto Torres, gerente de empreendimento da linha.

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