EDIÇÃO 526, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2024

NA IMPRENSA

Como criar uma nova linha de metrô?

Em mais de 34 anos de existência, uma das tarefas que se propôs a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) foi difundir de maneira clara e compreensível para a maior parte da população os principais aspectos relativos à engenharia e às tecnologias envolvidas no planejamento, implantação, operação e manutenção dos sistemas de metrô.

Luís Kolle

Isso para que mais pessoas possam entender como funciona um dos mais importantes modos de transporte nas cidades, inclusive para que se motivem a atuar politicamente de modo a exigir novos investimentos na ampliação e qualificação da rede de trilhos urbanos e metropolitanos – uma das bandeiras permanentes da nossa Associação.

Em novembro, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle deu um exemplo de como é possível promover a difusão de conhecimentos sobre os metrôs. Ele concedeu uma entrevista ao jornalista Fellipe Gualberto, de O Estado de S. Paulo, com informações sobre os passos para a criação e implantação de uma linha de metrô, a complexidade desse processo e a relevância do Metrô de São Paulo nesse campo.

Clique aqui e leia o texto a partir da publicação digital Mobilidade Estadão.

SETOR METROFERROVIÁRIO

AEAMESP representada no encontro anual do SIMEFRE, que marcou os 90 anos da entidade

O vice-presidente da AEAMESP, arquiteto e urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva, e os conselheiros consultivos, engenheiros Silvia Cristina Silva e Pedro Machado, participaram do encontro anual do SIMEFRE de 2024, realizado no edifício sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, em 6 de dezembro.

Ayrton Camargo e Silva, Pedro Machado e Silvia Cristina Silva

O encontro marcou os 90 anos do SIMEFRE, transcorridos em setembro de 2024, e foi comandado e marcou os 90 anos da entidade, transcorridos em setembro de 2024, e foi comandando pelo presidente da entidade, José Antonio Fernandes Martins.

José Antonio Fernandes Martins

O vice-presidente Renato Meirelles, fez uma exposição sobre a atuação do SIMEFRE em 2024, abordando pontos como abrangência e representatividade; avanços no desenvolvimento de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relacionadas ao CB-006 – Comitê Brasileiro Metroferroviário e ao CB-005 – Comitê Brasileiro Automotivo; a ampliação da Rede SIMEFRE, instituída para fortalecer o network entre fabricantes e fornecedores de produtos e serviços; e as perspectivas da entidade para os próximos anos.

Renato Meirelles

Como acontece tradicionalmente, o especialista Antônio Lúcio Molognoni tratou de aspectos relacionados com as relações trabalhistas e o economista Antônio Lanzana discorreu sobre o cenário mundial, a situação atual da economia brasileira e os desafios esperados para 2025. O engenheiro e consultor Roberto Motta apresentou sua visão sobre a inserção do Brasil no atual quadro geopolítico mundial. Ellen Capistrano Martins, diretora de Governança e Sustentabilidade da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), fez uma saudação ao SIMEFRE.

Jurandir Fernandes, diretor da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e ex-secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, fez uma exposição a respeito das perspectivas de equilíbrio entre resiliência, eficiência e sustentabilidade no transporte. O diretor regional do Senai de São Paulo, professor Ricardo Figueiredo Terra, explicou o apoio e a parceria do Senai no processo de transformação digital e na adoção de Inteligência Artificial pelas empresas associadas ao SIMEFRE.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Vicente Abate

Representando a indústria ferroviária, Massimo Giavina-Bianchi, Vicente Abate e Nilton Prascidelli informaram que a previsão para 2025 é a produção de 1.600 a 1.700 vagões de carga, um crescimento modesto em comparação aos 1.547 vagões fabricados em 2024. Foram entregues 54 locomotivas em 2024 e estão previstas 75 unidades para 2025. Em relação aos carros de passageiros, os volumes serão de 188 unidades em 2025, contra 228 em 2024.

Massimo Giavina-Bianchi

Os dirigentes do setor ferroviário também destacaram como resultado positivo de 2024 a criação, na Câmara Federal, da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira, que conta com o apoio de 209 deputados. Pluripartidária, a Frente é presidida pelo deputado federal Pedro Uczai e tem como vice-presidentes os deputados federais Baleia Rossi, Denise Pessôa e Nelson Padovani.

Nilton Prascidelli

REUNIÃO DO GPAA

AEAMESP participou da 53ª reunião do GPAA – Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária, em Juiz de Fora, Minas Gerais

A cidade mineira de Juiz de Fora recebeu nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, a 53ª Reunião do GPAA – Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária. Tradicional, o encontro é sempre uma oportunidade para aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências e networking para profissionais do setor.

Atualmente coordenado ela engenheira Sandra Holanda, o GPAA nasceu na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) há 25 anos e celebrou este quarto de século de atividade realizando sua 53ª Reunião presencial, tendo como anfitriã, pela primeira vez, uma operadora ferroviária de carga, a MRS Logística.

Luís Kolle e Sandra Holanda

As reuniões técnicas presenciais do GPAA acontecem duas vezes ao ano e são uma excelente oportunidade para a apresentação de soluções técnicas e benchmarking entre as operadoras, que dessa vez foi potencializada por trazer participantes de transporte de passageiros e carga.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle participou do encontro, que foi prestigiado também por dirigentes de diferentes outras entidades do setor ferroviário de todo o país.

“A participação da AEAMESP nesta 53ª Reunião, com a comemoração dos 25 anos do Grupo, significou muito para nossa Associação. Sempre acompanhamos as reuniões com participação de nossos presidentes, representantes, e associados”, disse Kolle.

CONSELHO DAS CIDADES

AEAMESP na 55ª Reunião do Conselho das Cidades

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2024, realizou-se em Brasília a 55ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades. O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, participou do encontro representando a nossa Associação, atuando na mesa organizadora e também no Comitê Técnico de Mobilidade Urbana. “Foram dias intensos de reuniões e discussões. Tudo para engrandecer a atuação do Conselho rumo à 6ª Conferência das Cidades”, disse ele.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

No dia que antecedeu à 55ª Reunião, 29 de outubro de 2024, Kolle participou da reunião da Coordenação Executiva do Conselho das Cidades, igualmente realizada na capital federal.

INTERNACIONAL- I

Fórum Interconselhos contou com a participação do presidente da AEAMESP

Em paralelo à programação da Cúpula do G20 Social, realizou-se de 13 a 15 de novembro de 2024, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Fórum Interconselhos, que contou com a participação do presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, que, na ocasião, era um dos representantes do Conselho Nacional das Cidades.

A Cúpula do G20 Social foi uma iniciativa do governo brasileiro, que preside o G20 pela primeira vez desde 2008. O evento é marcado por debates, atividades culturais e autogestionadas, e plenárias.

O G20 Social é um grupo composto por 19 países e duas organizações regionais: a União Europeia e a União Africana. Juntos, os membros do G20 representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio global e dois terços da população do planeta.

O Fórum Interconselhos promoveu a sistematização das sugestões da sociedade civil, entregues em 16 de novembro para o presidente da República e atual presidente do G20, Luiz Inácio Lula da Silva.

COMBATE À POBREZA E À DESIGUALDADE 

Na manhã de 14 de novembro, o Conselho das Cidades participou promoveu no âmbito do G20 Social o evento autogestionado intitulado A Política de Desenvolvimento Urbano no Combate à Pobreza e Desigualdade, realizado no Armazém Águas do Rio, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento foi debater ideias para a promoção de cidades justas e resilientes, e para a redução das desigualdades sociais.

A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) tem como objetivo reduzir as desigualdades socioespaciais, de forma a equilibrar os benefícios e ônus do processo de urbanização.

Algumas ações que podem ser feitas para combater a pobreza incluem:

      • Praticar e fomentar a solidariedade
      • Doar para instituições que trabalham com o combate à pobreza
      • Ser voluntário em instituições e eventos que combatem a vulnerabilidade social
      • Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade

FÓRUM INTERCONSELHOS

O Fórum Interconselhos foi instituído pelo governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em julho de 2024, como instância colegiada intersetorial de participação social. Este fórum é coordenado pelo ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e reúne representantes de conselhos e colegiados nacionais.

O Fórum Interconselhos tem várias atribuições, como a promoção da intersetorialidade, integrando a participação social nas políticas públicas e programas governamentais, monitoramento e acompanhamento das agendas transversais, programas e planos.

Integram o Fórum Interconselhos membros da sociedade civil e representantes de organizações, com seis vagas garantidas por conselho ou colegiado nacional. As secretarias nacionais desses conselhos indicam os representantes. A Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral atua como uma secretaria-executiva do fórum, prestando apoio administrativo, coordenando reuniões e processos de indicação, e disponibilizando infraestrutura adequada.

As reuniões ordinárias do fórum são semestrais, podendo ser convocadas reuniões extraordinárias com antecedência mínima de 30 dias. O número mínimo de pessoas na reunião é de 1/3 dos membros, e o de aprovação, de maioria simples. As reuniões ordinárias são presenciais, permitindo videoconferência, enquanto as extraordinárias serão por videoconferência. A participação no Fórum Interconselhos é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

INTERNACIONAL- II

AEAMESP participou em São Paulo do Fórum Empresarial Brasil-Itália

A AEAMESP participou da mesa setorial sobre infraestrutura organizada dentro do Fórum Empresarial Brasil-Itália realizado em 9 de outubro de 2024 na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista. O evento recebeu o vice premiê italiano e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, bem como o ministro-chefe da Casa Civil do governo brasileiro, Rui Costa.

“Fizemos uma exposição sobre a infraestrutura de transporte e mobilidade urbana, de que forma podemos auxiliar empresas investidoras no país a conhecer a infraestrutura instalada no Brasil e como podem acessar empresas e nossos associados”, disse o presidente da AEAMESP, Luís Guilherme Kolle.

Ele acrescentou que a AEAMESP se dedica a valorizar, difundir e representar a tecnologia metroferroviária, nacional e internacionalmente, promovendo a valorização técnica de seus associados. E informou que a entidade realizaria naquele mesmo mês a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

CONSELHOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

Concurso vai definir nova identidade visual do CAU/BR e conselhos regionais

Até 22 de janeiro de 2025, estarão abertas as inscrições para o concurso que definirá uma nova identidade visual que represente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF).

Trata-se de oportunidade para designers, publicitários, artistas visuais, arquitetos e urbanistas, estudantes e outras mentes criativas deixarem uma marca na história da instituição. A criatividade do vencedor deverá dar vida a uma marca que será referência em todo o país.

PARTICIPAÇÃO E PRÊMIOS

Pode participar qualquer brasileiro maior de 18 anos (inscrições individuais ou em dupla). Está vedada a participação de pessoas jurídicas, estrangeiros, conselheiros ou colaboradores de qualquer CAU, ou familiares até o terceiro grau dos citados.

Quanto à premiação, está definido que o 1º Lugar receberá R$ 80.000,00, além de certificado e troféu. Caberá ao 2º Lugar R$ 20.000,00 e, também, certificado troféu. Será atribuída menção honrosa para cada um dos oito semifinalistas.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

CAMPANHA

Campanha destaca MetrôRio como o transporte mais seguro no Rio de Janeiro

No final de novembro de 2024, o MetrôRio lançou uma campanha para destacar esse transporte urbano sobre trilhos como o mais seguro no Rio de Janeiro. “Se tem um transporte mais seguro na cidade. A internet sabe qual é. Pode pesquisar !” Esse é um dos teasers da campanha.

O objetivo da iniciativa é destacar os atributos de segurança do sistema metroviário carioca. Criada pela agência Made, a ação convida as pessoas a buscar, na internet ou em plataformas de inteligência artificial, a resposta sobre qual é o transporte mais seguro do Rio de Janeiro.

Simone Pfeil

Simone Pfeil, gerente de Marketing e Comunicação do MetrôRio, explicou que se trata de uma campanha simples, que busca ser inteligente e provocativa. “A respaldada por fatos e dados, não apenas de pesquisas qualitativas, quantitativas e fóruns de benchmarks internacionais, que apontam o MetrôRio como um dos mais seguros do mundo, mas também pelo senso comum”, disse ela, explicando que o espectador é convidado a se envolver e a buscar informações em diversas fontes, como sites de buscas e diferentes ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Outro destaque do processo criativo é a inteligência de mídia empregada na distribuição dos anúncios em diversos bairros do Rio, como o Centro, Botafogo (Zona Sul), Barra da Tijuca (Zona Oeste), Del Castilho e Pavuna (Zona Norte). No caso da mídia out of home (OOH), as peças serão veiculadas próximas às estações de metrô, em bancas de jornais, pontos de ônibus e shoppings, com mensagens adequadas a cada região.

Entre os títulos estão: “Não precisa olhar agora, mas, quando chegar em casa, pesquisa na internet: qual é o transporte mais seguro do Rio ?”, “Antes de pedir um carro, pesquisa qual é o transporte mais seguro da cidade. ” e “Só trago verdades. Com a tarifa social você pode pagar R$ 5,00 para andar no transporte mais seguro do Rio”.

O planejamento de mídia também inclui spots em rádios, gravados com a participação da artista Zanna, forte estratégia digital e um conjunto de peças para as mídias das 41 estações do sistema metroviário, além das telas digitais nas composições. Uma das mensagens, por exemplo, reforça, além do ambiente de segurança, o serviço de conexão à internet oferecido aos clientes: “Tá conectado no nosso wi-fi? Então pesquisa na internet qual é o transporte mais seguro da cidade”.

TECNOLOGIA E TREINAMENTO

CCR Metrô Bahia emprega óculos de realidade virtual na formação e reciclagem operadores de trens

A CCR Metrô Bahia vem transformando a capacitação de seus operadores de trens, utilizando para tanto os óculos de realidade virtual. O recurso vem sendo empregado na formação de novos condutores e na reciclagem dos profissionais que já atuam na função.

Os óculos permitem que os operadores pratiquem a atividade em uma réplica virtual da cabine do trem, acessível de qualquer lugar. Utilizando os óculos e controles de mão, os condutores podem simular diversas situações, desde a inicialização dos trens até o controle de velocidade e frenagens.

Geovana Santana

Geovana Santana, supervisora de Tráfego da CCR Metrô Bahia, explica: “Com essa tecnologia os colaboradores vão adquirir habilidades para situações que normalmente não são vivenciadas no dia a dia, resultando em maior confiança e eficiência na execução das atividades”.

A experiência cobre o trajeto da Linha 2, entre as estações Aeroporto e Acesso Norte, além da Linha 1, entre as estações Lapa e Pirajá. A simulação será expandida até setembro de 2025, abrangendo, inclusive, a passagem pela lavadora de trens e situações operacionais complexas, como falhas operacionais e manobras manuais de máquinas de chaves.

Érica Bezerra

Érica Bezerra, analista de Engenharia e Operação da CCR Metrô Bahia, informa: “A realidade virtual permite simular cenários que podem ocorrer durante o percurso, como a presença de animais na via, baixa visibilidade, algo difícil de reproduzir em treinamentos convencionais”. E acrescenta: “Essa tecnologia oferece uma formação ainda mais segura para nossos operadores”.

Você pode gostar...