EDIÇÃO 342, DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2016
JORNAL AEAMESP
22ª Semana será um dos primeiros grandes eventos técnicos a avaliar a mobilidade neste novo momento do País, diz presidente da AEAMESP
No artigo que abre a Edição 38 de JORNAL AEAMESP, disponível em versão digital ao final por meio de link ao final desta nota, o presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso destaca que a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será um dos primeiros grandes eventos técnicos a avaliar a mobilidade após o processo de impeachment e o início do novo governo. No artigo, ele assinala:
“Quiseram as circunstâncias que a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a METROFERR EXPO 2016 acontecessem poucos dias depois do início de uma nova administração federal, fato que fechou o longo processo jurídico-político de impedimento da presidente da República, durante o qual se aprofundaram incertezas em diferentes esferas da vida nacional. Assim, pode-se dizer que o congresso anual da AEAMESP em 2016 será um dos primeiros a avaliar as perspectivas da mobilidade urbana diante da nova realidade político-institucional, contando, para tanto, com a participação de dezenas de especialistas do País e do Exterior e de autoridades responsáveis por políticas públicas no setor”.
No texto, Emiliano Affonso também sumariza todos os principais temas que serão colocados em discussão e aponta novidades nesta edição da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviáriae a METROFERR EXPO. Ele conclui sublinhando a importância deste momento para o setor:
“É nos momentos de crise que se abrem as oportunidades. Aproveitemos a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, para traçarmos caminhos que ajudem na implantação de sistemas metroferroviários que melhorem a mobilidade de nossas cidades e metrópoles, tornando-as eficientes e com condições de gerar mais empregos”
A Edição 38 do JORNAL AEAMESP descreve os painéis de debate e outras sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e traz uma página com a seção Uma Janela para O Riso, assinada pelos engenheiros Rogerio Belda e Ariovaldo Veiga.
Veja a nova edição do JORNAL AEAMESP
22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – II
Conheça a programação de painéis e a relação de trabalhos técnicos e prepare-se para acompanhar a 22ª Semana de Tecnologia
A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, consultas à programação dos painéis de debates e à relação de trabalhos técnicos aprovados, disponíveis no Portal da AEAMESP, possibilitam aos interessados construir um bom roteiro para acompanhar a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à exposição de produtos e serviços METROFERR EXPO 2016.
CONFERÊNCIAS
Na tarde do primeiro dia, 13 de setembro, as conferências de abertura da 22ª Semana de Tecnologia, logo após a solenidade de entrega do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos, estarão a cargo de dois especialistas do Exterior.
GoHirano, gerente chefe da operadora japonesa de transporte ferroviário de passageiros West Japan Railway Company (JRWest), desenvolverá o tema Estratégia de negócios não ferroviários (empreendimentos associados) do Grupo JRWest.
Representante do banco de desenvolvimento do governo alemão KfWBankengruppe, o engenheiro e consultor ferroviário alemão Kurt Rieckhoff, que falará a respeito do tema Seleção de tecnologias para integrar o transporte sobre trilhos urbano e metropolitano.
PAINÉIS DE DEBATE

Sistema da CBTU em Belo Horizonte. Foto: Rafael Asquini
No segundo dia, 14 de setembro, os painéis de debate tratarão de temas como a eficiência nos sistemas metroferroviários, regras para aprovação e licenciamento de projetos e a perspectiva de ampliação metroferroviária no País. Em sessão coordenada pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), serão desenvolvidas apresentações concernentes às melhores práticas para gestão eficiente das empresas metroferroviárias e também haverá assinatura do convênio de cooperação ALAMYS/AEAMESP
Em 15 de setembro, os painéis debaterão os desafios da integração, institucionalização de regiões metropolitanas e sua gestão, e o papel do transporte ferroviário na Macro Metrópole. Também serão abordados de aspectos relevantes do transporte de carga por ferrovia no Brasil.
No último dia, 16 de setembro, serão desenvolvidos cinco painéis, que focalizarão temas como investimentos privados, fontes de recursos para implantação e operação dos sistemas metroferroviários e o que fazer para aproveitar o momento e avançar na crise, além da questão do suprimento de energia elétrica para os sistemas de transporte público sobre trilhos e o tema da recuperação de ativos ferroviários.
TRABALHOS TÉCNICOS AGRUPADOS EM OFICINAS TEMÁTICAS
A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária apresenta uma significativa inovação, com desenvolvimento de oficinas que concentrarão trabalhos técnicos referentes a temas específicos, relacionados com diferentes aspectos da tecnologia metroferroviária. As oficinas cobrem as áreas de Sinalização e Telecom, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Via Permanente, Infraestrutura, Vagões e Locomotivas e Carros
A coordenação técnica da 22ª Semana informa que a ideia é estimular e facilitar a participação de profissionais interessados em participar das apresentações concernentes a esses temas; os profissionais poderão se inscrever gratuitamente na secretaria do evento, bastando solicitar credencial de visitante.
OFICINAS TEMÁTICAS
São estas as oficinas temáticas programadas para os três últimos dias da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária:
14 de setembro de 2016 – quarta feira
Sala 1 – Oficina de Sinalização e Telecom
Sala 4 – Oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Sala 5 – Oficina de Via Permanente
15 de setembro de 2016 – quinta feira
Sala 1 – Oficina de Infraestrutura
Sala 4 – Oficina de Vagões e Oficina de Locomotivas e Carros
16 de setembro de 2016 – sexta feira
Sala 1 – Oficina de Sinalização e Telecom
Acesse o link a seguir para conferir a programação dos painéis
22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – III
Na METROFERR EXPO 2016, a oportunidade de conhecer a memória da ferrovia no Brasil
A Metalivros, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, está empenhando esforços para completar a coleção Ferrovia e Fotografia no Brasil, de Pedro Karp Vasquez. Trata-se de uma trilogia que visa desenhar, por meio da imagem, a linha do tempo da construção da memória ferroviária dos seus primórdios, até a atualidade. Dois volumes já estão prontos. Agora falta terminar o terceiro.
Durante a METROFERR EXPO, que acontecerá em paralelo à 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no período de 13 a 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), será apresentado aos participantes o projeto da terceira obra da coleção, com o título Ferrovia e Fotografia – 1930-2016.
Na ocasião, a editora oferecerá aos visitantes exemplares dos dois primeiros volumes da coleção e, principalmente, procurará conquistar apoio de pessoas físicas ou jurídicas para a complementação da trilogia.
Segundo o editor da Metalivros, Ronaldo Graça Couto, a coleção da memória iconográfica da ferrovia brasileira começou a ser contada em 2008, com a publicação da obra Nos Trilhos do Progresso – A Ferrovia no Brasil Imperial. Em 2009, a editora lançou o segundo volume da trilogia com o título Ferrovia e fotografia no Brasil da Primeira República cobrindo o tema até o início da década de 1930, quando o País industrial começava a tomar força. Os dois volumes foram feitos com recursos da Lei Rouanet, patrocinado pela MRS Logística.
Memória ferroviária. Desde 2008, a Metalivros trabalha na preservação da memória ferroviária brasileira, por meio da publicação de uma coleção de livros ilustrados de referência. A coleção é dividida em três volumes, que, no total, que reúnem mais de 600 imagens de grande valor documental e artístico, desenhando de forma única a linha do tempo com destaque para os principais marcos e flagrantes desta longa e duradoura história. Ela começa em 1852, com a construção da Estrada de Ferro Mauá (registrada em litogravura), sobre a qual, dois anos depois, a locomotiva Baronesa, deslizou, pela primeira vez, sobre um par de trilhos no Brasil, chegando até a apoteose das Olimpíadas, em 2016, marcada pela significativa ampliação e modernização da rede carioca sobre trilhos.
A complementação desta trilogia será feita com apoio compartilhado, e completará esta ação de divulgação da memória ferroviária, em forma de uma bela coleção de referência e de arte. Esta coleção tocará os corações de todos apaixonados pelo mundo ferroviário.
22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – IV
Conprem Concreto Premoldado promove na 22ª Semana o workshop Vias em laje e VLTs
O diretor da Conprem Concreto Premoldado, Wilson Rodrigues Júnior, será o responsável pelo workshop Vias em laje e VLTs – Soluções Inteligentes”, programado para o dia 14 de setembro das 9h40 às 10h20, durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 13 a 16 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.Na ocasião, o executivo apresentará as soluções que a empresa trouxe para o Brasil para atender as vias corridas (em laje) e também para os AMVs (aparelho para movimentação de vias) que apresentam menor custo de instalação, rapidez de execução, excelente custo-benefício e principalmente manutenção zero. “São tecnologias europeias que estão entre as mais usadas no mundo”, diz Rodrigues Júnior.
O workshop Vias em laje e VLTs – Soluções Inteligentes faz parte da programação da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que terá 13 painéis de debates e apresentação de mais de 40 trabalhos técnicos, dos quais 16 finalistas do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviário. O congresso é realizado em paralelo a METROFERR EXPO 2016 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP.
22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – V
Palestra na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária abordará o projeto do Trem Pé Vermelho no Norte do Paraná
Discorrer sobre a ação do governo do estado do Paraná em implantar um vetor de desenvolvimento regional através da ferrovia de passageiros, resgatando a vocação natural da região que foi colonizada e desenvolveu-se por meio da construção da atual ferrovia.
Este é o propósito da palestra Passageiros regionais – o trem Pé Vermelho no Norte do Paraná, que está no Painel 7 Transporte ferroviário na Macrometrópole, da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programado para o dia 15 de setembro, das 14h às 15h20. A palestra está a cargo do gerente de Projetos da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, do Governo do Estado do Paraná, Murilo Noronha da Luz.
Na palestra, Noronha da Luz abordará a contextualização da região norte do Paraná, sua história de desenvolvimento através da ferrovia, os projetos e estudos existentes que tratam da implantação do trem de passageiros, o andamento do estudo da procedimento de manifestação de interesse (PMI), a compatibilização com a infraestrutura existente e a concessão do serviço de carga, além da integração com o plano Metrópole Norte que está em fase de contratação pelo Banco Mundial.