EDIÇÃO 346, DE 5 A 11 DE OUTUBRO DE 2016
ELEIÇÕES NA AEAMESP
Termina nesta sexta, 14 de outubro, o prazo de inscrição de chapas para as eleições que renovarão Diretoria e Conselhos da AEAMESP para o triênio 2017/2019
Na próxima sexta-feira, 14 de outubro de 2016, se encerrá a inscrição de chapas para as eleições que renovarão Diretoria e Conselhos da AEAMESP para o triênio 2017/2019
Todos os associados estão convocados a participarem do pleito eleitoral, através de eleição informatizada via internet, para escolha dos componentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para a gestão 2017/2019, a ser realizado em novembro de 2016, de acordo com os artigos 42 e 44 do Estatuto da AEAMESP.
Junta eleitoral. A Junta Eleitoral indicada e aprovada pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 26 de setembro de 2016, é composta pelos engenheiros Manoel Santiago da Silva Leite (Presidente), Airton Bozzo, Arnaldo Luiz Borges, Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga e Percival de Azevedo Silva.
Período das eleições. As eleições ocorrerão nos dias 14 a 18 de novembro de 2016, sendo que somente no dia 18 de novembro de 2016 haverá uma urna na sede da AEAMESP no período das 10h às 15h.
Inscrições de chapas. As inscrições das chapas para a Diretoria e dos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nos dias úteis entre 30 de setembro de 2016 e 14 de outubro de 2016.
As inscrições serão oficializadas através de carta dirigida ao Presidente da Junta Eleitoral e entregue pessoalmente na secretaria da AEAMESP, conforme modelos existentes no site da AEAMESP (www.aeamesp.org.br), registrando-se a candidatura no livro de inscrições.
No ato da inscrição da chapa, a Diretoria Executiva deverá entregar uma cópia da plataforma eleitoral assinada pelo candidato ao cargo de Presidente.
Veja todas as informações sobre o processo eleitoral
http://www.aeamesp.org.br/blog/2016/09/29/edital-de-convocacao-eleicoes-2016/
ALAMYS
Congresso anual da ALAMYS debaterá em Santiago do Chile, de 23 a 27 de outubro, o desenvolvimento do metrô nas cidades latino-americanas
A América Latina é a região mais urbanizada do mundo em desenvolvimento; dois terços da população latino-americana vivem em cidades de 20 mil habitantes ou mais, e cerca de 80% em áreas urbanas.
A alta velocidade do crescimento urbano e demográfico teve um alto custo social, econômico e ambiental. Como um todo, as cidades da região permanecem entre as mais desiguais do planeta.
Embora tenha havido argumentos abundantes de apoio ás visões positivas de urbanização, existem problemas, dificuldades e desafios decorrentes da sua alta taxa de crescimento e intensidade.
Segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), entre os “déficits urbanos” ainda persistem “a pobreza, a desigualdade social, a falta de cobertura de serviços públicos básicos e, especialmente, as deficiências do transporte público, problemas de transporte, e poucos espaços públicos e privados “.
Neste cenário, o desenvolvimento do transporte ferroviário urbano é uma ferramenta importante para melhorar a oferta de transporte a inclusão social da população, que tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas que superaram grandes distâncias entre as suas casas e os seus locais de trabalho ou estudos.
Crescimento. O congresso anual da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS, que acontecerá de 23 a 27 de outubro de 2016 no Hotel Sheraton Santiago, em Santiago do Chile, tem como tema central O Crescimento do Metrô nas Cidades Latino-Americanas do Futuro e vai tematizar a contribuição de trens urbanos para o desenvolvimento de grandes cidades latino-americanas, mostrar os desafios, histórias de sucesso e inovações tecnológicas, juntamente como o transporte impacta o âmbito da equidade social.
De acordo com os organizadores, o Metrô de Santiago, anfitrião local do evento, é um operador eficiente e moderno, com uma extensa rede que inclui duas linhas em construção no momento (Linhas 6 e 3), e vai abrir as suas portas para mostrar o seu sistema, e hospedar ao mundo metroferroviário no Chile.

Emiliano Affonso e Roland Zamora cumprimentam-se após assinatura do convênio de cooperação
Parceria. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô-AEAMESP e a ALAMYS são parceiras. No dia 14 de setembro, durante a realização da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo/SP, o presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, e o secretário Geral da ALAMYS, Roland Zamora, assinaram convênio de cooperação entre as duas entidades visando estabelecer um acordo de colaboração e cooperação entre as partes, para favorecer e tornar mais ágeis futuras ações conjuntas definidas por acordos específicos.
Veja outras informações sobre o congresso da ALAMYS
http://www.alamys.org/pt/evento/30-assembleia-geral-e-congresso-anual-o-desenvolvimento-do-metro-nas-cidades-latinoamericanas/
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
Companhia do Metropolitano de São Paulo promove a partir de 18 de outubro a 2ª Semana de Gestão do Conhecimento e Inovação
No período de 18 a 22 de outubro de 2016, acontecerá na Companhia do Metropolitano de São Paulo a 2ª Semana de Gestão do Conhecimento e Inovação. Estão previstas 32 apresentações referentes a projetos implantados e aproximadamente uma dezena de outras atividades. Veja informações mais detalhadas acionando os links ao final desta notícia.
Veja a programação geral da 2ª Semana
http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/10/programacao_externo.pdf
Veja a programação de apresentação de trabalhos
http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/10/apresentacao_trabalhos_externo.pdf
HOMENAGEM
Em 24 de outubro, Assembleia Legislativa paulista homenageará Instituto de Engenharia de São Paulo pelo seu centenário
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizará no dia 24 de outubro de 2016 uma solenidade de homenagem aos 100 anos do Instituto de Engenharia de São Paulo. O evento acontecerá no Plenário Juscelino Kubitscheck, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, em São Paulo/SP.
NA IMPRENSA – I
Em setembro, CBTU Recife recebeu visita de equipe da Companhia do Metropolitano de São Paulo para avaliação do sistema e indicação de melhorias

Composição da CBTU Recife. Foto: Rafael Asquini
O portal da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que uma comitiva integrada quatro profissionais do Metrô de São Paulo fizeram em setembro visita à CBTU Recife e foram recebidos no edifício sede da unidade por Frederico Alencar, chefe de gabinete; Cleanto Costa e Fabiano Sales. A visita ocorreu a pedido do Ministério das Cidades e teve como objetivo uma avaliação dos pontos que podem ser melhorados no sistema da capital pernambucana.
Décio Bin, coordenador de via permanente; Fernando Serafim, coordenador de engenharia de material rodante; Edwar dos Santos, chefe de operação das estações e Atílio Laudama, engenheiro especializado em sistemas elétricos, permaneceram quatro dias em Recife.
Eles avaliaram os trens, a via, a rede aérea, as estações, o centro de controle e a segurança do sistema. “Identificamos pontos que podem ser melhorados que já foram mapeados pelos empregados da companhia. Precisamos confirmar os problemas para que haja investimentos do Governo Federal”, explicou Décio Bin.
“A opinião unânime da equipe, é que mesmo diante de toda dificuldade encontradas na CBTU Recife, é impressionante o comprometimento dos empregados”, continua Décio Bin. “Encontramos aqui na CBTU pessoas que sabem o que estão fazendo e sabemos que o sistema precisa de investimentos”, conclui Atílio Laudama.
NA IMPRENSA – II
Revista Linhas destaca o pioneirismo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao investir em bicicletários para seus usuários
Está à disposição do público a oitava edição de Linhas – Revista Eletrônica da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. O destaque de capa são as bicicletas: “O caminho bem-sucedido das bikes na CPTM”, diz o título principal da publicação, enquanto uma linha complementar de texto acrescenta: “País pouco falava em bicicletários quando a empresa já investia nessa ideia”.
Acione o link abaixo e veja a nova edição de Linhas
NA IMPRENSA – III
Disponível nova edição do EFCJornal, editado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão
Foi lançada nova edição da publicação EFCJornal, editada pela Estrada de Ferro Campos do Jordão. Uma das notas do informativo destaca a participação daquela companhia na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP em setembro de 2016.