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SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DE EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PASSAGEIRO
14:00 até 14:40
16/09/16

Sala 1

Descrição: Apesar das pesquisas socioeconômicas e de satisfação para o transporte urbano público de passageiros já serem utilizadas a algum tempo pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, os dados muitas vezes acabam sendo tratados e interpretados de forma isolada, devido à dificuldade de cruzar as informações. O relatório, resultado desta pesquisa de satisfação, possui planilhas extensas, expõem os dados a partir dos atributos pesquisados e em virtude da complexidade das ações a serem tomadas, a forma de expor os dados dificultam no entendimento das causas que consequentemente acaba por influenciar na tomada de decisões. Sistemas de Informações Geográficas, são mecanismos projetados para analisar, armazenar, capturar, atualizar, manipular, mapear dados espaciais e apresentar geograficamente todas as informações referenciadas. Para gerar o SIG, foi necessário criar uma base cartográfica georreferenciada com precisão compatível às necessidades do SIG, a partir de imagens obtidas gratuitamente pelo aplicativo Google Earth PRO. As imagens foram geoprocessadas no aplicativo SPRING 5.3, e as informações presentes na “Pesquisa de Satisfação e sócio econômica dos Usuários do Trem” foram tabuladas, atribuindo as informações tabuladas aos dados espaciais. Com o georreferenciamento das imagens foi possível gerar um mosaico sem deformação ou descontinuidades, que serviu de base para à espacialização dos dados da pesquisa. A edição vetorial identificou as referidas estações e via, gerando polígonos e linhas, respectivamente. Com a importação da tabela e associação aos polígonos gerados, foi possível acessar as informações de cada estação desejada, criando um perfil para cada estação. Através da “Consulta”(ferramenta disponível no software SPRING) foi possível criar coleções de pesquisas elaboradas, facilitando análise e comparação dos dados, gerando uma planilha organizada de forma decrescente ao critério escolhido. A ferramenta demonstrou possibilitar ao gestor analisar qualquer dos aspectos realizados na pesquisa de satisfação, com foco na estação, correlacionando com outros atributos da estação, facilitando o entendimento do problema e a gestão das ações a serem tomadas. O SIG gerado mostrou-se eficiente para um melhor entendimento das falhas e virtudes apontadas na pesquisa a um baixo custo. Podendo relaciona-la a outros fatores que podem estar ocasionando as deficiências. O fato de apresentar as informações tendo como referência a estação é de grande utilidade para traçar o perfil da mesma, atributo este, muito utilizado pelos setores comerciais para pesquisas de mercado.

 

AUTOR: Guilherme Dutra De Campos

T59-Guilherme-Dutra.pdf

T59-Guilherme-Dutra-artigo.pdf