fbpx

EDIÇÃO 332, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2016

22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Ampliado para 22 de julho o prazo de entrega de trabalhos técnicos da 22ª Semana e do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

Em razão da ampliação, em maio, do prazo para as inscrições de trabalhos técnicos a serem apresentados na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos, a Organização decidiu estender de 15 de julho de 2016 para 22 de julho de 2016 o prazo final de entrega dos artigos técnicos e documentação correspondentes aos trabalhos inscritos.

O texto do Regulamento, disponível no site da AEAMESP já apresenta essa alteração, assinalando: “O ‘artigo técnico’ deverá ser entregue até as 23 h 59 min (horário de Brasília) do dia 22 de julho de 2016, juntamente com a documentação complementar estipulada no TÍTULO II – DA PARTICIPAÇÃO NO ‘3º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS’, no caso de autores optantes por participar da premiação. Os autores devem estar atentos ao estrito cumprimento desta data, pois as Comissões Organizadoras alertam que NÃO HAVERÁ ADIAMENTO ou postergação da data-limite, em razão dos prazos necessários para o adequado julgamento e demais providências relativas à atribuição da premiação. O descumprimento desta data implicará na automática desclassificação do participante na premiação”.

Acesse o Regulamento

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Regulamento.pdf


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

Painel internacional coordenado pela ALAMYS focalizará metrôs de Santiago do Chile e de Buenos Aires

Uma das sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 13 a 16 de setembro de 2016, em São Paulo, será o Painel Internacional da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que terá  como coordenador Constantin Delis, chefe da Secretaria Geral dessa entidade e reunirá dirigentes das principais operadoras metroferroviárias de países da América Latina.

Roland Zamora

Roland Zamora

O painel terá como tema A eficiência na gestão dos custos de operação e de implementação de projetos, e está programado para o dia 14 de setembro de 2016, das 15h 40 às 17h. Os trabalhos serão desenvolvidos pelos palestrantes Ester Litovsky, gerente de Planejamento Estratégico da Metrovias S.A., responsável pela operação do Metrô de Buenos Aires e Roland Zamora, gerente de Planejamento e Relações Internacionais do Metrô de Santiago e secretário Geral da ALAMYS.

No encontro os palestrantes trocarão informações sobre a situação atual e perspectivas de desenvolvimentos dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de Santiago do Chile e Buenos Aires (Argentina).

Acordo de colaboração. Na ocasião o secretário geral da ALAMYS, Roland Zamora e o presidente da AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso Neto assinarão convênio de cooperação entre as duas entidades, visando estabelecer um acordo de colaboração e cooperação entre as partes, para favorecer e agilizar as medidas tomadas no futuro, por meio da formalização dos correspondentes acordos específicos.

Sobre a 22ª Semana. A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá junto com a METROFERR EXPO 2016 no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. Durante os quatro dias do congresso, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Sobre a METROFERR EXPO 2016. A METROFERR EXPO reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, entidades setoriais, mídias especializadas, etc. que trocam informações sobre as inovações oferecidas ao mercado.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – III

Painel na 22ª Semana terá  apresentação sobre a atualidade dos benefícios fiscais em projetos metroferroviários.

O subsecretário da Fazenda do Rio de Janeiro, José Eduardo S. Castello Branco estará no painel Recolocando o Brasil nos Trilhos, da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, congresso que a AEAMESP de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), paralelamente à exposição de produtos e serviços METROFERR EXPO 2016.

Durante a palestra, programada para a tarde de 16 de setembro de 2016, das 14 h às 16 h, Castelo Branco fará uma explanação sobre a atualidade dos benefícios fiscais em projetos metroferroviários.

O painel Colocando o Brasil nos Trilhos focalizará ainda os seguintes pontos: Quais são as perspectivas para o setor de transporte sobre trilhos? Como avaliam a situação do Brasil os estrategistas e analistas brasileiros e do exterior? O que fazer e por onde começar?


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – IV

Presidente da CPTM falará na 22ª Semana sobre os impactos da linha 13 Jade na rede metroferroviária e na sociedade

Paulo de Magalhães

Paulo de Magalhães

“A Semana de Tecnologia Metroferroviária é uma ótima oportunidade de reconhecimento dos trabalhos inovadores de funcionários da CPTM e de ter contato com projetos de outras empresas. Por isso, o evento exerce um papel fundamental de fomento da tecnologia e políticas de desenvolvimento do setor”.  As colocações são do diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, que está no Painel 03 – Crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil,  programado para 14 de setembro de 2016, das 14 h  às 15 h 20.

O painel está na grade de programação da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.

Na ocasião, Paulo Magalhães fará uma explanação do projeto e obras da Linha 13 da CPTM, desde seu planejamento, concepção e seus impactos na rede metroferroviária e na sociedade.

A Linha 13-Jade da CPTM ligará a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em um trajeto total de 12,2 km, dos quais 7,9 km serão em elevado. A linha terá três estações: Guarulhos CECAP e Aeroporto-Guarulhos (novas) e Engenheiro Goulart, que está sendo reconstruída e será o ponto de conexão com a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana).

O trecho em elevado começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, nas proximidades do centro de treinamento do Corinthians, e prossegue por 700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos. Vigas pré-moldadas sustentarão o trecho em elevado. Cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas.

Nessa etapa, além da execução de estacas, blocos de fundação, pilares e travessas, também estão sendo içadas as vigas pré-moldadas e concretados os trechos onde posteriormente será implantada a via férrea. Também já foi iniciada a estrutura da ponte sobre o Rio Tietê e concretados os trechos onde posteriormente será implantada a via férrea.

O projeto beneficiará os moradores tanto de Guarulhos quanto da Capital, principalmente a população usuária do transporte público. A demanda projetada indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.


CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES

Nos dias 20 e 21 de julho, AEAMESP participará da 49ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades

Representada por seu presidente, engenheiro Emiliano Affonso, a AEAMESP participará nos dias 20 e 21 de julho de 2016, no Ministério das Cidades, em Brasília/DF, da 49ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, cuja programação inclui a realização de reunião do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

Bruno Araujo

Bruno Araujo

No primeiro dia, 20 de julho, quarta-feira, haverá inicialmente a composição da mesa de instalação efetiva dos trabalhos com a aprovação da pauta; a abertura solene do encontro está prevista para 18 horas desse mesmo dia, com a participação do ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Reunião dos Comitês Técnicos. Metade da manhã e o período da tarde do primeiro dia estão reservado à realização das reuniões dos quatro Comitês Técnicos atuantes no Conselho Nacional das Cidades: o Comitê Técnico de Trânsito, Transporte Mobilidade Urbana, que conta com a participação da AEAMESP, e também os comitês das outras três áreas: Planejamento e Gestão do Solo Urbano, Habitação e Saneamento Ambiental. No início da noite do primeiro dia haverá a Reunião dos Segmentos.

Pauta de dez pontos. A pauta da reunião do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana prevê o desenvolvimento de dez pontos: 1) Situação do Orçamento de Investimento 2016; 2) Aprovação da Ata; 3) Resultado do monitoramento das propostas da 5ª Conferência Nacional das Cidades; 4) Acompanhamento de investimentos (Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana – SEMOB); 6) Assuntos gerais; 7) Pauta da próxima reunião; 8) Transporte como direito social; 9) Discussão política sobre a questão da mobilidade urbana (principalmente as PPPs), com participação de representante da Controladoria Geral da União (CGU); 10) Discussão de projeto de lei e de propostas de modificação da CIDE/Combustíveis.

SEGUNDO DIA

Para a manhã do segundo e último dia da 49ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, 21 de julho, quinta-feira, está prevista sessão com relato dos Comitês e deliberações do plenário referente às resoluções. No final da manhã, haverá sessão com o Tema de Conjuntura, que será o seguinte: Conjuntura macroeconômica internacional e nacional. O final da tarde está reservado para a discussão de dois temas: a Terceira Conferencia das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, a ser realizada em outubro de 2016, em Quito, no Equador, e a 6ª Conferência Nacional das Cidades, a ser desenvolvida em 2017.

Transição motivou adiamento.  A 49ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades estava originalmente marcada para os dias 1º e 2 de junho de 2016, mas, em razão da transição de governo, com a posse do presidente interino Michel Temer, a Reunião da Coordenação Executiva do Conselho Nacional das Cidades, preparatória da 49ª Reunião,  foi transferida do de 19 de maio de 2016 para o dia 22 de junho, ocasionando mudanças no cronograma.

Outras reuniões em 2016. Na reunião de 22 de junho, a Coordenação Executiva também definiu as datas das duas próximas reuniões do Conselho Nacional das Cidades. A 50ª Reunião acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro de 2016, e a 51ª Reunião nos dias 1º e 2 de dezembro de 2016.


FÓRUNS DE SECRETÁRIOS DE MOBILIDADE

Emiliano Affonso participará de encontro conjunto do Fórum Nacional e do Fórum Paulista de Secretários de Mobilidade Urbana

Nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2016, o presidente da AEAMESP e  vice-presidente do Instituto MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos), engenheiro Emiliano Affonso,  participará em Guarulhos/SP dos eventos conjuntos 87ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e 64ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Programação. A solenidade de abertura das reuniões conjuntas terá a presença do prefeito de Guarulhos/SP, Sebastião Almeida. Foram convidados Bruno Araújo, ministro das Cidades, e Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Participarão Roberto Gregório da Silva Jr, presidente da URBS de Curitiba/PR e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana; Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes de São Paulo/SP; Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e Ricardo Batista, assessor da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Reunião exclusiva dos secretários.  Na tarde do primeiro dia, a sessão exclusiva dos secretários e dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana possibilitará o desenvolvimento dos seguintes temas: um balanço das atividades dos Fóruns, Legislação dos pátios de recolhimento de veículos; Fiscalização de vagas em locais privados de uso público (Lei nº 13.146/15 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com alteração do art. 109 do Código de Trânsito Brasileiro); Multas de trânsito – cobrança e aplicação dos recursos; Comunicado FEBRABAN 015, sobre a suspensão a partir de janeiro de 2017 da emissão de boletos CNR  ou Cobrança Não Registrada; Padronização dos talões de multas, e Portaria nº 242 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), sobre o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito – FUNSET.

Sessões técnicas. Quanto às sessões abertas ao público, está prevista inicialmente uma apresentação sobre as ações de Guarulhos/SP no campo da mobilidade. Outras cinco sessões serão desenvolvidas na tarde do primeiro dia e na manhã do segundo; são elas: Sessão Técnica 1 Política Urbana/Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPAC) para financiamento de Operações Urbanas Consorciadas; Sessão Técnica 2 Práticas e experiências, com os temas: Redução de velocidades e requalificação de infraestrutura em zonas de baixa emissão (São Paulo/SP e Fortaleza/CE); Call Center Educativo (Cuiabá/MS); Regulamentação do Transporte Alternativo (Porto Alegre/RS), e Desestímulo ao uso do transporte motorizado individual – carros/motos – e o transporte coletivo; Sessão Técnica 3 – Desafios e soluções de Mobilidade Urbana, com os temas: Uso de drogas no transporte – legislação, prevenção e tratamento; Saúde e Mobilidade – ações conjuntas e a experiência de Guarulhos; Procedimento de Manifestação de Interesse Interfederativo (PMI) de Eletromobilidade; Sessão Técnica 4 – Financiamento da Mobilidade, com os temas: Financiamento da implantação de novas infraestruturas de mobilidade urbana e Estudo ANTP/FGV – Financiamento e custeio do transporte coletivo, CIDE Municipal via Emenda Constitucional; Sessão Técnica 5Qualidade da Mobilidade, correspondendo a apresentações sobre o novo ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade e de um caso de sucesso com esse prêmio em Juiz de Fora/MG.


HOMENAGEM

O colega e amigo, associado da AEAMESP, engenheiro Paulo Chinem

Com pesar, em nome de todos os Associados, a Diretoria da AEAMESP registra e lamenta o falecimento do associado Paulo Chinem, ocorrido neste mês de junho. Ele era engenheiro e atuou Companhia do Metropolitano de São Paulo.


NA IMPRENSA – I

160627 - LOCOMOTIVA MINIATURA LOURES

Material de divulgação publicado pela Loures Comunicação e Relações  Corporativa destaca que ferreomodelistas ampliam suas coleções com novas peças lançadas pela Frateschi, uma fábrica de Ribeirão Preto/SP. A seguir, a íntegra do texto.

O encanto das locomotivas e vagões em miniatura já conta com expressiva rede de colecionadores no Brasil. Da Maria Fumaça às locomotivas com computador de bordo, peças de todas as épocas recuperam a história do transporte ferroviário brasileiro. As transformações do setor, que vem recebendo investimentos de peso nos últimos anos, estimulam também a renovação das composições movidas a bateria. Peças lançadas recentemente despertam interesse imediato. É o caso do vagão HPT e da locomotiva AC 44i, da concessionária Rumo, maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina.

Única indústria de minilocomotivas do Brasil, a Frateschi, de Ribeirão Preto/SP, estima que os cerca de 15 mil ferreomodelistas no País têm hoje uma frota maior que a de trens de verdade em circulação (são mais de 3 mil locomotivas e 10 mil vagões, segundo a Agência Nacional dos Transportadores Ferroviários). “É difícil calcular, porque o hobby é praticado há décadas, mas há muito mais miniaturas do que material rodante”, afirma o administrador da empresa, Lucas Frateschi. A fábrica tem 35 funcionários e completa 50 anos em 2017.
Lançados há menos de um ano pela Frateschi, o vagão HPT e a locomotiva AC 44i estão entre as dez peças mais procuradas pelos ferreomodelistas. A produção foi autorizada pela Rumo, que após a fusão com a América Latina Logística, no ano passado, adotou uma nova marca e a cor azul marinho, mais escura do que o azul da Rumo Logística.

Os trens azuis marinhos estão chegando aos colecionadores com ajuda das redes sociais. O ferreomodelista Taison Borges, de Mirassol, na região de São José do Rio Preto (SP), fez um vídeo mostrando duas locomotivas e 14 vagões miniaturas da Rumo. Em apenas três dias, os 40 segundos de imagens alcançaram 20 mil visualizações no Facebook da concessionária.

Para montar maquete com acessórios, um colecionador gasta cerca de R$ 600. Uma locomotiva avulsa custa aproximadamente R$ 200 e um vagão, R$ 45. O investimento cresce no longo prazo, dependendo do interesse e do poder aquisitivo do ferreomodelista.

Sobre a Rumo.  A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Só maquinistas, são 1,75 mil profissionais. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.

Outras informações podem ser obtidas no endereço:

www.frateschi.com.br.


NA IMPRENSA -II

Revista Época destaca que VLT do Rio é silencioso, sem poluição e amplia o charme da Cidade Maravilhosa.

160627 - REVISTA ÉPOCA, LOGOTIPOEm sua edição digital, a revista Época, do Grupo Globo, publicou na sexta-feira, 24 de junho de 2016, a matéria intitulada VLT no Rio: sem barulho, sem poluição e com muito charme, assinada por Cristina Grillo. O texto assinala que primeira linha do novo sistema vai ligar o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária Novo Rio, “desafogando o trânsito, reduzindo o tempo de viagem e deixando a cidade ainda mais bonita”.

Veja a matéria a partir do link abaixo:

http://epoca.globo.com/esporte/olimpiadas/noticia/2016/06/vlt-no-rio-sem-barulho-sem-poluicao-e-com-muito-charme.html

Você pode gostar...