fbpx

EDIÇÃO 358, DE 8 A 14 DE JANEIRO DE 2017

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP

Acontecerá em 13 de fevereiro a posse solene da Diretoria e dos Conselhos da AEAMESP, eleitos para o triênio 2017/2019

Está marcada para o dia 13 de fevereiro de 2017, às 19 h, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), localizado na Rua Genebra, 25, São Paulo/SP, a posse solene da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), eleitos para o triênio 2017/2019.

DIRETORIA EXECUTIVA

Pedro Machado, presidente da AEAMESP

A Diretoria Executiva da Gestão 2017/2019 tem a seguinte seguinte composição: Pedro Armante Carneiro Machado (presidente), André Mazzucatto (vice-presidente de Administração e Finanças), Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi (vice-presidente de Assuntos Associativos), Dionísio Matrigani de Souza Gutierres (vice-presidente de Atividades Técnicas), Mario de Mieri (1º diretor Tesoureiro), Antonio Fioravanti (2º diretor Tesoureiro), Thais da Silva Ambrosio Garcia Herani (1ª diretora Secretária), Maria Toshiko Yamawaki (2ª diretora Secretária).

CONSELHO DELIBERATIVO

Para o Conselho Deliberativo foram eleitos 12 candidatos, apresentados a seguir: Iria Aparecida Hissnauer Assef, Plinio Oswaldo Assmann, Ayres Rodrigues Gonçalves, Mara Silvana Siqueira, Fabio Tadeu Alves, Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, Wilson Mitt, Juliana Tiemi Tamanaha, Haydee Svab, Neila Custódio, Odecio Braga de Louredo Filho e Jorge Rachid Sabbag Filho. Os suplentes são: Felipe Copche, Benedito Tadeu de Souza, Alexandre de Freitas Pinto, Italo Biasotto e Sergio Guedelha Coutinho.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos três candidatos, cujos nomes são apresentados a seguir: Antonio Marcio Barros Silva, Agostinho Minicuci e Antonio Luciano Videira Costa. Os suplentes são: Luiz Eduardo Argenton e Rolando José Santoro Netto.


23ª SEMANA DE TECNOLOGIA  METROFERROVIÁRIA

Semana de Tecnologia é o único grande fórum brasileiro a debater o transporte metroferroviário, diz o engenheiro e consultor Peter Alouche

A Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada anualmente pela AEAMESP assumiu ao longo dos anos de realização uma importância muito grande “e hoje podemos dizer, com toda certeza, ser o único grande fórum brasileiro onde o transporte metroferroviário e a mobilidade nas grandes metrópoles, são discutidos e debatidos por profissionais que entendem, militam e decidem nesse setor vital da economia.”

Peter Alouche

As colocações são do engenheiro e consultor de Transporte, Peter Alouche, lembrando que, inicialmente o Congresso era reservado aos engenheiros, arquitetos e técnicos do Metrô de São Paulo. Posteriormente,  dada a sua importância, a Semana de Tecnologia Metroferroviária passou a reunir profissionais e especialistas de todo o Brasil, da América Latina, da Europa etc. que participam como palestrantes e ouvintes, representando suas empresas, órgãos públicos, institutos e instituições da comunidade científica e tecnológica, universidades, entidades de classe, projetistas, fornecedores e construtores. Estudantes, sindicalistas, e até políticos também estão presentes. Todos interessados em conhecer o estado da arte da tecnologia dos transportes, debater as políticas e os projetos em andamento ou futuros,  em especial no que diz respeito ao transporte sobre trilhos, em são Paulo e nas grandes regiões metropolitanas.

  “Em um ambiente sadio, de cordialidade e amizade, com o congraçamento dos associados da AEAMESP e com personalidades do mundo inteiro presentes no evento, a Semana tem procurado  valorizar, difundir e representar a tecnologia metroferroviária, nacional e internacionalmente, promovendo o conhecimento técnico dos associados da AEAMESP e dos metroferroviários em geral, mas também tem sido um fórum de debates, críticas, sugestões e cobranças de um setor que, embora ciente de sua importância, sofre dificuldades imensas para se desenvolver adequadamente”, reforça Alouche.

O especialista  cita o debate caloroso que houve na Semana de 2016 e no qual ele foi ativamente envolvido, quando do lançamento em São Paulo do Bilhete Único. Segundo ele, havia divergências sérias de opinião geradas inclusive por posicionamentos políticos antagónicos. Foi graças a este debate que posições técnicas e políticas foram harmonizadas e o transporte público pôde desfrutar de uma Política e uma tecnologia pioneiras no Brasil e no mundo.

Imagem dos sistemas metroferroviários. Para Alouche, a Semana de Tecnologia Metroferroviária tem procurado zelar e promover a imagem dos sistemas metroferroviários como primordiais para garantir a mobilidade e o desenvolvimento econômico e social das metrópoles. Graças a ela, a AEAMESP pôde se desenvolver como entidade responsável e socialmente reconhecida como uma associação proativa na divulgação de suas ideias e objetivos, firmando–se assim na liderança da representação do corpo técnico do setor e contribuindo para a ampliação das ações na melhoria da mobilidade urbana e para a retenção e divulgação do conhecimento técnico do setor, com as palestras, conferências e com os documentos distribuídos durante o evento, pelas empresas do setor e seus órgãos.

 A Semana de Tecnologia Metroferroviária, que tradicionalmente acontecia no Centro de Convenções Frei Caneca, a partir deste ano passa a ser realizada no Auditório da Universidade Paulista – UNIP – Unidade Paraíso, em São Paulo (SP).


SISTEMA CONFEA/CREA

Pagamento da anuidade do CREA-SP até 31 de janeiro permite 15% de desconto

Mensagem publicada no portal do CREA-SP

O site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, São Paulo (CREA-SP), oferece todas as informações necessárias para o recolhimento das anuidades de 2017, com direito a descontos. São três opções, com pagamento em cota única: até 31 de janeiro de 2017, 15% de desconto; até 28 de fevereiro de 2017, 10% de desconto e no dia 31 de março de 2017, sem descontos.

Clique aqui e veja os detalhes no site do CREA-SP


CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO – CAU

CAU-BR  informa que anuidade de 2017 tem desconto para pagamento à vista ou pode ser parcelada em cinco vezes sem juros. E anuncia refinanciamento de anuidades atrasadas

O site do CAU-BR  informa que o valor da anuidade devida à esse Conselho, em vigor desde de 1º de janeiro de 2017, terá desconto de 10% se pago à vista neste mês de janeiro, ou poderá ser parcelado em até cinco vezes sem juros. Há também a possibilidade de refinanciamento de anuidades em atraso, de 10 a 25 vezes, variando conforme o período em débito.

Clique aqui e veja outras informações sobre o tema


ESTRADA DE FERRO CAMPOS DE JORDÃO

Divulgada nova edição do EFCJornal, com notícias da Estrada de Ferro Campos de Jordão

Está disponível a edição número 20, correspondente ao mês de dezembro de 2016, do EFCJornal, com notícias da Estrada de Ferro Campos de Jordão. O destaque da edição é a implantação do sistema de reservas para o Trem de Serra e o Trem do Mirante; por meio de um software, que faz o controle de bilhetagem, é possível bloquear o assento escolhido por até três dias, tempo necessário para o processo de compensação bancária. A edição também traz a informação de que o portal de entrada da cidade de Campos do Jordão abrigará em breve um posto para venda de bilhetes para os serviços ferroviários, e apresenta ainda matérias sobre as ações de manutenção no Teleférico e melhorias na oficina de Pindamonhangaba.

Clique aqui e veja a versão virtual do jornal


SETOR METROFERROVIÁRIO – INTERNACIONAL – I

Uma visão do Metrô de Lima, capital do Peru

Este vídeo veiculado pelo portal do CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina mostra a  Linha 1 do Metrô de Lima, no Peru. A linha iniciou suas operações em 2012, possui 34,5 quilômetros de extensão e 26 estações, e vem sendo usado por 315 mil passageiros diariamente (média de 110 milhões por ano), embora tenha capacidade para atender a mais de 4 milhões de pessoas por dia. A administração do sistema informa que está trabalhando para duplicar a capacidade de transporte.

Estima-se que o investimento no Metrô de Lima tenha sido de 2 bilhões de dólares desde o início da sua construção, há mais de 20 anos. Do capital empregado para o projeto, o CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina- contribuiu com 600 milhões de dólares.

Veja abaixo um filme de cinco minutos, em espanhol, com informações sobre o sistema


SETOR METROFERROVIÁRIO INTERNACIONAL – II

Nova York inaugurou no primeiro dia de 2017 a linha de metrô da Segunda Avenida, esperada havia quase cem anos. Veja matéria da agência Reuters de notícias.

Matéria publicada na virada do ano pela agência internacional de notícias Reuters mostra que a cidade de Nova York inaugurou no primeiro dia de 2017 uma  linha de metrô idealizada na década de 1920. Trata-se da Linha da Segunda Avenida, com três estações.

Clique aqui e veja a matéria no site da Reuters Brasil

Veja abaixo um filme de onze minutos e meio, em inglês, sobre a nova linha

Jornal da AEAMESP falou do metrô novaiorquino

Em 2005, o JORNAL AEAMESP trouxe matéria como o então  diretor sênior de Planejamento Estratégico de Negócios da Autoridade Metropolitana de Transporte de Nova York, Andrew Bata, que visitava o Brasil para participar do 15º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a convite da Comissão Metroferroviária, e fazer uma conferência em São Paulo. Na ocasião, ele defendeu o metrô como alternativa para estruturar o transporte e a mobilidade nos grandes centros metropolitanos e contou um pouco da história do metrô novaiorquino.

Clique aqui e veja a edição integral do jornal;  a matéria com Andrew Bata está na parte inferior da página 3.


22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

Acompanhe o Painel 02 – Visão de futuro: alinhando a rota, gravado durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP em 2016

O site da AEAMESP publica para livre consulta a íntegra em vídeo dos painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja abaixo o Painel 02 – Visão de futuro: alinhando a rota, que teve a participação, como coordenador Conrado Grava de Souza, diretor de Planejamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre trilhos (ANPTRILHOS), e como expositores, Joaquim Lopes da Silva Junior, presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU); Jefferson Carvalho, gerente de Negócios da RINA Brasil; Ana Cristina Pasini da Costa, diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, a agência ambiental paulista, e Cícera Simoneide Figueiredo Carvalho, gerente de Controle Financeiro do Metrô-SP.

Propostas do debate. A sessão partiu da constatação de que a  implantação de projetos de mobilidade em todo o país vem enfrentando sérias dificuldades, com dilatação de prazos e custos, com muitos projetos interrompidos, propondo, como eixos de debate, as seguintes indagações: Como superar essas dificuldades? A realização dos projetos executivos antes da contratação das obras é recomendável e viável, mesmo com a sanção da nova Lei Federal 13.303/2016, que praticamente exige a contratação semi-integrada com elaboração do projeto executivo pelo contratado? A certificação metroferroviária pode ser um mecanismo para a conformidade e transparência? O licenciamento ambiental é, de fato, uma barreira para os empreendimentos? Como adequar as informações necessárias em cada fase do licenciamento ambiental com os cronogramas de desenvolvimento dos projetos, desapropriações, investigações, etc.? Qual a importância de contratos de gestão entre o Poder Público e as empresas operadoras públicas?

Veja os arquivos do painel. Acompanhe a sequência de cinco arquivos com as exposições e os debates do Painel 02 – Visão de futuro: alinhando a rota.

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

 

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.


 

Você pode gostar...