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EDIÇÃO 364, DE 20 A 26 DE FEVEREIRO DE 2017

AEAMESP NA FRENTE PARLAMENTAR METROFERROVIÁRIA

Dirigente da AEAMESP participou de comitiva que levou à ANTT propostas da Frente Parlamentar Metroferroviária sobre a concessão da Malha Paulista

Representando a AEAMESP, o engenheiro Emiliano Affonso fez parte da comitiva que na quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017, levou á Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília/DF, propostas sobre a concessão da Malha Ferroviária Paulista, elaboradas pela Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O documento com as propostas foi recebido pelo superintendente de Infraestrutura de Transporte Ferroviário de Cargas, Fernando Formiga. O prazo para o recebimento de propostas pela ANTT terminará na sexta-feira, 3 de março de 2017 e não foi anunciada uma data para a publicação do relatório final pela agência.

Foto da reunião no gabinete do senador Aloysio Nunes, divulgada pela ANPTrilhos

Integravam também a comitiva o deputado estadual paulista João Caramez, criador e coordenador da FTRAM; Jean Pejo, diretor da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) e integrantes do grupo de trabalho da frente parlamentar encarregado de sistematizar as propostas; José Manoel Ferreira Gonçalves, da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), que participa da FTRAM e tem se manifestado contra a prorrogação da concessão e a favor de um novo processo licitatório da Malha Ferroviária Paulista; Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, e Roberta Marchesi, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Antes da ida à sede da ANTT, os participantes do grupo foram recebidos pelo senador paulista Aloysio Nunes em seu gabinete.

O DOCUMENTO

O documento – que pode ser lido na íntegra por meio de link ao final desta notícia – propõe o estabelecimento de indicadores técnicos para toda a malha ferroviária, explicitando os principais componentes da infraestrutura e superestrutura (via permanente), sistemas de sinalização e comunicação e material rodante, relacionando cada um deles as respectivas normas técnicas que definam claramente os critérios respectivos. E o estabelecimento de regras claras e únicas para as condições de direito de passagem e livre acesso (OFI), nos aspectos técnicos, operacionais e institucionais visando segurança jurídica aos futuros concessionários, operadores logísticos e o próprio concessionário responsável pela infraestrutura, sempre se associando a normas nacionais ou internacionais (onde não houver a nacional). Essa medida visa permitir certificações e seguros que com certeza vão regular a relação entre ferrovias  e operadores logísticos.

Oportunidade. O texto aponta prorrogação da concessão da Malha Paulista como “uma oportunidade para a consolidação do complexo de concessões ferroviárias no sentido de buscar a eficiência do sistema logístico estadual”. E descreve sucintamente metas buscadas pela FTRAM: a recuperação e dinamização das ferrovias paulistas; ampliação da produtividade dos ativos constituídos pela malha ferroviária já instalada para cargas e passageiros; diminuição do custo de distribuição da produção do parque industrial e agrícola; disponibilização da faixa ferroviária para implantação de vias para o transporte de passageiros, promoção de estudos para futuras ampliações e a conectividade da malha, integração dos subsistemas ferroviários das malhas regionais e ramais com a linha tronco que corta radialmente o território paulista ligando o Porto de Santos à Região Centro Oeste, e desenvolvimento de um Plano Estratégico para o sistema ferroviário paulista definido a interconectividade dos subsistemas.

Veja a íntegra do documento


HISTÓRIA DO TRANSPORTE

Uma exposição sobre a história do transporte, montada na Estação Paraíso do Metrô-SP

No dia 18 de fevereiro de 2017, o Diário Oficial do Estado publicou a matéria intitulada Rodas, velas e trilhos. Veja como o homem chegou aos dias de hoje., assinada por Claudeci Martins. O texto retrata exposição montada na Estação Paraíso do Metrô-SP, com 26 painéis fotográficos, que permite uma viagem pelos meios de transportes.

Veja a matéria


MEMÓRIA FERROVIÁRIA

CPTM homenageia os 150 anos da São Paulo Railway e seus próprios 25 anos, exibindo locomotiva histórica na Estação Júlio Prestes, no centro da cidade de São Paulo

Matéria publicada pelo site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa que a Estação Júlio Prestes estará exibindo até o dia 26 de fevereiro de 2017, o domingo de carnaval, uma locomotiva histórica​. A exposição é uma homenagem aos  os 150 anos da São Paulo Railway, primeira ferrovia paulista, e os 25 anos da própria CPTM.

Veja a matéria


NA IMPRENSA

ViaTrólebus publica matéria com fotos da Estação Aeroporto, na Linha 13 – Jade, da CPTM

O site ViaTrólebus publicou recentemente matéria assinada por Renato Lobo com fotos que mostram a plataforma da Estação Aeroporto Linha 13-Jade da CPTM, que terá 12,2 km de extensão, dos quais 4,3 km em superfície e outros 7,9 km em elevado.  O site informa que as fotos foram cedidas por Marcio Saviano,

Veja a matéria


SETOR METROFERROVIÁRIO

Participantes do Workshop [Foto: Reprodução]

Workshop reuniu técnicos da área de estatística das operadoras dos sistemas metroferroviários brasileiros

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informou a realização em 21 de fevereiro de 2017 do 3º Workshop Estatístico Metroferroviário.  A nota assinala que o encontro proporcionou a troca de experiências entre os técnicos da área de estatística das operadoras dos sistemas metroferroviários brasileiros e o aprimoramento dos dados e indicadores que são coletados para o Balanço do Setor Metroferroviário, divulgado anualmente pela ANPTrilhos.

Durante o encontro, também foram realizadas apresentações sobre alternativas para redução do consumo de energia no material rodante e os impactos na manutenção e vida útil dos equipamentos.

“Esse encontro técnico foi de suma importância para a consolidação da base de dados dos operadores brasileiros de passageiros sobre trilhos e uma oportunidade dos técnicos do setor compartilharem as melhores práticas”, explica o diretor de Planejamento da ANPTrilhos, Conrado Grava de Souza, responsável pela condução do encontro.

Newsletter internacional. Na mesma data de realização do 3º Workshop Estatístico Metroferroviário, a ANPTrilhos divulgou o lançamento de sua newsletter internacional, em inglês. O informativo será mensal e tem como objetivo apresentar ao mercado estrangeiro as ações desenvolvidas pela entidade, assim como a conjuntura do transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil.


22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

O Painel 08 – Transporte Ferroviário de Carga no Brasil encerrou os trabalhos do terceiro dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016.

O site da AEAMESP deixa disponível, em vídeo, os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o Painel 08 – Transporte ferroviário de Carga no Brasil. 

O painel foi coordenado por  Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e teve como palestrantes Alexandre Porto Mendes de Souza, superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); José Osvaldo Cruz, da área de Relações Institucionais da VLI, e Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS, e Renato Casali Pavan, da Pavan Engenharia e Participações.

Temas. Os temas em pauta na ocasião foram: a repactuação das concessões ferroviárias, a perspectiva do transporte ferroviário na malha da VLI, as ações da MRS na Baixada Santista, no Vale do Paraíba e o crescimento do transporte de contêineres, e, por fim, estudos para implantação da ferrovia no norte do Pará.

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

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