fbpx

EDIÇÃO 349, DE 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2016

ftram-banner-em-161031
SETOR METROFERROVIÁRIO

Dirigentes da AEAMESP confirmam participação no lançamento da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, dia 7 de novembro

Dirigentes e associados da AEAMESP, entre eles o presidente, engenheiro Emiliano Affonso, confirmaram participação no lançamento da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, que acontecerá em 7 de novembro de 2016, às 17 horas, no Auditório Teotônio Vilela, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.

A AEAMESP é uma das organizações do setor que apoiam a iniciativa, ao lado da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino Americana de Ferrovias (ALAF), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTRILHOS), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas (SIMEFRE) e Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transportes Públicos de Qualidade para Todos (MDT).

Eliminar entraves, reforçar os projetos, capturar externalidades e favorecer a mobilidade urbana. Remover os entraves para o crescimento do transporte metroferroviário, reforçar a qualidade e a importância de bons projetos, capturar parte das externalidades por eles geradas e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana em São Paulo são alguns dos objetivos da Frente Parlamentar, que reunirá deputados, representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil para debater propostas e promover ações pela melhoria e expansão do transporte sobre trilhos.

A coordenação da Frente Parlamentar é do deputado João Caramez, que anunciou publicamente a criação do organismo ao participar da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da EXPO METROFERR 2016, promovidas pela AEAMESP, de 13 a 16 de setembro de 2016.


bonecos-eleitorais
ELEIÇÃO NA AEAMESP

Eleição na AEAMESP tem uma chapa para a Diretoria Executiva, 17 candidatos ao Conselho Deliberativo e cinco postulantes ao Conselho Fiscal

A eleição ocorrerá de 14 a 18 de novembro de 2016, sendo que somente no dia 18 de novembro de 2016 haverá uma urna na sede da AEAMESP no período das 10 h às 15 h

aeamesp-tradicionalEncerrada a no dia 14 de outubro de 2016 a etapa de inscrição de chapas, a Junta Eleitoral informou que uma chapa inscreveu-se para participar da eleição que renovará a Diretoria Executiva da AEAMESP para o triênio 2017/2019. Também estão inscritos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o mesmo período.

Período das eleições. As eleições ocorrerão nos dias 14 a 18 de novembro de 2016, sendo que somente no dia 18 de novembro de 2016 haverá uma urna na sede da AEAMESP no período das 10h às 15h.

Junta eleitoral. A Junta Eleitoral indicada e aprovada pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 26 de setembro de 2016, é composta pelos engenheiros Manoel Santiago da Silva Leite (Presidente), Airton Bozzo, Arnaldo Luiz Borges, Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga e Percival de Azevedo Silva.

CHAPA PARA A DIRETORIA EXECUTIVA

A chapa inscrita, denominada Conexão e Modernidade, é composta pelos seguintes associados: Pedro Armante Carneiro Machado (presidente), André Mazzucatto (vice-presidente de Administração e Finanças), Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi (vice-presidente de Assuntos Associativos),

Dionísio Matrigani de Souza Gutierres (vice-presidente de Atividades Técnicas), Mario de Mieri (1º diretor Tesoureiro), Antonio Fioravanti (2º diretor Tesoureiro), Thais da Silva Ambrosio Garcia Herani (1ª diretora Secretária), Maria Toshiko Yamawaki (2ª diretora Secretária).

CANDIDATOS AO CONSELHO DELIBERATIVO

Estão abertas 12 vagas para o Conselheiro Deliberativo e há 17 candidatos inscritos: Alexandre de Freitas Pinto, Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, Benedito Tadeu de Souza, Ayres Rodrigues Gonçalves, Fabio Tadeu Alves, Felipe Copche, Haydée Svab, Iria Aparecida Hissnauer Assef, Italo Biasotto, Jorge Rachid Sabbag Filho, Juliana Tiemi Tamanaha, Mara Silvana Siqueira, Neila Custódio, Odécio Braga de Loureiro Filho, Plinio Assmann, Sergio Guedelha Coutinho, Wilson Mitt.

CANDIDATOS AO CONSELHO FISCAL

Há três vagas para o Conselheiro Fiscal, com cinco candidatos inscritos: Agostinho Minicuci Jr., Antonio Luciano Videira Costa, Antonio Marcio Barros Silva, Luiz Eduardo Argenton, Rolando José Santoro Netto.


curso-de-gases

 O curso será ministrado na sede da AEAMESP (Rua do Paraíso, 67, 2 andar, São Paulo/SP) nos dias 17, 22, 24 e 29 de novembro, das 8 h às 17 h (aulas teóricas), e no dia 1 de dezembro, das 8 h às 17 h (aula prática – campo), totalizando 40 h de curso.

Veja informações completas no site da AEAMESP


 coleta-de-alimentos
SOLIDARIEDADE

Neste sábado, 5 de novembro, acontecerá um novo Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Participe!

No primeiro sábado do próximo mês, 5 de novembro de 2016, em supermercados de cidades da Região Metropolitana de São Paulo e em outras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados, haverá uma nova edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Como colaborar. Para participar e colaborar é muito simples: basta doar qualquer tipo de alimento não perecível, que pode ser adquirido nos próprios estabelecimentos integrados à iniciativa. O que for coletado será direcionado a bancos de alimentos de entidades assistenciais. Lista das cidades e supermercados. No website da campanha, na seção Onde Acontece, encontra-se a lista das cidades engajadas e em cada cidade os supermercados participantes.

No ano passado. Realizado em 7 de novembro de 2015, a edição anterior do Dia Nacional da Coleta de Alimentos registrou a arrecadação de 157 toneladas de diferentes tipos de alimentos em 51 cidades do País. De acordo com os organizadores, a campanha chegou então à décima edição, contando com mais de 6 mil voluntários, que passaram o dia em 246 supermercados, pedindo doações. Maiores volumes. As cidades que concentraram o maior número de arrecadações foram São Paulo, com mais de 24 toneladas, Florianópolis, com mais de 10 toneladas, Belo Horizonte, com mais de 8 toneladas, Brasília, com mais de 7 toneladas, e Sorocaba, com quase 7 toneladas.

HISTÓRIA E ESTRUTURA

A ação solidária foi criada pela Companhia das Obras do Brasil, organização de origem italiana que chegou ao Brasil em 1999 e cuja missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho, tutelando a criação de obras assistenciais e empresas e privilegiando uma concepção de mercado capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.

Participantes. Participam empresas e pessoas que apoiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta. Voluntários disponibilizam seu tempo, organizam toda a ação e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto. Supermercados disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no Dia da Coleta. Bancos de Alimentos realizam a estocagem, a distribuição e o acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

Veja como participar, acessando o website da campanha

http://www.cdo.org.br/coletadealimentos


SETOR METROFERROVIÁRIO

De 8 a 10 de novembro, a cidade de São Paulo recebe a 19ª edição da NT EXPO – Feira Negócios nos Trilhos, que inclui painel de debates da ANPTrilhos

nt-expo-negocios-nos-trilhos-logoDe 8 e 10 de novembro de 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontecerá a 19ª edição da NT EXPO – Feira Negócios nos Trilhos, importante evento metroferroviário e provedor de soluções para os transportes sobre trilhos da América Latina. Participação. Durante os três dias, estarão reunidos players do mercado nacional e internacional, fornecedores de produtos e serviços, operadores de cargas e passageiros, governo e principais associações regulamentadoras do segmento.

PAINEL ANPTRILHOS

No contexto da NT EXPO – Feira Negócios nos Trilhos, a  ANPTrilhos receberá na manhã de 8 de novembro de 2016 secretários estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e também presidentes das operadoras metroferroviárias para um painel sobre a perspectiva do desenvolvimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos para os próximos anos e a visão dos operadores sobre o cenário político econômico e as oportunidades de investimentos.

Veja o programa geral da NT EXPO

http://www.ntexpo.com.br/pt/

Veja o programa do Painel ANPTrilhos

http://www.ntexpo.com.br/pt/conference/anptrilhos


mesa-debate-macrosector-abifer
NA IMPRENSA

Economistas debateram perspectivas da economia brasileira e da indústria ferroviária no País

Na manhã de 28 de outubro de 2016, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e o Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas. (SIMEFRE) promoveram, no Edifício Sede da FIESP, em São Paulo, o seminário Perspectivas Econômicas e da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários no Brasil.

Os especialistas da consultoria MacroSector, Antonio Corrêa de Lacerda, Fábio Silveira, Carlos Cavalcanti e Eduardo Daher, analisaram os rumos da política econômica no atual governo, o panorama e ações para o setor de bens de capital e a indústria de equipamentos ferroviários, a importância do ‘agribusiness’ para os negócios do setor ferroviário, além das perspectivas do ajuste fiscal, programa de concessões e reformas estruturais. Os trabalhos foram moderados pelo presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate.

Participaram do encontro os conselheiros da AEAMESP, engenheiros  Plínio Assmann e José Geraldo Baião, e o associado e ex-diretor, engenheiro Jaime Domingo Filho.

Veja matéria sobre o encontro

http://www.abifer.org.br/Noticia_Detalhe.aspx?codi=21141&tp=1


NA IMPRENSA

Assembleia Legislativa homenageou o Instituto de Engenharia de São Paulo por seu centenário

Por  iniciativa do deputado estadual Roberto Massafera, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou no dia 24 de outubro de 2016 uma sessão solene em comemoração ao centenário do Instituto de Engenharia.

A mesa solene foi presidida pelo deputado Massafera e reuniu também  Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia; João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Monica Porto, representando o secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que representou o governador Geraldo Alckmin.

Matéria retratando a solenidade e a íntegra da solenidade em vídeo podem ser vista a partir dos links abaixo

Veja a matéria

http://www.institutodeengenharia.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/10454/Alesp-homenageia-o-Instituto-pelos-seus-100-anos

Acione o vídeo com a íntegra da sessão


NA IMPRENSA

Funcionários do Metrô-DF homenageados em 26 de outubro, na comemoração do Dia do Metroviário

Matéria publicada no portal do Metro-DF mostra como foi a homenagem a funcionário na manhã da quarta, dia 26 de outubro de 2016, quando foi comemorado naquela operadora  o Dia do Metroviário.  O presidente da companhia, Marcelo Dourado, e outros dirigentes participaram da solenidade. Crianças da Orquestra do Sesi/Senai fizeram uma apresentação musical. Funcionários declamaram poemas escritos pelo também funcionário Alexandre Medeiros.

metro-df-homenagem-funcionarios

Na primeira foto, funcionários comemoram a homenagem. Na seguinte, mostra-se o pronunciamento do presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado. As outras apresentam a orquestra formada por alunos do SESI/SENAI. As fotos são de Paulo Barros, Ascom/Metrô-DF.

metro-df-homenagem-presidente

metro-df-homenagem-musicos-1-menina-e-meninos

metro-df-homenagem-musicos

Acione o link e veja a matéria completa

http://www.metro.df.gov.br/metro-df-homenagea-empregados-no-dia-do-metroviario/


1-foto-primeiro-trem-metro-1972-estadao
NA IMPRENSA

Do fundo do baú: Primeiro trem é brasileiro

Os primeiros 51 trens da frota do metrô paulistano foram fabricados aqui no Brasil. Saíram da empresa Material Ferroviário S.A., mais conhecida como Mafersa, companhia fundada em 1944 pelo empresário Lauro Parente, estatizada em 1964, e que foi à falência nos anos 1990.

Utilizados desde o início do metrô – o primeiro teste foi em 1972, mas a operação comercial só começaria dois anos mais tarde –, os trens brasileiros ainda seguem na ativa. Desde 2009, entretanto, integram uma lista de veículos que passam por restauração completa. Até o momento, 37 já foram remodelados.

Fonte: Estadão Conteúdo
Publicada em: 27/10/2016


NA IMPRENSA

Debate na TV Câmara realça  transporte público. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano defende modos de transporte sobre trilhos

Debate transmitido ao vivo no dia 24 de outubro de 2016 no programa Expressão Nacional, da TV Câmara,  da Câmara dos Deputados, realçou a questão das deseconomias ocasionadas pelo excesso de automóveis nas cidades (congestionamentos, aumento do tempo de viagem, estresse, poluição e acidentes) e a importância do transporte público e modos não motorizados de deslocamento para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Participaram o diretor nacional do Instituto MDT, arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso; o professor Paulo Cesar Marques da Silva, do Programa de Pós Graduação em Transporte da Universidade de Brasília, e os deputados federais participantes de comissões da Câmara ligadas a temas do setor de mobilidade: Hugo Leal, integrante da Comissão de Viação e Transporte da Câmara e da Comissão Especial do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas, e Jaime Martins, presidente da Comissão de Viação e Transporte.

O deputado Jaime Martins foi enfático ao defender soluções de transporte público sobre trilhos, integradas a outros modos de transporte. Ele também defendeu o trem de alta velocidade como forma de interligação de alguns dos principais centros do País. Suas colocações podem ser observadas a partir de 04min20seg  do vídeo com a íntegra do programa, cujo link está publicado a seguir.

 

 

Você pode gostar...