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EDIÇÃO 475, DE 16 A 31 DE MAIO DE 2021

Em pouco mais de três meses, a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e o 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Anote em sua agenda.

Faltam pouco mais de três meses para o início do maior congresso de tecnologia metroferroviária da América Latina, promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP): a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada em modo virtual de 14 a 17 de setembro de 2021. A programação compreenderá painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais. Anote em sua agenda.

Como parte da programação  da 27ª Semana será realizado o 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, com trabalhos técnicos inéditos em três categorias, descrita a seguir:

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

INTERNACIONAL

AEAMESP apoia a realização em 22 e 23 de junho de 2021 da Semana América Latina 2021—Experiência Digital, da UITP América Latina, em formato virtual e gratuito. Participe!

Junto com organizações nacionais e internacionais, a AEAMESP apoia a realização nos dias 22 e 23 de junho de 2021 da Semana América Latina 2021—Experiência Digital, em formato virtual e gratuito, promovida pela União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina. Inscrições e informações mais detalhada podem ser obtidas por meio de link ao final desta nota.

UMA SESSÃO ESPECÍFICA SOBRE TRILHOS

O debate sobre temas metroferroviários está programado para a segunda sessão do segundo dia, a quarta-feira, 23 de junho, quando estará em pauta o tema Sistema ferroviário na América Latina: como desenvolver planos de longo prazo.

A ementa da sessão sublinha que trens e metrôs urbanos são considerados por muitos como o coração do transporte público de massa, interligando bairros e centros das cidades. E ainda: o metrô é confortável e rápido e oferece uma maneira ecologicamente correta e eficiente de energia para transportar grandes multidões, consignando um elemento-chave de muitos sistemas de transporte público.

TEMAS DO PRIMEIRO DIA

A abertura do encontro contará com a participação de dirigentes internacionais da UITP. Outros temas do primeiro dia serão: Sessão 2Redefinindo o transporte público, com uma abordagem sobre como impulsionar o crescimento redefinindo seu mercado; Sessão 3Fortalecimento institucional; Sessão 4Planejamento para o futuro: os desafios das tecnologias emergentes e o processo de inovação, Sessão 5Maneiras de os governos criarem condições para PPPs de sucesso, e Sessão 6 Planejamento e Governança para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

SEGUNDO DIA DOS TRABALHOS

Também no segundo dia os trabalhos serão abertos com a presença de dirigentes da UITP. Logo após a Sessão 2Sistema ferroviário na América Latina: como desenvolver planos de longo prazo, serão desenvolvidos os seguintes temas: Sessão 3 – Pessoas primeiro: melhorar a experiência de mobilidade, Sessão 4 – Como os dados apoiam o desempenho da operação de transporte público e Sessão 5 – Inovação em contratos: integração da inovação em toda a cadeia da mobilidade

Clique aqui para mais informações e inscrições gratuitas

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TRANSPORTE PÚBLICO

Entidades apresentam proposta para reestruturar o transporte público urbano, incluindo ônibus e segmento metroferroviário, com um novo marco legal para o setor

Desde o segundo semestre de 2020, as duas principais organizações empresariais representativas dos operadores de transporte público urbano no Brasil – a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), que congrega operadores de transporte por ônibus urbanos e metropolitanos, e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, que reúne os operadores dos serviços de transporte metroferroviário –, articulam a proposta intitulada Programa de Reestruturação do Transporte Público Urbano e o Marco Legal do Transporte Público Urbano, com base em três pilares: Qualidade e produtividade, Financiamento, e Regulação e contratos.

As duas entidades informam que a proposta já foi apresentada ao governo federal, por meio do Ministério da Economia e do Ministério do Desenvolvimento Regional, que congrega a Secretária Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos.

Em maio de 2021, a proposta começou a ser apresentada a outros agentes do setor, para que haja uma avaliação mais ampla e aprimoramento de seus termos, de modo que possa finalmente ser levada ao Congresso Nacional.

Os estruturadores da proposta assinalam que não será de um processo de curto prazo, já que diz respeito a uma reforma estrutural profunda no setor, envolvendo, inicialmente, a aprovação de mudanças na legislação federal, as quais vão disciplinar o novo marco legal, e, num segundo momento, a adequação das legislações estaduais e municipais, que regulamentam essas atividades nos âmbitos dos estados e municípios e, ainda, os ajustes dos contratos em vigor.

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

O pilar da Qualidade e produtividade considera que o governo federal deve ser o indutor da Política Nacional de Mobilidade Urbana. E que será preciso haver a gestão da demanda e da oferta dos serviços de transporte público, com escalonamento das atividades urbanas, para não sobrecarregar e onerar os sistemas. Além disso, a realidade pós-pandemia deverá trazer novos protocolos sanitários.

Este pilar leva em conta também a capacitação de pessoal, tanto do poder público como das empresas. E indica a necessidade de haver comunicação com a sociedade e transparência, padrões de eficiência e qualidade, e o desenvolvimento de pesquisas periódicas que apurem a satisfação dos clientes.

FINANCIAMENTO

O pilar do Financiamento trabalha dois campos. Um deles é o custeio dos serviços, e, neste caso, a ideia fundamental é mudar o modelo atual, praticamente baseado no pagamento da tarifa pelo usuário, com a instituição de outras fontes de cobertura do valor da tarifa.

Neste pilar, leva-se em conta a diferenciação entre o valor da tarifa pública (paga pelos usuários dos sistemas) e o valor da tarifa de remuneração (que diz respeito à remuneração dos operadores), o que já está configurado na Lei de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/12).

Além disso, consideram-se mudanças a serem feitas no processo da reforma tributária, a criação de um Fundo Nacional do Transporte Público, a cobertura das gratuidades – em especial as referentes aos idosos e estudantes – por meio de orçamentos públicos, e a instituição de regras para que o transporte público se beneficie de fontes extra tarifárias, como o pedágio urbano ou a taxação de combustíveis que abastecem automóveis particulares.

No outro campo, o dos investimentos, a proposta defende linhas de financiamento oficiais para veículos e tecnologia, a priorização do tráfego de veículos de transporte público no sistema viário (caso que beneficiaria os ônibus, que perdem produtividade quando estão encaixados nos congestionamentos urbanos) e programas governamentais, além de um Fundo Nacional de Investimento em Transportes Urbanos (FNITU), e criação de um ambiente mais favorável aos investimentos privados, via parcerias público-privadas (PPP).

REGULAÇÃO E CONTRATOS

No âmbito do terceiro pilar, referente à Regulação e contratos, a proposta é a construção de um novo marco regulatório para o setor, com mudanças na Política Nacional de Mobilidade Urbana e posterior alteração de leis estaduais e municipais, atualização dos contratos em vigor, instituição de um novo modelo de remuneração dos serviços de transporte público (em que a tarifa componha apenas uma parte dos recursos), além da consolidação de mecanismos que garantam a transparência e controle de todo o processo.

OBJETIVOS

A ideia da NTU e da ANPTrilhos é que as mudanças possibilitadas com por meio da proposta tragam maior qualidade e produtividade dos sistemas, racionalização e inovação das redes de transporte, inclusão social e, de modo especial, sustentabilidade econômica e segurança jurídica à operação dos sistemas.


INDÚSTRIA

ABIFER promove novo Encontro com a Imprensa

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) programou para o dia 9 de junho de 2021, quarta-feira, entre 10h  e 11h30, a realização, em caráter virtual, de nova edição do Encontro com a Imprensa.  Na oportunidade, o presidente da entidade, Vicente Abate, falará sobre o setor ferroviário brasileiro e de nossa indústria e estará à disposição dos jornalistas.

Roberta Marchesi

OPINIÃO

Otimismo na produção metroferroviária

Por Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos

A indústria metroferroviária brasileira vive um momento de boas perspectivas com os projetos previstos para o setor de transporte de passageiros sobre trilhos, que devem aquecer a cadeia de produção nos próximos anos.

Nos últimos anos a indústria metroferroviária passou por uma crise que gerou remanejamento de equipes e reavaliação de linhas de produção por falta de contratos. Agora, apesar da crise mundial gerada pela pandemia da Covid-19, o setor está otimista com projetos, principalmente com os que envolvem Parcerias Público-Privadas (PPP).

O setor de transporte de passageiros sobre trilhos conta com obras de expansão nos estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Além disso, existem os investimentos atuais em reforma e modernização de estações e os futuros como os aportes na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, do projeto do Trem Intercidades e futuras concessões de sistemas existentes, por exemplo, o Metrô de Brasília, que está em andamento.

Esses projetos envolvem uma extensa cadeia de fornecedores de via permanente, componentes, sistemas e material rodante, que estarão presentes ao longo do ciclo de construção e operação e são aguardados com otimismo para aquecer a produção industrial. Além de uma grande oportunidade de geração de empregos.

Para que toda essa cadeia de fornecimento seja fortalecida é necessária a condução efetiva dos projetos, que devem ser vistos pelos governantes como projetos de Estado, com andamento independente de mandatos políticos. Novas formas de financiamento do transporte, gestão metropolitana e segurança jurídica também são pontos importantes para o fortalecimento do setor como um todo.

O momento é de otimismo com os investimentos e o desenvolvimento de políticas públicas eficientes que permitam o fortalecimento de toda a cadeia de suprimento. Hoje, a Indústria celebra o seu Dia e renova a confiança nas oportunidades que estão por vir.

Campanha do MetrôRio destaca o respeito

O MetrôRio lançou na segunda quinzena de maio a campanha educativa intitulada O respeito deve embarcar sempre. O objetivo é estimular as boas práticas de comportamento dos passageiros.

A ação institucional conta com mensagens que são exibidas por meio de vídeos e imagens nas estações, trens, redes sociais e site da concessionária.

Em uma versão mais atualizada e lúdica, as peças trazem personagens com máscaras, para reforçar o uso obrigatório da proteção facial no transporte, assim como a utilização do álcool gel, ações essenciais no enfrentamento ao coronavírus. O alerta também está nos avisos sonoros, placas, painéis

CONSCIENTIZAÇÃO

A campanha também destaca temas de conscientização, como a importância de não se sentar ao chão, atrapalhando o embarque, e de ceder lugares preferenciais a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Há mensagens ainda sobre gratuidade e os horários de funcionamento do metrô.

Outro aspecto considerado é o alerta aos passageiros sobre a atuação de ambulantes, já que  a comercialização de mercadorias é proibida dentro das composições.

FUTUROS TEMAS

Entre os assuntos já mapeados e que farão parte da campanha ao longo do ano estão o vagão feminino, grandes volumes, embarque preferencial, utilização de elevadores, acesso à via, descarte adequado de lixo, utilização de maneira correta das escadas rolantes, o não uso de mochila nas costas, além de transporte de animais, bicicleta e pranchas de surf.

MEIOS DIGITAIS DE PAGAMENTO

O MetrôRio pede a colaboração de todos e recomenda aos passageiros que priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site do cartão Giro (giro.metrorio.com.br) ou método por aproximação NFC. A concessionária ressalta que estas são alternativas mais seguras, especialmente neste período de pandemia, evitando filas e o manuseio de dinheiro.

MEMÓRIA DA FERROVIA

Teste para voltar à ativa

No final de 2021, em data a ser ainda anunciada, a locomotiva a vapor da CBTU em Maceió, conhecida como Maria Fumaça, passará a comandar um trem turístico em um percurso de 18 quilômetros entre Bebedouro e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica, na Usina Utinga Leão, município de Rio Largo.

No domingo, 30 de maio de 2021, a locomotiva foi submetida a um teste, transitando da estação central até o bairro de Jaraguá. A prova serviu para que a equipe de operação avaliasse alguns itens relacionados à segurança do equipamento.

Cerca de 30 funcionários participaram da viagem.  Durante o percurso, a Maria Fumaça, e toda a memória e história que ela representa, causava surpresa e emoção entre os moradores e os transeuntes da região do Centro até Jaraguá.

Celulares eram retirados dos bolsos para garantir a foto e a filmagem do trem a vapor de origem alemã. Não havia quem ficasse imune a emoção de ver um trem com a fumaça e o vapor subindo pelos ares e o apito da locomotiva avisando a passagem.

 

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