fbpx

EDIÇÃO 377, DE 22 A 28 DE MAIO DE 2017

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

O governador Geraldo Alckmin na cabine do trem que fez a viagem de teste. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Trens da Linha 5-Lilás fizeram no dia 20 de maio  a primeira viagem teste entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin

Os trens da Linha 5-Lilás fizeram no sábado, 20 de maio de 2017, a primeira viagem teste entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin. A Linha 5 vai ligar Capão Redondo até Chácara Klabin e fará interligação com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro do Metrô, Linha 9-Esmeralda da CPTM e três terminais integrados de ônibus. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin participou da viagem e fez uma declaração, que pode ser acompanhada no vídeo a seguir.

Matéria divulgada pelo governo estadual assinala que o edital de concessão da Linha 5 – Lilás foi lançado em março e que o leilão será em 4 de julho

O governo estadual divulgou matéria sobre a viagem de teste, incluindo a informação de que o edital de concessão foi lançado em março e que o leilão está previsto para o dia 4 de julho de 2017, na Bovespa. Acompanhe o texto logo a seguir (coluna recuada).

A viagem entre as duas estações já é possível porque os túneis estão totalmente construídos, com os trilhos e sistema elétrico implantados. O Metrô agora trabalha na finalização das estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato para abertura ao público em julho deste ano. Em março, o governador lançou o edital de concessão da Linha 5-Lilás. O leilão está previsto para o dia 4 de julho na Bovespa.

A demanda estimada para a linha completa, que ligará os bairros de Santo Amaro, Brooklin, Campo Belo, Moema e Vila Clementino, é de 800 mil passageiros por dia. “A Linha 5 é estruturante, pois interliga as linhas 9-Esmeralda, da CPTM, 17-Ouro, do Monotrilho, 2-Verde e 1-Azul do Metrô. Será um benefício muito grande para a população”, afirmou Alckmin. A expansão da Linha 5-Lilás vai acrescentar mais 10 km e 10 estações à linha.

Estação Adolfo Pinheiro, em operação desde 2016. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Mais melhorias. Esta etapa da ampliação também inclui o funcionamento integral e definitivo do novo sistema de controle automático de trens (CBTC), a partir das 4h40 de segunda-feira (22), entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, além do uso dos novos trens, que permitirá a circulação das composições sem restrição de velocidade em dias de chuva.

O CBTC é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição dos intervalos com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. É o mesmo sistema utilizado nas Linhas 2-Verde, 15-Prata e 4-Amarela.

Já os novos trens contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes (ABS), além de nova iluminação.

Veja a matéria no site do Governo do Estado de São Paulo

Preparativos criteriosos para a viagem teste

Trem da Linha 5-Lilás na madrugada de 9 de maio.

Quando ocorre a apresentação pública de uma obra relevante, com a presença de autoridades, o objetivo é chamar a atenção da população em geral para a nova infraestrutura, e oferecer informações a respeito de suas funcionalidades e benefícios. Obviamente, para que a apresentação aconteça, todos os cuidados técnicos são tomados previamente, após  um intenso e criterioso trabalho, desenvolvido pelas equipes da Companhia do Metropolitano de São Paulo. A AEAMESP parabeniza a todos os profissionais que contribuíram para mais essa conquista.

CLIQUE E VEJA OUTRAS INFORMAÇÕES

PESQUISA O-D, 50 ANOS

A partir da esquerda, André Mazzucatto, Ailton Brasiliense Pires, Eduardo Lafraia, Alberto Epifani e Luiz Antônio Cortez de Ferreira. Foto: Cláudio Silva/Instituto de Engenharia

Com apoio e participação da AEAMESP e de outras entidades, Instituto de Engenharia promove palestra sobre 50 Anos da Pesquisa Origem e Destino em São Paulo

A AEAMESP apoiou e participou de palestra com o tema 50 Anos da Pesquisa Origem e Destino em São Paulo, promovida pelo Instituto de Engenharia e realizada no dia 18 de maio de 2017. O site do Instituto de Engenharia publicou a respeito a matéria intitulada 50 anos da pesquisa Origem e Destino em pauta no Instituto de Engenharia, assinada por Marília Ravasio e Isabel Dianin. O texto dessa matéria está  integralmente disponível na sequência (coluna recuada).

O Instituto de Engenharia promoveu, no dia 18 de maio, a palestra 50 Anos da Pesquisa Origem e Destino em São Paulo. O evento contou com o apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Metrô (AEAMESP) e do CREA-SP.

Estiveram na mesa de abertura: Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia; Alberto Epifani, diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos; Luiz Antônio Cortez de Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo; Ailton Brasiliense, presidente da ANTP e André Mazzucatto, vice-presidente de Administração e Finanças da AEAMESP.

André Mazzucatto ressaltou a importância da Pesquisa de Origem e Destino. “Dos aspectos importantes que devemos sublinhar o primeiro é a metodologia técnica que é reconhecida e utilizada, desde a primeira pesquisa em 1967. Não parece que esse método possa ser substituído por outro tão cedo. O segundo  é um desejo de que o resultado nos mostre a continuidade do crescimento do transporte público na divisão modal em viagens motorizadas na Região Metropolitana de São Paulo que é o âmbito dessa pesquisa.”

O presidente do IE, Eduardo Lafraia, cumprimentou o metrô pela insistência em ter mantido a Pesquisa Origem e Destino. “Pelo o que eu sei, essa é a única pesquisa desse tipo que existe no Brasil. Ela é utilizada pelo Metrô e por todas as outras entidades ligadas a transportes. Minha missão hoje é oferecer o Instituto de Engenharia para debater assuntos relacionados à engenharia, mas ligados principalmente ao desenvolvimento do Brasil”, frisou.

Ailton Brasiliense, presidente da ANTP, começou sua apresentação perguntando por que é preciso fazer a Pesquisa Origem Destino. Em seguida, ele explicou que pegou a população da região RMSP, de 1950 até 2010, para comparar os números populacionais. “Comparando de 1950 a 2010 a população cresceu sete vezes. Quem cuidou da cidade entre 1900 e 1950 foi a Light, e eles que fizeram o planejamento urbano da cidade, porque detinham a energia elétrica e repassavam para o transporte, no caso os bondes. No momento em que a Light saiu dos transportes, os prefeitos deixaram as coisas acontecerem de qualquer jeito. Nada mais era planejado. A OD poderia ter sido o instrumento os ajudar a ordenar a cidade”, lembrou.

Já Alberto Epifani frisou que fazer a Pesquisa OD é fundamental para saber se o desejo da população e a estratégia familiar de deslocamento continua como há dez anos. “A pesquisa é pública e grátis, então ela é muito utilizada para fazer sistemas e alocação de empreendimentos comerciais, que vão gerar viagens, ou seja, é um instrumento público que é utilizado conforme a necessidade”.

Segundo ele, as pessoas acreditam que é possível fazer a pesquisa pelo celular, utilizando ferramentas do Google, por exemplo, ou que com os dados do bilhete único geram a pesquisa. “A OD é uma pesquisa de estratégia de mobilidade familiar. Para fazer uma pesquisa assim, é preciso saber qual é o motivo da viagem, saber o motivo do deslocamento do cidadão, se é para ir à escola ou ao trabalho, entre outros”, contou.

Epifani explicou ainda, que existe uma confusão entre a Pesquisa OD e a Pesquisa ED (Embarque e Desembarque) que é realizada dentro das estações do metrô com os passageiros para saber qual é o índice de renovação da linha, qual estação tem mais oferta, a que precisa ser melhorada em oferta e, também, obter a demanda dos passageiros.

Metodologia. Com início da pesquisa de campo agendada para agosto, o gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos, Luiz Cortez, explicou a metodologia e a importância da Pesquisa.

Com uma área de cobertura de 39 municípios da RMSP, a pesquisa é dividida em duas vertentes: Domiciliar e Linha de Contorno. A primeira abrange 32 mil domicílios e mais de 103 mil pessoas entrevistadas – com a faixa etária de entrevista a partir dos 6 anos, quando a criança já está em idade escolar-, já a segunda engloba os deslocamentos de veículos, cuja origem e destino estão fora da Região Metropolitana.

Sempre realizada em dias úteis, a pesquisa Domiciliar tem como base três perguntas: Viagem, Modo e Motivo. Além de ser complementada com informações sobre as viagens de contorno, ou seja, as que cruzam a RMSP.

A pesquisa que foca as Linhas de Contorno é feita nas principais rodovias, com contagem classificada de porte de veículos e entrevista com os ocupantes dos veículos. Ela também é realizada nos principais aeroportos.

“A pesquisa é importante como diagnóstico da evolução das viagens na RMSP e, com o histórico das outras pesquisas, é possível ter uma fonte de observação do crescimento das cidades e subsídio para planos e projetos de transporte, planejamento urbano e Planos Diretores”, ressaltou Luiz.

Ao final, ele destacou as pesquisas em Tecnologia que vêm sendo feitas para aprimorar esse trabalho. “Com a inovação poderíamos, entre outras vantagens, reduzir os custos da Pesquisa de Origem e Destino e, com isso, diminuir o intervalo entre elas. Em Londres, por exemplo, ela é feita anualmente.”

Luiz finalizou ressaltando a importância de a população colaborar com a pesquisa. Segundo ele, um dos maiores desafios é o pesquisador ser recebido, principalmente em condomínios de alto padrão ou regiões muito carentes.

“Nas rodovias, por exemplo, temos que contar com a essencial colaboração da Polícia Militar Rodoviária, pois ela que tem o poder de parar o veículo para que seja feita e entrevista.
Pedimos a colaboração de toda a população para que atenda o pesquisador. Em caso de dúvida, todos os funcionários do Metrô foram treinados para responder a qualquer questão sobre a pesquisa”, concluiu. Ao final das palestras, o espaço foi aberto para debates.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Na despedida do Século 20, no início da integração gratuita entre Metrô-SP e CPTM, acontecia a sexta edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária 

A sexta edição da Semana de Tecnologia Metroviária (que, mais tarde, viria a ser denominada Semana de Tecnologia Metroferroviária) aconteceu no período de 16 a 18 de agosto de 2000, no Crowne Plaza Hotel, n a cidade de São Paulo.  O que acontecia no Metrô-SP.  Nos meses que antecederam a realização do encontro, houve, no sistema metroviário paulistano, dois acontecimentos marcantes: em maio de 2000, a Linha 3 – Vermelha passou a operar às 4 h 40 min e houve o início da integração gratuita do Metrô-SP com a CPTM nas estações Brás e Barra Funda dessa linha. Após o encontro, outra novidade: em dezembro de 2000, teve início a integração gratuita do Metrô-SP com a CPTM na Estação Luz da Linha 1– Azul. Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da sexta Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

 

 NA IMPRENSA

Na Estação República do Metrô-SP até 31 de maio e na Estação Luz a partir de 1º de junho, a exposição fotográfica ‘A Madrugada nos Trilhos’, de Fausto Saez

SETOR METROFERROVIÁRIO

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informa que realizará em  junho a terceira edição do Expresso Turístico Jundiaí Italiano

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou por meio de matéria divulgada no site do Governo do Estado de São Paulo que realizará a terceira edição do Expresso Turístico Jundiaí Italiano. Trata-se de uma parceria com a Rizzatour Turismo. Durante a viagem, haverá apresentações culturais. As atrações começam no sábado (24 de junho), na plataforma de embarque na Estação da Luz, às 7 h 45.
SETOR METROFERROVIÁRIO

A solenidade de entrega do prêmio, realizada em Montreral, Canadá.

PPP do VLT da Baixada Santista conquista no Canadá prêmio da União Internacional de Transportes Públicos (UITP)

O prêmio correspondeu à categoria Modelos de Negócio e de Financiamento Inovadores; a entrega do prêmio aconteceu em 17 de maio, durante o encerramento do Congresso Mundial da UITP em Montreal, Canadá.

Empreendimento do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)), a Parceria Público-Privada (PPP) voltada à prestação de serviços de transporte intermunicipal, incluindo a operação do VLT, dos ônibus, o fornecimento de sistemas e de veículos nos nove municípios da Baixada Santista venceu o UITP Awards 2017 – prêmio concedido pela  União Internacional de Transporte Público – na categoria Modelos de Negócio e de Financiamento Inovadores.
NA IMPRENSA, TEMA INTERNACIONAL

Inaugurado no início de maio o primeiro trem de luxo com suítes da América do Sul: o Belmond Andean Explorer, com roteiros pelos Andes Peruanos

Carro da companhia Belmond Andean. Foto: Matt Crossick, utilizada na matéria do Diário do Rio

O site jornalístico Diário do Rio publicou a matéria Belmond Andean Explorer: Primeiro trem de luxo da América do Sul tem roteiros pelos Andes Peruanos. Rota. O trecho inicial do texto assinala: “A rota ferroviária da América do Sul passou a contar com o primeiro trem de luxo com suítes: o Belmond Andean Explorer. Inaugurado no início do mês de maio, o veículo faz a rota entre Cusco, antiga capital do Império Inca, passa pelo lago Titicaca na região de Puno e vai até a cidade vulcânica de Arequipa, atravessando uma das áreas mais altas do mundo, com 4.800 metros de altitude”.

NA IMPRENSA, TEMA INTERNACIONAL

Mais de 500 mil votaram sobre mudanças no horário de funcionamento do metrô em Buenos Aires. 84% aprovaram expandir o tempo de operação.

Matéria divulgada pelo governo da cidade de Buenos Aires relata o processo de votação entre moradores sobre a mudança de horário do metrô da cidade. Mais de meio milhão de pessoas participaram na votação (511.016) e 84% (427.439) delas mostraram-se a favor das mudanças propostas, enquanto 16% (83.577) escolheram não haver mudanças.

A votação permaneceu aberta por uma semana no Facebook. A maioria apoiou a ampliação do horário de operação do sistema. Por ocasião da eleição, de segunda a sábado, o sistema funcionava das  5 h 30 às 22 h 30; com a mudança proposta e aceita (a matéria não deixa claro quando entrará em vigor), o encerramento acontecerá às 23 h 30 nos dias de semana. Aos sábados, o início será às 6 h e o encerramento à meia noite. Quanto aos domingos, não menciona mudanças, informando que o encerramento permanecerá sendo 21 h 30.

A notícia acentua que a  mudança beneficia cerca de 50 mil alunos que estudam à noite e cerca de 90.000 moradores e visitantes que gostam da vida noturna cultural da cidade.

Veja a matéria no site do governo de Buenos Aires

COMUNICAÇÃO

Há dez anos começava a publicação do BOLETIM AEAMESP

Nesta última semana de maio de 2017, o  BOLETIM AEAMESP completa dez anos. Sua primeira edição foi publicada na semana de 25 a 31 de maio de 2007.  Notícia número um. A primeira notícia da edição mostrava que o então presidente da AEAMESP, engenheiro Manoel da Silva Ferreira Filho, e o então vice-presidente, arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, fariam para alunos das Faculdades Integradas Rio Branco, no bairro da Lapa, em São Paulo, uma palestra sobre a futura Linha 6 – Laranja, do Metrô-SP. Outros assuntos. Outra notícia mostrava que uma audiência pública na Câmara Federal debateria barateamento das tarifas do transporte público urbano.  A edição anunciou a realização da Semana Metrô do Meio Ambiente, mostrou  que candidatos apoiados pela AEAMESP haviam sido eleitos e tomado posse no Conselho da Metrus, e divulgou que  a AEAMESP havia participado de atividade visando ao estreitamento de relações com o Instituto de Engenharia.

A TRAJETÓRIA

Depois de lançado, o BOLETIM AEAMESP  foi editado regularmente, tendo sido interrompido no número 50, quando houve uma primeira reestruturação do site da AEAMESP. A retomada aconteceu na semana de 18 a 24 de outubro de 2010. Edições semanais. Inicialmente quinzenal, a publicação passou a ser semanal, como uma forma de aproximar ainda mais a AEAMESP de seus Associados e portar as mensagens da Associação para as Entidades e Instituições de seu relacionamento. Novo projeto. Em abril de 2016 foi implantado o novo projeto editorial do BOLETIM AEAMESP, com nova identidade visual, incluindo a ampliação do conteúdo informativo e valorização de fotografias e  outros recursos de ilustração e arquivos de áudio e vídeo. Mais de 2.600 notícias. Desde sua criação, o BOLETIM AEAMESP publicou mais de 2.600 notícias sobre a própria AEAMESP, os associados, entidades parceiras e temas de interesse dos leitores.


 

 

 

Você pode gostar...